domingo, 19 outubro, 2025

TDAH em meninas: Será que a minha filha tem!?

Hoje vamos falar sobre TDAH em meninas e como saber se sua filha tem TDAH, se é o mesmo que Austismo e os sinais!

TDAH em meninas Será que a minha filha tem Twinkl Brasil Just Real Moms

Olá, mamães e papais! Hoje a Twinkl veio conversar sobre um assunto superimportante: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH em meninas.

E o foco vão ser as meninas, já que elas normalmente passam por muitas dificuldades até receberem o diagnóstico adequado.

Então, que tal falarmos um pouco sobre como podemos identificar indícios de TDAH nas nossas filhas?

Ah! Se a sua(s) filha(s) já foi diagnosticada com TDAH pelo seu médico de confiança, aproveite e conheça alguns recursos maravilhosos para as crianças com esta condição, criados pela Twinkl.


TDAH em meninas: Como saber se minha filha tem TDAH?

Você sabia que as meninas com TDAH são menos propensas a serem diagnosticadas adequadamente do que os meninos?

Isso acontece porque há muitas informações sobre TDAH em meninos, incluindo formas de detectar sinais e de obter ajuda, mas muito poucas quando se trata das meninas.

Nelas, os sinais de TDAH nem sempre se apresentam da mesma maneira, o que faz com que os sintomas sejam ignorados ou considerados apenas traços de personalidade.

Se há algum comportamento específico que fez você se perguntar, “será que minha filha tem TDAH?” ou você quer apenas saber mais sobre os sinais de TDAH em meninas, esperamos que este post possa ajudar.

Vale lembrar que este texto tem caráter informativo, e que qualquer avaliação deve ser feita apenas por um profissional.


O que é TDAH?

Quando falamos em TDAH, muitas pessoas têm na cabeça imagens estereotipadas de crianças hiperativas e que não conseguem ficar paradas. No entanto, o TDAH é multifacetado, com uma gama de sintomas que variam na forma e no grau com que se apresentam em cada indivíduo.

O TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

É uma condição de neurodesenvolvimento, o que significa que ela altera o desenvolvimento do cérebro e/ou sistema nervoso central de um indivíduo.

Na vida cotidiana, isso pode ficar evidente com dificuldades de aprendizado, falta de atenção ou de memória, falta de autocontrole ou dificuldade em gerenciar emoções e impulsos.

Estas características não são exclusivas do TDAH, podendo aparecer também em outras condições de desenvolvimento neurológico, como o Autismo. No entanto, as habilidades e os desafios de cada indivíduo são únicos a cada um deles, e é importante sabermos que nem todas as pessoas com uma mesma condição de neurodesenvolvimento enfrentam os mesmos desafios.


TDAH é o mesmo que Autismo?

Não, o TDAH não é o mesmo que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), embora o TEA também seja uma condição de desenvolvimento neurológico.

Eles não são a mesma coisa, mas podem compartilhar sintomas-chave e podem se apresentar juntos em uma mesma pessoa, o que leva ao equívoco de que o TDAH é o mesmo que Autismo.

Apenas um profissional da psiquiatria ou neurologia pode efetuar o diagnóstico correto.


Os Sinais de TDAH em meninas

O TDAH geralmente vem em três tipos:

  • desatento;
  • hiperativo (e/ou impulsivo); ou
  • uma combinação dos dois.

Desatenção pode significar esquecer as coisas, se distrair facilmente, entrar em superestimulação e ter uma desorganização geral, enquanto pessoas hiperativas e impulsivas terão dificuldade em ficar paradas e não mexer nas coisas (por exemplo, nos potinhos de sal e pimenta em um restaurante).

Não há nada marcadamente “masculino” ou “feminino” sobre os tipos de TDAH, e ainda há uma lacuna no diagnóstico de TDAH entre meninos e meninas. Na verdade, os meninos são três vezes mais propensos a serem diagnosticados com TDAH do que as meninas.

Se as meninas são tão suscetíveis ao TDAH quanto os meninos, por que mais meninos são encaminhados para avaliação e diagnóstico de TDAH do que suas colegas do sexo feminino?

Pensa-se que isso pode estar relacionado à percepção da sociedade de como o TDAH “se parece”, ou seja, como os sintomas se manifestam nas crianças.

A imagem estereotipada que mencionamos anteriormente do menino hiperativo pode não apenas ser um dos motivos por trás da maior taxa de diagnóstico para eles. Mas, também pode estar distorcendo os critérios para avaliar uma criança para TDAH.

Em resumo, quanto mais meninos são diagnosticados com TDAH com base em sintomas semelhantes, mais esses sintomas se tornam a base pela qual as meninas são avaliadas – mas e se os sintomas de TDAH se apresentarem de maneira diferente nas meninas?

Hoje em dia, já é aceito que os sinais de TDAH em meninas podem ser diferentes dos sinais de TDAH em meninos.

Na escola, um menino cujos sintomas se apresentem como hiperatividade pode ter dificuldade para ficar na própria cadeira ou para ficar parado, de forma que ele pode se tornar extremamente “elétrico” e não conseguir se concentrar na aula.

Uma garota cujos sintomas se apresentem dessa maneira, no entanto, pode manifestar sua hiperatividade de outra forma. Incapaz de ficar quieta, ela pode ficar andando pela sala de aula conversando com amigos ou “ajudando” com tarefas de aula, como guardar algo ou buscar coisas para a professora ou para os colegas.

No contexto escolar, as meninas que apresentam hiperatividade são mais propensas a serem vistas como “conversadeiras” ou “muito participativas”. Enquanto as meninas desatentas são frequentemente vistas como “distraídas”.

Isso significa que, ao tentar avaliar os sintomas de TDAH, as meninas não correspondem àquilo que normalmente leva os meninos ao diagnóstico.

Uma distinção entre o TDAH em meninas e meninos que é importante estar ciente é que as meninas são mais suscetíveis a baixa autoestima, ansiedade e depressão no futuro.

Acredita-se que isso aconteça porque as meninas são ensinadas desde cedo a terem consciência sobre como são percebidas pelos outros, tornando-se conscientes do próprio insucesso acadêmico e tentando “mascarar” seus sintomas.

Esta é uma das razões pelas quais é tão importante avaliar as meninas de acordo com as características que apresentam, e não de acordo com os sintomas mais tipicamente observados nos meninos.


Então, como reconhecer o TDAH em meninas: minha filha tem TDAH?

E talvez agora você esteja pensando: “Isso me soa familiar… será que minha filha tem TDAH?”

Para te ajudar a saber quais sintomas observar e relatar na hora de buscar ajuda profissional, preparamos uma lista com as principais manifestações do TDAH em meninas de diferentes idades.

Os sintomas gerais de TDAH podem incluir:

  • Esquecimento: a criança se distrai facilmente
  • Distração: ela fica “sonhando acordada” com frequência
  • Dificuldade em prestar atenção ou em seguir instruções
  • Ansiedade: a menina fica frequentemente muito ansiosa.
  • Crises ou desregulação emocional devido à frustração e à sobrecarga
  • Má organização, seja na escola ou em casa. Por exemplo, esquecer de levar o casaco ou não saber quais livros deve levar a cada dia para a escola
  • Dificuldade em completar tarefas, a menos que seja uma atividade muito divertida e envolvente
  • Problemas para ficar quieta na sala de aula, durante as refeições ou em lugares como o cinema
  • Necessidade de estar constantemente “em movimento”, seja de forma agitada ou mexendo nos objetos ao seu redor
  • Interromper os outros, falando sem parar ou dando respostas inadequadas
  • Agir de forma imprudente ou sem pensar, com pouca consideração pelas consequências de suas ações

E aí, identificou alguma delas na sua filha ou em alguma menina da sua família?

Esperamos que estas informações sejam úteis. Na medida do possível, o conteúdo deste post reflete as definições atuais.

Importante: Cada criança é diferente e as definições podem ser atualizadas rapidamente. As informações fornecidas aqui destinam-se apenas a fins de orientação geral e podem não se aplicar a você ou sua situação específica.

Então, se você nota sintomas como esses, especialmente se atrapalham a vida escolar e social da criança, vale a pena buscar ajuda profissional como um psiquiatra ou neurologista especializado na área para obter um diagnóstico adequado.

Por fim, na segunda parte deste post, vamos mergulhar em como os sintomas de TDAH podem se apresentar nas meninas nas diferentes fases da infância e da adolescência.


Texto publicado em colaboração com a editora educativa Twinkl.

Fontes: Parenting Wiki – ADHD, ADHD in girls, CHADD ADHD Newsstand, ADHD resources for parents

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1 COMENTÁRIO

  1. O post caiu como uma luva para o dia de hoje, pois nesta data estamos iniciando uma investigação da minha menina. É bom ver mais artigos sobre o tema. Obrigada.

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