Oi, meninas!
No post de hoje vou dar algumas dicas para quem for viajar com as crianças nestas férias!
Eu já fiz alguns voos internacionais para destinos longos com meus filhos e sei que muitas mamães estão planejando isso. Para facilitar (e atendendo a pedidos) resolvi escrever este post. Fiz pesquisas baseadas nas principais dúvidas que eu tinha a respeito.
Vamos às dicas:
1) Qual o melhor horário para viajar de avião com as crianças?
Essa é uma dúvida que eu sempre tive… Em voos internacionais, sempre me questionei o seria melhor: viajar durante o dia (caso a criança não durma no voo não há problema nenhum, pois dormirá a noite toda quando chegar ao destino) ou voo noturno? O que descobri nessa pesquisa é que as recomendações dos especialistas é viajar durante à noite, caso o voo seja longo! O ideal é reservar assentos na primeira fileira que é prioritária para crianças em berços, onde o espaço é maior e o acesso aos banheiros é mais fácil.
2) Podemos levar comidas para as crianças nos aviões?
Essa é uma pergunta muito frequente, afinal, nem sempre os nossos pimpolhos gostam ou podem comer a comida servida no avião. Algumas companhias aéreas – se avisadas com 24h de antecedência – providenciam alimentação especial para a criança. É recomendável levar lanchinhos para os pequenos, lembrando sempre que em voos internacionais qualquer material líquido não pode ser transportado em embalagens maiores que 100 ml. Além disso, alimentação para bebês e remédios devem ser transportados na quantidade a ser utilizada apenas durante o voo.
3) O que fazer para evitar a dor de ouvido durante o voo?
Se nós sentimos uma pressão nos ouvidos durante a decolagem e aterrissagem, imaginem os pequenos que nunca passaram por essa experiência… Para evitar dores de ouvido ou infecções, o pediatra Dr. Sylvio Monteiro explica que a lavagem do nariz (com Rinossoro, por exemplo) é um grande aliado. “Com a pressão, a secreção que está na garganta pode subir pela trompa de Eustáquio, que é o canal que liga nariz e ouvido à garganta. A criança sente dores na hora e depois surge a infecção. A limpeza deve ser feita no mesmo dia, antes da viagem”, ensina o pediatra.
Segundo informações da ANAC, as dores no ouvido ocorrem na fase do pouso. “Para alívio desse sintoma, recomenda-se que a criança mame no peito ou na mamadeira, chupe chupeta ou beba água no copo”, diz a Cartilha de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
4) Como distrair as crianças durante o voo?
Essa é uma questão que passa sempre pela minha cabeça! Imaginem eu com os gêmeos: e se os dois não quiserem dormir durante um voo inteiro? Deve ser desesperador!
Para a viagem ser mais tranquila, amamentem o bebê no início da decolagem para que ele durma em seguida. O Dr. Sylvio Monteiro explica que os bebês costumam cumprir o tempo e horário de sono que estão acostumados. “Se for um voo longo, de 12 horas, por exemplo, ele vai dormir por cerca de nove horas e vão faltar apenas três horas. Mas o melhor calmante para o bebê é o colo da mãe.”
Para as crianças maiores, filmes, IPads com os aplicativos preferidos e brinquedos são as melhores distrações. Não tem muito o que fazer, mas o importante é conversar diversas vezes com elas sobre a viagem nos dias antecedentes e mostrar que após sair do avião, elas conhecerão um lugar novo, verão o Mickey ou alguma outra coisa interessante!
5) Berço no avião: até qual idade? Quanto tempo antes devemos reservar?
No caso dos berços, a maioria das companhias aéreas os disponibiliza. Eles são uma espécie de “cestinho” e ficam acoplados na parede da primeira fileira. O ideal é ligar para a companhia aérea e reservá-lo assim que fizer a compra das passagens e ligar novamente para confirmar 24h antes da viagem. A maioria desses “cestos” suporta bebês de até 10kg! Não se esqueçam de levar algum lençol, manta e cobertor, pois durante o voo a temperatura interna cai bastante. Além disso, é sempre mais aconchegante para o bebê sentir o cheirinho das coisas dele!
