Oi, meninas!
É uma delícia receber a notícia: “Parabéns, você é tia!” Temos recebido MUITOS pedidos para falarmos sobre as responsabilidades de ter um sobrinho ou sobrinha, então o post de hoje traz algumas dicas para ser uma “boa tia” ou um “bom tio”!
A meu ver, não existe tia “má”, rsrs! Algumas são mais presentes, outras mais ausentes… Mas a grande maioria é ótima! Porém, existe uma linha tênue que divide a tia participativa e divertida daquela que ainda respeita as regras e pontos de vista dos pais.
Enfim, escrevi algumas diquinhas básicas para uma melhor convivência entre tias(os) e sobrinhos(as). Se tiverem mais sugestões, por favor escrevam nos comentários!
1) Evite desautorizar os pais!
Assim como os pais, entre si, não devem desautorizar um ao outro na frente dos pequenos, você jamais poderá fazer isso! Esse tipo de atitude faz com que a criança fique confusa e só prejudicará o seu relacionamento com ela. Se você quer que seus irmãos se sintam confiantes em deixar os seus sobrinhos passarem um tempinho com você, tente também não desautorizar as regras que eles lhe passaram antes do passeio. Por exemplo, se os pais pediram que você não dê refrigerante à criança, NÃO dê! Dessa forma, todos ficarão muito mais seguros e esse cuidado fará toda a diferença!
2) Antes de fazer qualquer programação, pergunte aos pais!
Se você vai sair com seu sobrinho(a), comunique aos pais o que está planejando e, principalmente, se os planos mudarem no meio do caminho, ligue e avise! Se você combinou de ir ao shopping e resolveu ir ao parque, não custa avisar.
3) Mostre-se disponível e dê suporte!
Uma tia (ou tio) que demonstre disponibilidade e dá suporte aos sobrinhos, é imprescindível. Assim se, algum dia, se os pais precisarem de alguém para ficar por um tempinho com as crianças ou para buscá-las na escola, com certeza você será a primeira da lista. Conquiste a confiança dos seus sobrinhos e dos pais!
4) Seja pontual!
Se você marcou com seu sobrinho ou sobrinha (ou com os pais) que irá buscá-lo às 15h, não apareça às 17h. Não há nada mais frustrante do que deixar uma criança esperando. Seu sobrinho(a), com certeza, estará ansioso(a) a sua espera e essa ansiedade faz com que o tempo de aguardo se torne algo angustiante (pelo menos aqui em casa é assim). Por outro lado, se você marcou de deixá-los em casa em um certo horário, cumpra-o! Se você espera ter acesso às crianças, siga os combinados com os pais. Acredite, você pode facilmente ganhar muito mais confiança, por ser consistente e confiável.
5) Atenção aos programas!
Não confunda um passeio com os sobrinhos e sobrinhas com um passeio com seus amigos. Criança deve fazer programa de criança! Evite levá-los a lugares muito barulhentos ou não apropriados para a idade deles. Planeje algo gostoso, em que os pequenos possam realmente se divertir!
6) Tenha paciência!
Como todos nós sabemos, crianças são imprevisíveis. Dependendo da idade (principalmente na que estão os meus, rsrs), eles podem ter um chilique e se jogarem no chão, ou ter um acesso de desobediência… Tenha paciência, tente ter jogo de cintura e distrair os pequenos com outras coisas, Assim, você evitará um stress para ambas das partes!
7) Esteja sempre por perto!
Visite ou ligue frequentemente. Não espere por um motivo ou uma data comemorativa, a grande razão de procurá-los é que você ama seus sobrinhos. Atualmente, com a tecnologia essa aproximação está muito mais fácil. De vez em quando, envie uma mensagem pelo celular aos pais das crianças, perguntando se estão bem. Se os sobrinhos forem mais velhos e já possuírem um celular, envie a mensagem aos próprios. Quando os pais, ou sobrinhos, receberem essas mensagens, saberão que são muito especiais para você!
