sábado, 6 setembro, 2025

3 mandatos fundamentais para você educar o seu filho – por Luiz Alberto Hanns

 

Olá, moms!

Hoje teremos mais um post delicioso e fundamental para nós, que queremos ser pais educadores!

Luiz-Alberto-Hanns-209x300

Como já citamos anteriormente, fizemos parte de um projeto incrível da marca CHAMBINHO®, da Nestlé, que acabou de relançar o produto com o mesmo sabor do CHAMBINHO® original, que nós (hoje, mamães) adorávamos consumir quando pequenas.

O doutor em psicologia Dr. Luiz Alberto Hanns deu uma palestra sensacional, com dicas de como educar nossos filhos para que eles sejam jovens e adultos equilibrados, seguros e felizes.

Dr. Hanns já contribuiu com um post escrito por ele aqui no Just Real Moms, sobre as 6 competências básicas de vida para ensinar aos filhos, resumindo um dos assuntos tratados na palestra. E, no último dia 5, escreveu para nós sobre Como a modernidade impacta no desenvolvimento do seu filho. Dois posts que valem a pena ler ou reler!

Hoje, temos mais um excelente post exclusivo escrito por ele, sobre os 3 mandatos fundamentais para você educar o seu filho. Quero frisar que estes mandatos fizeram muita diferença na minha postura como mãe ao educar meus filhos, portanto, indico muito a leitura!

Aproveitem!

 


 

Nós, como pais educadores, temos a missão de preparar nossos filhos para a vida, para que um dia estejam prontos para caminharem por conta própria. Muito pais pensam de forma diferente, alguns apenas criam seus filhos e outros os educam desta maneira. Para isto, apresento a vocês os três mandatos fundamentais na educação dos filhos.

Mandato da saúde

Este mandato, assim como os demais, é de extrema importância. Os pais devem estar cientes e passar claramente para os seus filhos que cuidar da saúde é fundamental. Cara feia, chiliques ou brigas não serão aceitos quando o assunto for este. Nós, como pais educadores, não podemos permitir que nossos filhos não tomem vacinas, queiram apenas comer doces, se recusem a escovar os dentes ou passar protetor solar. Não permitiremos também que usem drogas, bebam bebidas alcoólicas antes dos 18 anos ou fora de hora, se alimentem de forma incorreta na vida adulta ou não pratiquem esportes. Se permitirmos, formos bonzinhos ou “moles” nestas questões, teremos falhado na nossa missão de pai e mãe educadores. Este mandato é inegociável.

Você pode negociar a maneira de como serão feitas essas coisas, mas não o mandato. É muito importante ter em mente que os filhos aprendam a cuidar de si mesmos na idade adulta e é essa a função dos pais educadores.

 

Mandato da autonomia

Nossa obrigação e função é criar e entregar nossos filhos ao mundo em condições de andarem e se virarem sozinhos. Portanto, é importante que, desde o berço, tente incentivá-lo a segurar o chocalho e mamadeira sozinho ou, quando for um pouco maior e cair no chão, estimulá-lo a se levantar e ir até você mostrar o que aconteceu, ao invés de ir correndo carregá-lo no colo para ver o que houve. Por volta de 4 anos de idade, a criança já é capaz de cumprir algumas tarefas de casa como guardar os brinquedos, ou ajudar a tirar a mesa, incentive isto. Também é capaz de entender que os adultos ao seu redor como os pais, babás e outros funcionários da casa, estão ali para ajudá-la no que ela não consegue fazer, mas não para servi-la.

Tente, a cada semana ou mês, dar mais autonomia e funções viáveis para seu filho e crie situações para que ele possa tomar algumas decisões sozinho. Sua meta, como pai educador, é que ele consiga viver de acordo com suas condições e não dependente dos pais ou de outras pessoas. Ensine-o a gastar apenas o que pode, guardar um pouco de dinheiro para emergências e necessidades. É importante instruir seu filho que é fundamental ele ter conhecimentos escolares, pois são necessários e é relevante sim, que os pais exijam o empenho nos estudos, além de saber o que se passa no mundo, para não virar um inculto e desinformado.

Portanto, este é um outro mandato inegociável, pois não podemos permitir que nossos filhos sejam alienados e eternamente dependentes. Temos a função de prepará-los para a vida.

 

Mandato da ética

Outro mandato de extrema importância na função de pais educadores é que os filhos cresçam sendo pessoas boas. É fundamental que não maltratem os outros, não enganem, não traiam. Ensine-os a pensar no bem-estar dos outros, a ajudar quem precisa. Não deixe que tirem sarro dos mais fracos, dos mais feios, dos mais pobres, mas sim que os defendam. Desde de pequenos é imprescindível que valorizem a honestidade e a verdade e que queriam sempre fazer a coisa certa.

Você não pode permitir, em hipótese alguma, que os filhos cresçam mentindo ou maltratando os outros. Ou que sejam desonestos ou cruéis. Portanto, seja rígido com este mandato. A integridade é fundamental para a formação de um adulto digno.

