Nosso post hoje vai levar a criançada por uma aventura pelos 4 cantos do mundo! Mostre para os seus filhos os 10 monumentos internacionais mais famosos do mundo, em realidade aumentada!
Oi mamães! No post de hoje trouxemos uma dica que tem tudo para agradar a criançada: recursos em realidade aumentada.
As crianças vão poder se divertir aprendendo sobre os 10 monumentos internacionais mais famosos do mundo, em uma viagem tecnológica incrível e interativa!!!
Aproveitem para se divertirem também com as crianças!
Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente digital, a realidade aumentada usa a tecnologia para inserir imagens interativas no espaço em que nos encontramos.
Um dos exemplos mais populares disso foi o jogo Pokémon GO, que mostrava imagens dos Pokémons em ruas em parques por aí.
A sugestão de hoje é usar essa mesma tecnologia para enriquecer o repertório cultural do seu filho!
Selecionamos 10 monumentos de 5 continentes diferentes que você pode apresentar para os pequenos de um jeito divertido e interativo, e contamos um pouco de cada um deles para você contextualizar.
Usar o recurso é super simples.
Basta fazer login com a sua conta gratuita da Twinkl em um dispositivo iOS e acessar os links para projetar as construções em 3D na tela do seu celular ou tablet – você vai poder até tirar fotos ou gravar vídeos com as imagens em realidade aumentada.
Curta alguns dos monumentos famosos internacionais e boa viagem!
#1 Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo, ícone da capital francesa, foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Em estilo neoclássico, foi projetado por Jean Chalgrin e inaugurado em 1836.
Faz parte do Eixo Histórico de Paris, uma série de monumentos e edifícios que se estende desde o Museu do Louvre até o Grande Arco de La Défense e foi criado originalmente a pedido do rei Henrique IV.
#2 Muralha da China
A Grande Muralha da China é uma série de fortificações considerada Patrimônio Mundial da Unesco e eleita informalmente uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Com mais de 21 mil quilômetros em sua extensão máxima (incluindo trechos que já não existem mais), o monumento atravessa um deserto (o Deserto de Gobi), quatro províncias chinesas e duas regiões autônomas (Ninghsia e Mongólia Interior).
#3 Torre de Londres
Uma das paradas obrigatórias em qualquer viagem à capital britânica, a Torre de Londres é na verdade um castelo que já serviu como residência real, depósito de armas e prisão, entre outras funções.
Fundada em 1066 às margens do rio Tâmisa, a construção passou por várias reformas e expansões ao longo dos séculos. Atualmente é protegida como Patrimônio da Humanidade.
#4 Catedral de São Basílio
Localizada em Moscou, a Catedral de São Basílio foi construída sob ordens do czar Ivan IV (o famoso Ivan, o Terrível) entre os anos de 1555 e 1561. Fica localizada especificamente na Praça Vermelha, que também é Patrimônio Mundial da Unesco.
O edifício da catedral, que foi completamente secularizado em 1929, tem a forma de uma fogueira subindo ao céu, e é reconhecido por sua singularidade na arquitetura russa.
#5 Ópera de Sydney
Também considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, a Ópera de Sydney fica na baía de Sydney. É um dos maiores símbolos da Austrália e também a atração turística mais popular do país.
Sua construção começou em 1959, após um concurso que selecionou a ideia do dinamarquês Jørn Utzon. O arquiteto, porém, acabou se afastando do projeto em 1966, e o edifício só foi inaugurado em outubro de 1973.
#6 Templo Dourado
“Templo Dourado” é como é chamado o Harmandir Sahib, o mais importante local de culto da religião Sikh. Fica na cidade de Amritsar, na Índia, a 455 quilômetros da capital Nova Délhi.
Durante muitos anos foi alvo de diversas tentativas de destruição, sendo constantemente reconstruído. Uma de suas reconstruções, em 1809, utilizou mármore e cobre como materiais, e em 1830 o templo foi revestido com lâminas de ouro.
#7 Sinagoga de Jerusalém
Apesar do nome, a Sinagoga de Jerusalém não fica na cidade do Oriente Médio, e sim na rua Jerusalém, em Praga, na República Tcheca. Foi erguida para comemorar o jubileu do imperador Francisco José I da Áustria, quando a Áustria-Hungria ainda dominava a região.
Construída em estilo mourisco e art nouveau pelo arquiteto Wilhelm Stiassny, a sinagoga destaca-se pela fachada extremamente colorida.
#8 Casa Branca
Residência oficial do Presidente dos Estados Unidos e sede do poder executivo, a Casa Branca fica em Washington D.C. e foi construída entre os anos de 1792 e 1800.
Precisou ser reconstruída após um incêndio durante a Guerra Anglo-Americana, em 1814, e passou por diversas expansões sob o mandato de diferentes presidentes.
Uma das suas redecorações mais famosas foi feita por Jacqueline Kennedy, esposa do então presidente John F. Kennedy.
#9 Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame de Paris, erguida entre 1163 e 1345, é conhecida pela influência do estilo gótico em sua construção e pelos vitrais de suas janelas.
Foi palco de eventos importantes, como a coroação de Henrique VI da Inglaterra (em 1431, durante a Guerra dos Cem Anos), a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc pelo Papa Pio X em 1909.
#10 Afrikaanse Taalmonument
O Afrikaanse Taalmonument (Monumento à Língua Africâner) é um monumento dedicado à língua africâner, falada na África do Sul e na Namíbia e desenvolvida durante o período de colonização neerlandesa na África.
A construção inclui várias estruturas, que simbolizam as influências de várias outras línguas e culturas. Foi inaugurado em 1975 e fica na cidade de Paarl, na África do Sul.
Bônus: Empire State Building
Gostou da ideia e quer viajar mais um pouquinho? É só acessar o modelo em realidade aumentada do Empire State Building, o famoso prédio de 102 andares localizado em Manhattan, em Nova York.
Projetado no estilo art déco por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, é um dos ícones culturais dos Estados Unidos, especialmente após aparecer em uma cena clássica do filme King Kong (1933), quando o gorila se pendura no prédio.
Muitooo bacana, né?
Se gostaram desses recursos da Twinkl, com monumentos famosos internacionais, aproveite para ver “Dica de Brincadeira: Contação de histórias com personagens articulados de papel!” e “10 recursos FREE para ajudar seu filho a aprender inglês!”
Texto produzido em colaboração com a editora Twinkl.