8) Seja parceira!
Quando estiver com seus sobrinhos, brinque com eles! Não fique de olho no celular o tempo todo ou fazendo outras coisas. Se jogue no chão, brinque de princesas ou de heróis, conte histórias, ouça o que eles que querem contar e valorize-os. Isso é ser uma tia parceira! Dedique o tempo que ficará com eles, COM eles e torne esse momento algo mais que delicioso!
9) Cumpra sempre suas promessas!
Crianças lembram tudo o que falamos. Portanto, se você, algum dia, prometeu algo a elas, cumpra! Eu sei que às vezes dizemos coisas e que com a correria do dia a dia acabamos esquecendo, mas tente não fazer isso! Se você disse que dará tal presente ou que levará a tal lugar, não dê para trás, isso frustrará demais os seus sobrinhos! Tente prometer tudo o que você realmente conseguirá cumprir.
10) Ter uma boa tia é INCRÍVEL! Proporcione isso aos seus sobrinhos!
Eu tenho uma tia incrível, daquelas que você pode contar sempre! Por isso, digo com propriedade: seja uma boa tia (ou tio), isso fará toda diferença na vida do seu sobrinho(a)! Ser tia é aproveitar breves períodos de companhia e transformá-los em eternos momentos de lembranças, é ter momentos de longas ausências e, assim mesmo, ser uma presença constante em nossa vida. Ser tia é amar uma pessoinha que, mesmo não sendo sua, você ama como se fosse! É aprender a trocar fraldas mesmo ainda não sendo mãe, é guardar segredos como uma irmã, agir como uma amiga e amá-los como se fossem seus! Dedique-se aos seus sobrinhos, ser tia faz bem, MUITO bem!!!
Fontes: WikiHow / Answers.com / Deixando Melhor de Mim
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.
Eu tenho uma sobrinha muito linda ❤️ obrigada VCS são um anjo ensinar tão direitinho 🤩
Sou Lívia tenho 9 anos minha irmã teve a bebê com 18 anos ela é linda acabou de nascer e eu quero saber como ser a melhor tia do mundo 🥰
Não concordei com o que li…
Certas coisas que vi no texto, são tarefas de PAI E MÃE.
Tio e tia não devem agir como os pais da criança….
Deve ser separado o que é um tratamento de pais e de tios….
Estou enfrentando isso no meu relacionamento e estou sofrendo muito….
Meu namorado trata os sobrinhos dele como se fossem filhos…
Desde o carinho e até mesmo financeiramente…
As crianças pedem de tudo pra ele, e ele compra…
Acho isso MUITO ERRADO!
Sobrinho deve ser tratado como sobrinho!!! E não como filho!
eu gostei do que vi aqui. Eu tenho sobrinhos adultos e três sobrinhas pequenas. A mais nova vai fazer 3 aninhos, mas eu sou uma tia um pouco ausente. Mas gosto muito delas principalmente da mais nova. Gostaria de fazer alguma coisa para conquista-la pois ela é mais apegada a outra tia, que é tia de consideração, do que a mim que sou sua tia biológica.
obrigado ,me ajudou muito
obg por essa materia fale com a minha tia eu falo com ela e te mando o numero dela OPS ela saiu com as amigas dela PS.:UM DIA EU ESTAVA CARENTE E ELA SAIU RINDO MAS ELA E LEGAL
eu odiei muito
Ser tia é muito gostosos, as crianças são sempre uma benção, mas aguentar os pais é um porre sem fim. Cada um com suas manias, excesso de regras, chatices sem fim.
Uma pena, do contrário se poderia passar mais tempo com os sobrinhos.
Eu não levo jeito pra ser tia
Eu não tenho jeito pra ser tia
Amei!!!!! gostei do tia parceira rsrs
bom eu amei a dica ogrigada
Amei, gostaria que tivesse dez dicas pra vovó.