terça-feira, 21 outubro, 2025

5 dicas para a transição do berço à cama!

 

Oi, meninas!

Estava lendo alguns posts antigos aqui do blog e encontrei este que me ajudou bastante quando fui tirar o Olavinho do berço e colocá-lo na cama…

Vale a pena ler novamente!

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Hoje vou dividir com vocês outro momento que estou vivendo com o meu filho. A irmãzinha dele vai chegar em breve e eu quero aproveitar o mesmo berço… Desta forma, terei que colocar o Olavinho para dormir na cama.

Fui buscar informações e descobri que a idade ideal para fazer essa transição é entre 2 e 3 anos e meio, ou seja, ele está no tempo certo para isso!

 

 

Quero tornar esse momento especial e que ele veja isso como uma conquista. Li alguns artigos de como fazer essa transição e montei uma lista com as 5 melhores dicas. Depois conto para vocês se funcionou mesmo!

1) Faça da mudança uma grande conquista, algo a ser comemorado!

Mostre para a criança a cama nova e o quanto de espaço ela tem agora para dormir. Diga, também, o motivo da troca: ela está crescendo e daqui a pouco não haveria mais espaço dentro do berço! Você pode levar seu filho para escolher lençóis novos ou incentivá-lo a contar para todo mundo que tem uma cama nova, de “menino ou menina grande”!

 

 2) Coloque grades!

Caso a cama de solteiro que você já tem em casa seja muito alta, você pode colocar grades (existem grades facilmente acopláveis, fixadas sob o colchão) e deixar almofadas, edredom ou um colchão no chão, durante algum período.

 

 3) Mantenha o berço no quarto por mais algum tempo!

Os papais devem tomar cuidado com relação ao sumiço do berço. Ele simplesmente não pode sumir de uma hora para outra! A criança tem que saber para onde levarão seu velho bercinho.

 

4) Planeje um dia especial para a retirada do berço!

Programe um passeio ou até uma festinha com os avós. Se o berço tiver que sair do quarto, planeje um passeio interessante enquanto outra pessoa faz a mudança… Tudo em clima de animação!

 

5) Tenha paciência!

Se você não chamar a atenção da criança para o fato de que ela pode sair da cama sozinha, é bem capaz que ainda chame quando acordar, em vez de simplesmente se levantar. Às vezes, demora para “cair a ficha” da liberdade que a cama representa. E quando essa ficha cai, você vai ter que ter bastante paciência para levá-la de volta várias e várias vezes para a cama durante a noite… Até que seu filho perceba que não adianta se levantar na hora de dormir, porque hora de dormir é hora de dormir!!

 

Importante: Existem caminhas especiais para crianças pequenas (alguns berços se transformam nessas caminhas, informem-se com o fabricante da sua mobília). A vantagem da minicama é que ela costuma ser mais baixa, evitando quedas, além de ser mais aconchegante. Mas em compensação, o tempo de utilização dela é menor, por isso não a consideramos um item essencial.

 

Fonte:

www.babycenterbrasil.com

www.guiadobebe.uol.com.br

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, muito obrigada pela informação. e parabéns oelo site. eu adoro.
    meu bebê tem ainda 9 meses nas leio tudo que posso para tentar acertar mais pata frente .
    estava procurando no blog alguma dica de marca / modelo de colchão, mas não encontrei, por acaso vcs teria alguma indicação.
    aproveitando o esoaço quera saber se vcs teriam imformação sobre o site baby center.. me cadastrei grávida e recebia toda semana um email com a fase do meu bebê.. era muito interrssante.
    de repente pararam de enviar. tentei contato, mas ninguém deu retorno.
    obrigada.. e mais sucesso para vocês!

  2. Querida, adorei a matéria e com certeza vou utilizar daqui um tempo…se Deus quiser…meu filho tá nessa fase 3 anos e meio, ainda dorme comigo no quarto (berço), mas estou tentando engravidar novamente e quero passar ele p/ o seu quartinho. Muito bom ter lido isso.
    Beijos e apareça no meu blog tbm.
    Path

  3. Meu primeiro acesso no blog e estou achando muito legal! estou na mesma situação que você, tenho um menininho de dois anos e uma menina chegando em breve! também quero passar o Gui para a cama, e estou pensando em, ao invés de utilizar a grade (mesmo com grade tenho medo de quedas, porque ele se mexe muito, dorme de um lado e acorda de ponta-cabeça…), utilizar a bicama – que já tenho – durante o período de adaptação. Você já leu algo a respeito? um abração

    • Ola Maria Isabel, Tudo bem? Acho que a bicama é uma excelente opção sim, acredito que seja mais seguro que a cama, por conta ds possiveis quedas! Vou começar a fazer a transição do Olavinho essa semana. Depois nos conte como foi sua expriencia! Que máximo que você tambem vai ter um casal! Parabens Beijos

  4. Ola Ju e re,

    Estou com uma dificuldade enorme em encontrar uma caminha diferenciada para meu filho. Vocês tem alguma dica??? Será que vale apena fazer com marceneiro?
    Adorei a matéria e com certeza será muito útil.

    bjs e Obrigada!

  5. Ju, adorei o post! Aqui em casa não teve muito stress. Foi com 1 ano e 7. Minha filha nunca dormiu no berço, então a cama foi uma festa! ELA AMA! Sim, levanto muitas vezes e “devolvo” ela na cama. Comprei em um lugar ótimo e barato, posso recomendar aqui? bjs

  6. Jú…

    Muito legal a matéria, não imaginei que poderia ter dicas, na hora de mudar o Guigo vou usar certeza….
    Mas ainda acho o berço super prático, é só colocar ele lá e sair…
    Depois conta como foi a experiência.

    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Não teve tempo de comprar a fantasia para o Carnaval? DIY!

  Oi, meninas! No post de hoje vou dar uma dica de DIY (do it yourself) para as moms que não...

Os 15 melhores aplicativos para mães!

Olá, moms! Vejam Os 15 melhores aplicativos para mães!Ninguém pode negar que a o dia a dia materno é muuuito...

Programação para fazer com as crianças no Rio de Janeiro – por RioKids

  Olá, meninas! Tudo bem? O final de semana está chegando e queremos aproveitar ao máximo esse tempo para ficar com nossos...

Um ninho para seu bebê!

  Oi, mamães! Hoje venho, mais uma vez, falar sobre as novidades no mercado de bebês!! Descobri esses dias o...