Se a criança for maior (até 2 anos de idade), vocês terão que fazer a opção entre segurá-la no colo ou comprar um assento só para ela (em muitos aviões é possível encaixar a cadeirinha do carro no assento para o bebê viajar confortavelmente). Outra dica é um produto chamado SkyRest Child, uma almofada inflável (que fechada não ocupa espaço nenhum) e foi desenvolvida para as crianças ficarem mais confortáveis durante os voos. Ela é como um extensor da poltrona e faz com que a criança durma com mais conforto e segurança, já que o cinto fica preso de maneira correta. Tem para vender no site da SkyMall, mas infelizmente só entregam nos EUA.
6) O que eu não posso esquecer de levar no avião para meu filho?
Aqui vou fazer uma listinha básica, mas deve ser adequada de acordo com as preferências e costumes de seus filhos:
– Mamadeira (ou copinho preferido do seu filho);
– Leite em fórmula (o permitido, segundo a ANAC, é levar mamadeiras e alimentos infantis industrializados. Por isso, coloque na sua lista de viagem itens como papinha, leite em pó e a mamadeira);
– Papinhas industrializadas;
– Biscoitos;
– Medicamentos (de acordo com a ANAC, a entrada de medicamentos em outros países poderá sofrer fiscalização sanitária. Portanto, levem na bagagem de mão somente o que for necessário para ser usado no período da viagem, sempre com prescrição médica com o nome do paciente e na embalagem original, para melhor identificação na hora da inspeção. O que for sobressalente levem na mala despachada). O ideal é deixar à mão um analgésico, um antitérmico, anti-inflamatório, anti-alérgico, soro nasal, pomada para alergias, remédio contra enjoos. Peçam para o pediatra do seu filho uma listinha;
– Termômetro;
– Brinquedos preferidos;
– Filmes no DVD portátil ou IPad com os aplicativos preferidos;
– Livrinhos;
– Duas trocas de roupas completas, incluindo sempre casacos e meias, pois a temperatura do avião é muito baixa;
– Uma manta ou cobertor;
– Chupetas;
– Fraldinhas (boca e ombro). Não se esqueçam de levar algum objeto (naninha, bichinho) com o qual seus filhos costumam dormir;
– Fraldas descartáveis (pelo menos quatro);
– Calcinhas/Cuecas extras (caso seus filhos já tenham desfraldado);
– Trocador portátil;
– Lenço umedecido;
– Algodão;
– Pomada contra assaduras;
– Álcool gel;
– Pijama (o ideal, se vocês forem viajar em voo noturno, é levar seus filhos de pijama, para que fiquem mais confortáveis para dormir e já façam essa associação);
– Sabonete líquido de glicerina (de preferência em miniatura), caso precisem dar um “banho de gato” nas crianças.
7) Chegamos ao nosso destino! Como fazer com a rotina dos pequenos?
Viajar com os pequenos realmente não é igual a uma viagem apenas com adultos. Portanto, tentem se planejar e deem preferência para ir a um lugar que tenha alguma estrutura para as crianças. O ideal é tentar seguir a rotina que a criança tem normalmente, principalmente os horários de alimentação e sono. Isso fará com que crianças e mamães fiquem mais calmas!
Mas não se martirizem se não der para seguir à risca a rotina, nada de pânico! Relaxem, afinal, é quase impossível em uma viagem manter exatamente o mesmo ritmo que se tem em casa. E lembrem-se de que vocês sabem o que seus filhos podem aguentar. Se achar que eles estão sobrecarregados demais, deem o tempo de descanso que eles precisam!
8) Como fica a alimentação fora do país?
