Olá, moms!
Todas sabemos que, hoje em dia, as redes sociais são super utilizadas, inclusive por crianças. Mas para os pequenos, esses meios podem ser bem perigosos, já que o acesso está disponível para pessoas de todas as idades, que podem ser mal intencionadas.
Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para as mães com filhos um pouco mais crescidinhos, que já estão na fase de querer acessar algumas destas redes.
Já existem nos celulares e tablets, aplicativos que se assemelham ao Instagram e ao Youtube, só que voltados exclusivamente para os pequenos, ou seja, são redes sociais para crianças. Assim, os pais podem ficar mais tranquilos em relação ao conteúdo e segurança. Vou contar um pouco mais sobre eles!
Kuddle
O Kuddle é uma rede social para crianças muito semelhante ao Instagram. Nele, crianças de todas as idades podem compartilhar suas fotos de maneira segura. O app conta com constantes controladores de conteúdo, mas, ainda assim, o Kuddle defende a importância da monitoração dos pais.
Uma das propostas do aplicativo é prevenir contra o cyberbullying e, para isso, o aplicativo tem como mascote o personagem Kodi Kuddle, que incentiva a etiqueta online e mostra que a inclusão é mais legal do que a exclusão dos amiguinhos.
Um dos diferenciais que contribui para a segurança do aplicativo é que ele não permite a inserção de hashtags, comentários, marcações de foto e ferramenta de localização geográfica.
Além disso, logo quando a criança ingressa no aplicativo, antes postar alguma foto, precisa responder à perguntas educacionais para que haja o estabelecimento de um bom comportamento.
É uma opção muito saudável e divertida, já que o app disponibiliza a ferramenta de simples edição e de desenho! As crianças também podem entrar em grupos com temas como artistas, comidas, esportes e moda.
Saibam mais e baixem aqui.
Youtube Kids
O Youtube é a plataforma mais popular para assistir vídeos. Apesar de os vídeos passarem por filtros, nem sempre isso é garantido e existem conteúdos impróprios para algumas idades que acabam sendo de fácil acesso para as crianças, especialmente quando elas estão com um celular ou um tablet nas mãos.
Por isso, este ano, a Google inaugurou o Youtube Kids, que conta apenas com vídeos infantis. No app, existem funções de busca dos vídeos e interatividade, tudo com uma interface bem colorida, que agrada os pequenos.
A indicação dessa plataforma é para crianças de até 10 anos e o legal é que os pais têm total controle sobre o aplicativo, em funções como escolher o tempo de limite para uso, desativação de som, selecionar os vídeos que os filhos vão ver e desativar o campo de pesquisa.
É um aplicativo muito legal e aparentemente bem seguro. Acho que deixa a gente bem mais tranquila! O Youtube Kids foi desenvolvido tanto para Android, como para iOS, mas infelizmente ainda não chegou ao Brasil. Ainda não há previsão, mas vamos torcer!
As redes sociais para crianças são seguras, mas não dispensam cuidados. Independente dessas plataformas, devemos ficar sempre atentas e monitorar o uso dos aplicativos, afinal, a gente nunca sabe o que pode acontecer.
Mas, com certeza, é um ambiente menos propenso a conteúdos impróprios e bem mais seguro. E os pequenos vão gostar bastante das interfaces dos aplicativos, deixando o uso das redes sociais mais educativo e divertido!