Vamos nos livrar de uma vez por todas da Culpa de Mãe? Vejam aqui 5 dicas incríveis para nos ajudar nesse processo!
Oi Meninas!! Hoje a nossa nova colunista, a Pediatra Dra. Francielle Tosatti vai falar um pouco sobre a Culpa de Mãe e como podemos nos livrar dela de uma vez por todas.
Temos abordado bastante este tema, seja aqui no site, seja nas redes sociais, e nas Lives que temos feito no nosso Instagram (tudo no IGTV, pra quem quiser conferir). E claro, é um assunto super delicado para nós, pois sempre escutamos que “nasce uma mãe, nasce a culpa”.
Mas, achamos que é hora de mudar isso. Temos que parar de julgar outras mães, temos que parar de nos cobrar tanto. Nossos filhos sentem o quanto os amamos e no fundo sabemos que não existe a mãe perfeita.
Então, veja alguns primeiros passos para nos ajudar a acabar de fez dessa tal Culpa de Mãe!
De mãe para mãe, hoje vamos conversar sobre o peso que a culpa pode trazer para o maternar.
Como Pediatra, compartilho da intimidade das famílias e tal qual uma amiga confidente, recebo inúmeros relatos sobre os sentimentos que norteiam a gestação, o parto e todo o processo de criação de um filho.
É como uma montanha russa, com seus ups-and-downs e muitos Loops que os sentimentos afloram, mediante as expectativas, aos sonhos e aos desafios que vieram com eles.
Fato é que nós mulheres, romantizamos muito a maternidade, no sentido de idealizar a mãe perfeita e, impulsionadas pelo AMOR imensurável e incondicional que uma mãe tem por um filho, nada mais se torna aceitável além daquilo que nós, as mães, elegemos ser o melhor para ele.
Entre os temas que idealizamos estão o parto, a amamentação, a introdução alimentar, os primeiros passinhos… e assim por diante. E o que acontece conosco quando a vida “dá uma de vida” e não segue exatamente o relato da blogueira que acabou de ser mãe ou a proposta do livro que a melhor amiga indiciou?
Vem a culpa.
É antigo o ditado que diz que quando nasce uma mãe, nasce uma culpa. E apesar do seu tom de humor, ele carrega muita verdade.
A culpa está diretamente ligada com a cobrança, com as nossas expectativas e muitas vezes, com a nossa fragilidade em determinado momento do maternar.
Para não dizer sempre, 99% das vezes que uma mãe fala com culpa nas entrelinhas das nossas conversas, o que eu ouço é o relato de uma excelente mãe, que está amparando seu filho/ sua filha com todo seu amor e cuidado, buscando o melhor possível dentro das opções que ela tinha naquele momento.
Uma mãe maravilhosa que precisa ser ouvida, ser vista, ser compreendida. Que precisa da rede de apoio mais ativa, fisicamente e emocionalmente.
Uma mãe que está aprendendo, ainda que com muita luta, a se permitir, a se perdoar e a dizer não. E acima de tudo, uma mãe que em nenhum momento deixou de ser maravilhosa.
Por isso, hoje eu estou aqui para dizer a todas vocês que a MATERNIDADE é o caminho do meio, PERFEITO é aquilo que é alcançável e acima de tudo, feito com amor.
Liberte-se da culpa!
01 – Comece por você!
Quando a mãe está bem, o filho está bem! O amor-próprio é tão revolucionário e necessário para o maternar, que se traduz em amor pelo filho! É um amor que coexiste, que se pertence!
02 – Aprenda que a maioria dos problemas causadores de insônias e noites em claro pesquisando no Google são só uma fase!
Na maternidade, assim como na vida, tudo são fases. Mas, podemos escolher como iremos passar por elas, e elas, por nós!
03 – Faça um detox de redes sociais – fica o que é bom!
O seu timeline no Instagram e outras redes sociais influencia sua decisão de compras, seu humor e até mesmo sua auto-estima. É um conteúdo que consumimos praticamente 24h por dia incluindo finais de semana, muitas vezes de forma inconsciente.
Por isso, mantenha à vista apenas aquilo que for real e que te faz bem!
04 – Um momento não define quem você é. Um momento é apenas um momento.
Toda vez que agimos de uma maneira que não gostaríamos temos uma oportunidade para ensinar o perdão, a humildade e a bondade.
Toda vez que falhamos em algo temos a oportunidade de ensinar a perseverança, a coragem e o aperfeiçoamento. Troque a culpa de um momento difícil por uma linda lição.
05 – Mãe perfeita não existe!
Mas existem muitas mães maravilhosas, emponderadas, batalhadoras, que acordam todos os dias decididas a ser a sua melhor versão! E, eu sei que você é uma delas.
Então, se você gostou deste post sobre como se livrar da Culpa de Mãe, aproveite para ler alguns relatos de mães: “Maternidade na Quarentena: Tenho saudades de ser a mãe que eu era….” e “Relato de Mãe: Maternidade deveria vir com manual?“.