quinta-feira, 11 setembro, 2025

As 10 coisas que as amigas com filhos não deveriam dizer para as amigas tentantes!

 

Oi, gente!

O tema do post de hoje foi sugerido por uma leitora! Nós adoramos a ideia e achamos que ela tem tudo a ver com o blog: Quais são as coisas que não se deve dizer para uma mulher que está tentando engravidar?

 

gravidez-35anos-630

 

Enfim, como eu já fui a “tentante” (para relerem a minha história, cliquem AQUI), acho que tenho propriedade para dar algumas dicas com relação ao que NÃO falar para uma mulher que está nessa situação! Principalmente aquelas mulheres que estão grávidas ou que já têm filhos!

Na grande maioria das vezes, as pessoas falam certas coisas com intenção de ajudar, mas acabam chateando quem está passando por este momento tão desagradável. A dica é simples: bom senso sempre!

Para as que estão passando ou já passaram por esta situação, vejam se concordam comigo. E adicionem nos comentários outras coisas que as incomodavam nessa fase ou que aindam incomodam!

 

gravida3

 

Vamos à lista:

 

1) “E aí? Quando vai engravidar?”

Quando Deus quiser!

Essa é a pergunta número 1! Quando eu tinha acabado de começar as tentativas, dava uma desculpinha do tipo: “Ah! Vamos esperar mais um pouco!”. Mas, depois de um tempo, dava essa resposta mesmo, para a pessoa se tocar!

 

2) “Nossa, eu nem queria e engravidei! Não sei se eu queria…”

Poxa, você é boa mesmo!! Parabéns!

Não tem NADA que irrita mais uma mulher que está tentando engravidar do que esta frase. Soa como se a pessoa fosse um ser superior e você um cocôzinho que não consegue! E ela ainda pisa em cima, fala que não sabe se queria! Afffff!! Por mais que seja verdade, nunca digam isso, ok?

 

3) “Ai, relaxa! Quando você relaxar e menos esperar, vai acontecer!”

Ahhh, tá bom! Ninguém engravidou querendo muito? Ninguém engravidou ansiosa?

Como é desagradável esse tipo de frase! E, principalmente vindo de pessoas que já estão grávidas ou que já têm filhos, irrita ainda mais! Porque parece que elas querem passar algum tipo de sabedoria ! Sendo que não é assim, as pessoas que passam por dificuldades em engravidar têm muito mais conhecimento sobre o assunto do que quem engravidou na hora que quis! E, muitas vezes, a pessoa está passando por um problema de infertilidade, no qual o “relaxa” não adiantará em nada. Além disso, a pessoa coloca uma responsabilidade em cima do casal, ou seja, você já está mal porque não consegue engravidar, ainda vem uma pessoa e coloca mais uma carga sobre você.

 

4) “Não aguento mais essa barriga. Não tem nada mais chato do que ficar grávida!”

Não sei o que dizer…

Gente, é muita falta de noção ficar reclamando da gravidez com alguém que quer muito engravidar! Prestem atenção, por favor! Eu sei que a gravidez tem desconfortos, mas, se quer reclamar, liga para a mãe, para o marido, para a amiga que também está grávida… Porque tudo o que uma tentante mais quer são esses “probleminhas” da gravidez!

 

5) “Tadinha dela, tá assim porque está tentando engravidar e não consegue…”

Socorrooooo!! Vou fugir daqui!!!

Gente, dá pra ser mais sem noção?? Eu já passei algumas vezes por coisas parecidas! Muitas vezes não estamos preparadas para falar do assunto com uma pessoa que mal conhecemos ou que somos íntimas, mas EU ainda não havia contado pra ela! Se a pessoa contou isso para você, ela quis se abrir e confiou em você para isso. Típica saia justa em que você fica com aquela cara de tacho, com vontade de sair correndo!!!! Não façam isso! NUNCA exponham a pessoa que está passando por algum tipo de problema (seja ele qual for).

 

6) “Vocês já experimentaram ficar de perna para cima depois da relação?”

Já fiquei de bananeira, tá bom pra você?

É óbvio que quem está tentando engravidar durante um bom tempo, já tentou diversas dessas dicas caseiras! Não menospreze uma mulher que quer muito engravidar e está tentando há muito tempo! Ela sabe de tudo!

 

7) “Por que você não faz tratamento? Daí você engravida!”

Claro! Como não pensei nisso antes??

Gente, tratamento de gravidez não é uma coisa simples, não é uma coisa certa e não é uma coisa barata. Não é fácil assim: faz um tratamento que você engravida. Isso não é verdade! Eu, por exemplo, tinha 30% de chances de engravidar com o tratamento. Ou seja, pouca probabilidade. Fora que a gente entope nosso corpo de hormônios, nosso emocional é super afetado. Enfim, com certeza a pessoa que está tentando há muito tempo engravidar já pesquisou muito sobre o assunto.

