Olá, moms!
Tudo bem?
Hoje nossa colunista de nutrição, a Andrea Ierizzo, nos fala um pouco sobre como se alimentar de forma saudável durante a gravidez. Recebemos muitos email solicitando esse tipo de dicas. Afinal, toda grávida deseja consumir o melhor para seu bebê e se manter saudável ao mesmo tempo.
Para quem está nessa fase, vale a leitura!
Espero que gostem!
Mil Bjss
______________________________________________________________________
Dicas básicas de alimentação para manter uma gestação saudável e evitar o ganho de peso extra
Olá!
A gestação é um período onde existem diversas mudanças fisiológicas, metabólicas e até comportamentais da mulher. É um período maravilhoso, porém, de muita ansiedade e preocupações, que envolve desde o quarto do bebê até aquela calça que amamos e que já não serve mais.
Essa ansiedade muitas vezes faz com que os ataques a alimentos calóricos sejam mais frequentes e é aí que precisamos ficar mais atentas à nossa alimentação, já que o ditado “Agora você pode comer por dois” é um mito.
Para garantir o bom desenvolvimento do feto, bem como a saúde física e mental da gestante é essencial um aporte nutricional adequado. Ou seja, quanto mais saudável for a alimentação nesse período, mais adequado será o ganho de peso.
A gestação tem sido apontada como facilitador da obesidade na vida da mulher, tendo como referência o aumento do tecido adiposo nas gestantes. Ou seja, quanto maior e mais inadequado for o ganho de peso, maior a dificuldade de perder esses quilos extras após o parto.
Seguem dicas práticas para manter uma gestação saudável:
- Aumentar o consumo de água – Aqui, a dica é manter sempre uma moringa ou squeeze com você, seja no trabalho ou em casa. Se isso não funcionar e você continuar não bebendo de 1,5 a 2 litros durante o dia, coloque o celular para despertar a cada 1 hora para que você se lembre. Podemos também saborizar a água, colocando fatias de frutas como laranja e limão no recipiente.
- Aumentar o consumo de fibras – É muito comum as mulheres grávidas se queixarem de prisão de ventre. Portanto, inclua nas refeições muitas hortaliças e sementes como linhaça, chia, aveia e gergelim. Salpique as sementes por cima das saladas, frutas e sucos. Os alimentos integrais também são bem importantes para aumentar as fibras da dieta, inclua na sua alimentação.
- Para evitar sintomas como Sialorréia (salivação excessiva), Pirose (azia), náuseas e vômitos – Fracione a alimentação em 6 refeições diárias, fazendo as 3 refeições principais – café da manhã, almoço e jantar e intercale com pequenos lanches pela manhã e pela tarde.
- Para aquela fominha que muitas vezes aparece de madrugada, procure deixar alimentos saudáveis ao lado da sua cama, como barrinhas de cereais, frutas e iogurtes. Assim, você evita levantar da cama (já que você vai ter que levantar muitas vezes depois que o bebê nascer risos) e consumir alimentos mais calóricos, como pães, biscoitos ou doces.
- Dê preferência para alimentos assados, cozidos e grelhados. Evite frituras!!!
- Dê preferência para chás, como: erva doce, camomila, erva cidreira, capim limão. Evite chá preto, chá branco, chá verde, chá mate, banchá, boldo, hortelã e chá de canela. Eles parecem inofensivos, porém podem causar intoxicação ou diminuir a quantidade de leite. Evite também o café, uso excessivo de adoçantes, chocolates, refrigerantes a base de cola. Abolir o consumo de álcool e fumo.
- Inclua alimentos protéicos nas refeições como carnes, lentilha, feijão, ervilha, quinoa, edamame. As proteínas são alimentos essenciais para construção de tecidos, importantes para o desenvolvimento da criança.
- Mantenha sua geladeira com alimentos saudáveis, como verduras, frutas, legumes, iogurtes, assim, não terá espaço para alimentos calóricos, com muita gordura ou açúcar.
- Dê preferência para temperos naturais como manjericão, orégano, salsa, cebolinha. Diminua a ingestão de alimentos industrializados, como temperos e embutidos, por exemplo. A quantidade de sódio é sempre mais alta nesse tipo de alimento. Descasque mais e desembale menos!
Andrea Ierizzo, Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, focada em Tratamento para Obesidade e Gestantes. Trabalha com reeducação alimentar, ensinando as pessoas a se alimentarem bem para o resto da vida.
Tel: 3849-0787