Luiza Souza, beauty e wellness expert trabalhou na Vogue, criou o Advoguettes e hoje segue criando muito conteúdo bacana para mamães e mulheres! Conheça um pouco mais da jornada da maternidade dessa super mamãe!
Oi Mamães! Convidamos essa super mamãe, Luiza Souza, uma beauty e wellness expert, para compartilhar suas histórias da maternidade e algumas dicas de produtos de beleza, viagens, moda e muito mais!
A Lu trabalhou como Editora de Beleza na revista Vogue e é a uma das criadoras do Advoguettes – uma plataforma com muitas inspirações para se vestir com estilo no trabalho e para quem é apaixonada por moda.
Além de ser uma criadora de conteúdos incrível, a Lu está neste momento no final de sua 2a gestação.
Ela compartilhou bastante dessa jornada abaixo, além das diferenças entre sua duas gestações e seus aprendizados!
Confiram!
1) Cite 3 mães que te inspiram!
Eu fui uma das últimas da turma de amigas próximas e primas a ter filho, então tive muita troca e dicas de cada uma delas.
Tem mãe de gêmeos, mãe de prematuro extremo, mães práticas, mães rígidas, mães com babá e folguista, mães mais mão na massa. Cada uma à sua maneira me inspiram, me fazem ver a mesma situação sob diferentes óticas.
No fim, a gente se inspira e aprende aqui e ali, mas temos que lembrar quem somos, quem é a nossa família (além de mãe, viramos um pequeno núcleo familiar, que é diferente da família da amiga!).
Da Internet que eu não conheço pessoalmente gosto de várias dicas da Fernanda Floret, que faz um bom conteúdo. Eu pego várias dicas por lá.
2) Qual o seu conselho para uma recém mãe ou grávida de primeira viagem?
Para as mães recentes: a coisa só melhora e o amor só cresce!!
Fase bebezinho é deliciosa, mas depois eles começam a se comunicar e é a coisa mais legal do mundo aquele serzinho feito por você falando, pedindo, tendo gostos e um jeitinho só dele.
Para as grávidas de primeira viagem: aproveite MUITO a primeira gravidez, ela é única com toda a sua ansiedade e insegurança. Mas esta é a beleza dela também, o desconhecido, a expectativa…a possibilidade de descansar mais. ..
A segunda gravidez já tem totalmente outro foco, apesar de ser mais tranquila e menos afobada!
3) O que você jurou não fazer ao ser mãe e agora se pega fazendo?
Achava que ia ser mais rígida com a questão de telas – celular, televisão, etc.
Paguei a língua e hoje agradeço pela existência da Peppa Pig – às vezes com um pouquinho de culpa, mas quem nunca?!
4) O que não tinha ideia que existia ou acontecia, até acontecer?
O quanto ficamos preocupadas e arrasadas quando o filho fica doente, tem febre, etc.
Antes de ser mãe, ouvia uma amiga falar que o filho estava com um resfriado, diarreia, que tinha ido ao médico, hospital, sabia que era duro, mas não imaginava como ficamos quando acontece com os nossos.
Coração partido e vontade de trocar de lugar com eles…
5) Você trabalhou muito tempo na revista Vogue com Beleza, mas tem esse lado empreendedor, criou o Advoguettes e agora está criando seu próprio conteúdo, compartilhando a sua jornada como mãe! Você tem alguma coisa que gostaria de compartilhar de novidades para 2021?
Além de virar colunista e colaboradora ativa do JRM, o que me deixou muito feliz (amei o convite!), estou curtindo muito falar mais sobre minhas aventuras na maternidade, falar sobre minhas descobertas, frustrações, compartilhar dicas…
Não imaginava enveredar para este lado, mas foi algo natural e que tem me trazido satisfação!
Ah, este ano também virei professora. Agora em março começo a ministrar um curso de Jornalismo de Beleza, presencial, na Dossier Arts & Fashion, escola boutique do mestre Giovanni Frasson.
Mais um desafio empolgante em vista!
Dicas Quentes da Luiza Souza:
1) Segredo de Família:
Uma boa parte das roupinhas lindas que a Stella desfila por aí foram herdadas da priminha, Mia, filha da minha prima Yasmine Paranaguá.
A Yá morou fora entre Asia e Europa e tem muuuuito bom gosto.
As minhas meninas, Stella e a baby, ganham até hoje malas de roupas que já não cabem mais na prima, muito sortudas.
Além disso, acho uma prática sustentável e totalmente alinhada com as necessidades urgentes do planeta, de diminuir o consumo de tanta coisa.
2) Confissão:
Sou muito vaidosa e a Stella me vê diariamente no banheiro passando cremes, me maquiando, arrumando o cabelo, passando perfume…
Ela vive mexendo nos meus produtos de beleza e desde pequenina aprendeu a passar colônia nela mesmo…
Sei que tem gente que torce o nariz para vaidade precoce (meu marido mesmo ficou bravo que ela passou batom nela mesmo outro dia, nem 2 anos tem!).
Não é o meu objetivo, claro, nem fico embonecando ela. Mas a realidade é que eu acho extremamente normal ela ser mais vaidosinha e ligada nessas coisas, já que é natural se espelhar na mãe.
E eu não vou mudar – nem me esconder da minha filha!
3) Dificuldade x Superação:
Um ano depois de sofrer um abordo espontâneo com 10 semanas de gestação, engravidei da Stella.
Só que fui diagnosticada com descolamento do óvulo, eu sangrava com muita frequência e vivia com medo de perder novamente o bebê.
Os três primeiros meses de gravidez foram de muita angústia e medo, com ultrassons semanais… o útero era pequeno e frágil, tudo indicava riscos.
Depois do 4º mês, vivi uma gravidez normal, sem mais sangramentos, mas por volta da 34ª semana de gestação meu tampão caiu. Fiquei de repouso por 12 dias até que a Stella nasceu, de 35 semanas e 5 dias, prematura, com 2.300 kg.
Graças a Deus ela veio com saúde e não precisou ser internada e veio para casa conosco.
O maior desafio da sua prematuridade foi a amamentação (pequenina, não sabia mamar – mas eu insisti muito e com a ajuda de um bico de silicone consegui engrenar.
Amamentei até um pouco depois de voltar para a Vogue da licença-maternidade, com quase 8 meses.
4) Hotel & Viagem:
Em casal, destinos de praia, que amamos! Maldivas (no One & Only), México, Grécia, lua-de-mel em Bali, Bahia, Ilhabela…
A primeira com a Stella também foi inesquecível: quando ela tinha 6 meses fui com ela para Paris para encontrar meu marido e a família dele, que são de lá.
Fomos nós duas sozinhas de avião, ida e volta!!
Vivi situações perrengue master, tive que pedir ajuda para estranhos (e fui ajudada por várias almas boas!), mas acabei a viagem me achando uma supermãe, corajosa como poucas!
6) Moda para a Mamãe:
Nas duas gravidezes vestidos coladinhos e saias de malha faziam e têm feito basicamente meu guarda-roupas.
Troco a segunda peça e os sapatos para criar looks mais descolados, mais formais… Os da Agora Sou Mãe são ótimos!
A melhor legging até hoje é um modelo da Lululemon, comprado fora, mega confortável.
Também gosto das peças da Pade-d, que não são de grávidas, mas é um cool, confortável, estiloso e vão superbem nas diferentes fases da gestação.
7) Produtos de Beleza (para Grávidas e Mães):
Óleo corporal em quantidades cavalares (usei Mustela, Weleda, Biossance e minha dermato indicou o da Clarins, ainda não tive coragem de comprar!).
Óleo para pernas cansadas de Gengibre da Sisley, maravilhoso para uma automassagem nas pernas, dá uma boa drenada…
Aliás, grávidas, se dêem este presente na gravidez. Teu bem-estar agradece!
8) Festa:
O primeiro ano da Stella foi 10 dias depois de começarmos a quarentena…. então foi apenas eu, ela, meu marido e a babá, uma mesa de doces que encomendei e muitos Face Times – sem graça, vai!
Este ano ainda estamos na pandemia, farei algo para a família próxima, mas também será pequeno, em casa.
Logo, espero que nos 3 anos dela estejamos todos vacinados para fazer uma boa festa com direito a muitos amigos queridos (meus e dela), abraços e uma leve aglomeração! Rs…
9) Alguma ONG / Iniciativa:
Projeto Serendipidade e Cachecois For Humanity.
10) De Mãe para Mãe:
Nada vai ser igual depois de termos filhos…
O que passou foi ótimo, mas nunca mais seremos as mesmas e a vida muda bastante mesmo. Mas o cheirinho daquela pele e a alegria de ouvir “Vem, mamãe!” ou qualquer coisa do tipo faz valer esta aventura louca!
Crédito: Cortesia