Olá, meninas!
Tudo bom?
Quem nos acompanha aqui no blog sabe que fomos convidadas por OMO Puro Cuidado para falar sobre as #PrimeirasDescobertas da maternidade. A partir de hoje vamos compartilhar um pouco mais das nossas experiências e a primeira é muito especial: o primeiro varal com as roupinhas do bebê.
A preparação do enxoval é um dos momentos mais gostosos da gravidez. Comprar as roupinhas pensando no bebê e imaginar a carinha que ele terá é uma delícia! Já na hora de organizar tudo para a chegada do pequeno é importante não deixar escapar nenhum detalhe.
Mesmo com tudo feito à dedo pelas mamães, é muito comum as mulheres mais experientes da família quererem ajudar. As futuras avós costumam opinar e dar ótimos conselhos! O mesmo acontece com as nossas sogras, tias e outras mulheres que já vivenciaram gravidezes na família.
No nosso caso não foi diferente, vejam os nossos depoimentos:
Juliana: “Quando eu estava grávida do meu primeiro filho, o Olavinho, hoje com seis anos, contei com a ajuda da minha mãe para lavar as roupinhas do enxoval. Lembro que separamos as roupinhas por tamanho, começando a lavar primeiro as RN (recém-nascido) e depois as que vão até três meses. Lavamos cada uma das peças na mão com sabão de coco, que na época era o mais indicado. Vou confessar que a minha mãe lavou a maioria delas, porque eu estava com barrigão! Quando eu vi todas as roupinhas lavadas, no varal, foi uma das sensações mais gostosas do mundo: o bebê está chegando! É nessa hora que realmente cai a ficha de que o seu filho logo estará nos seus braços e não tem nada mais delicioso do que sentir isso!”
Renata: “Grávida dos gêmeos José e Maria Antônia, hoje com cinco anos, fui internada com suspeita de parto prematuro, o que realmente aconteceu. Contei com a ajuda da minha mãe, que com todo o amor do mundo preparou o enxoval dos bebês. Ainda assim, me deliciei com o momento! A família fica unida, dando palpites e ajudando. Meu envolvimento com o cuidado com as roupas aconteceu após o nascimento dos meus pequenos. Afinal, quando recém-nascidos, as roupinhas ficam constantemente sujas. A cada mamada pode ter uma regurgitada. O cocô é mais líquido e muitas vezes acaba vazando. Cheguei a trocar a roupa deles em torno de seis vezes por dia! Mesmo após o nascimento, a lavagem do enxoval é um momento super importante que exige bastante cuidado, mas faz com que fiquemos ainda mais próximas dos nossos filhos!”
É quando vemos o enxoval lavado e prontinho para esperar a chegada do bebê que parece cair a ficha da emoção de ser mãe e ver nosso bebê vestindo essas roupinhas! E após este momento especial, as lavagens das roupinhas serão muito mais constantes do que as mães imaginam!
Para facilitar este processo, algumas dicas são valiosas:
Quando começar a lavar?
Antes do bebê nascer temos que lavar as peças de um jeito todo especial, para que as roupas não agridam a pele delicada do recém-nascido. O ideal é realizar a lavagem por volta da 29ª semana.
O que devemos lavar?
Todas as peças que entrarão em contato com a pele do bebê. Antes e após o nascimento, todos os tecidos que entrarão em contato com a pele delicada, como roupa de cama e banho, mantas e fraldinha de boca, devem ser higienizados. Hoje sabemos que o mais indicado é lavar as roupas dos bebês na máquina, porque o enxague é melhor para retirar os resíduos de sabão.
Como devo lavar na máquina?
Para proteger as peças, basta selecionar o ciclo especial para roupas delicadas ou colocá-las em saquinhos próprios para lavagem na máquina.
Quais outros cuidados devemos tomar?
As roupas dos bebês devem ser lavadas separadamente do restante da família, evitando o contato da sujeira, suor e outros resíduos. É importante destinar baldes e produtos de lavagem exclusivos para as peças dos bebês. Além disso, é importante o uso de sabão e amaciante apropriados e dermatologicamente testados.
Qual sabão mais apropriado para as roupas do bebê?
A nossa recomendação é OMO Puro Cuidado. Com fórmula hipoalergênica e dermatologicamente testada é seguro para peles delicadas, removendo as manchas mais comuns de todas as fases de desenvolvimento da criança.
Agora nós queremos saber: Como foi a experiência do primeiro varal para vocês? Compartilhem esta e outras descobertas conosco por meio da #PrimeirasDescobertas e confiram mais sobre o tema clicando aqui!