Quem aí tem mil dúvidas em relação aos repelentes infantis? Quais podemos usar? Como aplicar? Quais os diferentes tipos? Segue um post para te ajudar a escolher o produto certo para seu filho.
Oi Mamães e Papais. Vocês sabem quais são os repelentes infantis podemos usar nas crianças? É tudo igual? Qual é o melhor? E como usar?
Hoje, convidamos a nossa Colunista Dra. Elisabeth Fernandes – Pediatra e Reumatologista Infantil – para fazer um post super bacana trazendo muitas informações sobre repelentes infantis, orientações para aplicação, diferentes tipos e muito mais!
E não deixe de conferir mais detalhes no E-Book sobre Repelentes da Dra. Aline Piedade, pediatra e nossa parceira!
Então, confira abaixo!
Os repelentes tópicos podem ser usados durante passeios em locais com maior risco de insetos como praias, parques, fazendas e chácaras. Não devem ser aplicados de forma alguma antes de dormir ou durante o sono.
Sempre devemos checar a idade recomendada no rotulo e o tempo de duração do efeito. Alguns produtos podem ser utilizados a partir de 3 meses, mas todos são recomendados de forma mais segura a partir de 6 meses de vida.
Orientações quanto à aplicação dos repelentes:
- NUNCA aplicar na mão da criança para que ela mesma espalhe no corpo. Elas podem esfregar os olhos ou mesmo colocar a mão na boca;
- Não aplicar nos olhos e na boca e remover no banho da exposição;
- Aplicar a quantidade e intervalo recomendados pelo fabricante no rótulo do produto;
- NÃO aplicar sobre a pele com lesões ou machucada;
- NÃO permitir que a criança durma com o repelente aplicado;
- Produtos em associação do tipo repelente com hidratante ou repelente com protetor solar DEVEM SER EVITADOS;
- Recomenda-se aplicar primeiro o protetor solar e após 15 a 20 minutos, realizar a aplicação do repelente.
TIPOS DE REPELENTES INFANTIS
DEET
O DEET ou N-dietilo-3,metilo benzamida e nos dias de hoje continua sendo o repelente mais frequentemente utilizado. Tem amplo espectro sendo efetivo contra Aedes (incluindo os vetores do dengue) e outros mosquitos.
As concentrações liberadas para as crianças são as menores que 30% e uso de DEET está liberado pela ANVISA a partir de dois anos.
O tempo de proteção do DEET contra mosquitos varia de 1 a 2 horas na concentração de 5% e até 10 horas na concentração de 40%.
Opções: Off Kids, Off Infantil, Off Family, Repelex Infantil
IR 3535
IR3535 é um biopesticida sintético com estrutura química semelhante à do aminoácido alanina, disponível na Europa há mais de 20 anos. Em concentração de 20% é eficaz contra Anopheles e Aedes por um período de apenas quatro horas. Pode ser usado por gestantes.
Está liberado no Brasil pela ANVISA para uso a partir de 6 meses.
O IR3535 tem baixa toxicidade, porém pode irritar os olhos e a pele, mas são reações cutâneas benignas e passageiras.
Opções: Loção anti-mosquito da Johnson
ICARIDINA
A picaridina/icaridina, cujo nome químico é Ácido carboxílico 2-(2- hidroxietilo)-1 piperidina), mas picaridina é o nome mais utilizado.
É efetiva contra mosquitos, moscas, tunga penetrans “bicho-de-pé” e carrapatos, as formulações incluem veículos em loções, sprays e lenços umedecidos em concentrações de 7% a 20%.
A icaridina se comparada com DEET oferece melhor proteção contra arboviroses e malária e a duração da ação é maior do que a do DEET contra carrapatos nas preparações a 20%.
A potência da icaridina é uma a duas vezes mais potente do que DEET contra Aedes aegypti que é o mosquito transmissor de dengue.
Evapora mais lentamente do que o DEET e praticamente não exerce nenhuma irritação na pele ou nos olhos.
Opções: Exposis Bebê e toda linha Exposis, SBP Baby e toda linha SBP, Off Baby
ÓLEO DE CITRONELA
O óleo de citronela ou 3-7-dimetiloct-6- -en-1-AL contêm ativos como citronelol.
O óleo de citronela, por ser extremamente volátil, ele evapora muito rápido, confere proteção curta e variável de menos de 20 minutos a até duas horas, em concentrações de 5 a 100%.
Pode lesar tecidos e causar irritação de olhos e pele. Então, cuidado!!!
REPELENTES ULTRASSÔNICOS
Os repelentes ultrassônicos não se mostraram eficazes em diversos estudos, assim como dispositivos elétricos luminosos com luz azul. A luz atrai qualquer inseto, mas não previne as picadas, visto que substâncias produzidas pelos indivíduos podem ser mais atraentes aos mosquitos do que a luz.
PULSEIRAS EMBEBIDAS EM REPELENTES
Por fim, pulseiras embebidas em repelentes (com DEET, por exemplo) não são indicadas, pois a repelência se dá por evaporação do princípio ativo sobre a pele e, comprovadamente, só protege até 4 cm da área aplicada.
OUTRAS MEDIDAS IMPORTANTES
- Utilizar roupas com mangas longas e meias
- Utilizar roupas impregnadas com permetrina, ou aplicar permetrina nas roupas.
- Repelentes aplicados nas roupas terão o mesmo tempo de ação da aplicação na pele, e devem ser reaplicados depois da lavagem
- Aplicar o repelente em loção, spray ou gel na pele exposta, obedecendo ao rótulo dos produtos quanto à idade e tempo de reaplicação
- Bebês menores de dois meses devem utilizar apenas barreiras físicas como roupas e carrinhos com mosquiteiros com elástico
O USO CORRENTO NAS CRIANCAS
- Até 1 ano – apenas 1x ao dia
- Entre 1 e 12 anos – pode usar no máximo 2x ao dia
- Maior de 12 anos – pode usar até 3x ao dia

Sobre a Dra. Elisabeth Fernandes (CRM 94686)
Instagram: @DraElisabethFernandes
Mãe, Pediatra e Reumatologista infantil
- Pediatra e reumatologista infantil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
- Tem mestrado e doutorado em pediatria pela FMUSP e é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria
- Divide seu tempo entre a maternidade, atendimento particular na Clínica Pediátrica Crescer em São Caetano e trabalha como professora no Curso de Medicina da Universidade São Caetano do Sul