Muitas mães se questionam sobre esse assunto. Se ficarem em hotel, o ideal é checar se possuem menu kids e comprar algumas coisas, como frutas (na maioria dos supermercados tem opções orgânicas), para fugir um pouco dos industrializados). Já se forem ficar em apartamento ou casa, recomendo uma ida ao supermercado para fazer uma boa compra dedicada às crianças! Peçam ajuda ao pediatra: ele sempre saberá dar informações sobre a nutrição das crianças. E, por fim, quando escolherem restaurantes para almoço/jantar, liguem antes, façam a reserva (informando que levarão crianças) e se informem sobre o cardápio infantil. Assim, vocês evitam surpresas desagradáveis!
9) Preparem a mala com antecedência!
Esqueçam das malas compactas, elas não existem mais na “era pós-filhos”, rsrs! Para facilitar este momento, fizemos uma lista com todos os itens necessários, separados por idade! Para conhecerem a “lista mágica”, cliquem AQUI!
São tantos itens, que temos realmente que nos planejar com antecedência. Para as viagens de avião, não se esqueçam de checar todas as documentações necessárias (inclusive carteirinha do plano de saúde e carteira de vacinação), porque não há nada mais desagradável do que você chegar no aeroporto e ter que voltar para buscar algo!
10) Relaxem e aproveitem!!!
Não tem nada melhor do que férias com os filhos!! É o momento para aproveitar e relaxar! Tentem não se estressar se as coisas não saírem exatamente como planejado. Afinal, crianças são sempre uma caixinha de surpresas e, por mais que o roteiro tenha sido milimetricamente pensado para agradar aos pequenos, sempre tem alguma coisinha que sairá diferente do esperado! Curtam cada momento, tirem fotos, façam vídeos! Não se pressionem e nem se culpem pelo bebê ter chorado o voo inteiro, por saírem um pouco da rotina, pela alimentação não ter sido “ideal”… Tudo isso voltará ao normal quando chegarem em casa. Férias em família ficarão guardadas para sempre na memória, façam deste momento algo muito especial para vocês e para eles! Enjoy!
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.
Parabéns pelo post! Agora é só aproveitar o passeio! Um grande beijo, meninas!
Excelente! Fiz um post focado na distração das crianças durante o voo, pode ser bem útil para complementar as ótimas informações desse post
http://viajocomfilhos.com.br/2012/07/como-distrair-as-criancas-durante-o-voo/
amei o Post… Viajei com minha pequena de seis meses em um voo de 10 horas… Ela dormiu por 7 horas seguidas e chegando no local já adaptamos no horário.., sem sofrimento. Minha única recomendação: chegar com mínimo 4 horas antes no aeroporto. Pois são muitas malas, imigração pode demorar mais e Melhor ir com calma do que estressar. Também preferi levar meu bebê conforto. A pequena ficou mais acomodada durante o período pés voo e tb no desmarque… Pelo menos funcionou pra mim!!
Onde troca-se fraldas no aviao? O banheiro é pequeno de mais!!! Existe alguma opçao???
Adorei o post..
Se eu tivesse visto ele há duas semanas atrás,ele ia ter me ajudado muito..
Viajei recentemente com minha filha Marcela,ela tem 7 meses,e pegamos um voo internacional de quase 10h,mas foi tudo tranquilo..
Apesar do seu post não ser tão recente,eu sei que tem mamães que ainda leem ele,assim como eu li agora,e eu queria fazer um adendo quanto a quantidade de liquido que é levado pro bebê..Dependendo da companhia aérea,ou até mesmo do aeroporto,eles permitem levar mais de 100ml de liquido.. Eu consegui embarcar com mamadeira para a Marcela,contendo mais do que isso..
Espero que a dica sirva..
Bj
Adoraria ver algumas dicas para viajar com os pequenos de ônibus também, não só de avião :D
Oi Aline!!! Vou pesquisar para tentar escrever um post sobre este tema, ok? Obrigada! Bjss
Oi… Viajei com a minha filha de 1 ano para nova iorque e florida…bom, primeiro conselho evitem múltiplos destinos e vários hotéis da um super trabalho arrumar tudo, se possível evitar conexões tb eh melhor, nao tínhamos teto pra decolar em ny e ficamos 2 horas dentro do avião, parados na pista!
e ir pra outro local!! Item indispensável no avião eh o tablet cheio de desenhos e atividades.
