Dicas de livros para ajudar a criança a passar por algumas fases!

2 anos - 3 anos - 4 anos - Acima de 4 anos - De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Dicas - Fases - Livros17/12/17 By: Renata Pires
(6) Comentários

 

Olá!

Educar e ajudar as crianças a passarem por certas fases não é um trabalho dos mais fáceis. Em algumas dessas situações de transição, muitos livros são nossos aliados e podem nos ajudar, e muito!

Selecionei alguns títulos por temas, para que fique mais fácil de vocês encontrarem o livro ideal para ler para seus pequenos!

Espero que gostem desses livros para ajudar a criança a passar por algumas fases!

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

 

Livros para ajudar no DESFRALDE

 

Cocô no trono

Um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua espécie de cocô. Mas ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor ao apertar um botão sonoro.

 

Livro para a criança desfraldar - Just Real Moms

 

O que tem dentro da sua fralda?

Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa do Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda do Ratinho. Uma grande surpresa os espera…

 

Livro para a criança desfraldar - Just Real Moms

 

O que é que se faz com um penico?

Com este livro, o desfralde pode ser vivido de forma estimulante e natural. Brincando com imagens e colocando em movimento figuras do livro, a criança vai se divertir enquanto se familiariza com o penico e descobre as vantagens de usá-lo.

 

Livro para a criança desfraldar - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Livros para crianças que NÃO QUEREM COMER

 

Diogo não quer comer!

A hora das refeições pode ser um problema para muitas famílias. Choro, reclamações, recusa em comer determinados alimentos etc. Tudo isso pode ‘tirar os pais do sério’. Preocupados com a saúde dos filhos, muitos pais acabam obrigando-os a comer depois de tentativas de convencimento infrutíferas. Esse livro conta a história de uma criança, Diogo. Que, como muitas outras, se recusa a comer os alimentos oferecidos, mas que gosta muito de comer doces. Tem por objetivo auxiliar os pais e/ou cuidadores a reduzir os problemas na hora das refeições.

 

Livro para a criança que não quer comer - Just Real Moms

 

Verdura? Não!

Mônica tem péssimos hábitos alimentares. Mas, com a ajuda de Raquel, uma menina muito legal e que gosta de comer bem, ela descobre a importância de ingerir alimentos saudáveis. O livro contém observações para pais e professores, dicas para o trabalho em sala de aula e sugestões de atividades interdisciplinares.

 

Livro para a criança que não quer comer - Just Real Moms

 

Amanda no país das vitaminas

Amanda era fraquinha e não gostava de comer frutas e legumes. Adorava guloseimas empacotadas, com corante e gordura, daquelas que se compram no mercado. Sua saúde era ruim. A menina não tinha forças para pular e correr. Um dia, caiu no gavetão da geladeira e descobriu o valor das vitaminas e a energia que elas fornecem ao nosso corpo.

 

Livro para a criança que não quer comer - Just Real Moms

 

A cesta de Dona Maricota

Em versos e rimas, os alimentos provocam uns aos outros, contando as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes.

 

Livro para a criança que não quer comer - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Livros para criança que NÃO QUER TOMAR BANHO

 

Camila não quer tomar banho!

Camila acha que tomar banho pode ser perigoso. E se ela encolher depois de se lavar? Além disso, ela já tinha tomado banho no dia anterior! Veja como ela muda de opinião após viver experiências desastradas e chegar a importantes conclusões.

 

Livro para a criança que não quer tomar banho - Just Real Moms

 

Não vou tomar banho

O livro conta a história de uma menininha que não quer tomar banho, pois está ocupada demais brincando com os amigos pinguim, elefante e macaco. Mas à medida que cada um deles vai pulando na banheira, aí a coisa fica mais divertida!

 

Livro para a criança que não quer tomar banho - Just Real Moms

 

Eu não quero tomar banho!

