Oi, meninas!
No post de hoje, vou dar algumas dicas para tornar o dia a dia com as crianças mais leve!
Poder cuidar dos filhos 24 horas/dia é extremamente gratificante! Dedicar-se aos cuidados com os pequenos é maravilhoso e muito importante. Porém, às vezes, ficamos MUITO cansadas e estressadas com essa rotina e acabamos até mesmo descontando nos filhotes, no marido e em quem mais estiver pela frente… É aí que mora o problema!
Eu me dedico aos gêmeos desde que eles nasceram. Agora divido a atenção com o blog (o que me demanda muito), porém, só escrevo nos horários em que eles estão dormindo e sei bem o que é ficar completamente exausta física e mentalmente… Apesar de ter uma babá que me ajuda, não consigo delegar as coisas para ela! Eu quero fazer tudo: trocar fraldas, dar banho, café da manhã, almoço, jantar, lanchinho, brincar, desfraldar, fazer o leitinho, dormir com a babá eletrônica e falar “não pode!” o dia inteiro (eles estão nessa fase rss)… E tudo isso “vezes dois”!
Muitas vezes, nós precisamos realmente de uma folga! Mas, algumas atitudes podem facilitar essa tarefa de “cuidar dos filhos” em algo muito mais delicioso e prazeroso, o que realmente deveria ser. Que tal aprendermos a surtar por menos motivos e rir de muito mais coisas? Afinal, cuidar dos filhos é um verdadeiro privilégio!
Confiram as dicas!
1) Entenda que seu filho vai se machucar e que isso faz parte da vida!
Se perguntarmos para uma mãe o que ela mais deseja (além do seus filhos serem muito felizes), ela dirá que deseja que eles sejam muito saudáveis, não adoeçam e nem se machuquem. Ok, esse é meu sonho também, porém não podemos superprotegê-los demais (estou falando isso para mim, porque é meu ponto fraco)! É importante não ficar alarmando os filhos o tempo todo: “Vai cair!”, “Vai bater!”, “Cuidado!”, “Vai se machucar!”… Se eles caírem (e não for grave, claro), tente segurar a onda e ver como reagem. Deixe-os se virarem! Às vezes, o choro dura 1 segundo e eles já levantam e continuam a brincadeira… Isso faz parte do amadurecimento da criança!
2) Não confunda o que a criança quer com o que ela precisa!
Esse é outro ponto muito comum! Queremos sempre defender as nossas crias a todo custo, mas elas precisam aprender a fazer isso sozinhas! Um exemplo simples: seu filho não precisa que você o defenda se ele brigar com o primo. Mas ele bem quer que você faça isso…
3) Dê ao seu filho tempo para brincar!
Procure deixar espaços realmente livres na agenda do seu filho para que ele faça o que quiser ou não faça nada. Brincar é a atividade mais importante que uma criança pequena pode ter: estimula a imaginação, a criatividade e milhares de outras coisas! Aqui em casa, muitas vezes, encho um local seguro de brinquedos e fico vigiando de longe como eles brincam sozinhos. É tão fofo!!!!!!! Tenho até vontade de entrar na brincadeira, mas me seguro para respeitar esse momento tão gostoso dos dois! E permita que ele se sinta entediado de vez em quando, para aprender a lidar com essa sensação que será comum em vários momentos da vida dele.
4) Errar faz parte! Tentar é o mais importante!
Temos que tentar não fazer tudo por eles. Isso nos desestressa e é MUITO importante para o desenvolvimento dos pequenos, pois tem coisas que você só aprende experimentando. Isso gera autoconfiança, ensina a agir nas diversas situações, a testar e a achar o melhor caminho. “Nos Estados Unidos têm muitos grupos de mães que estimulam as crianças a se desenvolverem. Em um deles, um bebê de 8 meses estava tentando pegar uma bola e não conseguia. A mãe teve o impulso de pegar a bola e dar ao filho. Então a monitora explicou que ela devia se sentar sobre as próprias mãos e só olhar. O menino começou a se mexer e enrugou o edredom sobre o qual estava brincando. Isso balançou a bola, que foi na direção dele e ele conseguiu agarrá-la. Não tinha expressão mais feliz do que a dele naquele momento”, conta Wendy Mogel, autora de dois best-sellers sobre educação e comportamento.
