sábado, 6 setembro, 2025

10 dicas para adaptação nos primeiros dias de aula!

 

Olá, meninas!

 

O primeiro dia de aula do Olavinho está chegando e já estou sofrendo por antecedência… Será que ele vai se sentir bem no novo ambiente? Será que os amiguinhos vão tratá-lo bem? Enfim, muitas dúvidas e pensamentos que me me preocupam, ao mesmo tempo que sei que já está na hora dele viver esta nova etapa… Mas dá aquele apeeeerto no coração….

 

 

escola

 

 

Para minimizar minha angústia, li alguns artigos e elenquei as 10 regras para facilitar a adaptação do filho na escola! Adaptação tanto para os filhinhos como para as mamães !

 

1) Passe segurança e controle seus sentimentos! A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter dificuldade para se separar e se adaptar ao novo ambiente, além de sentir medo do abandono e insegurança. Afinal, por que ela está chorando se vem me buscar daqui a pouco?

 

2) Fale sobre a escola! Se a criança já tem idade para entender, converse bastante sobre a escola antes de fazer sua matricula, sempre falando sobre o lado positivo e contando como primos ou irmãos mais velhos se divertem lá.

 

3) Mostre a escola para seu filho antes do início das aulas! Depois de escolhido o lugar, leve seu filho para conhecê-lo. Assim ele já vai criando um vínculo com o espaço e as pessoas.

 

4) Fale sobre novos amigos! A mãe deve falar das vantagens de estar com novas crianças e fazer novos amigos, interessar-se pelo dia na escola e elogiar como o filho está crescendo e aprendendo coisas novas, legais e importantes.

 

5) Leve seu filho para compra do uniforme ou material escolar! A participação do filho na compra dos objetos que serão usados na escola é muito boa, pois ele se sentirá importante e também ficará mais envolvido com a novidade da escola!

 

6) Preste atenção no choro do seu filho! O choro na hora da separação é muito comum e não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue à professora, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Tente confortá-la e reforçe que a escola é um lugar agradável e as professoras serão amigas e muito carinhosas.

 

7) Jamais ofereça recompensas! A criança deve encarar a ida à escola como um fato natural de sua vida.

 

8) Transmita a confiança da nova rotina! Explique-lhe sobre quem irá buscá-la: se é você ou uma pessoa próxima à ela. Dessa forma, a criança ganhará confiança de que voltará normalmente para casa. Não crie surpresas, é importante que seu filho saiba exatamente quem irá esperá-lo na saída.

 

9) Mostre envolvimento verdadeiro com a nova rotina de seu filho! Quando for buscá-lo, sempre pergunte as novidades: como foi o seu dia, o que fez, se aconteceu alguma coisa que tenha lhe chamado a atenção, com quem conversou e brincou etc.

 

10) Acredite na sua escolha! Confie na escola que você escolheu para seu filho e nos professores que são profissionais capacitados e treinados para a educação!

 

 

escola 2

 

 

Boa sorte e bom primeiro dia de aula para todas as mamães que também estão nessa fase!

Beijos!

 

Fonte: www.pediatriaemfoco.com.br

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ju!! preciso desabafar… no meio do ano minha filhinha, Maria Antonia, no momento com 3 meses, vai começar na escolinha! Como vou começar a faculdade, e meu marido vai estar trabalhando e estudando, achei essa melhor opçao. O que me tranquiliza é conhecer bem a escola, e também, que ela só irá ficar meio período, de manhã irá ficar com a nossa ‘babá’ de confiança; nao a deixo o dia inteiro com ela pois já não é mais uma jovem, então creio que seria muito cansativo ficar o dia inteiro com a Tóta.
    Desde que ela nasceu eu não faço mais NADA sem ela, to 24hr por dia grudada nela, e agora em março, vamos viajar para os EUA, pois meu marido foi mandado pela empresa para estudar, e ficaremos 3 meses por lá; só consigo pensar que nesse tempo vou estar ainda mais grudada com a minha bebê, e que será ainda mais dificil, depois a deixar… to desesperada, hahahaha, juro!
    Meu marido diz p/ me acalmar, mas não sei, parece que eles nao sentem esse mesmo nervosismo, ou será só o meu?? ahahaha…. enfim, nós vamos ter que passar por isso, sem demonstrar sofrimento p/ os nosso filhotes, né??
    E quero também, parabenizar o site, antes de engravidar já acompanhava, e quando descobri que estava grávida (nada planejado) me senti na obrigação de ler todas as matérias daqui, hahaha! Adoro, de verdade, parabéns pela dedicação! Mil beijos, e boa sorte com o Olavinho!

    • Oi Barbara,
      Tudo bem? Eu acho que vc deve se preocupar com uma coisa de cada vez… agora vc vai passar 3 meses grudada com sua baby nos EUA, então vai ser um período ótimo para vcs 2… e quando vc voltar ela estará mais grandinha e isso vai te dar mais segurança.Depois nos conte como foi! Amei seu depoimento e seus elogios ao blog, realmente fazemos com muito carinho! Um beijão

  2. Ai Ju! Vou desabafar pois hj sofri um tantinho pensando nesse assunto. A Loreninha ta indo super bem, com aquele jeito solto dela, toda feliz. Aí hj um menino da outra classe que ja tinha dado um empurrao nela semana passada, bateu na cabeça dela com uma banheirinha de brinquedo. Ela tava de costas, toda entretida brincando e ficou com uma carinha de choque e obvio, chorou, chamando a “mami”. Claro que eu sei que essas coisas acontecem mas me deu um aperto no peito! Aí que me dei conta que colocando nossos pequenos na escola estamos “soltando” eles pro mundo, o que tem seu lado maravilhoso mas nem sempre, ne?! Temos que estar preparadas pra isso…mas vamos sobreviver! Rsrs e bjs

    • oi Ju, com certeza passaremos por varios momentos parecidos com esse no decorrer da vidinha deles! Eu fico tentando proteger o Olavinho o tempo todo, mas temos que deixa-los soltos para que aprendam a se defender sozinhos. Tenho certeza que para mim sera muuuuito difícil, mas que depois vamos ver que eles sao capazes! Eles nos surprendem a cada dia e são maisfortes do que imaginamos! Ainda mas a Loreninha que é toda solta e fofa, vai se adptar rapidinho! Adorei seu desabafo querida! Mil bjs

  3. Ju,
    Tive reunião na escola da MC e foram essas dicas que deram, são otimas!!!

    Agora, oq nós mães fazemos para ficarmos bem??? Eu to achando que ta mto dificil!!!!!
    Me da dicas!!!! hahahahahaha
    Queria que a minha bb nova ja estivesse aqui para eu me distrair….

    • Oi Ka, Tem uma amiga minha a Tarsila que é pedagoga e me mandou algumas outras dicas para esse momento de adaptação escolar… Vou tentar subir esse post ainda essa semana, quem sabe te ajuda um pouco! Eu tbm estou com o coração mega apertado com as aulas do OLavinho que só começam dia 14 e a bebê com certeza vai nascer antes, ou seja, tudo junto… Muito difícil! Beijos

  4. Juuu, hoje foi o primeiro dia dos gêmeos!! Lá não podemos ficar junto na classe e cada um está em uma!! ELes foram SUPER bem!! Espero que continuem assim!!!! Mas realmente meus olhos lacrimejaram…os pequenos estão crescendo!!!! Tenho certeza que com o Olavinho será bem fácil!!! Suas dicas me ajudaram muito! Principalmente a de não levar no colo até a classe!!! Mil Bjsss

    • Oi Renata, seus gêmeos já foram para escolinha?As minha vão em agosto,pois a escola onde vou coloca-las aceita criancas acima de dois anos.Como foi a decisão de colocar um em cada classe? Eles ficaram bem?
      Bjo
      Marcela

      • Oi Ma!! Meus gêmeos começaram agora a ir para escola (1 ano e 8 meses), na escola que eles estão, não deixam colocar gêmeos na mesma classe, então não tive nem o que pensar muito! Ainda estão na fase de adaptação, mas tenho certeza que eles vão amar quando acostumarem! Eu quis colocar nesta idade porque eles já estavam precisando de espaço, de atividades e eu não tinha mais o que inventar!!!!! Espero que tenha sido a decisão certa!!!! Onde vc pensa em colocá-las?? Bjss

        • Sou de Ribeirao Preto, vou coloca-las na mesma escola que estudei.Na faculdade estagiei lá também, nas classes de maternal e etc, portanto me sinto muito segura de coloca-las lá.No começo vou colocar as duas na mesma classe e depois vou separar! Mas da um aperto,..por isso que e bom saber de outras experiências! Bjo

          • Oi Ma!! Realmente vc conhecer a fundo a escola já ajuda bastante a passar segurança para as pequenas!!!!! Dá um aperto imenso mesmo, mas no futuro acho que será melhor para eles né? Principalmente para criar uma independencia das duas (e dos meus dois)!!!! Boa sorte para nós!!!!! Bjsss querida!

          • Oi MA, que bom que vc esta segura com sua escolha! Com certeza isso facilitará a adaptação delas. Depois nos conte como foi. Beijos

  5. Acredito que deva ser mais difícil para nos mamães do que para as crianças….ainda vou levar uns anos, mas fico imaginando com seria o primeiro dia. Tenho certeza de q o Olavinho vá adorar a escolinha. Depois venha nos contar. Boa sorte Ju. Super bjo!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Vale a pena guardar coisas do primeiro filho para o segundo? – por Carol Baldin

  Olá, meninas! Como vocês estão? No último post da Carol Baldin, nossa colunista e baby planner, ela falou sobre os erros...

Relato de Mãe: Maternidade deveria vir com manual?

Ser uma mãe preta de filhos pretos, nos faz mulheres fortes, corajosas, guerreiras, pois vivemos diariamente a incerteza com...

O “pote da calma” pode ser uma boa solução para acalmar as crianças!

  Olá, mamães! Essa semana, por algumas vezes, apareceu na minha timeline do Facebook pessoas compartilhando o tal do "pote da...

3 motivos para você NÃO cuidar da casa enquanto seu filho dorme!

Quem se sente cansada toda hora, não da conta de fazer tudo que precisa durante o dia e ainda...