quarta-feira, 10 setembro, 2025

10 coisas para ensinarmos às nossas filhas

Nos dias de hoje, principalmente com a chegada da internet, está cada vez mais difícil educarmos nossos filhos. Ao mesmo tempo que temos muita informação, temos que tomar cuidado com a falta do controle de seu uso indiscriminado.

A internet é um instrumento novo, que nós não utilizamos na nossa infância e juventude. Além da tecnologia, temos que buscar transmitir para nossos filhos, desde pequenos, algumas lições e ensinamentos que podem fazer toda diferença quando forem mais velhos.

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

Educar meninos e meninas, é diferente. Claro que buscamos a igualdade de gêneros (e me desculpem as pessoas que não acham que alguns ensinamentos são voltados para cada um dos sexos), mas na prática, ainda é diferente.

Em nossa cultura, o culto ao corpo é incentivado. O culto à sensualidade começa cedo – principalmente com a era da internet, onde musas fitness e fashion bloggers com corpos e rostos quase que inatingíveis são idolatradas mais do que qualquer outra profissão.

Muitas vezes, são as próprias mães que incentivam uma garotinha a dançar de modo provocante, copiando artistas. Nós, pais e mães, podemos fazer a diferença, precisamos ensinar valores e autorrespeito às nossas filhas, e esses ensinamentos precisam e devem começar bem cedo.

Respeito não é apenas algo que os outros devem nos dar, é algo que está dentro de nós. A consciência de que estamos num mundo onde valores estão invertidos não significa que precisamos agir da mesma forma.

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

Segue uma listinha de 10 coisas básicas que precisamos ensinar às nossas filhas antes de se tornarem mulheres:

1) Ame a si mesma

Mesmo quando não se achar como o modelo que a sociedade impõe, é possível amar suas imperfeições, respeitar seus limites e buscar algo ou alguém que também o faça.

 

2) Aprenda a se cuidar

Seja o cabelo, as unhas, o corpo, a aparência em geral, para o benefício da saúde e do bem-estar. Tenha boa higiene. Tanto para adquirir hábitos saudáveis que atrairão outros iguais, ou para preservar sua saúde. Saúde é a coisa mais importante que você tem. Você precisará dela para realizar seus sonhos, ser mãe, e fazer tudo o que quer na vida.

 

3) Respeite seu corpo

Não deixe pessoas tirarem sarro de partes do seu corpo, você pode (e deve) se achar linda da forma que é. Ninguém é igual a ninguém e na internet, muitas vezes, as mulheres não são reais. Além disso, não maltrate seu corpo com drogas ou outros tipos de vícios

 

4) Respeite e seja gentil com os outros

Trate as pessoas como quer ser tratada. Importe-se, seja amiga fiel e ouvinte. Se a outra pessoa não for, apenas se afaste. Respeito e gentileza faz toda diferença na vida de qualquer pessoa.

 

5) Ouça seus pais e aprenda com eles

Eles viveram antes de você por uma razão. São lições grátis para evitar dores de cabeça desnecessárias.

 

6) Inteligência durará, beleza não

Você pode ser bonita e fabulosa, mas invista em educação e nunca desista de se informar. A inteligência praticada abre a mente para o autoconhecimento, não cria rugas nem perde a forma, só melhora com o uso.

 

7) Seja responsável

Seja responsável com tudo na vida: nos estudos, nos relacionamentos e até no divertimento. Aja com seriedade quando o assunto é dinheiro. Evite hábitos como gastar demais, comprar tudo o que vê, ambição desmedida e descontrolada. Cuide de seu crédito e aprenda a fazer um orçamento. Isso lhe ajudará a ser independente, a cuidar de si mesma e de sua própria família um dia, e lhe ajudará a buscar um par com a mesma responsabilidade.

 

8) Crie sua própria reputação

Não espere os outros fazerem por você o que você pode fazer por você mesma. Nas amizades ou num relacionamento, ambos precisam estar seguros de quem são e de suas metas de vida. A fórmula é simples: ações trazem consequências. Boas escolhas trazem boas consequências. E o inverso é verdadeiro.

 

9) Reze

Independente da religião que você acredita, sempre há um ser superior, com quem você pode conversar, agradecer ou pedir. Reze, faz bem para alma, para o espírito e você consegue colocar em palavras (mesmo que em pensamento), os seus sentimentos.

 

10) Seja Resiliente

Durante toda a nossa vida, podemos cair, nos machucar, perder…mas a importância da resiliência deve ser passada para os filhos. Perdas não são ruins…abrem o caminho para outras coisas, outras perspectivas. Mas caiu…levantou! E, seguimos em frente firme e forte, e ao lado de pessoas que amamos e que nos amam também. É importante ser resiliente, mas ser flexível!

 

Dicas extras:

– Mães: Saibam de seu valor e amem a si mesmas acima de tudo. Suas filhas as terão como exemplo de mulher e também agirão de maneira similar à forma com que se relacionam amorosamente e na vida em geral.

– Pais: Sua atitude para com sua esposa e suas filhas deve ser a melhor possível. Suas filhas o terão como primeiro amor, e muito provavelmente procurarão, mesmo inconscientemente, um homem com características similares. Se você for bom pai e bom marido, suas filhas não se contentarão com menos e aprenderão a reconhecer um homem que não as respeita.

 

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

 

Fontes: Família.com.br / Pop Sugar

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que ensinamentos destes, tão oportunos e úteis, deveriam fazer parte dos ensinamentos nas escolas. Penso que são óptimas dicas para orientar qualquer pessoa a partir da infância, para conseguir uma vida feliz, que é o que no fundo todos desejamos. Estas orientações transmitidas pelos mais velhos devem ser por palavras, mas principalmente por exemplos.

  2. Matéria excelente. Tudo que fazemos em nossas vidas deve ter essência. E devemos construir nossos filhos de dentro pra fora (diferente do que há na maioria das mídias).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Depressão Infantil como identificar? – por Bruna Moreira

Olá, meninas! Em seu último post, a nossa querida colunista, Bruna Moreira, que é neuropsicóloga e escreve sobre saúde, bem estar e psicologia...

A exaustiva realidade de cuidar de um filho estando grávida de outro

  Olá, moms! Tudo bem? É bem comum que algumas mulheres fiquem grávidas enquanto o primogênito (ou segundo, terceiro...) ainda é pequeno....

Por que desenvolver a autorregulação das crianças precisa ser prioridade na educação?

Você sabe por que desenvolver a autorregulação das crianças precisa ser prioridade na educação? Confira! Oi Mamães e Papais! Hoje...

11 aplicativos para tirar fotos incríveis das crianças (e de você)!

  Oi, moms!! Hoje em dia o mundo está tão tecnológico e compacto que muitas vezes nos esquecemos de andar com...