5) Seu filho não é você!
Entenda isso e aprenda a separar as coisas! Você e seu filho são indivíduos diferentes, com características diversas e, embora o que um faça interfira diretamente na vida do outro, as coisas não são assim tão “pão, pão, queijo, queijo”. Por isso, relaxe. Seu filho pode não ser bom em atividades físicas, mas vai ser aquele que mantém a turma de amigos unida… Abra seus horizontes para entendê-lo e suavize a autocobrança. E isso vale também para os irmãos: um filho nunca é igual ao outro, um é bom em determinadas coisas e o irmão em outras! Não compare, apenas exercite a sensibilidade para perceber as personalidades e gostos.
6) Lembre-se: decepções fazem parte da preparação para a vida adulta.
Eu tenho bastante dificuldade em lidar com este ponto, mas sei que é muito importante! Então, quando seu filho for excluído de uma brincadeira, não cair na classe dos amigos que ele gosta ou ficar na última fileira da apresentação de balé, não tente reverter a situação a qualquer custo. Eles PRE-CI-SAM se virar sozinhos!
7) Permita-se descansar!
Quando estiver muito cansada, descanse. Simples assim! Não tente ser a mulher-maravilha e continuar insistindo em fazer as tarefas se estiver exausta: você não será uma companhia agradável para ninguém e se estressará sem necessidade. Deite-se por meia hora, tome um banho comprido e relaxe. Permita-se! Isso é fundamental para uma boa convivência!
8) Tenha bom senso, siga sua intuição e dê ouvidos ao seu pediatra!
Outro dia, li uma pesquisa que dizia que uma das coisas que mais tiram as mães do sério são as opiniões alheias. As opiniões de outras pessoas muitas vezes nos deixam mais confusas e menos seguras! Por isso, se está com dúvida com relação à criança, ligue pro pediatra, vá atrás de um especialista ou até mesmo de alguém que tenha passado exatamente pela mesma situação. Não dê ouvidos para mil pessoas ao mesmo tempo, pois cada uma delas terá uma opinião diferente. Além disso, nós somos mães, temos bom-senso e a intuição grita! Escute-a: ela raramente falha!
9) Deixe o medo de lado!
Nasce uma mãe e brotam-se medos! É um medo atrás do outro: de errar, de acertar, de morrer (bate na madeira), de sair de casa, de ficar em casa, de encarar, de desistir… São tantas as categorias de medos que se ramificam em muitos outros… É hora de parar com isso e é tempo de desencanar um pouco mais, deixar nossos filhos crescerem mais livres e aproveitar mais a vida, transformando em leveza o que parecia ser pesado!
10) Coloque a máscara de oxigênio em você antes de colocar nas crianças!
Nada como você estar feliz e bem resolvida para seu filho se sentir do mesmo jeito. Por isso, cuide de si mesma! Encontre tempo para sair com as amigas ou fazer algo de seu interesse. Permita-se ter preguiça de dar banho no filhote depois daquela festa e deixá-lo ir para cama com os pés sujos (só por hoje!), finja que não viu aquele amendoim que ele enfiou na boca e estava no chão sabe-se lá quantos anos. E, não, ele não vai ficar doente por ir descalço até a cozinha buscar um copo de água. Para ele ser independente no futuro, passeiem juntos, a pé, de bicileta, de transporte público. Seu filho aguenta aprender tudo isso. Ele só precisa da sua ajuda. De maneira leve!
Fonte: Revista Crescer
ESTOU COM MUITA DIFICULDADE EM CUIDAR DOS MEUS DOIS FILHOS TENHO UMA FILHA DE DOIS ANOS E UM MENINO DE UM MES TOM MUITA DIFICULDADE DE ARRUMAR A CASA QUE FAZER CUMIDA LAVAR ROUPA E AINDA ME CUIDAR QUE NAO TO CONSIGUINDO
Minha fila só queria saber do celular isso estava me deixando preocupado, ai um amigo me falo que estava passando pelo mesmo com o filo dele e falou sobre um programa então resolvi instalar no celular dela e vi tudo que ela estava aprontando escondido no celular, agora consigo impor limites e se não fosse esse programa não conseguiria ver o que estava fazendo é realmente muito bom eu recomendo https://brunoespiao.com.br/espiao-de-whatsapp
Parabéns pelo artigo! Muito bem escrito e super ponderado!
Dicas preciosas!!! Vou guardar para ler sempre!
Beijos!
Dicas maravilhosas, mas infelizmente não é uma realidade para todas as mamães, por exemplo eu.
Não tenho com quem deixar meu filho caso precise descansar, sair com amigas ou se quer ter um banho longo e relaxante. Meu namorado trabalha o dia todo e ainda não moramos juntos, minha sogra posso esquecer, meus pais não moram na minha cidade e meus irmãos trabalham, quer dizer, ele passa 25 horas por dia comigo, pois nem escola consegui ainda, nem particular.
Colocar meu filho para brincar,ate concordo, mas morro de pena vê-lo brincando sozinho, sento com ele e brinco junto e quando ele cansa peço para que guarde no lugar, e o mesmo faço com lixo que ele por ventura joga tanto em casa, quanto na rua.
Para o pediatra do meu filho, ele esta baixo e magro, deu não sei quantas vitaminas, não vejo necessidade em ter um filho gordo, desde quando gordura demonstra saúde, não é??? Consultei outro médico, para ter uma segunda opinião e ele esta absolutamente normal.
Mesmo cansada, destruída e se eu pudesse e conseguisse colocar meu sono em dia, ainda assim não o faria, porque simplesmente não iria conseguir me “desligar”.
Graças a Deus ele come de tudo, desde os 5 meses não faz cocô na fralda, com 1 ano já andava e já falava umas coisas… Hoje com 1 ano e 7 meses já faz carinho, já pede coisas, brinca com todos, come de tudo e principalmente, é muito tranquilo.
Acho que tenho sido uma boa mãe. Espero que esteja no caminho certo.
Oi muito bom amei…eu tive gêmeas duas meninas lindas, e cuido delas sozinha não e nada fácil…e todas essas suas palavras ajuda muito e tudo isso me descreve…muito bom pois vejo onde estou errando obrigada
AMEEEiii!!! Vou imprimir, pregar na geladeira! Adoro esse blog!!
Olá, fico com meu filho TDs os dias na parte da manhã, mas com a correria e as tarefas domésticas, acaso não dando MT atenção à ele, e acabou me sentindo culpada por isso. Será que isso afeta ele, mesmo q ele não me cobre nada?
Adorei o texto!!!! Adoro seu blog e realmente precisamos de um tempo as vezes… Não pude ficar em casa com a minha filha, sou dentista e quando ela tinha 2 meses já tive que voltar a trabalhar alguns horários… Por isso valorizo cada minuto que ficamos juntas, mas também tento me policiar para dar liberdade para ela se desenvolver, é muito lindo!!! Um abraço, Mariana.
Boa noite, Renata! Tenho acompanhado seu blog desde que descobri que estava grávida. Estou com três meses do meu primeiro filho, e suas postagens tem me ajudado bastante. Tenho um milhão de medos, mas ler que mulheres como você conseguiram ser excelentes mães e superar tudo me motiva e me levam adiante.
Obrigada!
