sexta-feira, 5 setembro, 2025

Dermatite atópica em bebês: Quais são os cuidados?

Olá, moms!

Tudo bem?

O Olavinho, meu filho, tem muita alergia na pele. Com muita frequência a pele dele fica vermelha, grossa e coçando muito. Os lugares que mais sofrem são as mãos, as dobrinhas dos braços e joelhos, atrás da orelha e no pescoço.

Conversei com minha dermatologista que adoro, a Dra. Juliana Macéa, e ela o analisou e disse que se chama dermatite atópica, e que isso também é muito comum nos bebês.

Pedi, então, para ela escrever um post para me orientar e também alertar as mães para evitar que isso aconteça.

Nessa época de frio podem aparecer lesões de pele nos pequenos, a dermatite atópica em bebês, e precisamos ficar atentas para evitar que elas apareçam. Alguns cuidados podem ser tomados, e a Dra. Juliana explica tudo para a gente no post de hoje!

Confiram!


Nessa época de frio observamos uma piora significativa na pele das crianças que têm dermatite atópica. O que é essa doença?

De maneira simplificada podemos dizer que a atopia é uma tendência alérgica crônica. Pacientes atópicos têm uma sensibilidade maior a substâncias com potencial irritante como poeira, ácaros, perfumes e até mesmo a variações de temperatura.

No sistema respiratório, a atopia pode se manifestar por crises frequentes de rinite. Já na pele a manifestação é na forma de dermatite. Não necessariamente o paciente precisa ter sintomas respiratórios e de pele, mas a associação é muito frequente.

Na dermatite atópica em bebês, é comum que um dos pais tenha antecedente de atopia na infância.

Dermatite atópica em bebês: quais são os cuidados? - Just Real Moms

As lesões de pele costumam ser bem típicas nos pequenos e costumam se manifestar a partir dos 6 meses de idade, melhorando por volta dos 6 anos. Os locais mais acometidos são as bochechas e as chamadas áreas de dobras- “atrás” dos cotovelos e dos joelhos.

Quando a dermatite atópica em bebês surge de forma leve, observamos apenas uma vermelhidão e uma leve aspereza nessas áreas. Em formas mais intensas, a vermelhidão fica mais evidente e podem aparecer micro-crostas, descamação e a pele vai ficando mais espessa pelos episódios frequentes de inflamação.

Quando a dermatite atópica em bebês surge, é preciso seguir cuidados bem rígidos com a pele:

  • Banho: deve ser rápido, com água morna, pouco sabonete e nunca a pele deve ser esfregada com bucha. Banhos quentes e longos irão ressecar demais a pele da criança atópica favorecendo crises de dermatite. Evite mais de um banho por dia.
  • Hidratante: é fundamental! Deve ser aplicado diariamente logo após o banho para facilitar a aplicação e adesão ao uso.
  • Perfumes, maquiagem: para as crianças com atopia mesmo as formulações infantis devem ser evitadas.
  • Roupas: em contato direto com a pele use sempre roupas de algodão e procure lavá-las com sabão infantil, pouco amaciante, e enxague bem para evitar resíduos dos produtos de limpeza.
  • Natação: a criança pode fazer, mas de preferência a água deve ser sem cloro e deve-se tomar uma chuveirada logo que sair da piscina.

Com relação ao tratamento, cada criança – e até mesmo cada crise – deve ser avaliada individualmente. O hidratante é sempre fundamental.

Quando as lesões estão piores indicamos cremes imunomoduladores, cremes de corticóide e, às vezes, quando a criança se coçou muito e há sinais de infecção é necessário associar antibiótico tópico.

Os antialérgicos orais ajudam a aliviar a coceira que geralmente é intensa. Em crises muito intensas pode ser necessário o uso de imunomoduladores orais.

Dermatite atópica em bebês: quais são os cuidados? - Just Real Moms

Aproveito a oportunidade para divulgar o site da associação de apoio a dermatite atópica, onde quem busca mais informações poderá encontrá-las. É o AADA.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Juliana Macéa

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

14 COMENTÁRIOS

  1. Minha filha tem 1 e ano e 7 meses e foi diagnosticada com dermatite atópica. Os cremes funcionam bem na pele, controlando as lesões, porém ela coça muito a cabeça, atrapalha até a dormir. Tem algum shampoo específico para ajudar? Porque é bem difícil passar a pomada no couro cabeludo, ela tem muito cabelo!

  2. Meu filho de um ano , está a tres dias com a pele avermelhada, braço rosto pernas o corpo inteiro e fica aspero, mas nao coça, falam que é o calor, mas na dúvida levarei ao médico.

  3. Depois de testar vários hidratantes “potentes” como o Fisiogel e um da Mustela, o que realmente resolveu foi a linha Restoraderm da Cetaphil. Tem o sabonete e o hidratante e eles são bastante eficientes paga o problema. Nos Estados Unidos, a Cetaphil Restoraderm lançou uma versão chamada “Eczema” (outro termo utilizado para este problema da dermatite atopica que é ainda melhor.
    O único “problema” é o preço; no Brasil custam em torno de 100 reais e nos EUA, $12.

  4. Esqueci de dizer que o hidrdatante que estamos usando chama se HIDRAKIDS…e que o xarope que segundo a pediatra dele é bom para alergia é HISTAMIM mas descobri que xarope de DEXAMETASONA é bom para dermatite.

  5. Meu neto está tendo essa dermatite e estamos tratando com muito hidratante, a dermatite dele é dessa que só fica vermelha as bochechas e as dobrinhas coça muito a cabeça os olhos.O ÚNICO LUGAR QUE FICOU ASSIM MEIO QUE NO (VIVO) FOI ATRÁS DAS ORELHAS. ESTAMOS USANDO DXAMETASONA CREME E XAROPE TAMBÉM …

  6. Meu filho apresentou as lesões principalmente no rosto a partir do 3o.mês. A pediatra demorou muito para diagnosticar, e quando o fez, já estava com 5 meses, e com lesões muito fortes, passando medicamentos, hidratantes, cremes que não ajudaram. Levamos na dermatologista, que mudou os cremes e também não resolveu. Troquei de pediatra que passou outros medicamentos, e nada. Por fim, quando fez 1 ano e 1 mês, levei-o em um Alergologista que foi a salvação, sendo que em menos de 1 semana de tratamento meu filho já estava muito bem.
    Na primeira semana de tratamento usamos o Allegra, e creme manipulado Tacrolimus em dosagem especifica para o rosto e resto do corpo nas lesões. O Tacrolimus é praticamente o mesmo que o Elidel, porém o médico passou especifico, pois o Elidel não resolveu o caso dele quando a pediatra passou no inicio quando ele tinha 5 meses. Esses medicamentos precisam que o Dr. avalie o estado de seus filhos para que usem neles. Recomendo um Alergolosita para avaliação.
    O Alergologista também passou, o sabonete Kalima (Theraskin) no banho, e hidratante Hydraporin (mantecorp) – após banho passar o hidratante e só depois enxugar a pele tocando suavemente sobre a pele – o Dr. frisou muito que o hidratante se passa antes de secar a pele. Besuntar o filhote…rsss
    Depois de 1 semana com os cremes, as lesões sumiram, e mantivemos o hidratante e sabonete até hoje que ele está com 2 anos e 1 mês. O Tacrolimus usamos somente quando aparece alguma lesão, porém usamos somente 4x depois da semana de ouro. O princípio de tudo sempre é manter hidratada a pele. Todas as recomendações do post são fundamentais.
    Hoje estou muito feliz pois conseguimos vencer e mantemos essa rotina do sabonete e hidratante. Ele está com 2 anos e 1 mês e sem nenhuma lesão na pele faz uns 10 meses.

  7. Meu bebê é super alergico! O único hidratante que uso na pele dele que não tem álcool é o Dermovance. E dou banho na banheira com aquele comprimidinho de permaganato quando esta com a alergia atacada. Funciona.

  8. Bom dia!!!
    Meu filho teve essa dermatite no rosto e a única coisa que resolveu de fato no meu caso foi Aveia Coloidal. A única coisa é que na época não tinha no Brasil para vender. Não sei como está hoje. Vale a pena as mamães buscarem informações para seus filhos sobre essa aveia.
    Espero ter ajudado!!!! Parabéns pela matéria!!!

    • O produto Probiatop resolve bastante, pode usar de 0 a dois anos tambem. Reduz a severidade dos sintomas e aumenta o espaço de tempo entre uma crise e outra. Melhora a imunidade da criança, contra o aparecimento das alergias.

  9. Meu bebê teve bastante dermatite atopica eum hidratante otimi qye uamos ate hoje é o Fisiogel AI Loção, que alem de hidratar acalma a pele do bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

9 cuidados para garantir as férias perfeitas em família!

As férias de janeiro estão ai e trouxemos dicas com 9 cuidados para garantir que tenham férias perfeitas em...

A importância de monitorar o Hormônio Anti-Mulleriano (HAM)

Você sabe a importância de monitorar o Hormônio Anti-Mulleriano (HAM)? Venha entender como essa avaliação auxilia você e aumenta...

7 Cuidados para não errar na compra do carrinho de bebê – por Priscila Goldenberg

  Olá, moms! Tudo bem? Hoje trazemos uma novidade muito legal aqui no Just Real Moms especialmente para vocês, mamães! Convidamos a...

Como agir quando nossos filhos estão tristinhos? – por Carla Poppa, psicóloga

  Oi, meninas! Tudo bem?   A dica de hoje é de uma de nossas colunistas, a psicóloga infantil Carla Poppa. Ela...