 

8) “Você tem que correr! Mulher tem idade para engravidar!”

Peraí! Me espera que tô colocando o tênis!!!!!

Gente, isso não deixa de ser uma verdade. A idade faz SIM diferença na hora da mulher engravidar. A qualidade dos óvulos é outra, a quantidade também diminui. Quanto antes engravidar, melhor. Mas isso é hora de colocar essa pressão gigantesca em cima de quem já está tentando engravidar com todas as forças e sofrendo por isso? Claro que não!

 

9) “Será que você quer mesmo ter filhos?”

Não! Estou só matando o tempo em clínicas de fertilidade, já que não tenho mais nada pra fazer na vida!

Isso é pergunta que se faça??? Não tenho mais nada a comentar!

 

10) “Mas o que eu posso falar então?”

Se a pessoa der abertura, você pode falar tudo (com bom senso, claro). Mas o ideal é se mostrar disponível a escutar! Escute sempre, tente entender e se colocar no lugar da pessoa que está passando por isso. Só quem passa por dificuldades para engravidar sabe qual é o sentimento. Quem nunca passou por isso pode tentar entender, mas nunca saberá ao certo. Este assunto mexe com a feminilidade da mulher, com a autoestima, e muitas outras coisas. Se sua amiga está passando por isso, tente ajudá-la! Fale que você está disponível para o que ela precisar, que ela está sendo muito forte e lidando muito bem com a situação, que é para ela ter esperança, pois vai engravidar. Lembre-a sempre que tudo vale a pena no final. Esse tipo de coisa faz as tentantes se sentirem melhor e ver que tem alguém pensando nela com carinho! Com certeza ela precisa desabafar com alguém!

 

gravida6

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

31 COMENTÁRIOS

  1. Ola, bom dia…
    Encontrei o seu blog hoje, e gostei muito…
    Á 6 meses atras descobri que tinha uma gravidez anembrionária, fiquei tao mas tao triste que ninguem imagina… Depois disso descobri que a mulher do meu pai e uma amiga estavam gravidas, fiquei contente por elas, claro, ,as fartei me de chorar porque eu ja nao estava… Tudo o que diz neste post é simplesmente verdade… Algumas pessoas nao têm o minimo de sensibilidade de como nos podem magoar… Mas pronto… Desde Junho estamos a tentar novamente engravidar, mas esta demora é horrivel… Espero com muito querer que fique gravida rapidinho, porque nos queremos muito este bebe…
    Beijinhos

  2. Nossa Super chato mesmo esses comentários, a última que eu ouvi foi de uma menina de 17 anos q tinha gêmeos, olhou pra mim e disse nossa até eu que tenho 17 anos já tenho filho e vc não!!!!! Nossa quase dei um soco na cara dela rs, mas as pessoas não tem culpa pelo que passamos, mas ter consciência do que fala é bom de vez em quando!!!!

  3. Esse post foi PERFEITO! Passo por isso tudo atualmente!
    Mas o pior que ouço de vez enquando: “Vocês já pensaram em adotar?”
    Nessa hora tenho vontade de sair andando simplesmente…
    Não temos “problemas” aparente, mas há 5 anos estamos ai na “luta”. Foram 3 tratamentos.
    Sou a única das minhas amigas mais próximas que ainda não engravidou. Olha, podem falar o que for, mas só Deus sabe o momento! E “se” for o caso de recorrer à outros “métodos”, sou a favor ainda da adoção, a doação de óvulos. Tenho 40 anos. Obrigada pelo texto! Serviu para dar recado há MUITA gente que me conhece. Beijos

  4. Otimo post! Tentei por dois anos e quando eu relaxei, engravidei rs. Obrigada por abrir meus olhos,eu não fazia idéia que algumas mulheres se incomodam com estes comentários, pois ouvir estas coisas não me incomodavam, pelo contrário, eu e meu marido fazíamos muitas piadas a respeito.Parabéns pelo post.

  5. Eu tive uma vizinha que sabia que estávamos tentando engravidar e eu tinha acabado de passar por mais um exame negativo e foi até minha casa me contar que estava grávida e queria que eu fosse a primeira a saber…

  6. Amei… Demorei quase dois anos para engravidar e quando consegui tive um aborto, agora tenho um bebê de 10 meses e escutei muita asneira quando era uma treinante.

  7. Poderia adicionar aí a seguinte frase (que eu ouvi!!!): “mas sabe, se não der certo, relaxa! Quem foi que disse que TEM que ter filho?”. Kkkkk Muito “tato” tinha essa pessoa né???

  8. Concordo plenamente. Além desta, vai uma dica: o que significa uma histectomia, não importa a idade … ninguém se submete por que quer . Aceitem a dor e o desejo de ter filhos por quem passa por isso.

  9. Oi Renata!
    Passei por tudo isto tb!!! E na pesquisa da infertilidade não descobrimos nada. Então fiz fertilização e hoje tenho minha amada filha! Quero deixar minha experiência com o tratamento: foi SUPER tranquilo!!! Achei até que não tinha engravidado pois não senti absolutamente nada, fora claro as picadas! Não engordei, não mudei meu humor, não tive sangramento..; Foi a decisão mais acertada da minha vida pois já estava há 2 anos e meio sofrendo!!! Boa sorte a todas as mulheres que estão “na luta” e não deem ouvidos aos comentários chatos!

  10. Concordo com tudo o que está na lista, principalmente o número 3. Pois se relaxasse, nunca descobriria problemas físicos para engravidar.
    Porém, devo adicionar que, infelizmente, muitas mulheres, apesar de todas as tentativas, investimento e tecnologia a favor, não vão engravidar. É uma realidade da qual não temos controle. Só Deus em Sua infinita sabedoria é que sabe as razões e os motivos para isso.

  11. Tem outra ótima:
    “Até a Fulana engravidou e você não conseguiu ainda…”
    Fui tentante por pouco tempo, mas já machucou, imagina quem está tentando há um tempão! Deve dar vontade de dar um vuadora na criatura insensível!

  12. Item 3 e item 7 ….eu não engravida vá pela ansiedade e no item 7 fiz memeu tratamento todo pelo Sus e quando diz não aguento a barriga acredite a partir da segunda gestação daí mesmo que tu não aguenta…..

  13. Olá!!! Semana passada lancei um blog com o propósito exatamente de dar uma mão que estão nesta luta pela gravidez. Por eu já ter passado por isso e a infertilidade ter me marcado muito sempre pensei em algum projeto de apoio a “tentantes”. Dá uma passadinha lá para conhecer e sendo possível divulga aqui neste blog lindo para que possamos alcançar mais e mais mulheres que estão nesta caminhada.
    Muito lindo seu blog!!!
    Beijo!
    Taci
    http://www.maternidadesonhada.com.br

  14. Tento engravidar a mais de 5 anos, já fiz 4 FIV e uma amigona minha me pediu pra eu ajudar o marido dela a fazer o enxoval em Miami…Falar o que?!?!?!?

    • Ela não tem culpa de tu n a o engravidar ela do pediu sua ajuda e tu acha que ela tá se aparecendo….aparecendo proveito e compra já tuas coisas do teu enxoval que traz muita sorte. Fiz 7 fiv e rapidez naturalmente sem a trompa direita sendo q UE a esquerda Tava comprometida e hoje já tenho meu segundo bebê sem querer um ano após a outra gestação desenvolva e pede sozinha ti e Deus vai de madrugada e olha pro céu e pede….eu na noite de Natal de 2011 pedi um bebê as 5 da manhã no dia 4 de janeiro descobri que estava grávida. en

  15. Juntamente com o “Quando você relaxar, acontece” Vem o desesperador “Quando você esquecer do assunto você engravida…” Tá…. Vou me lembrar de esquecer. Nossa, é realmente uma ansiedade, uma sensação de impotência. E eu sempre respondi: “Então NUNCA vou engravidar, porque este é o sonho da minha vida, ser mãe, e NUNCA vou esquecer do meu sonho. Toda espera valeu a pena, mas fácil….. Xiiiii, fácil não é a palavra que eu usaria para descrever todo choro, toda angústia, todo teste negativo, os abortos, o tratamento que não deu certo, o outro tratamento que não deu certo, o outro tratamento que não deu certo, a adoção que deu errado, a poupança, o coração, o quartinho e o útero vazios… O amor do meu maridão, da nossa família e a fé em Deus me seguraram em todos esses momentos. Um beijo a todas. Uma coisa: DESISTIR JAMAIS!!!!

  16. Pra mim o mais complicado são os casos em que a gente não sabe que a pessoa está tentando e dá a bola fora… Complicado né…
    Já eu, usei muito a #1 pra despistar quando ainda não queria ter filhos ainda. Quando me cobravam de ter filhos, dizia que estava tentando. Logo ficavam constrangidos e paravam de perguntar :P

  17. Karina, me desculpe.
    Mas mandar uma tentante, uma pessoa em tratamento relaxar eh a maior burrada. Ela vive em torno desse momento, dessa gravidez. Ao inves de mandar relxar, deveria sim convidar a amiga para algumas atividades que possa distraí-la e só falar sobre o assunto qdo ela iniciar.

  18. Acho que um conselho super válido e não deixar a pessoa desistir. Coloca-la pra cima e dizer que vai valer a pena todos os tratamentos, toda a espera. Gente, quem já tem e passando ou não dificuldades sabe que é muito bom. Então sempre dê força e nunca deixe desistir. Só questiono a parte de falar a verdade sobre a gravidez e os perrenguinhos passados. Isso não vai fazer com que ninguém desista de ser mãe ou que ache que vc está querendo desestimular. Isso faz parte da gravidez sim e a tentante não tem q levar todos os comentários e tudo que é falado como mágoa para si ou indireta. Por mais sensível que esteja, a amiga q está grávida também está sensível e está vivendo seu momento de glória e na minha opinião não deve deixar de curtir, comentar e falar por que isso faz parte da vida e a amiga tentante quer força mas precisa tb entender o momento da outra amiga.

  19. Adorei o post…nao é uma fase fácil, independente do tempo em que estamos nas tentativas. Gostaria de incluir uma pergunta que tenho escutado bastante quando comento algo sobre o assunto. “você está grávida”? Poxa, se estou falando que prefiro nao tomar uma garrafa de vinho porque estou “praticando”….nao é confortável dizer que nao.

  20. Muito bom!!! Escutei a primeira por um bom tempo e agora de novo! “Quando vem o segundo?” “Já está na hora.” Posso resolver quando quero o segundo??? E tentar em paz sem ficar todo mundo me enchendo??? “Você tem que relaxar” é de matar também!

  21. Olha, eu n passei por isso, mas tenho uma amiga que está passando, e sei o quanto é complicado.
    Nessas horas, eu deixo ela falar, falar, falar… e desabafar.
    Só fico um pouco chateada pq ela às vezes dá umas alfinetadas do tipo “ah, eu sou a única q queria e ainda não consegui”. O tom fica meio chato, como se fosse inveja pelo q vc teve, sabe… e é bem triste, isso.

    A gente tenta dar apoio, falar pra pessoa ter calma, ouvir o q ela tem a dizer, e é isso o q a gente pode fazer de melhor, né… :)

  22. Já disseram pra mim que eu saberia o que é ser mulher de verdade quando engravidasse. Demorei 4 anos pra ter minha filha e ouvi isso no auge da minha fragilidade. Foi horrível.
    Outra coisa que odiava era ser chamada de tentante. Pra mim, tentante era aquela mulher que tinha problemas para engravidar e na maioria das vezes não conseguia. Por isso, até hj não gosto desse termo. A tentante é sempre aquela que está na luta e vê todo mundo engravidar menos ela. Pode não ser com esse intuito que o termo foi criado, mas para mim era assim que eu me sentia…

  23. Dependendo da situação clínica, pode se recomendar aguardar um pouco mais depois da relação sexual. A fim de aumentar a probabilidade de fecundação. Juntamente como outras medidas orientadas pelo especialista em fertilização. Enfim, o mundo está cheio de boas intenções. Todo mundo quer ajudar. Mas pra afirmar que a dica dará certo. É preciso estar apto para indicara tecnica. Mas a troca de experiências é válida.

  24. Olha , em relação ao item 3, dependendo da conversa vale a pena citar que sim, a ansiedade pode atrapalhar o processo de engravidar. Mas é preciso saber o que o especialista em fertilização orientou. Na vida , de médico e louco todos tem um pouco!!!!

    • Olha, atrapalha em caso de stress extremo. Há um especialista que fala nisto no site da clear blue, no caso de falecimento de um familiar, no caso de uma depressão… o stress da ansiedade e do dia-a-dia não atrapalha, pode apenas alterar o dia da ovulação, mas para quem tem relações regulares ao longo do mês, a ansiedade não será empecilho. Já o stress extremo pode impedir a ovulação, daí neste caso será mesmo impossível ;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

40 dicas para ajudar as crianças a comerem melhor!

  Oi, meninas! Esses dias fizemos uma pergunta no nosso Instagram (@justrealmoms) sobre o que as leitoras gostariam de ler no...

Informação é poder! O que vou descobrir com a Fertilid?

Cada vez mais mulheres estão se tornando mais independentes quando o assunto é: sua fertilidade. Então, o que vou...

10 desafios emocionais que toda mãe conhece

  Oi, moms! Tudo bem? Encontrei um texto perfeito no site O segredo e resolvi dividi-lo com vocês! O texto mostra de forma...

A boa parceria entre Pediatra e Odontopediatra

A parceria entre Pediatras e Odontopediatras é essencial na promoção da saúde das crianças de forma integral. Venha entender! Oi...