Muito boa as dicas … Não trabalho fora optei por cuidar dos meus filhos . Mas junto com cuidar dos meus filhos , tenho que cuidar de toda a casa .. Sim eu sozinha para cuidar de 2 bebês , 2 enteados adolescentes e o marido … Fico muito cansada .. Não tenho ninguém para me ajudar , pelo menos ficar 1 horinha algum dia para eu dormir descansar um pouco .. Já que faz quase 2 anos que não durmo mais de 4 horas por noite ..e meu marido ainda diz o que vc faz o dia inteiro ?? Da vontade de bater nele até passar todo o meu cansaço ..rs..rs.. Acabo as vezes descontando no meu bem mais precioso , meus filhos pois não dou atenção que eles precisam .. Quando eles dormem deitou um pouco ao lado deles antes de ir arrumar mais uma vez ao dia a bagunça da casa , abraço os 2 e choro
Adoro o blog, sempre que tenho tempo estou lendo. Mas com relação a esse assunto tenho muitas e muitas dúvidas. No meu caso minha mãe me criou com pouca liberdade, ao contrário da Nathália. E hoje vejo que quanto mais eu tento não ser tão parecida com ela, mais eu fico, e vejo que erro muito com a minha filha.
Ameiiiiiii, Re!
Bjcas
Também tenho gêmeos e um mas velho….
È muito gratificante e gostoso demais cuidar dessa turminha amo demais.
Adoreei suas dicas…sempre deixo viverem da forma deles… Agora a numero 9 sou eu totalmente ehehe
Dicas valiosas!…
Muito boas as suas dicas vou tentar coloca_ lás em prática. Não é muito fácil não, mas nunca é tarde para mudar não é mesmo
Realmente quando decidi ser mãe em tempo integral, minha vida e rotina mudaram muito.
Me sinto bastante cansada e ao mesmo tempo feliz!! Mas é preciso usar o tempo com sabedoria tanto para nós quanto para as crianças, ne?!
Eu as vezes me sinto egoista por querer mais tempo livre,mas depois percebo que não sou a unica a viver essa e outras crises da maternidade… rs…
Adorei a reportagem…. perfeito
Gosto muito do seu blog, porém fiquei até um pouco triste com esse post. Como você sou mãe de gêmeos, mas trabalho fora e nao tenho babá…logo eu nunca consigo descansar, estou buscando alternativas, mas mesmo tendo um super marido está a cada dia mais difícil. Queria ter uma vida mais cor de rosa com eles, mas cada dia fica mais difícil… :(
Gosto das 10 maneiras de tornar seu dia com as crianças mais leve..também sou mãe de gémeos mas faço tudo sozinha não tenho baba nem ama e ainda trabalho no período da noite quando saio para o trabalho minha filha maior cuida deles as vezes sinto me cansada mas me dou ao luxo de dormir 1 hora depois do almoço e chega..passeio os BBS e cuido da casa toda sozinha mas sempre compensa..um grande assopro de paz no teu coração…
Amei as “10 maneiras de tornar seu dia a dia com as crianças mais leve!”
Eu estava precisando ler isso. Depois de 21 anos fiquei grávida novamente, foi o maior susto!Tenho um filho casado de 25 anos que vai me dar um netinho… kkkk e uma filha de 23 na faculdade no Rio Grande do Sul. E agora estou com 48 anos e um bebê de 02 anos e 08 meses. Pode!? É lindo!!! Então… precisava dessas dicas, com certeza!
Olá, eu também tenho dois filhos (um menino de 5 anos, e uma manina de 2 anos), e eu me vigio o tempo todo exatamente nesses pontos que você mencionou, é muito bom saber que as outras mães passam por isso junto comigo.
Obrigada por compartilhar!
Deus abençoe você é sua família.
Carol.
