A gravidez nos deixa com as emoções à flor da pele! Mas boa notícia…há várias maneiras de se lidar com as emoções da gravidez!
Oi Meninas! Essa semana a Psicólogia Maria Vilela George fala sobre a gravidez e como ficam as emoções à flor da pele!
Ela da dicas bem interessantes para te ajudar nesses meses, seja sua 1a gravidez, seja você uma mamãe mais experiente.
Confiram!
Altos e baixos nas emoções durante a gravidez é, para muitas mulheres, uma das queixas mais comuns.
Resultando, com isso, a frustração em não conseguir explicar as mudanças repentinas de humor, especialmente para aquelas que não tinham muito de emocional antes de engravidar.
A sensação é de que um vulcão emocional está sempre prestes a explodir.
Por que deste sobe e desce emocional?
Primeiro, é importante lembrar de não se sentir envergonhada ou culpada, por estes estados emocionais.
As emoções intensificadas da gravidez são esperadas. Fatores externos e internos, como os hormônios (progesterona e progesterona e estrogênio), podem causar este desajuste em seu estado emocional durante a gravidez.
E este é o processo normal que toda mulher passa ao gerar uma nova vida.
O estresse como resultado
Embora constituir família é uma dádiva e um momento cheio de expectativas e alegria, à medida que os meses vão passando, você pode começar a se preocupar com as mudanças que a nova trará.
As preocupações como será o futuro, as finanças, o emprego, auxílio nos cuidados do bebê, creche e tantas outras.
Esse pico de estresse pode mexer e muito com as emoções e acabar desviando sua atenção dos cuidados com sua saúde o que, sem dada a atenção devida, pode ajudar a equilibrar melhor as emoções.
As mudanças no corpo e na auto estima
Cada mulher é diferente e algumas sentem mais desconforto físico durante a gravidez do que outras.
Conforme o bebê cresce, o corpo muda e você pode sentir mais intensamente esses desconfortos físicos, desde os famosos enjoos matinais até dores no corpo.
Muitas mulheres podem ter dificuldade para dormir durante a gravidez.
Essa dificuldade em descansar durante o sono tem um profundo impacto no estado emocional das pessoas, especialmente a mulher durante a gravidez. Isso pode perpetuar um estado emocional em desequilíbrio e dificultar o controle das emoções.
A autoestima em meio a todas essas mudanças podem fazer com que você se sinta menos atraente fisicamente, especialmente ao se olhar no espelho.
A mistura de tantos sentimentos pode afetar a saúde mental e física, o que aumenta o estresse e pode causar o desequilíbrio em seu estado emocional.
Boa notícia: Há maneiras de se lidar com as emoções à flor da pele da gravidez
Embora possa parecer difícil, há várias maneiras que você pode fazer para enfrentar e controlar suas emoções:
Autocuidado:
Seu corpo e mente sabem do que você precisa. Mesmo que seja um banho demorado. Reserve um tempo para você estar sozinha. Leia um livro sobre um assunto que lhe agrade. Faça as unhas. Então, cuide-se, afinal você tem o privilégio de estar gerando uma vida!
Descansar:
Uma noite de sono de 8 horas pode fazer maravilhas para o seu estado emocional. Mesmo que nem sempre seja possível, procure ter uma boa noite de sono. Se você estiver com dificuldade para dormir, converse com seu parceiro, para que vocês dois possam encontrar uma solução onde os dois possam ter uma noite bem dormida. O uso de aroma terapia pode auxiliar o relaxamento do corpo e mente.
Alimentação:
A mesma forma que o descanso durante o sono é importante, a sua alimentação é uma ótima aliada para o equilíbrio das emoções e do humor. A ingestão de alimentos e bebidas saudáveis e naturais, em vez de alimentos gordurosos e industrializados e bebidas artificiais, te ajudará a manter a saúde física e mental. Com isso, vai promover mais equilíbrio emocional e até melhorar a auto estima.
Rede de apoio:
Familiares e amigos podem ser de grande ajuda nesta fase da vida da mulher. Os mais próximos, e que te querem bem, são sinônimo de porto seguro para você falar sobre suas emoções. Porém, quando eles não puderem auxiliar, não hesite em buscar o aconselhamento profissional. Isso pode ser uma opção que fará grande diferença nos meses durante e depois da gravidez.
Exercícios para a mente:
A leitura, distrair-se, cuidar-se com carinho e respeito e os exercícios como mindfulness ou yoga para gestantes, são grandes aliados nesta fase. Busque informações. Muitas cidades contam com grupos especializados nos centros de saúde. Alguns convênios e hospitais promovem serviços para a saúde e bem estar mental das gestantes. Ao se falar de leitura, os contos infantis podem trazer momentos de descontração e conexão com esta linda fase da vida da mulher. Inclusive, há estudos que mostram que a leitura das histórias faz bem para a mamãe e para o bebê.
A gravidez pode ser uma época memorável, contudo é importante estar preparada para as mudanças que podem ocorrer em seu estado físico e especialmente, no emocional.
Lembre- se que as alterações físicas e emocionais na gravidez são normais.
Por isso, o não se sentir culpada e estar consciente delas, pode te ajudar a agir de maneira mais leve e positiva.
E, por fim, um último ponto importante: informe o seu médico ao sentir que suas emoções estão extremamente instáveis. Cuide se suas emoções estiverem à flor da pele. Ele poderá lhe orientar ou lhe indicar para aconselhamento profissional.
Sobre a autora
Maria Vilela George é formada em psicologia pela Universidade São Francisco, com pós graduações em Recursos Humanos e Marketing Internacional. Atualmente é aluna de mestrado em Educação pela South Florida University.
Atuou por mais de 33 anos no mundo corporativo, foi docente na área da Psicologia Organizacional. Hoje é escritora de literatura infantil e desenvolve trabalhos voltados ao atendimento em terapia breve on-line.
Em 2019 lançou seu primeiro livro de história infantil intitulado “O Laço que Virou Abraço” que trata das emoções. Criou os jogos “Lumen: Re-escrevendo sua História” e “Lumen Kids: Descobrindo as Emoções”.
É idealizadora do Método Lumen que compreende a educação emocional através dos contos e do lúdico e do projeto “As emoções sob diferentes olhares” que resultou na publicação de um livro de história infantil sobre as emoções “Sinto o que conto. Contos que sinto” em conjunto com mais 8 mulheres.
Hoje, Maria Vilela George vive na cidade de Homosassa, Flórida com seu esposo Deeb e seu maior objetivo é plantar sementinhas do bem no coração das crianças e dos adultos através das histórias e do lúdico.
Instagram: @metodolumen
Facebook: Maria Vilela George