Eu não quero tomar banho! – gritou o pequeno tigre. – Tomar banho é divertido – falou a mamãe. Mas ele não concordava e foi brincar na floresta. O pequeno tigre ficou cada vez mais sujo e nenhum dos seus amigos se importava com isso, até ele encontrar o pavão…

 

Livro para a criança que não quer tomar banho - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Livros para criança QUE FAZ MUITA BIRRA

 

O Gritalhão

O livro conta a história de uma menina chamada Helena. Ela vivia com a família em uma casinha torta, num vale profundo, à beira de um rio azul. A vida de Helena era quase perfeita. Ela tinha talento musical, seu irmãozinho era tranquilo e sua mãe, bem divertida. Quase perfeita… É que o pai dela não conseguia conversar normalmente. Tudo que dizia vinha em forma de berros: ONDE ESTÃO AS MINHAS BOTAS? ESTOU COM SEDE! […] Helena não se conformava com isso.
Ela, um dia, depois de pensar muito, tomou uma decisão seriíssima que mudou a sua vida e, mais ainda, mudou o comportamento de seu pai.

 

Livro para a criança que faz muita birra - Just Real Moms

 

Rita, não grita!

Esta é a história de Rita, uma garota magrela que vivia fazendo birra e gritando por qualquer coisa. Ela vivia fazendo birra e tudo era motivo para reclamações e berros. Os amigos cansaram e desapareceram. Ninguém mais convidava Rita para brincar.

 

Livro para a criança que faz muita birra - Just Real Moms

 

O reizinho mandão

Este livro conta a história de um rei mimado e mandão, que tanto implicou e deu broncas, que seu povo emudeceu com medo dele.

 

Livro para a criança que faz muita birra - Just Real Moms

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

 

Livros para ajudar a superar MEDOS

 

* Medos em geral:

Eu não tenho medo

De maneira singela e bem-humorada, este livro fala dos medos infantis e mostra como enfrentá-los. O autor apresenta vários medos comuns às crianças, como o medo do escuro, de se perder ou de levar bronca por ter quebrado algum objeto. Para cada situação, ele sugere uma saída: deixar uma luzinha acesa no quarto, ficar perto da mãe e ajudar a consertar o objeto que foi quebrado. O traço simples e as cores vibrantes chamam a atenção das crianças.

 

Livro para a criança que tem medo - Just Real Moms

 

Gildo

Gildo é um elefante amável, simpático e, principalmente, muito corajoso. Ele se diverte em situações que deixariam muita gente com frio na barriga. Encara montanha-russa, avião, filme de terror e até cantar em público. Enfim, ele não tem medo de nada. Ou melhor, de quase nada. Existe uma coisa que deixa Gildo apavorado: bexigas! Sempre que é convidado para algum aniversário, ele faz o maior drama. Na noite anterior à festa, nem consegue dormir! Mas, um dia, o elefante descobre que elas não são tão assustadoras assim.

 

Livro para a criança que tem medo - Just Real Moms

 

Chapeuzinho Amarelo

Nesse clássico da literatura infantil brasileira, o leitor conhece uma menina que morre de medo do medo. Porém, o que mais a apavora é o lobo, que ela nem conhece. De tanto povoar seus pensamentos, um dia, ele surge bem diante da garota. Ao encarar seu maior desafio, Chapeuzinho supera temores e inseguranças e descobre a alegria. A habilidade de Chico de combinar palavras e ideias torna a obra genial. As ilustrações ficaram a cargo de Ziraldo, e o resultado não podia se melhor.

 

Livro para a criança que tem medo - Just Real Moms

 

* Medo do Escuro e de Monstros:

Vai embora, grande monstro verde!

O monstro verde, que dá título à obra, tem dentes afiados e olhos amarelos. Mas ele não surge logo de cara. A criatura vai se revelando aos poucos, conforme o leitor vai virando as páginas. Até que, quando o monstro aparece por completo, chega o momento de o leitor mandá-lo embora. Para fazer a fera desaparecer, basta fechar o livro! Por meio de recortes e uma ideia original, o premiado artista-autor Ed Emberley criou uma narrativa inspirada, que ajuda as crianças a espantar os monstros que habitam o mundo da imaginação.

 

Livro para a criança que tem medo de monstro - Just Real Moms

 

Papai!

Com leveza e bom-humor, esse livro retrata o medo do escuro e dos monstros. No meio da noite, o garoto chama pelo pai, pois encontra um monstro verde em sua cama. O problema é que a criatura tem exatamente a mesma reação! Brincando com o ponto de vista do narrador, o autor mostra a importância da figura paterna para espantar os temores que povoam a imaginação das crianças. Destaque para a boa conexão entre texto e imagem. O autor, aliás, assina a história e as ilustrações.

