Você sabia que no Brasil, a cada oito minutos ocorre um estupro? Mais da metade são vítimas que tinham até 13 anos. Hoje, viemos compartilhar a campanha #CuideDaInfancia lançada pela atriz Karen Junqueira que sofreu abuso infantil.

Oi meninas! Como sabem, vamos cada vez mais abrir o nosso espaço para divulgar projetos de ONGs, iniciativas e campanhas que queremos apoiar. Hoje vamos compartilhar sobre a campanha #CuideDaInfancia, de conscientização contra o abuso infantil, criada pela atriz Karen Junqueira.
“Você não está ensinando a criança sobre sexo precocemente. Você está ensinando uma criança a se proteger.”
Karen compartilhou sua história em uma carta aberta à revista Claudia, na qual revelou um abuso sexual que sofreu aos 12 anos. Ela recebeu tantas mensagens que percebeu que precisava fazer algo mais.
Assim, a atriz lançou no dia 23 de fevereiro de 2021, em suas redes sociais – juntamente com a participação de outros artistas e formadores de opinião – a campanha #CuideDaInfancia que visa a conscientização da importância do cuidado e amparo à infância.
https://www.instagram.com/tv/CLppm9cFJzE/?igshid=t9davtqxma4t
No Brasil, a cada oito minutos ocorre um estupro. Mais da metade são vítimas (57.8%) são menores de 13 anos.
Por hora, três crianças ou adolescentes são abusadas sexualmente, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
São números alarmantes, e por isso não podem cair no esquecimento e a campanha visa fomentar o debate acerca do cuidado às crianças e sobre a importância de falar sobre educação sexual.
“Os casos de abuso infantil não são isolados e não podem ser tratados como números. Quando pensamos que esses números tão absurdos não refletem a realidade por conta dos casos que não são denunciados, torna tudo ainda mais triste. Promover medidas de proteção e educação sexual é urgente e necessário”, completa Karen.
Então, a ideia de promover a campanha surgiu logo após Karen ter compartilhado sua história em uma carta aberta à revista Claudia, na qual revelou um abuso sexual que sofreu aos 12 anos.
No mesmo dia, a atriz recebeu inúmeras histórias de abuso e até perguntas de pais e mães que queriam saber como poderiam proteger seus filhos. Muitas vezes o abusador é uma pessoa de confiança e faz parte do círculo da familia.
Neste momento, Karen entendeu que precisava fazer algo a mais e se reuniu com sua equipe de comunicação e com a psicóloga Maya Escobar, especialista no tema, para criar a campanha de conscientização contra o abuso infantil com a criação de um vídeo, onde explica os números e sinais que as crianças dão ao viverem situações de abuso.
Alguns desses sinais são: queda no rendimento escolar, agressividade, insônia, raiva, isolamento, entre outros.
E assim, muitas pessoas que são abusadas, se calam por culpa, medo, vergonha.
Além do vídeo, que você poderá conferir a seguir, a campanha também tem uma camiseta com logo “Cuide da Infância” e com as mensagens de #Proteja #Ensine #Ampare.
Artistas como Flávia Alessandra, Otaviano Costa, Giselle Itié, Julia Konrad, Bella Falconi, Mateus Solano, Ana Paula Araújo, Paloma Bernardi, entre outros, aderiram a campanha.
Precisamos falar de educação sexual. A qualquer sinal de violência sexual Disque 100!
Por fim, não são apenas números. São vítimas. Para denunciar casos de abuso sexual, disque 10…
Aproveite para conhecer também o Instituto Liberta, liderado pela Luciana Temer e financiado pelo filantropo, Elie Horn que trabalham para combater o abuso infantil.
Fonte: MamãeBox