 

Para que seu filho entenda e viva de acordo com estes três preceitos (saúde, autonomia e ética):

Não adianta apenas praticar no dia a dia, ou ficar fazendo sermão sobre a importância destes assuntos. É preciso saber se comunicar com crianças e garantir que compreendam o conceito e a importância e que queiram eles mesmos cuidar destes três pontos. Isto você consegue com filhos a partir de quatro anos. Para explicar para ele e motivá-lo de modo que ele participe ativamente da própria educação e lhe pergunte como pode evoluir em cada ponto, é preciso saber dialogar e ensinar conceitos e treinar atitudes. Mas estes serão temas para outro dia. Por hora concentre-se em assumir os três mandatos e mostrar a seu filho que você está determinada a cuidar dele. A ensiná-lo a se cuidar, a ensiná-lo a cada vez mais conseguir fazer as coisas por conta própria e a ensiná-lo sobre o que é o certo e o errado.  É sua a missão sagrada de pai e mãe educadores.

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Publipost 2

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do conteúdo, muito bom! Seria interessante para mim, também o tema de como e o que fazer e falar pra criança quando os pais são separados e o pai no caso não o vê? !. Adoraria.

  2. Ótimo artigo, realmente incrível ver a diferença entre criar o filho e educar o filho. Só não concordo quanto a frase “É importante instruir seu filho que é fundamental ele ter conhecimentos escolares, pois são necessários e é relevante sim, que os pais exijam o empenho nos estudos, além de saber o que se passa no mundo, para não virar um inculto e desinformado.” Eu e meu marido sempre nos esforçamos para que nossas filhas tivessem um bom conhecimento do mundo, oferecendo sempre oportunidades de praticar esportes, cantar em coral, fazer e assistir teatro, dançar e ainda explicar sobre notícias e contar história do mundo, da família e da bíblia. Foram muito bem alfabetizadas e a leitura de livros, revistas e jornais (nos preocupamos que não ficassem bitoladas em livros) sempre foi uma constante. A escola sempre foi tratada com muita leveza e tivemos que incentivar a mais velha a pelo menos conseguir “passar de ano” enquanto a mais nova tínhamos que explicar que não precisava se dedicar tanto as lições pois haviam outras coisas de grande valor pelas quais ela poderia se interessar e sem dúvida lhe trariam mais satisfação e resultados mais interessantes.Os resultados ótimos, agora já adultas e creio que escolhemos um bom caminho! Sou professora e sei que muitas das informações dadas na escola não passam de “cultura inútil”, não vou enumerar aqui, senão o texto ficaria quilométrico, principalmente quando vemos as escolas desesperadas preparando nossos filhos para o vestibular e agora o ENEN, muito triste ver a juventude correr atrás do vento, como se entrar na faculdade fosse a única opção de vida! Aqui em casa a mais nova foi para a faculdade paga (paga por ela), lindo de ver nossa pequena concluindo o curso superior com seu próprio esforço e a mais velha seguindo seu caminho com um verdadeiro “dom” descoberto simplesmente porque lhe demos chance de descobrir quem ela era e não a colocar enfiada em livros e apostilas inúteis! Aí,então resolvi escrever para vocês, já que estão incentivando o cuidado maior com as crianças. A mais nova é professora de inglês numa escola de idiomas, inglês aprendido num curso particular onde meu marido a matriculou quando percebeu sua facilidade com esse idioma,quando cantava músicas com ela em inglês! A mais velha é esteticista e massagista dedicadíssima, quando se trata de aprender tudo sobre o seu trabalho!

  3. Meninas,
    Sobre o mandato da saúde, será que ele se aplica aos remédios que precisamos ministrar? Meu filho de 03 anos dá muito trabalho para toma-los (com gostinho bom ou absolutamente ruins). Ele vomita quando é “forçado” (injetamos com a seringa de acordo com instruções da pediatra)e por vontade própria nem pensar, ainda que eu ofereça doces, brinquedos etc (mesmo sabendo que a troca não é correta, na hora do desespero…) O que vcs acham? Já passaram por isso? Eu fico muito aflita e já conversei muito com ele…Ultimamente, tenho misturado no leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Como engravidar após os 45 anos?

Hoje vamos falar sobre como engravidar após os 45 anos, afinal este é um tema cada vez mais questionado...

6 razões para a comida de verdade fazer parte da mesa da sua família!

Não é segredo nenhum que uma boa e balanceada alimentação é importante, mas sempre vale lembrar. Então, confira 6...

Atenção! Seu bebê está fazendo barulhos estranhos quando respira ao dormir?

Você sabia que criança que respira com ruído quando dorme merece uma atenção especial? Então neste post, você vai...

Sono: dia agitado é igual a noite agitada? – Por Renata Soifer

  Oi, meninas! Tudo bem? No texto de hoje, a nossa querida colunista e psicóloga, Renata Soifer Kraiser, autora do livro “O sono...