segunda-feira, 8 dezembro, 2025

5 dicas para livrar-se da Culpa de Mãe de uma vez por todas!

Vamos nos livrar de uma vez por todas da Culpa de Mãe? Vejam aqui 5 dicas incríveis para nos ajudar nesse processo!

Just Real Moms 5 dicas para livrar se da culpa de Mae depositphotos

Oi Meninas!! Hoje a nossa nova colunista, a Pediatra Dra. Francielle Tosatti vai falar um pouco sobre a Culpa de Mãe e como podemos nos livrar dela de uma vez por todas.

Temos abordado bastante este tema, seja aqui no site, seja nas redes sociais, e nas Lives que temos feito no nosso Instagram (tudo no IGTV, pra quem quiser conferir). E claro, é um assunto super delicado para nós, pois sempre escutamos que “nasce uma mãe, nasce a culpa”.

Mas, achamos que é hora de mudar isso. Temos que parar de julgar outras mães, temos que parar de nos cobrar tanto. Nossos filhos sentem o quanto os amamos e no fundo sabemos que não existe a mãe perfeita.

Então, veja alguns primeiros passos para nos ajudar a acabar de fez dessa tal Culpa de Mãe!


De mãe para mãe, hoje vamos conversar sobre o peso que a culpa pode trazer para o maternar.

Como Pediatra, compartilho da intimidade das famílias e tal qual uma amiga confidente, recebo inúmeros relatos sobre os sentimentos que norteiam a gestação, o parto e todo o processo de criação de um filho.

É como uma montanha russa, com seus ups-and-downs e muitos Loops que os sentimentos afloram, mediante as expectativas, aos sonhos e aos desafios que vieram com eles.

Fato é que nós mulheres, romantizamos muito a maternidade, no sentido de idealizar a mãe perfeita e, impulsionadas pelo AMOR imensurável e incondicional que uma mãe tem por um filho, nada mais se torna aceitável além daquilo que nós, as mães, elegemos ser o melhor para ele.

Entre os temas que idealizamos estão o parto, a amamentação, a introdução alimentar, os primeiros passinhos… e assim por diante. E o que acontece conosco quando a vida “dá uma de vida” e não segue exatamente o relato da blogueira que acabou de ser mãe ou a proposta do livro que a melhor amiga indiciou?

Vem a culpa.

É antigo o ditado que diz que quando nasce uma mãe, nasce uma culpa. E apesar do seu tom de humor, ele carrega muita verdade.

A culpa está diretamente ligada com a cobrança, com as nossas expectativas e muitas vezes, com a nossa fragilidade em determinado momento do maternar.

Para não dizer sempre, 99% das vezes que uma mãe fala com culpa nas entrelinhas das nossas conversas, o que eu ouço é o relato de uma excelente mãe, que está amparando seu filho/ sua filha com todo seu amor e cuidado, buscando o melhor possível dentro das opções que ela tinha naquele momento.

Uma mãe maravilhosa que precisa ser ouvida, ser vista, ser compreendida. Que precisa da rede de apoio mais ativa, fisicamente e emocionalmente.

Uma mãe que está aprendendo, ainda que com muita luta, a se permitir, a se perdoar e a dizer não. E acima de tudo, uma mãe que em nenhum momento deixou de ser maravilhosa.

Por isso, hoje eu estou aqui para dizer a todas vocês que a MATERNIDADE é o caminho do meio, PERFEITO é aquilo que é alcançável e acima de tudo, feito com amor.


Liberte-se da culpa!

01 – Comece por você!

Quando a mãe está bem, o filho está bem! O amor-próprio é tão revolucionário e necessário para o maternar, que se traduz em amor pelo filho! É um amor que coexiste, que se pertence!

 

02 – Aprenda que a maioria dos problemas causadores de insônias e noites em claro pesquisando no Google são só uma fase!

Na maternidade, assim como na vida, tudo são fases. Mas, podemos escolher como iremos passar por elas, e elas, por nós!

 

03 – Faça um detox de redes sociais – fica o que é bom!

O seu timeline no Instagram e outras redes sociais influencia sua decisão de compras, seu humor e até mesmo sua auto-estima. É um conteúdo que consumimos praticamente 24h por dia incluindo finais de semana, muitas vezes de forma inconsciente.

Por isso, mantenha à vista apenas aquilo que for real e que te faz bem!

 

04 – Um momento não define quem você é. Um momento é apenas um momento.

Toda vez que agimos de uma maneira que não gostaríamos temos uma oportunidade para ensinar o perdão, a humildade e a bondade.

Toda vez que falhamos em algo temos a oportunidade de ensinar a perseverança, a coragem e o aperfeiçoamento. Troque a culpa de um momento difícil por uma linda lição.

 

05 – Mãe perfeita não existe!

Mas existem muitas mães maravilhosas, emponderadas, batalhadoras, que acordam todos os dias decididas a ser a sua melhor versão! E, eu sei que você é uma delas.

 

Então, se você gostou deste post sobre como se livrar da Culpa de Mãe, aproveite para ler alguns relatos de mães: “Maternidade na Quarentena: Tenho saudades de ser a mãe que eu era….” e “Relato de Mãe: Maternidade deveria vir com manual?“.


Crédito: br.depositphotos.com

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Alimentos fundamentais para o seu filho!

  Oi, meninas! Todas nós nos preocupamos com a alimentação de nossos filhos e queremos que eles cresçam muito saudáveis, né?...

10 ideias charmosas de lembrancinhas de maternidade

Oi, moms! Hoje eu trouxe 10 ideias charmosas de lembrancinhas de maternidade! No momento estou com várias amigas grávidas e...

Mioma pode causar infertilidade?

Hoje viemos responder uma dúvida super frequente: se o mioma pode causar infertilidade! Venha ler e entende um pouco...

De nós para o mundo! – por Priscila Rocha Leite

  Escrevi há algumas semanas sobre o alívio com gosto de culpa que senti quando meus filhos voltaram às aulas...