O bercinho da American airlines eh nem pequeno pedimos e nao usamos pq era mto apertado, a solução foi o chão da aeronave depois de mto choro e com muitas caras feias dos comissarios na ida. Estávamos nos assentos especiais e infelizmente nao eh possível levantar o braço da poltrona, na vOlta fomos em assentos comuns e a nossa filha veio dormindo no colo, porém nos nao dormimos…
Qto a alimentação se a viagem for pros estados unidos sugiro procurar o whole foods market, soh comidas orgânicas, ótima opção….
Viajar com criança pequena eh ótimo, porém devemos pesar o quanto os fará feliz uma viagem pra Paris ou simplesmente uns dias bem junto com o papai e mamãe perto de casa. Será que estamos oferecendo o melhor pra eles ou satisfazendo uma vontade/sonho nosso? Beijos grandes
Oi Barbara!! Adorei seu comentário!! Muito obrigada pelas suas valiosas dicas!! Concordo com todas as coisas que vc falou, principalmente de não ficar “pingando” de lugar a lugar! Aqui no blog aprendemos muito com vcs! Muito obrigada mesmo! Mil Bjss
Viajar com os filhos é a experiência mais rica que podemos dar aos nossos pequenos. Aqui dei várias dicas de uma incrível road trip pela Califórnia com criança.
http://www.pequenasescolhas.com.br/california-crianca-disneyland/
Oi Luciana! Muito obrigada pela sua informação! Vou correr lá para pegar suas dicas!! Mil Bjss
Oi Re, amo o blog e as dicas!!! Preciso muito de um auxilio, irei viajar em Janeiro para os EUA, e quero comprar um carrinho duplo, pois tenho dois filhos, porém em idades diferentes 03 anos e 09 meses… Mas, tem um porém quero um carrinho que a cadeira do carro também seja usada no carrinho, pois para colocar no porta-malas fica complicado um carrinho duplo, acaba sendo muita coisa… Tem algum que você me indica que tenha essa funcionalidade, não quero ter várias cadeirinhas… Um super beijo!!!
Oi Valéria!! MUITO obrigada querida! Fico muitíssimo feliz de ler esses comentários! Olha, como experiência de gêmeos, o que posso dizer é que o Mac Laren é o melhor, pois passa nas portas, é fácil de abrir e fechar, cabe tranquilamente no porta-malas… Mas ele não acopla cadeirinha de carro… Cheguei a comprar para os gêmeos o Bugaboo Donkey, mas é muito trambolho e nada prático!!! Mil Bjss e obrigada novamente!!
Ótimo post!
Para quem quiser mais dicas, visitem o Viagens que Sonhamos, tem varios posts sobre esse assunto, incluindo Disney com Bebe, NY com Bebe, Primeira Viagem em Familia e outros!
Beijo, Fran @viagens que sonhamos
Oi Francine! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!! Vou visitar com certeza!!!! Obrigada querida! Mil Bjss
Delícia ser citada em um blog que gosto tanto!!! :)
O post ficou bem bacana!
Só tenho um porém, meninas: tenho o SkyRest Child. Ele não funciona como a propaganda diz. O tamanho não é suficiente para vedar o espaço até a outra poltrona. É um bom travesseiro, ou um apoio para os pés das grávidas (que incham no avião), mas tão transforma a cadeira em caminha, como promete!
Depois passem lá no Dadadá!
Bjs!
Gabi
Oi querida!!! Fico muito feliz e honrada que gostou do post!! Muito obrigada pela informação pertinente com relação ao SkyRest Child!!! Muito bom ouvir de quem já testou!!! Passo sempre pelo seu blog! Mil bjss e muito obrigada!!