Oi, meninas!
No post de hoje vou falar sobre assaduras.
Antes de ser mãe, achava que bebê tinha assaduras por puro descuido da mãe… Pois eu queimei minha língua! O José, desde recém-nascido, fazia fezes ácidas que, por mais que eu trocasse a fralda no mesmo minuto, deixava o bumbum dele totalmente vermelho. Era de dar dó mesmo, parecia carne viva! Meu coração se despedaçava…
A pele do bebê é bem mais sensível do que a de um adulto. E além dela ser mais fina, os recém-nascidos têm dificuldades em manter sua temperatura por meio do suor, o que faz com que a pele seja um obstáculo menos eficaz contra bactérias, fungos e, consequentemente, tenha mais irritações. A quantidade baixa de sebo e de pelos também colaboram para o aumento da sensibilidade.
Além disso, algumas situações são favoráveis para o surgimento de assaduras e da dermatite de fraldas, dentre elas, o calor e umidade causada pelo abafamento da fralda com fezes ou urina.
Para tentar ajudar algumas mamães, vou dar algumas dicas que me auxiliaram bastante e alguns produtos que podem fazer a diferença!
1) Lavar o Bumbum
Nos bebês com pré-disposição à assaduras, o ideal é, em vez de passar algodão úmido ou lenço umedecido, lavar o bumbum e secar com toalha (apenas pressionando e não esfregando).
2) Observe a alimentação
Caso seu bebê amamenta no peito, observe sua alimentação e, caso ele já coma normalmente, observe a dele. Alguns bebês são mais intolerantes a certos tipos de alimentos, causando as fezes ácidas que rapidamente assam o bumbum.
3) Dê atenção à fralda
Algumas fraldas podem causar alergia nos bebês e o tamanho também faz diferença! Muitas vezes, fraldas muito justas abafam ainda mais e colaboram para o aparecimento das assaduras.
4) Escolha um produto de qualidade e aposte na prevenção
A escolha do produto faz toda diferença! Indico muito o creme para prevenção de assaduras Baby Dove que possui 3 mecanismos de ação: barreira protetora contra ação da urina e fezes, barreira lubrificante contra atrito e neutralização imediata do pH. A neutralização do pH ocorre em segundos e contribui para a não exposição do pH alcalino que acontece pela reação entre alguns componentes das fezes e urina.
5) Tire toda pomada da troca anterior
Uma vez me passaram essa dica, de sempre tirar absolutamente toda pomada do bumbum do bebê, não deixando nem um pouquinho, mesmo quando seja apenas xixi! Isso porque a pomada “velha” acumula resíduos da urina e das fezes, fazendo com que as assaduras apareçam. Por isso, a escolha do produto, como citei no item anterior, é tão importante. A pomada contra assaduras da Baby Dove foi desenvolvida para ser facilmente espalhada, e é de fácil remoção, não machucando a pele do bebê na hora da retirada.
6) Confie no seu jeito
Cada bebê é um. Eu tive gêmeos e minha filha não tinha nada de assaduras e meu filho tinha. Nós, mães, conhecemos o jeitinho dos nossos filhos, o que é melhor para cada um deles. O que funciona para um, pode não funcionar para o outro! Confie no que você acha que é melhor para o seu bebê!
Oi Renata! Sou mãe de dois (um menino com 3 anos e uma menina com 1 e 8 meses). O primeiro tinha muitas assaduras e enquanto ele usou fraldas testei milhares de pomadas. Na segunda a situação já foi bem diferente. Desde que ela nasceu eu uso maizena. Ela não teve assaduras. Passo sempre depois do banho e se está vermelhinha. É uma dica das “vovós” que funciona muito bem!!! É só polvilhar uma pouquinho e pronto! Na próxima troca o vermelho já foi embora! Bjs e parabéns pelo blog! Me ajuda demais no dia-a-dia!
Re! Que dica preciosa desse Dove!! O bumbum do Fernando assa mto tb!!! Mta do!! Vou comprar amanhã!! Bjocas
Nossa ostei
Que legal gostei das dicas
Gostei dos comentários,vou passar para minha filha usar no meu neto que está para chegar!