Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora? – por Dra. Lúcia Coutinho

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Saúde da Criança27/10/16 By: Ana Lú Gerodetti
(8) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

No post de hoje, a nossa colunista e odontopediatra, Dra. Lúcia Coutinho, vai falar um pouco sobre uma situação que pode deixar muitas mães com medo. Sabe quando o pequeno cai, bate a boca e o dente fica mais escuro? Pois é justamente sobre isso que fala o texto de hoje.

A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que tranquiliza muitas mamães, pois quando é uma pessoa especializada, existe mais confiança e sabemos que podemos deixar as crianças em boas mãos!

Confiram!

 


 

Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora?

Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora? - por Dra. Lúcia Coutinho

 

Os traumatismos dentários na primeira infância são muito comuns, principalmente com bebês que estão aprendendo a andar ou mesmo os maiorzinhos, nas brincadeiras e travessuras do dia a dia. E sempre pegam os pais de surpresa!

As lesões traumáticas que afetam os elementos dentais e suas estruturas de suporte ocasionam, muitas vezes, problemas de ordem estética, funcional e emocional. Sendo assim, todo traumatismo, independente da sua intensidade ou gravidade, deve ser encarado como urgência, ou seja, a visita a um Odontopediatra é indispensável para a realização do diagnóstico e tratamento adequado, pois muitas vezes o prognóstico vai depender do tempo decorrido entre a ocorrência do trauma e a execução do tratamento.

Os dentes normalmente mais afetados são os dentes da frente (incisivos centrais) por se tratarem de dentes mais anteriores, logo, os que recebem o primeiro impacto geralmente. As sequelas de um traumatismo variam desde uma discreta alteração de cor da coroa até a perda do dente. Mas porque os dentes podem escurecer?

É comum os dentinhos que sofreram trauma, após 2 ou 3 dias, escurecerem, ficando meio cinza, roxo ou amarelo-amarronzado. Isso acontece porque ocorreu uma hemorragia pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente), como se fosse o roxo que aparece em nossa pele após uma pancada. Dependendo da gravidade do traumatismo e da hemorragia consequente, a alteração de cor poderá ser de pequena intensidade e reversível após poucas semanas, até uma pigmentação que persiste para toda a vida útil do dente. Essa alteração de cor por si só não constitui em uma indicação de tratamento do canal, a não ser que outros sinais clínicos ou radiográficos indiquem ocorrência de necrose pulpar.

Desta forma, são recomendados retornos periódicos ao Odontopediatra para avaliação clínica e radiográfica de possíveis sequelas que podem advir do trauma do dente de leite.

É importante ressaltar que é possível prevenir alguns acidentes, principalmente entre crianças que praticam esportes individuais ou coletivos como patins, skate, bicicleta, futebol, judô, vôlei etc., usando protetores bucais que podem ser feitos pelo Odontopediatra.

A prevenção de traumatismos dentários na primeira infância, é sempre o melhor caminho. Converse com o seu Odontopediatra a respeito.

 

Dra. Lucia Coutinho

clinicacoutinho.com.br

Instagram

Facebook

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários:Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora? – por Dra. Lúcia Coutinho
  1. Rogério de Almeida Geraldino

    Importantíssima sua contribuição Dra. Lúcia Coutinho!!!

  2. ronielle lima

    perfeito, estou a horas na net pesquisando sobre o assunto e só vc me ajudou descreveu realmente o que aconteceu e o que eu imaginei.. mt obrigada doutora. vou procurar um dentista pra analisar.

  3. fabiana

    Olá Dra. Lucia! Minha filha tem 3 aninhos e meio e infelizmente caiu machucando o queixinho e lábio inferior. Não houve sangramento em nenhum dentinho e nem dor. Porém, após 14 dias o incisivo superior mudou de cor (acinzentado). Foi radiografado e aparentemente está tudo ok, com retorno daqui 2 meses para acompanhar a saúde do dentinho. Porém, a odontopediatra disse que dificilmente a cor volta ao normal e também não há o que fazer quanto a isso. Fique imensamente triste e tenho receio dela sentir vergonha de sorrir quando tiver 5 ou 6 aninhos. Caso esse dente realmente não volte a cor normal, tem alguma opção com resina por exemplo para cuidar esteticamente do sorriso da minha pequena? Agradeço imensamente!

    • DAMIANA DA SILVA

      Poxa também estou na mesma situação,meu filho cai e escureceu( agora na escolinha fico receosa de prejudicar ele) fiquei arrasada!

  4. Gésica

    Dra,estou muito preocupada com a situação da minha filha. Ela tem três anose três meses,e caiu há um mês. De lá pra cá,com poucos dias fui a uma consulta. Encaminharam pra uma avaliação. A dra olhou e solicitou um raio x. Ela não deixou de maneira nenhuma fazer o procedimento. Pediu uma panorâmica. Maquei… Tentei novamente hoje. Ela se assusta e não deixa de jeito nenhum,se desespera… Voltei pra casa com ela na mesma. A Odonto disse que pode prejudicar o permanente. Que o permanente pode até nem nascer,ou nascer lá pros onze anos… Tô preocupada 🙁 Indicou uma sedação,que seria em outra clínica… Tenho medo. O que eu faço? Ela exagerou ? pode nem nascer o permanente? Só ta escuro,igual a foto à cima. Não ta mais amolecido… O que fazer nesse caso? Não fazer nada ,deixar como está pode prejudicar muito? =/

  5. GésicaNog

    Oi Dra,estou muito preocupada com a situação da minha filha. Ela tem três anose três meses,e caiu há um mês. De lá pra cá,com poucos dias fui a uma consulta. Encaminharam pra uma avaliação. A dra olhou e solicitou um raio x. Ela não deixou de maneira nenhuma fazer o procedimento. Pediu uma panorâmica. Maquei… Tentei novamente hoje. Ela se assusta e não deixa de jeito nenhum,se desespera… Voltei pra casa com ela na mesma. A Odonto disse que pode prejudicar o permanente. Que o permanente pode até nem nascer,ou nascer lá pros onze anos… Tô preocupada 🙁 Indicou uma sedação,que seria em outra clínica… Tenho medo. O que eu faço? Ela exagerou ? pode nem nascer o permanente? Só ta escuro,igual a foto à cima. Não ta mais amolecido… O que fazer nesse caso? Não fazer nada ,deixar como está pode prejudicar muito? =/

  6. karla

    oi meu filho caiu e perdeu um dente e o outro escureceu com o tempo,o dente dele ainda é de leite,minha pergunta é quando cair o dente de leite e vier o dente novo se vai crescer escuro tambem, ou vai ser normal? o medico bateu um raio x e disse que virá dois dentes perfeitos,mas tenho medo que venha escuro pode acontecer isso?

  7. patricia folha

    Obrigada!O dente da minha filha também escureceu devido a um pequeno trauma. A odontopediatra não indicou fazer a panorâmica para não passar por radiação tão nova, pois no exame não foi detectado grandes danos. Pediu para eu acompanhar com ela mensalmente e disse que se aparecer uma bolinha de pus na gengiva ir até o consultório. Tenho fé que o dente clareie, pois só virá o definitivo lá para os 6 anos e com a pancada pode retardar um pouco a troca de dente. Tenho muito medo dela se sentir constrangida.

X Leia também: