segunda-feira, 8 dezembro, 2025

Estimule seu bebê!

Meninas, li um artigo no site www.guiainfantil.com.br e achei interessante repassar!

O texto fala sobre como estimular seu bebê no primeiro ano de vida.

Aproveitem a leitura!

Mil bjss

 

 

 

Nessa fase, o bebê não interage com brinquedos, mas, mesmo que ele não segure por muito tempo um chocalho leve, estimule o reflexo de preensão. Use estímulos sonoros com música e móbiles no berço, carrinho ou tapetes específicos para estimulação com contrastes de cores. Os pais também podem brincar de serra-serra serrador, esticando os cotovelos e dobrando-os para estimular o controle de cabeça.

 

 

 

Deite a criança de bruços, com o auxílio de um lençol dobrado em forma de rolo. Ofereça brinquedos de diferentes cores e texturas para que haja interesse em explorar o objeto, como bonequinhos de plástico, mordedores de tecido, livrinhos de pano e plástico. Incentive a criança a rolar mostrando um objeto, um brinquedo sonoro ou chamando-a.

 

 

 

Nessa fase, a criança quer explorar melhor o ambiente, aumenta seu campo visual, senta-se com apoio nas costas e necessita de brinquedos à sua frente (que imitam sons dos animais ou formas geométricas como bolas e cubos) para que alcance o objeto e fortaleça a musculatura das costas e abdômen. Também é interessante brincar de João Bobo na frente do espelho, desequilibrando a criança para que treine reações de equilíbrio, fortaleça a musculatura dos braços e favoreça sua imagem corporal.

 

 

 

Brinquedos que estimulem a criança a sentar-se sozinha numa superfície plana e com almofadas ao lado caso se desequilibre. Pode-se estimular com brinquedos de empilhar, encaixar, brinquedos bem barulhentos (telefones e pianinhos) e também durante o banho, aproveitando o momento para fortalecer a musculatura das costas em diferentes situações do cotidiano. Quando sentada, chame a criança por trás para que gire o tronco, preparando-a para engatinhar.

 

 

 

Estimule o engatinhar, colocando um lençol embaixo do bebê de bruços e puxe-o,  imitando o engatinhar. Também é indicado estimular o bebê a se levantar, dando apoio com as mãos para fortalecer a musculatura das pernas. Ofereça brinquedos de encaixe e incentive a coordenação motora fina, orientando o bebê a segurar objetos com a ponta dos dedos.

 

 

 

Brinquedos apropriados para empurrar, visando o deslocamento e o movimento,  desperta interesse nessa faixa etária. Evite o uso de andadores circulares, pois prejudicam a aquisição do andar. Estimule com brinquedos que abrem e fecham, de encaixe de objetos dentro de casinhas e brinquedos de empilhar.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

3 COMENTÁRIOS

  1. Eba! Quando quiser…me ligue direto que te darei o “grand tour”! Alias, como a unidade de Vila Olimpia deu uma lotada, daqui a um mês abriremos uma nova encantadora unidade na Rua Melo Alves 571. Te mandarei convite para inauguração.
    bjcas Glaucia
    Cel:(11) 9-8389-9696

  2. Cara Renata,
    Adorei seu post e foi justamente por este motivo que montei a Steps Baby Lounge há 10 anos…para ajudar as mães a estimularem adequadamente seus pequenos. Nos últimos anos tanta coisa nova surgiu na área de neuroeducação, que até a pedagogia tradicional ficou um pouco ultrapassada, tornando até nossas pré-escolas obsoletas. A parceria que a Steps tem com o grupo de neuroeducadores (Project Zero) na Harvard Graduate School of Education resultou na criação de um programa pré-escolar (Sementinha) que visa otimizar o desenvolvimento integral da criança até os 4 anos, quando 80% da rede neural e estruturada.
    Beijos!

    • Nossa, Glaucia, adorei saber disso! Depois quero fazer um post só falando sobre a Steps Baby Lounge! Muito obrigada pelas informações e parabéns pelo seu trabalho!
      Mil bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Virou mãe e está sonhando em ter horário flexível? Esse post é para você!

Em janeiro, fui convidada para participar do evento Viva Mary Kay 2018 em São Paulo, exclusivo para as Consultoras...

O que precisa ter uma babá?

Hoje em dia, não tem coisa mais difícil do que encontrar uma boa babá. Alguém que seja profissional, tenha...

Carta deste marido para sua esposa vai mudar sua maneira de pensar sobre as mães que ficam em casa

  Olá! Esses dias li um texto muito lindo no site Pop Sugar sobre as mães que ficam em casa e...

Busca pela maternidade: Qual é o limite para a mulher?   

Hoje, compartilhamos um texto do Dr. Davi Buttros – médico especialista em reprodução humana dedicado ao trabalho com mulheres...