O Théo e o Gabriel, meus amores farão três meses e eu já morro de medo de tudo isso kkk
Olá Renata, explica um pouco sobre a sua rotina com seus gêmeos . Estou mto aflita pois estou grávida e tenho uma pequena q terá 1ano e meio qdo a Irmãzinha nascer. Estou na maior dúvida se coloco no colégio ou com 2 anos. Sei q não será igual a vc mas vou ter dois bebês em casa e tb fico pensando no ciúme. Bjs me ajuda !!
Oi Luisa!!! Olha, a rotina aqui em casa é:
6h50 – acordo os gêmeos, dou café da manhã, coloco uniforme e levo para a escola
12h00 – busco na escola e dou almoço
13h00 – soneca da tarde
15h00 – acordam da soneca e dou uma fruta
15h00/18h30 – brincam ou fazem uma atividade (natação e aula de inglês)
19h00 – jantar
19h30 – banho e pijama
20h30 – dou um leitinho no copo, escovo os dentes e cama!
Fiz bem resumido para você! Rsrs!!
Espero ter ajudado!! Mil Bjsss
Rêee, acho que à época da publicação desse texto não dei muito importância porque a Cacá ainda era muito pequena… agora reli e é fantástico!!! Parabéns!!! Com a Maria Carolina andando, estou tendo que me concentrar muito para não ficar a toda hora “cuidado” e relaxar, deixando ela explorar o ambiente – longe de grandes perigos, claro. Também tento não ajudá-la em tudo… mas o que realmente estou conseguindo aprender só agora é a não pegar opinião e palpite de todo mundo como verdades. Depois de um ano como mãe estou bem mais segura, e isso torna essa função muito mais prazerosa! Muitos beijos!!!
Oi Deita!!! Obrigada amiga!!!! Fico feliz que tenha gostado!!! É difícil até hoje pra mim, não ficar o tempo todo super-protegendo! Mas a cada dia, aprendemos que eles são capazes de fazer sozinhos muito mais do que imaginamos!!! Mil Bjsss
Sou suspeita para escrever aqui porque sou muito fã do blog. Estou sempre por aqui. O seu blog é uma válvula de escape pra mim. Optei por não trabalhar fora e cuidar da minha filha. Então me identifico muito. Amo as entrevistas!
Bjos
Oi Ju querida! Muito obrigada!!!! Fico MUITO feliz de ler comentários como o seu!!! Isso nos faz querer escrever mais e mais!!!! Adoro as entrevistas tmb!!! Rsrs!! Mil Bjss e mais uma vez obrigada!
Adorei Renata!!!!
Também sou mamãe em tempo integral, e por morarmos nos EUA, ou seja, sem ninguém por perto, o descanso é algo raro por aqui rsrsrsrs.
Tenho um lindo bebê de 9 meses, e procuro fazer com que o nosso dia a dia seja agradável e tranquilo, mas sempre fica a dúvida se estou agindo certo com ele.
Beijos e adoro ler os textos de vcs.
Manuela
Oi Manuela! A gente sempre terá essa dúvida né? Mas o importante é darmos o nosso melhor e MUITO amor! Assim, estaremos faremos o mais certo!!! Onde vc mora? Obrigada pelo elogio aos textos!! Mil bjss querida!
Ola, Just Ral Moms. Não conhecia você até por acaso ver o site em algum lugar que nem lembro mais onde, acho que foi no face. Nossa gostei muito do seu site. Muitas coisas boas e interessantes para se ler. Nossa este post da Renata foi muito bom,gostei muito do texto, aqui em casa eu sou mamãe em tempo integral, então tudo sou eu, meu filho estar com 1 ano e 3 meses. Ta numa fas terrivel de tudo gritar e chorar,meu marido vai a loucura com isso. As vezes não sei nem o que fazer, e o topico 7-permita-e descansar é muito importante pra mim,pois eu muitas vezes esqueço de mim…sempre fico pra ultimo plano, é cuidar de menino,casa,marido e eu vai pro final da fila. rsrsrrsrsrs Vou continuar lendo muito por aqui.Que bom conhecer o site. Abraços
Oi Kelly! Muito obrigada!!! Muito bem vinda ao Just Real Moms! Sou igual a você, mamãe em tempo integral e sei bem que nos cobramos muito, queremos fazer tudo e nos sentimos culpadas por, às vezes, querer descansar! Continue sempre por aqui e vamos trocar bastante figurinhas!! Mil Bjss e obrigada novamente!!
Oi Rê, tudo bem? Simplesmente amei o texto! Estou entrando no oitavo mês de gravidez e será meu primeiro filho, e hoje mesmo fiquei com varias encanações na minha cabeça, do tipo: como será quando ele nascer? Será que serei boa mãe suficiente? Será que serei uma boa esposa? Muitos conflitos… E lendo isso me ajudou muito!
Amo e acompanho sempre o blog!!!
Beijos
Lara
Oi La!! Fico muito feliz que tenha gostado do texto!!! Que delícia!! Está chegando a hora de ter um baby nos seus braços!! Não encana, porque TUDO dá certo e a gente aprende muito bem a ser mãe! Tenho certeza que vc tirará de letra! Fica tranquila e curta muito todos os momentos! Você já é uma excelente mãe!! E MUITO OBRIGADA por acompanhar o blog! Fico muito feliz! Mil Bjsss querida
Rê, simplesmente PERFEITO !!! AMEI!!
São coisas que parecem simples, mas tão difíceis de serem lembradas no dia a dia!!
PARABÉNS !! Beijos
Mari
Mari!!!! Que bom que gostou!!! Fico SUPER feliz!!!!!
Exatamente! São muito difíceis, principalmente, de serem colocadas em prática, né?
Mil Bjsss querida!!!
Adorei…tenho um blog e vou postar esse assunto lá tb, Veja: meumundopinkeblue.blogspot.com.br
Oi Camila! Que bom que gostou!! Vou dar uma passadinha no seu blog para ver!! Me avise quando postar sobre este assunto!! Mil Bjss e obrigada!
Re,
Impressionante o quanto isso tudo e verdade! Muito bons seus textos!
Bjo
Marcela
Oi Ma!! Fico feliz que tenha se identificado! E muito obrigada pelo elogio aos meus textos! Mil Bjss querida!
Perfeito Rê!! Amei as colocações, me identifiquei em varias hehehe. Temos que ser mais leves, ou pelo menos tentar. Deixar eles errarem, caírem, chorarem….faz parte da vida, desde que nos mães e pais estejamos por perto estendendo a mão e dando nosso ombro amigo! Vamos tentar, a cada dia ;) Super bjo!!
Oi Ju!!! Que bom que gostou! Temos que tentar mesmo, senão acabamos descontando nos nossos pequenos e isso não é certo! É tão gostoso cuidar dos filhos, não podemos tornar isso pesado, certo? Vamos tentar a cada dia, aprender a cuidar e a dar liberdade para nossos filhos ao mesmo tempo! Tarefa deliciosamente difícil!!! Mil Bjss
Simplesmente perfeito! Amei esse post! Eu preciso colar na geladeira da minha casa para eu mesma relembrar diariamente dessas coisas. Adorei! Bijos
Oi Duda!! Fico muito feliz que tenha gostado! Somos duas! Eu escrevi para mim este post ahahahah! Também preciso colar na minha geladeira! Mil Bjss e obrigada pelo comentário!
Texto fantástico.
Não tenho filhos ainda, mas fui criada exatamente dessa maneira e assim pretendo criar meus filhos. Liberdade com amizade é a melhor receita.
Parabéns pelo blog.
Oi Nathália!! Muito obrigada querida!
Exatamente isso, liberdade e amizade!! Mas na prática é difícil viu… tenho que me policiar em vários itens!! Rsss
Obrigada pelo elogio ao blog!! Mil Bjsss