Olá!
Em diversas escolas está ocorrendo um surto de conjuntivite que está infectando os pequenos.
Para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha e que talvez também possam ajudar vocês, pedimos para nosso colunista, o Dr. Jairo Len, escrever sobre o assunto!
Quando o assunto é a saúde dos nossos pequenos, é sempre bom saber como tentar evitar e como tratar!
Confiram!
Mil Bjsss
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Conjuntivites
O que são as conjuntivites?
Conjuntivites são inflamações da conjuntiva, a membrana transparente que envolve a parte branca dos olhos e também a parte interna das pálpebras.
Quais são as causas mais comuns das conjuntivites?
Existem diversas causas de conjuntivite em crianças, sendo as mais comuns:
– Infecciosas (virais ou bacterianas)
– Alérgicas (a pólen, pó, cloro,…)
– Traumáticas
Quais os principais sintomas?
Em todos os tipos de conjuntivite, os sintomas oculares são muito parecidos:
– Hiperemia (olhos vermelhos)
– Lacrimejamento
– Secreção ocular
– Coceira nos olhos
– Inchaço nas pálpebras
Como tratar as conjuntivites?
O tratamento de cada tipo de conjuntivite vai depender muito da causa, mas em geral o recomendado, inicialmente, é sempre a limpeza dos olhos com algodão embebido com água filtrada ou água mineral, em temperatura ambiente, várias vezes ao dia. Caso não haja melhora em 24 horas, a avaliação médica é sempre recomendada.
Em casos de conjuntivite traumática (devido a arranhões, batidas nos olhos) a avaliação médica deve ser sempre imediata.
O uso de colírios lubrificantes, antialérgicos ou antibióticos vai depender da avaliação do pediatra ou do oftalmologista.
As conjuntivites são virais ou bacterianas?
A maioria das conjuntivites em crianças é de origem infecciosa – viral (mais comum) ou bacteriana. Portanto, transmissíveis para outras crianças ou adultos. Muito cuidado e higiene de quem está limpando, para não se contaminar. E até a melhora completa dos sintomas oculares, a criança deve evitar contato com outras crianças.
Se na classe do meu filho está tendo um surto de conjuntivite, que cuidados posso ter para evitar que ele pegue? Higienização constante das mãos? Tem algo preventivo como, por exemplo, já iniciar a limpeza dos olhos com água mineral?
Se está tendo um surto de conjuntivite em sala de aula, a única medida eficaz de controle é afastar imediatamente as crianças com sintomas (e insistir que as mães não mandem seus filhos com qualquer sinal de conjuntivite para a escola).
A higienização das mãos é sempre importante em qualquer época do ano, mas por si só não vai resolver surtos de conjuntivite.
A limpeza dos olhos como medida profilática (para evitar a doença) não funciona.
http://losderechosdemama.com/comunidad-en-proceso-de-divorcio/