Olá!
O assunto de coleta de células-tronco do dente de leite está super em alta e não poderíamos deixar de falar sobre este assunto por aqui! Para isso, convidamos nossa colunista, a ortodontista Dra. Paola Vidigal da clínica De Micheli (@clinicademicheli), para nos esclarescer algumas dúvidas!
Vale muito a pena a leitura!
Mil Bjsss
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Por que células-tronco da polpa do dente de leite são tão especiais?
A polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco. Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:
Como é feito o armazenamento da polpa do dente e também das células-tronco obtidas da polpa do dente?
Da mesma forma como acontece com o armazenamento das células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical. Ao ser extraído, o dente de leite deve ser colocado em tubos (fornecidos pela empresa especializada no assunto) e mantidos à uma temperatura constante de -196º, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo inderteminado. Essa polpa será cultivada com a finalidade de extrair e multiplicar as células-tronco mesenquimais multipotentes.
Quais as vantagens do armazenamento das células-tronco da polpa do dente de leite?
Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também à toda sua família.
Como se obtém a polpa do dente de leite?
A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo, que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos.
Qual a qualidade dessas células-tronco?
Essas células-tronco são células jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto, ideais para um futuro tratamento de doenças degenerativas.
Bom dia! Tenho um filho com uma síndrome incompleta de moebius, ele tem uma paralisação, ou seja é mais uma lentidão do lado esquerdo do rosto, a síndrome é caracterizada por face com mascara, porque a criança não tem muita expressão facial, e ele tem também uma atraso no desenvolvimento psicomotor, ele tem 1 ano e 10 meses, faço fono e fisio com ele e gostaria de saber se essas células tronco podem ajudar no tratamento do meu filho, e de que forma? Moro no MT e sempre estou querendo saber sobre tratamentos e alternativas pro meu filho ter uma vida melhor, sou dentista e acho que teria mais facilidade para conseguir coletar isso do meu filho quando haver a troca de dentes.. Aguardo uma resposta..Obrigada
Ola Suzy, boa tarde!
As pesquisas com celulas-troncos estão evoluindo muito nos últimos anos, mas ainda nenhuma “cura” efetivamente comprovada aconteceu. São promessas esperadas para um futuro talvez não muito distante. Converse com o médico de seu filho se já existem pesquisas em relação a essa síndrome, mas me parece muito indicado no seu caso, se houver condições em fazer o armazenamento… (Entre em contato com o Centro de Criogenia do Brasil sobre a coleta em sua regiãob quando ele tiver uns 5-6 anos)
espero ter ajudado,
com carinho,
Paola
Gostaria de saber como é feita esta coleta, se o dente tem que ser extraído pelo dentista ou quando caí naturalmente, e o custo para mante-lo na clínica especializada.
Grata
Bia Callas
Ola maria beatriz, boa tarde!
O dente deve ser extraido pelo dentista, e colocado num recipiente específico, assim sera encaminhado para um centro onde sera feita o armazenamento das celulas. o custo voce pode se informar pelo CCB (Centro de Criogenia Brasil), paga-se uma anuidade pelo armazenamento, infelizmente não sei o valor exato. Mas é semelhante ao custo do armazenamento de celulas do cordão umbilical.
espero ter ajudado!
grata
Paola