 

Livro para a criança que tem medo do escuro e monstros - Just Real Moms

 

Você não consegue dormir, Ursinho?

Ursinho morre de medo do escuro. Na hora de dormir, ele bem que tenta pegar no sono, mas o temor é maior que o cansaço. Nem mesmo com o maior lampião de todos aceso ao seu lado, Ursinho adormece. Até que o pai Urso encontra uma solução criativa, que tranquiliza o filho. A leitura prende a atenção das crianças, que ficam curiosas para saber o desfecho da história.

 

Livro para a criança que tem medo do escuro - Just Real Moms

 

O escuro

Luca era um garotinho que tinha medo do escuro. Até que em uma certa noite, o escuro entra no seu quarto e convida-o para ir até o porão. Descendo até aquela parte mais sombria e medonha da casa, ele descobre que até os seus piores medos têm uma solução. Além de ilustrações muito divertidas, a narrativa é leve e fácil de entender. Ótimo para ler para o seu filho.

 

Livro para a criança que tem medo do escuro - Just Real Moms

 

Medo de quê?

Selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na exposição “A imagem do medo”, na Galícia, Espanha. Nesta delícia de texto, a menina medrosa conversa com sua avó, que questiona a razão da neta ter tantos medos. Em certo momento, sem saber o que responder, a garota chega a inventar temores. A narrativa fluida é um convite ao pequeno leitor para que ele também avalie seus pavores, sejam eles reais ou abstratos.
Em uma das ótimas passagens do texto, a avó diz à neta: “Medo é uma coisa que inventam para fazer você parar. Parar de brincar, parar de cantar, parar de sonhar”.

 

Livro para a criança que tem medo - Just Real Moms

 

O medo que mora embaixo da cama

Escrita em rimas, essa é a história de João que, antes de dormir, inventa de se assustar. Monstros terríveis surgem no quarto escuro. Mas, cheio de coragem e com uma lanterna na mão, o garoto descobre que as formas assustadoras são sua meia, o macaco de pelúcia e outros objetos. Assim, João descobre que o medo não estava sob a cama, mas dentro dele mesmo. As ilustrações dão o clima à boa narrativa, explorando tons escuros em um traço gótico.

 

Livro para a criança que tem medo de escuro - Just Real Moms

 

* Medo de se separar dos pais

Um tanto perdida

A Corujinha dorme tão pesado que acaba caindo do ninho e se perdendo na floresta. Por sorte, o Esquilo logo se oferece para ajudá-la. O problema é que, embora prestativo, ele é bem atrapalhado. A Corujinha tem de descrever direitinho como é a sua mãe para que eles consigam encontrá-la. É o premiado Chris Haughton que assina o texto e as belas ilustrações. O livro faz sucesso no mundo todo e já foi lançado em mais de vinte línguas. A história, delicada e divertida, retrata o temor clássico das crianças de se separar dos pais.

 

Livro para a criança que tem medo - Just Real Moms

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários:Dicas de livros para ajudar a criança a passar por algumas fases!
  1. Ana Lauria

    Livros que ajudam em diversas fases das crianças.

  2. Tatiana

    Também tem o “Histórias curativas para comportamentos desafiadores” que tem várias histórias para diversas situações.

  3. thais

    oi boa tarde,onde posso encontra esses livros,poiss moro em uma cidade pequena no interior do pernambuco!!! tem algum site q eu possa encontrar.. obg

  4. Paula

    Alguma dica para crianças que vão ter que ficar de “molho” por ter quebrado o pé…?
    Minha sobrinha quebrou o tornozelo e está se lamentando muito por ter ido brincar no pula-pula….
    Obrigada, tia Paula

  5. Maria Amélia Paim

    Quero comprar alguns. Qual é o site que me possibilita isso?

    Maria Amélia Paim

  6. Luciana Vargas

    recomenda algum livro de sentimentos? fdas emoções, pra ensinar as crianças identificar os sentimentos e lidar com a situação.

X Leia também: