sábado, 6 setembro, 2025

“Ser Mãe e Pai no século XXI” – Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

Olá, moms! Tudo bom? Quem nos acompanha no site sabe que somos parceiras do Programa Awake Kids 2017 (confiram tudo o que vai rolar nas próximas semanas!), uma série de palestras com especialistas super qualificados, que vão fortalecer o autoconhecimento da família.

Serão 8 encontros em 2017, que acontecerão no Lounge One, do Shopping JK, em algumas quartas feiras, das 12h30 às 14h.

"Ser Mãe e Pai no século XXI” - Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de março e tinha como tema “Ser Mãe e Pai no século XXI” com a educadora, especialista em Gestão do Legado Familiar e Desafios da Riqueza, Daniela de Rogatis. Fomos convidadas a participar pelo Projeto Awake e ficamos encantadas com a conversa.

Para as moms que não puderam participar, vamos contar um pouco do que foi falado pela Daniela! Confiram!


O primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017 abordou um tema muito recorrente nas famílias: Ser Mãe e Pai no século XXI.

Nós sabemos como é diferente do que vivemos, quando crianças, e do quão desafiador é criar os pequenos no século da tecnologia.

Para falar sobre o assunto, a palestrante foi a educadora referência no país em Educação nos Desafios da Riqueza, Daniela de Rogatis, que também estuda temas universais relacionados às crianças. Ela tocou em algumas questões cruciais sobre como é criar os filhos nos tempos de hoje, começando com a explicação sobre a ausência de desafios.

“O que produz essas crianças desinteressadas, esse jovem que só fica no iPad, é a ausência do desafio. A certeza de que alguém fará por ele”, explicou. Daniela fala que é muito comum as crianças terem alguém fazendo tudo por elas, desde a cama arrumada até a hora de tomar banho, quando também precisam de uma ordem para fazê-lo.

Ela explica que existe uma ausência da própria criança em lidar com as suas tarefas, pois outras pessoas resolvem tudo por elas o tempo todo, deixando apenas o momento da diversão como algo a ser resolvido sozinho.

“Tudo o que depende da criança se torna crítico [como o fato de tomar banho sozinha, a hora de jantar ou de ir dormir], porque ela não está preparada e pronta para resolver seus próprios problemas. Então ela põe uma barreira e a gente resolve de alguma forma – ou dá mais 15 minutos ou deixa brincar com o iPad na cama”.

A educadora sinaliza que a principal mudança para o século XXI, que é uma mudança que nós não sabemos direito como resolver, é “deixá-las criar uma resiliência para resolver os seus problemas”, porque nós criamos uma solução para todos eles, antes mesmo dos pequenos pensarem a respeito.

Daniela, então, fez um questionamento:

“E quando você não estiver?”, perguntou às mães presentes, fazendo referência ao fato de, se pararmos para pensar no dia dos nossos filhos, descobriremos que já criamos soluções para todos os problemas que eles estão enfrentando ou vão enfrentar.

“Eles vão reagir e criar soluções [quando nós não estivermos por perto], o problema é o quanto eu puxei para uma idade mais avançada – 15, 16, 18, 20 anos – a chegada da criação do mecanismo de resolução de um problema”, conta, acrescentando que, se nós não deixarmos os pequenos lidarem com os seus problemas, a vida o fará.

Por fim, Daniela apontou que o fato de não conseguirem “se virar sozinhas”, faz com que as crianças não se sintam capazes ou confiantes para cuidar de suas próprias vidas, resultando em uma carência na autoestima.

“A gente precisa estimular na criança que ela sempre é boa o suficiente para resolver os problemas dela, de que aquilo que ela pensa é bom o bastante para resolver os problemas dela. Se ela não tem essa força, lá na frente, ela vai sempre procurar fora referência para lidar com os seus próprios problemas”.

A questão da auto-suficiência das crianças é sempre um tema bastante importante, por isso a palestra foi cheia de reflexões sobre a maneira como preparamos os pequenos para o mundo.

Confiram o discurso da Daniela de Rogatis:


Meninas, deu para perceber que o primeiro encontro foi de muito aprendizado, né? Nós amamos participar e estamos ansiosas pelas próximas palestras que vêm por aí!

Ficaram interessadas? Ainda dá tempo de participar! Para se inscreverem nos próximos encontros do Programa Awake Kids 2017, acessem o site do Projeto Awake.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Crianças mimadas serão adultos infelizes

Olá! Cada vez mais nos deparamos com crianças mimadas e que não conhecem/não sabem lidar com as frustrações. Mas ceder à...

10 maneiras dos avós se conectarem com seus netos. E sem essa de “eleger” o neto favorito!

Olá! Recebemos muitos emails nos relatando sobre a relação entre avós e netos e como essa interação mudou nos...

Coisas que mães (e pais) devem saber sobre os 4 anos da criança!

  Olá! Já escrevi sobre os “terrible twos” aqui no blog (para reler, cliquem AQUI), sobre os três anos (AQUI) e...

Nossos filhos e a escola! – por Tarsila Granadeiro Guimarães

  Oi, meninas, tudo bem?   Nessa fase do ano, com o período de volta às aulas, as mamães ficam apreensivas e cheia...