Motivos mais comuns pelos quais a criança não desfralda

De Mãe para Mãe09/03/19 By: Juliana Freire
(20) Comentários

P

Oi, meninas,

Tudo bem?

Na semana passada encontrei uma amiga que está tendo bastante dificuldade para fazer o desfralde do filho. Ele só quer fazer cocô na fralda ou na cuequinha, e não consegue fazer na privada de jeito nenhum! Percebi que este é um problema bem comum, pois tenho várias outras amigas que passaram pelas mesmas dificuldades.

Pensei, então. em buscar mais informações sobre este assunto, e encontrei um texto bem interessante no site Nicolandoporai que explica de uma forma simples e clara os principais motivos pelos quais a criança não desfralda.

Vejam só que interessante:

 

Captura de Tela 2014-12-14 às 23.25.38

 

Motivos mais comuns pelos quais a criança não desfralda:

– Ela não está pronta fisicamente;
– Ela não está pronta emocionalmente;
– Ela não entende o que deve fazer (comunicação);
– Ela se distrai muito facilmente;
– Ela está entediada com o processo;
– Ela tem medo ou desconforto com alguma coisa;
– A relação entre desfraldante e desfraldador já ficou desgastada;
– Existe muito stress ou pressão durante o processo;
– A pessoa desfraldadora não tem expectativas realistas;
– A pessoa desfraldadora não está pronta (falta de paciência, tempo ou energia para continuar);
– Há dois desfraldadores (pais separados, casa e escola, mãe e babá, mãe e avó) e ambos estão seguindo planos diferentes de desfralde;
– O desfraldador anda tratando acidentes normais como falha da criança;
– A rotina não se ajusta aos horários da criança ir ao banheiro;
– A abordagem não combina com a personalidade ou estilo de aprender do desfraldante;
– Existe um motivo médico por trás (constipação, infecção, alergias, outro).

 

Alguns probleminhas que porventura podem aparecer no caminho:

1) A criança parecia pronta, mas não está dando a mínima para o desfralde.

O que pode ajudar: tentar ler diferentes livrinhos sobre o assunto; usar um irmão, um amigo ou primo para dar o exemplo; deixá-la brincar totalmente sem roupa várias horas no dia; passar alguns dias de férias em meio à natureza ou praia, onde ela possa ficar totalmente à vontade.

 

2) Tudo ia bem, mas de repente a criança se recusa a ir ao banheiro.

Possíveis motivos: muito stress envolvido, pressão demais, desgaste entre mãe e filho, constipação ou outro problema físico.

O que pode ajudar: dê a ela um tempo de uma ou duas semanas; tente tornar as visitas ao banheiro mais divertidas; peça ajuda de outra pessoa (avós, babá, ou quem mais com paciência zerada possa ajudar); dê a ela muitos líquidos pra facilitar as idas ao banheiro, ou consulte um pediatra se você acha que o problema é físico.

 

3) Acidentes em excesso.

O que pode ajudar: acidentes são normais, mas se eles não diminuem com o tempo, tente ficar mais atenta aos sinais da criança que mostram que ela precisa fazer xixi ou cocô; convide-a para ir em horários regulares e preste atenção se por acaso você dá à criança mais atenção (boa ou má) quando ela deixa escapar xixi do que quando ela usa o banheiro. Não deixe isso acontecer. Limpe as escapadas pacientemente e dê a ela muitos abraços sempre que usar o penico.

 

4) A criança faz xixi, mas nunca faz cocô no banheiro.

Possíveis motivos: ela não se sente à vontade; fazer cocô é algo demorado demais e ela não tem paciência de ficar sentada esperando; se sente desconfortável com a sensação de fazer sentada (já que ela está acostumada a fazer em pé ou se movimentando); não gosta do respingo de água ou xixi no seu bumbum; está com medo de sentir dor, talvez porque alguma vez teve dificuldade em fazer um cocô mais duro.

Primeiro, não tente resolver o problema sem antes tentar entender porque ele existe.

O que NÃO fazer:

– Jamais fique brava, jamais castigue ou envergonhe a criança por isso. Ela não está fazendo isso de propósito e talvez se sinta tão perdida quanto você.

– Não force a criança a sentar no penico e tentar fazer. O cocô vem quando o corpo está pronto e forçar esse momento pode gerar frustração, além de fissuras, dor ou hemorróidas.

– Nunca a faça segurar o cocô. Se você nota que é hora dela ir, procure um banheiro imediatamente.

O que fazer:

– Assegure-se de que a criança esteja bebendo muito líquido: água, suco de maçã, pera, cranberry, uva, mamão e ameixa; e consumindo comidas ricas em fibras: vegetais (especialmente os crus), frutas, grãos, arroz integral, aveia, etc.

– Limite comidas que constipam: banana, arroz branco, queijo, refrigerante, junk food, açúcar refinado, doce, suco de laranja ou outros cítricos.

– Esteja atenta aos horários que normalmente o intestino funciona: ao acordar e 10 a 30 minutos depois das refeições.

– Se a criança fez cocô na calça, leve-a calmamente ao banheiro, dê descarga no cocô e diga que o lugar dele é no vaso. Sente-a no vaso para limpar seu bumbum.

– Se a criança só faz cocô na fralda (ou calcinha/cueca), sugira a ela se sentar no penico para fazer dizendo que tudo bem ficar vestida com a fralda. Uma vez que ela vencer essa barreira, coloque a fralda dentro do penico para o cocô cair lá dentro. Depois, tire a fralda completamente.

– Experimente dar privacidade à criança na hora de fazer cocô ou sentá-la no penico em algum lugar neutro e mais relaxado (lugares onde ela brinca, ou próximo à televisão).

– Assegure-se de que as pernas da criança não estejam balançando no ar. Colocar os pés no chão ou sobre um banquinho dá a ela maior estabilidade.

– Abrace a criança sentada no penico e incline-a um pouco para frente, contra seu corpo. Essa posição favorece a eliminação do cocô.

– Empreste a ela um iPad ou similar com algum aplicativo divertido (ou livros), para ela se distrair enquanto relaxa para fazer cocô.

– Encoraje a criança a relaxar ao invés de forçar a saída do cocô. Se o cocô está saindo duro e ela está tendo dificuldade, ofereça um copo de água, alguma fruta e tente novamente em uns 20 a 30 minutos.

 

5) Desfralde noturno

Mais uma vez, depende do tempo da criança e não é algo que você possa ensinar. Algumas pessoas criam o habito de levar a criança ao banheiro no meio da noite e têm sucesso. Então, depende de você.

Para ser capaz de controlar o xixi pela noite, a criança precisa atingir maturidade BIOLÓGICA, onde os rins conseguem enviar um sinal ao cérebro quando ela está dormindo. Se o cérebro estiver dormindo tão profundamente que não capta o sinal, a bexiga é pequena demais para conter o líquido produzido ou o corpo produz urina em excesso à noite (ocorre principalmente no inverno, já que o corpo não produz suor), vai ocorrer “uma escapada” na cama. À medida que a criança crescer, o biológico vai se ajustar e tudo se resolver – mas escapadas noturnas ainda são consideradas normais até os 6 anos.

Portanto, a melhor dica para um desfralde noturno tranquilo é encorajar a criança a beber menos líquidos 2 horas antes de dormir, e tirar a fralda somente quando ela amanhecer consistentemente seca no dia seguinte.

Boa sorte!

 

Fonte: Nicolandoporai

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comentários:Motivos mais comuns pelos quais a criança não desfralda
  1. Avatar
    Ju

    Ju… AAAmei… Vou ate emprimir…. Thanks friend, vou tentar aqui e te falo como foi…
    Bjos

  2. Avatar
    mano

    Olha só….

  3. Avatar
    Janette

    Observe o horario que o intestino da crianca funciona e coloque-a na cadeira-piniquinho em seu proprio quarto a partir dos 11 meses. Pegue seus livros favoritos e fique contando estorias. Quando o intestino funcionar, pegue-a no colo e leve o
    pinico para despejar no vaso. Dando a descarga de tchau para o coco e ela imitara. Todos os dias. Em 1 mes voce tira a fralda com certeza! Sem stress, sem pressao….

  4. Avatar
    Amanda Sombra

    Oi amei o texto…quero receber atualizações do blog,.bjsss

    • Avatar
      Gabriella

      Olá, Amanda!

      Para se receber nossos posts por e-mail é só preencher com o seu endereço de e-mail o campo “Inscreva-se nas News” na coluna direita do blog. Aproveite nosso conteúdo 🙂

      Beijos!

  5. Avatar
    Eliane

    Oi,meu filho já fez 2 anos tentei tirar as fraldas ano passado sem sucesso por problemas familiares não tive muito tempo mas está me parecendo mais difícil agora sabe me dizer porque?

  6. Avatar
    Cristiane

    Estou preocupada meu filho faz na coma duas acres vês s noite

  7. Avatar
    Elisabete Mendes ribeiro

    estou passando por esse processo, é super desgastante e preocupante, ainda mais pq logo o meu filho estara indo á escolinha. ele tem quase 4anos e fico muito preocupa, ele so faz se for na fralda, o coco ou o xixi. essas informações meu deram muitas orientações das quais a partir de agora, colocarei em pratica.
    obgda!!!

  8. Avatar
    eliane

    Uma crianca autista de 10 anos que sugestoes daria para o desfralde? Ja foram tentadas algumas das orientacoes dadas acima

  9. Avatar
    Nadja Amorim

    Muito bom!
    Meu neto de 5 anos mora comigo só faz cocô na fralda, tenho tentado sem muita pressão, mas, ainda não consegui. Ele veio morar comigo a dois anos atrás… pegarei as dicas contidas no texto e continuarei na tentativa, obrigada!

  10. Avatar
    Edilene

    Gostei, meu pequeno tem 5 anos e ainda usa fralda para dormir. Ele toma muita água, ainda não consegui parar de dar a água antes de dormir. Mas fico aliviada em saber que ate os 6 anos é normal ele não conseguir segurar e ir para o banheiro a noite.

  11. Avatar
    Regina m. Rodrigues

    Realmente tirar a fralda é difícil. O xixi tudo bem, mas o coco esta mais difícil.

  12. Avatar
    Elizabeth

    oi… minha filha de 1 ano e 11 meses nao fica mais de fralda, ela pede pra tirar ou ela mesma tira, mais nao pede pra ir no banheiro ou no pinico, alguma dica? ja tentei presente , ja dei o celular pra ve se ajudava e nada ela nao pede,se eu coloco ela tipo de manha ela ate faz o xixi ela nao tem medo , queria uma dica para incentivar ela a pedir,pode ajudar???

  13. Avatar
    Nany pedrenho

    Gosto muito dessas matérias, são muito esclarecedoras.

  14. Avatar
    Ana Maria

    Olá gostei das dicas minha filha só fazer coco na calcinha não quer saber de fazer no piniquinho já briguei coloquei de castigo não nada tem adiantado, então vou manter a calma e esperar o tempo certo

  15. Avatar
    Ro

    Gostei muito das dicas ! Mas tenho um aluno com quatro anos q só faz coco se for na fralda. Será q nessa idade os procedimentos seriam os mesmos?

  16. Avatar
    ALESSANDRA

    OI ESTOU COM MUITAS DIFICULDADES NO DESFRALDA DA MINHA FILHA JULIA DE 3 ANOS E 2 MESES,AS VEZES FAZ XIXI NA CALÇA,E AS VEZES CONSIGO LEVAR ELA ATE O BANHEIRO SEM QUE A MESMA CHORE MUITO,AS FEZES ELA SO FAZ NA CALCINHA,TODA VEZ QUE TENTO LEVAR ELA NO TRONINHO A MESMA BERRA BASTANTE E NÃO QUER SENTAR,DAI RARAMENTE ELA FAZ NO TRONINHO,ELA NAO GOSTA QUE NINGUEM FIQUE PERTO DELA NESSE MOMENTO,ELA FAZ DIRETO NA ROUPA,NÃO SEI O QUE FAZER E COMO FAZER,JA QUE A MESMA NÃO DEIXA EU AJUDAR,PENSEI ATE PROCURAR AJUDA PSICOLOGICA,PORQUE REALMENTE NÃO SEI MAIS O QUE FAZER,POIS 10 MESES QUE ESTOU TENTANDO E NÃO TENHO OBTIDO RETORNO BOM A RESPEITO.PODE ME AJUDAR POR FAVOR?

  17. Avatar
    Jayle

    Minha neta não quer fazer xixi nem cocô no banheiro, em casa grita e chora, diz que não quer. Estamos deixando ela sem fralda. Na escola ela vai com a turma e aceita ir com a prof., evolui a cada dia.
    O que fazer para ela aceitar ir ao banheiro em casa?

    • Avatar
      Jayle

      Obe.: Ela está com 2 anos e 9 meses.

  18. Avatar
    Mary Santos

    Minha Cecilia acabou de fazer 4 anos e deixou a fralda para xixi antes dos 2 anos mas o popô nem pensar só faz na fralda , semana passada conseguiu fazer um pouquinho a[io quando acabou falou – mamar meu bubum partiu no meio ….e aí voltamos a zero novamente … tem uns 5 dias que não coloquei a fralda e aí …nada de fazer o tão popô ….levei ao medico e ele falou que realmente não tem uma receita.

X Leia também: