Dicas para diminuir o cansaço das mães!

De Mãe para Mãe03/07/19 By: Juliana Freire
(4) Comentários

 

Oi, moms,

Tudo bem?

Uma das coisas mais marcantes da vida de mãe é o cansaço! Definitivamente não temos mais aquele tempo livre que tínhamos antes de ser mãe, e quanto mais coisas fazemos, mais queremos fazer… Temos dificuldade em delegar e isso acaba se tornando uma bola de neve! Conversando com algumas amigas, percebi que o cansaço é comum entre a maioria das mães, principalmente as de recém-nascidos e bebês pequenos.

Mas será que não existem artifícios para ajudar a minimizar esse cansaço? Fiz uma pesquisa com minhas amigas para tentar listar algumas dicas que as ajudam no dia a dia, quem sabe pode ajudar alguma leitora aqui do blog!

Vejam as dicas:

1) Sempre que seu filho tirar uma sonequinha ou dormir, aproveite para dormir no mesmo momento que ele!

Essa é uma dica para as mamães de recém-nascidos. Algumas outras tarefas podem esperar, pense que isso poderá fazer toda a diferença no seu bem-estar. Não tínhamos o hábito de dormir à tarde antes, mas também não tínhamos o hábito de dormir picado nas madrugadas, então não se sinta mal com as sonecas durante o dia, até os médicos recomendam.

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 23.20.07

 

2) Divida as tarefas do bebê com seu marido!

É super importante que o pai atue ativamente nesta nova fase e participe dos cuidados do bebê. Muitas vezes a mãe quer fazer tudo e mesmo sem perceber acaba podando ou criticando o pai quando ele faz alguma coisa “errada” ou diferente da forma que ela faria, e isso pode inibir a participação dele. Uma boa dica é que o pai fique responsável por alguma(s) função(ões), como o banho, o jantar, colocar para dormir etc. E que esse seja um momento só deles.

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 23.26.06

 

3) Aceite ajuda dos familiares!

Pode ser sua mãe, sogra, cunhada, tia etc. Todas as pessoas que se oferecem para ajudar certamente fazem isso com a melhor das intenções e mesmo se você achar que elas não cuidariam do seu filho da forma que você gostaria, lembre-se de que que se elas cuidarem com amor, já é meio caminho andado. No ano passado fiz uma viagem de 10 dias pela primeira vez sem as crianças e as deixei na casa da minha mãe. Fiquei morrendo de saudades, mas a viagem fez muito bem para mim, para meu marido, para minha mãe (que amou ficar com os netos) e para as crianças que adoraram ficar sendo paparicados pela avó.

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 23.26.48

 

4) Tire 1 hora do dia para você!

Essa é uma super dica que funciona, mas precisa de disciplina. Tire 1 hora do dia para fazer algo que você realmente gosta e que vai lhe fazer bem, seja um atividade física, ler um livro, assistir um filme etc. Essa hora tem que ser voltada para seu lazer. Você pode aproveitar quando seu filho estiver dormindo ou quando o pai estiver cuidando do bebê.

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 23.28.15

 

5) Procure ter uma noite inteira de sono!

Dormir picado e acordar de madrugada, na minha opinião e na minha experiência, é o principal causador do cansaço extremo da maternidade. Lembro-me de quando meus filhos eram bebês, eu me sentia uma zumbi. A verdade é que toda criança deve e merece dormir uma noite inteira (pelo menos a partir de 1 ano de idade), e se seu filho não dorme, tente procurar uma ajuda profissional, e você verá que isso vai fazer TODA a diferença na sua vida. Hoje existem livros que falam muito sobre o sono do bebê e até mesmo especialistas na área. Aqui no blog temos uma colunista especialista no sono chamada Renata Soifer Kraiser, psicóloga e autora do livro O sono do meu bebê.

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 23.29.52

 

6) Babá ou enfermeira com moderação!

Acho que uma babá pode ajudar muuuito a vida da mãe, principalmente das que trabalham fora de casa e ainda não querem colocar o filho na escolinha. Sou totalmente contra delegar todas as funções do dia a dia para as babás, mas elas podem ajudar de verdade em vários aspectos, desde a arrumar as coisas do bebê, como quarto, roupas, acessórios até a ficar com o bebê enquanto a mãe está fora de casa. Ter uma ajuda ativa em casa pode inclusive melhorar na qualidade do tempo que você passa com seu filho, pois quando estiver com ele, estará 100% entregue a aquele momento!

Alguém tem mais alguma boa dica?

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:Dicas para diminuir o cansaço das mães!
  1. Avatar
    Catarina

    Adorei as dicas mas só servem pra mãe de filho único, né! Rsrsrsrsrs!!!
    Tenho dois e mais um a caminho. Uma hora do dia só pra mim!! Só em sonhos!! Hahahahaahha!!

    Adoro seu blog. Uma abraço!!

  2. Avatar
    nani

    Concordo com a Catarina… as dicas servem para mães de filho único e para as que não trabalham… no meu caso, são no mínimo 8 horas dedicadas ao trabalho, deslocamento (entre leva e traz do bebê, e deslocamento ao trabalho…)o restante ao filhotinho… e pra mim?? Nada. Queria muito ter uma horinha para me exercitar!!! Sonho meu!!!! Parabéns pelo blog meninas!!!

  3. Avatar
    Melissa

    Faço tudo isso e continuo cansada! Hahahaha! Sou mãe de dois e quando um dorme é hora de dar atenção para o outro.
    Para arejar a cabeça, sempre convido alguma amiga pra vir aqui em casa. Num ambiente controlado fica mais fácil conversar, nem que seja por alguns minutos.

  4. Avatar
    Elisa

    quando o marido sair para ir ao supermercado ou outro passeio que possa levar as criancas, deixe levar. Mamaes podem aproveitar para descansarem ou fazer qualquer outra coisa que nao encontram tempo e esses passeios podem ser muito divertidos para os pequenos.

X Leia também: