Unha encravada em bebês: o que fazer? – por Dra. Juliana Macéa

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas24/10/13 By: Juliana Macéa
(13) Comentários

 

Oi, meninas!

 

Esses dias, o Olavinho estava reclamando de dor no pé e quando fui ver, percebi que estava começando a ter unha encravada! Fiquei morrendo de dó, pois deve doer muito! No mesmo dia, coincidentemente, a Dra. Juliana Macéa nos enviou o texto a seguir, que explica sobre o que fazer quando um bebê tem a unha encravada, e foi super esclarecedor e útil! Na mesma hora já cortei a unha do meu filhote bem retinha, para tentar melhorar a situação, e funcionou!!

 

O texto ajudará as mamães a prevenir a unha em seus bebês, bem como ajudar aquelas cujos filhos estão passando por esse problema.

 

Espero que gostem!

Beijos

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

Unha encravada em bebês: o que fazer?

 

 

unha2

 

 

Na minha opinião poucas coisas são mais fofas do que um pezinho de bebê… É tão perfeitinho!

 

O que muitas mães não sabem – e se assustam ao passar por isso –  é que alguns bebês, logo nos primeiros meses de vida, podem sofrer com unha encravada. O quadro é clinicamente parecido com o que acontece nos adultos.

 

Os cantos das unhas ficam “escondidos” embaixo da pele que se apresenta inchada, endurecida e avermelhada. Às vezes, uma secreção amarelada pode se formar entre a pele e a unha. Um dado muito interessante é que o uso de macacões com pezinho, do tipo inteiriço, especialmente um pouco justos no tamanho, favorece que a unha encrave nos bebês que têm predisposição. Assim, a primeira medida é evitar esse modelo de macacão se observar alteração na unha.

 

 

unha

 

 

Outra dica importante é cortar as unhas mais retas, evitando arredondar os cantos. Em casos iniciais, massagens diárias na pele inchada com cremes à base de corticóide podem diminuir a inflamação da pele e liberar os cantos das unhas. Em casos mais avançados, pode ser preciso consultar um dermatologista para colocação de um algodão, curativo de tração ou até pequeno instrumento que, aos poucos, libere os cantos das unhas.

 

A cantotomia (que é a cirurgia para correção de unha encravada) não costuma ser indicada para bebês, pois há alta chance de reduzir permanentemente a largura da unha deixando um resultado inestético no futuro.

 

Espero ter ajudado!

Bj

Dra. Juliana
Instagram: @masterlaserdermatologia

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários:Unha encravada em bebês: o que fazer? – por Dra. Juliana Macéa
  1. Avatar
    Vania

    Desde que meu Bê nasceu (hoje com 3 anos) ele tem as unhas dos dedões encravadas e não consigo que melhorem. Há algum desses cremes a base de corticóide que possam ser usados sem receita? Obrigada.

  2. Avatar
    Jacke

    trok-N

  3. Avatar
    LARISSA

    O QUE FAZER QUANDO A UNHA DO BEBÊ JA NASCE ENCRAVADA?
    Meu bebê tem 1 mês e a unha do pedao do pezinho dele tem formato de “triangulo”, está inchada e muitooo vermelha, Nunca usei roupas e nem sapatinhos apertados nele. O que devo fazer nesse caso?

    • Avatar
      Paulo

      Neste site vc vai encontrar bastante informação sobre este assunto: http://www.podologiainfantil.com.br

    • Avatar
      Carmen

      Olá Larissa, tudo bem? Tenho uma clínica de podologia avançada, PodoCure nos Jardins, São Paulo. Me prontifico a cuidar dos pés do seu bebê gratuitamente. Ficamos próximo ao metrô Trianon. Me ligue para agendar a data no telefone 2769-2073. Todos os nossos profissionais são universitários.

  4. Avatar
    Dra Juliana Macéa

    Oi Larissa existem sim casos em quem o bebê já nasce com a unha encravada. A primeira coisa a fazer é mostrar ao pediatra ou dermatologista para avaliar o quanto a unha está encravada e se não existe alguma infecção secundária associada. Na maioria do casos é possível corrigir cortando gradualmente a unha até conseguir retifica-la e sempre procurando deixar os cantos laterais da unha livres, aparentes. Para a vermelhidão e inchaço você pode fazer massagens diárias com creme a base de corticóide durante pelo menos 4 semanas. Um abraço Dra Juliana

  5. Avatar
    cassiano dilkin

    a unha da minha filha esta encravada oke posso fazer faz umns 10dias ke comecou a encravar e agr esta vermelho oke faco obg

  6. Avatar
    Fernanda Gomes da silva

    Ou dr. meu bebê ta com a unha encravada oque faco

  7. Avatar
    thalita

    ola minha filha naceu com unhas triangular e hoje com tres anos estaõ encravadas como posso ajudala ???

  8. Avatar
    thatiana

    Olá dra. Juliana, meu bebê tem 1 ano e 3 meses e está com as unhas dos dedoes dos pés encravadas, além de 2 unhas quebradas. Qual pomada posso passar para tentar aliviar a dor do bebê? Agradeço a atenção.

  9. Avatar
    drayzon

    unhas encravadas e inflamou oque devo fazer ?

  10. Avatar
    Luciane A.Azoia

    OLA MEU BEBE ESTA COM A UNHA ESCRAVADA, NA UNHA DA MAO DEDAO, O K PASSAR, OU QUE COMPRAR?

  11. Avatar
    Amanda

    minha bebe esta cm a unha inflamada e vermelha e com pus , ja cortei mas a unha dela e redonda e naõ consegui cortar ela quadrada , ja limpei e passei nebacetin e dipirona e estou dando aliviu para dor , estou fazendo tudo correto , gostaria de uma opinião ?

X Leia também: