Por que é importante fazer seu filho se abrir sobre seu dia – por Bianca Arcangeli

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Somos todas iguais15/11/17 By: Bianca Arcangeli
(0) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem com vocês?

No mês passado, apresentamos a vocês a nossa nova colunista, Bianca Arcangeli. Ela é administradora de formação, autora do blog Mãe em dia, mamãe do Thomas, colunista da Revista Pais e Filhos e dona de um canal no Youtube!

Em seu último post, Bianca escreveu  por que crianças de pais separados fazem mais birra. Hoje, ela aborda um assunto da maternidade super importante e às vezes bem difícil: O seu filho se abre com você sobre o seu dia?

Confiram algumas dicas!

 

________________________________________________________________________________

 

Por que é importante fazer seu filho se abrir sobre seu dia

Por que é importante fazer seu filho se abrir sobre seu dia - por Bianca Arcangeli

 

Fazer seu filho conversar sobre a escola e sobre o seu dia parece ser algo fácil. Mas, nem sempre é o caso. Algumas crianças simplesmente são mais fechadas e contam pouco de sua vida para a mãe ou para qualquer outra pessoa. É uma questão de perfil, porém, independente disso, estimular a conversa entre você e seu filho, para que ele se abra sobre os acontecimentos de seus dias, suas emoções, dúvidas e dificuldades é um investimento para a vida.

Uma criança de dois, três, ou quatro anos que está acostumada a conversar e a contar tudo para a sua mãe tende a fazer o mesmo durante toda a sua vida. Por isso, o ato de tornar isso um hábito é tão importante.

Hoje, por seu filho ser pequeno, seus problemas são pequenos – como diz o ditado. Porém, em um futuro próximo, ele será uma criança grande com problemas maiores. Logo em seguida, um adolescente cheio de hormônios e, por último, um adulto tomando decisões importantes todos os dias.

O papel de uma mãe é guiar, sempre, não importa a idade. Afinal, você será a única pessoa na vida do seu filho que colocará seu bem estar à frente de qualquer coisa. À frente de interesses, ambições, bens materiais e até de você mesma. Quantas pessoas em sua vida fazem isso por você hoje?

Por isso, é tão importante manter a linha de comunicação aberta desde a infância com as crianças. Desta forma, se abrir para você será a primeira reação do seu filho quando em dúvida no futuro e, principalmente, frente às grandes  decisões.

A dica aqui é sempre conversar. Antes de dormir, na hora do jantar, ou em algum momento divertido. Evite sentar em um momento solene para conversar; isso só dificultará para que ele se abra. Tente fazer com que ele conte as coisas de forma leve. Pode parecer estranho, mas a forma com a qual você pergunta faz toda a diferença. Fiz um post lá no blog com 26 perguntas para depois da escola que vai garantir que seu filho se abra sobre o seu dia (clique aqui para ver).

Outra dica para garantir que seu filho venha sempre falar com você durante sua vida toda é nunca ridicularizar seus problemas e sempre ouvi-lo sem preconceitos. Esteja aberta, escute. Sempre transmita a ideia de que não importa se o problema dele é a fraldinha que rasgou, o xixi na calça ou se ele roubou alguma coisa. Juntos, vocês conseguirão resolver qualquer problema.

Sempre passe a ideia de que vocês estão juntos. Isso não quer dizer não o castigar quando necessário, mas sim, achar a solução e a punição juntos, caso necessário.

Espero que este post tenha alertado o quão importante é conversar com seu filho e que você, a partir de hoje, se empenhe ainda mais para manter a comunicação entre vocês fluindo!

Se você nunca fez isso não importa, nunca é tarde demais. Lembre-se: 15 minutos de conversa diária podem fazer uma diferença enorme no futuro.

Beijos e até a próxima!

 

________________________________________________________________________________

 

Bianca Arcangeli é autora do Blog Mãe em Dia (www.maeemdia.com), tem um canal no YouTube e é colunista da Pais e Filhos. Siga-a também no Instagram: @blogmaeemdia

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: