Hora do recreio: dicas para preparar o lanche ideal!

De Mãe para Mãe14/06/15 By: Juliana Freire
(1) Comentários

 

Oi, meninas!

Tudo bem?

Temos recebido muitas solicitações de dicas para a alimentação de nossos filhos. E como já falamos sobre papinhas (AQUI), refeições divertidas (AQUI) e receitas para fazer com as crianças (AQUI), escolhi pensar sobre a hora do recreio, momento em que acredito que o lanche deva ser uma combinação entre ser saudável e gostoso. Ainda não cheguei na fase de preparar a lancheira dos meus filhos, pois ainda tem lanche na escola, mas quando chegar a hora, vou tentar fazê-la da forma mais equilibrada possível.

Encontrei excelentes dicas para dividir com vocês, vamos lá!

 

 

Um lanche de escola ideal deve apresentar alimentos dos três grupos alimentares em sua composição:

Carboidratos: estão presentes nos alimentos que fornecem energia. Boas opções são os pães, bisnaguinhas, biscoitos sem recheio e bolo simples sem recheio e cobertura.

Proteínas: fundamentais para o crescimento da criança. Pode ser encontrada no leite e derivados (também fontes de cálcio) e carnes e embutidos (peito de peru, presunto magro).

Vitaminas e Minerais: essenciais para o desenvolvimento de todas as funções do corpo e para a manutenção do sistema de defesa do organismo. Suas fontes são frutas, verduras e legumes.

 

 

Para distribuir de forma harmoniosa todos estes grupos de alimentos, podemos montar a lancheira da criança da seguinte forma:

1 bebida: Importante para a reposição da perda de líquido. 
Para manter a temperatura e garantir a qualidade da bebida, é importante acondicioná-la em garrafa térmica ou optar pelos sucos de caixinha ou engarrafados.
 Boas opções são: água de coco, sucos naturais ou aqueles produzidos com a própria fruta. 
Se preferir o leite ou iogurte, coloque-os em garrafas e lancheiras térmicas ou averigue se a escola pode armazená-los em geladeira até o horário do lanche. As caixinhas também são boas alternativas.

1 sanduíche, ou bolo, ou biscoitos: Os bolos e biscoitos são boas fontes de carboidrato, porém, podem ter muita gordura e açúcar quando oferecidos nas versões recheados ou com coberturas. O ideal é preferir os biscoitos salgados (preferindo sempre os integrais) ou doces sem recheio: leite, coco, chocolate, baunilha, sequilhos ou maisena. Broas, bolo de fubá, bolos simples e à base de frutas também são boas opções.

Dicas para o sanduíche:
 prefira pão integral e varie o tipo de pão (forma, bisnaguinha, torrada, sírio, francês ou de leite
) Para o recheio, dê preferência ao queijo branco, cream cheese, requeijão, peito de peru, presunto magro, queijo cottage, polenguinho, mussarela ou queijo prato.

1 fruta: As melhores opções são as frutas que podem ser consumidas com casca, ou quando a casca pode ser retirada com facilidade, como: banana, maçã, pera, goiaba, uva, tangerina e morango. 
Se preferir as frutas picadas, procure acondicioná-las em pote de plástico com tampa e prepará-las bem próximo a hora de sair de casa. As opções são: kiwi, manga, abacaxi, mamão, melão, melancia.

É importante variar e oferecer diferentes tipos de frutas durante a semana. Procure oferecer frutas de cores diferentes e, dessa forma, garantir o acesso da criança a todas as vitaminas.

 

 

DICA DE LANCHE PARA CRIANÇAS ACIMA DO PESO

– 1 maçã
– 1 xícara média de granola
– 1 pote de iogurte natural de morango

FIQUE ESPERTA! 
As calorias que uma criança gordinha ingere não podem ser muito inferiores às 270 recomendadas pelos nutricionistas. Isso porque a molecada perde peso naturalmente durante o crescimento. Já o sódio e a gordura podem baixar bastante. Aí entram as fibras, que eliminam gordura e ajudam a regular o intestino.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
- 3,8g de fibras
- 175mg de sódio
- 3,7g de proteínas
- 50g de carboidratos
- 2,3g de gorduras totais

CALORIAS (foto) – 
245 kcal

 

 

DICA DE LANCHE PARA CRIANÇAS COM PESO IDEAL

– 1 banana média
– 1 achocolatado (ou 200 ml de leite integral com chocolate em pó)
– 4 biscoitos de leite

FIQUE ESPERTA! 
Frutas, em vez de chocolates e bolachas recheadas, são opções bem mais saudáveis para a sobremesa. No lugar do biscoito de leite você pode colocar uma fatia de bolo sem recheio ou um pão pequeno com requeijão. Já em substituição ao achocolatado, vale recorrer aos sucos (de preferência naturais ou de caixinha).

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
- 180 mg de sódio
- 6 g de proteínas
- 52 g de carboidratos
- 7 g de gorduras totais

CALORIAS (foto) – 
285 kcal

 

 

Fonte:

http://www.rgnutri.com.br
http://mdemulher.abril.com.br
http://maesefilhos.com

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Hora do recreio: dicas para preparar o lanche ideal!
  1. Avatar
    simone

    quantas gramas de bolo simples para lanchinho é ideal?

X Leia também: