sexta-feira, 5 setembro, 2025

A mãe da mãe – por Marcela Feriani

Olá! Esta semana recebi de uma amiga um texto incrível, que fala sobre a mãe da mãe!

Afinal, o que se passa na cabeça das nossas mães, ao verem nós (as filhas delas), nos tornarmos mães?

Este texto foi escrito pela Marcela Feriani, do Canjica!

Muito emocionante! Espero que gostem! Ah, e aproveitem para ler alguns texto escrito pelas próprias avós!

Mil Bjss


A mãe da mãe

de mae para mae

Enquanto os olhos do mundo estão no bebê que acaba de nascer, a mãe da mãe enxerga a filha, recém-parida. O papel de avó pode esperar, pois é a sua menina que chora, com os seios a vazar.

A mãe da mãe esfrega roupinhas manchadas de cocô, varre o chão, garante o almoço. Compra pijamas de botão, lava lençóis sujos de leite e sangue. Ela sabe como é duro se tornar mãe.

No silêncio da madrugada, pensa na filha, acordada. Quantas vezes será que foi? Aguentará a manhã com um sorriso? Leva canjica quentinha e seu bolo favorito.

Atarefada, a mãe da mãe sofre em silêncio. Em cada escolha da filha, relembra suas próprias. Diante de nova mãe, novo bebê, muito leite e tanto colo, questiona tudo o que fez, tempos atrás. Tempo que não volta mais.

Se hoje é o que se tem, então hoje é o que é. Olha nos olhos, traz pão e café. Esse é o colo, esse é o leite. Aqui e agora, presente.

A mãe da mãe ajuda a filha a voar. Cuida de tudo o que está às mãos para que ela se reconstrua, descubra sua nova identidade. Ela agora é mãe, mas será sempre filha.

Toda mãe recém-nascida precisa dos cuidados de outra mulher que entenda o quanto esse momento é frágil. A mãe da mãe pode ser uma irmã, sogra, amiga, doula, vizinha, tia, avó, cunhada, conhecida.

O fato é que o puerpério necessita de união feminina, dessa compreensão que só outra mãe consegue ter.

O pai é um cuidador fundamental, comanda a casa e se desdobra entre mãe e filho, mas é preciso lembrar que ele também acaba de se tornar pai, ainda que pela segunda ou terceira vez.

a mae da mae

Escrito por Marcela Feriani, do Canjica

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

10 COMENTÁRIOS

  1. Minha mae nem me visita meu coração dói em lembrar estou literalmente sozinha .. tive minha sogra graças a Deus por uma semana me ajudando com tudo mas ela mora em outra cidade e trabalha teve q ir embora .. como tô sentindo a falta dela as vezes só queria um descanso …sei q passa é só uma fase ..

  2. Lindo texto, estou vivendo isso hoje. Graças a Deus! Ele me deu a oportunidade de fazer para minha filha o que recebi da minha mãe. É só alegria. Estou curtindo muito essas duas bênçãos que Deus me deu. Minha filha me deu uma neta linda.

  3. Muito lindo e emocionante, se todas as mães das mães tivessem este entendimento acho que seria bem mais fácil ser mãe, eu por exemplo não tive quem me ajudasse, mas consegui sobreviver, kkkkkkkkk.

    • Achei tão lindo,sempre procuro por este texto.Assim fez minha mãezinha por mim.Assim farei por minha filha,qdo e se for mãe.E qdo for minha nora,TMB estarei a postos..TD já esclarecido,kkkk

  4. Que linda mensagem! Parabéns,a Escritora. As pessoas precisam é destas divulgações positivas, estimulos para uma perfeita harmonia entre os seres humanos, Amor e Dedicação!

  5. Simplesmente maravilhosa a sua colocação como mãe de mãe. Adorei demais as suas palavras, de muita inteligência e sentimento. Eu, ainda sou apenas mãe de um menino e já me dou por satisfeita, pois dediquei e dedico tempo integral a ele. Ser mãe é uma vez só nessa passagem, por isso faço o máximo, para não me arrepender mais tarde. Amo ser mãe. Creio que amarei muito em ser mãe de mãe!!!
    Marcela meus Parabéns!!! beijos Elisa
    Li no facebook de minha sobrinha, mãe nova e sua mãe é a mãe de mãe e está babando…. pode me enviar por facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Busca pela maternidade: Qual é o limite para a mulher?   

Hoje, compartilhamos um texto do Dr. Davi Buttros – médico especialista em reprodução humana dedicado ao trabalho com mulheres...

Guia Prático de Cuidados no Parquinho

Quem nunca passou algum sufoco no parquinho com os filhos? Hoje trouxemos um Guia Prático de Cuidados no Parquinho...

Ansiedade infantil: Nossos filhos vivem a geração mais triste da história

  Oi moms, Uma grande amiga me enviou um texto muito interessante sobre ansiedade infantil, com uma entrevista com o Dr....

Os medos e suas fases: ajude seu filho a superar!

  Oi, moms! Ultimamente tenho reparado que estão surgindo medos novos nos meus filhos: de pessoas fantasiadas, de quando eu saio...