Meninas, li um artigo no site www.guiainfantil.com.br e achei interessante repassar!
O texto fala sobre como estimular seu bebê no primeiro ano de vida.
Aproveitem a leitura!
Mil bjss
Nessa fase, o bebê não interage com brinquedos, mas, mesmo que ele não segure por muito tempo um chocalho leve, estimule o reflexo de preensão. Use estímulos sonoros com música e móbiles no berço, carrinho ou tapetes específicos para estimulação com contrastes de cores. Os pais também podem brincar de serra-serra serrador, esticando os cotovelos e dobrando-os para estimular o controle de cabeça.
Deite a criança de bruços, com o auxílio de um lençol dobrado em forma de rolo. Ofereça brinquedos de diferentes cores e texturas para que haja interesse em explorar o objeto, como bonequinhos de plástico, mordedores de tecido, livrinhos de pano e plástico. Incentive a criança a rolar mostrando um objeto, um brinquedo sonoro ou chamando-a.
Nessa fase, a criança quer explorar melhor o ambiente, aumenta seu campo visual, senta-se com apoio nas costas e necessita de brinquedos à sua frente (que imitam sons dos animais ou formas geométricas como bolas e cubos) para que alcance o objeto e fortaleça a musculatura das costas e abdômen. Também é interessante brincar de João Bobo na frente do espelho, desequilibrando a criança para que treine reações de equilíbrio, fortaleça a musculatura dos braços e favoreça sua imagem corporal.
Brinquedos que estimulem a criança a sentar-se sozinha numa superfície plana e com almofadas ao lado caso se desequilibre. Pode-se estimular com brinquedos de empilhar, encaixar, brinquedos bem barulhentos (telefones e pianinhos) e também durante o banho, aproveitando o momento para fortalecer a musculatura das costas em diferentes situações do cotidiano. Quando sentada, chame a criança por trás para que gire o tronco, preparando-a para engatinhar.
Estimule o engatinhar, colocando um lençol embaixo do bebê de bruços e puxe-o, imitando o engatinhar. Também é indicado estimular o bebê a se levantar, dando apoio com as mãos para fortalecer a musculatura das pernas. Ofereça brinquedos de encaixe e incentive a coordenação motora fina, orientando o bebê a segurar objetos com a ponta dos dedos.
Brinquedos apropriados para empurrar, visando o deslocamento e o movimento, desperta interesse nessa faixa etária. Evite o uso de andadores circulares, pois prejudicam a aquisição do andar. Estimule com brinquedos que abrem e fecham, de encaixe de objetos dentro de casinhas e brinquedos de empilhar.
Eba! Quando quiser…me ligue direto que te darei o “grand tour”! Alias, como a unidade de Vila Olimpia deu uma lotada, daqui a um mês abriremos uma nova encantadora unidade na Rua Melo Alves 571. Te mandarei convite para inauguração.
bjcas Glaucia
Cel:(11) 9-8389-9696
Cara Renata,
Adorei seu post e foi justamente por este motivo que montei a Steps Baby Lounge há 10 anos…para ajudar as mães a estimularem adequadamente seus pequenos. Nos últimos anos tanta coisa nova surgiu na área de neuroeducação, que até a pedagogia tradicional ficou um pouco ultrapassada, tornando até nossas pré-escolas obsoletas. A parceria que a Steps tem com o grupo de neuroeducadores (Project Zero) na Harvard Graduate School of Education resultou na criação de um programa pré-escolar (Sementinha) que visa otimizar o desenvolvimento integral da criança até os 4 anos, quando 80% da rede neural e estruturada.
Beijos!
Nossa, Glaucia, adorei saber disso! Depois quero fazer um post só falando sobre a Steps Baby Lounge! Muito obrigada pelas informações e parabéns pelo seu trabalho!
Mil bjs