Dermatite atópica em bebês: Quais são os cuidados?

Dicas dos especialistas17/07/19 By: Juliana Freire
(13) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

O Olavinho, meu filho, tem muita alergia na pele. Com muita frequência a pele dele fica vermelha, grossinha e coçando muito. Os lugares que mais sofrem são as mãos, as dobrinhas dos braços e joelhos, atrás da orelha e no pescoço. Conversei com minha dermatologista que adoro, a Dra. Juliana Macéa, e ela o analisou e disse que se chama dermatite atópica, e que isso também é muito comum nos bebês. Pedi, então, para ela escrever um post para me orientar e também alertar as mães para evitar que isso aconteça.

Nessa época de frio podem aparecer lesões de pele nos pequenos, a dermatite atópica em bebês, e precisamos ficar atentas para evitar que elas apareçam. Alguns cuidados podem ser tomados, e a Dra. Juliana explica tudo para a gente no post de hoje!

Confiram!

 


 

Nessa época de frio observamos uma piora significativa na pele das crianças que têm dermatite atópica. O que é essa doença?

De maneira simplificada podemos dizer que a atopia é uma tendência alérgica crônica. Pacientes atópicos têm uma sensibilidade maior a substâncias com potencial irritante como poeira, ácaros, perfumes e até mesmo a variações de temperatura. No sistema respiratório, a atopia pode se manifestar por crises frequentes de rinite. Já na pele a manifestação é na forma de dermatite. Não necessariamente o paciente precisa ter sintomas respiratórios e de pele, mas a associação é muito frequente. Na dermatite atópica em bebês, é comum que um dos pais tenha antecedente de atopia na infância.

 

Dermatite atópica em bebês: quais são os cuidados? - Just Real Moms

 

As lesões de pele costumam ser bem típicas nos pequenos e costumam se manifestar a partir dos 6 meses de idade, melhorando por volta dos 6 anos. Os locais mais acometidos são as bochechas e as chamadas áreas de dobras- “atrás” dos cotovelos e dos joelhos. Quando a dermatite atópica em bebês surge de forma leve, observamos apenas uma vermelhidão e uma leve aspereza nessas áreas. Em formas mais intensas, a vermelhidão fica mais evidente e podem aparecer micro-crostas, descamação e a pele vai ficando mais espessa pelos episódios frequentes de inflamação.

Quando a dermatite atópica em bebês surge, é preciso seguir cuidados bem rígidos com a pele:

– Banho: deve ser rápido, com água morna, pouco sabonete e nunca a pele deve ser esfregada com bucha. Banhos quentes e longos irão ressecar demais a pele da criança atópica favorecendo crises de dermatite. Evite mais de um banho por dia.

– Hidratante: é fundamental! Deve ser aplicado diariamente logo após o banho para facilitar a aplicação e adesão ao uso.

– Perfumes, maquiagem: para as crianças com atopia mesmo as formulações infantis devem ser evitadas.

– Roupas: em contato direto com a pele use sempre roupas de algodão e procure lavá-las com sabão infantil, pouco amaciante, e enxague bem para evitar resíduos dos produtos de limpeza.

– Natação: a criança pode fazer, mas de preferência a água deve ser sem cloro e deve-se tomar uma chuveirada logo que sair da piscina.

Com relação ao tratamento, cada criança – e até mesmo cada crise – deve ser avaliada individualmente. O hidratante é sempre fundamental. Quando as lesões estão piores indicamos cremes imunomoduladores, cremes de corticóide e, às vezes, quando a criança se coçou muito e há sinais de infecção é necessário associar antibiótico tópico. Os antialérgicos orais ajudam a aliviar a coceira que geralmente é intensa. Em crises muito intensas pode ser necessário o uso de imunomoduladores orais.

 

Dermatite atópica em bebês: quais são os cuidados? - Just Real Moms

 

Aproveito a oportunidade para divulgar o site da associação de apoio a dermatite atópica, onde quem busca mais informações poderá encontrá-las. É o AADA.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Juliana Macéa
www.masterlaserdermatologia.com
Instagram: masterlaserdermatologia

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários:Dermatite atópica em bebês: Quais são os cuidados?
  1. Avatar
    Aline

    Meu bebê teve bastante dermatite atopica eum hidratante otimi qye uamos ate hoje é o Fisiogel AI Loção, que alem de hidratar acalma a pele do bebê.

  2. Avatar
    Beatriz

    Bom dia!!!
    Meu filho teve essa dermatite no rosto e a única coisa que resolveu de fato no meu caso foi Aveia Coloidal. A única coisa é que na época não tinha no Brasil para vender. Não sei como está hoje. Vale a pena as mamães buscarem informações para seus filhos sobre essa aveia.
    Espero ter ajudado!!!! Parabéns pela matéria!!!

    • Avatar
      Alana

      O produto Probiatop resolve bastante, pode usar de 0 a dois anos tambem. Reduz a severidade dos sintomas e aumenta o espaço de tempo entre uma crise e outra. Melhora a imunidade da criança, contra o aparecimento das alergias.

  3. Avatar
    angela del rio

    Meu bebê é super alergico! O único hidratante que uso na pele dele que não tem álcool é o Dermovance. E dou banho na banheira com aquele comprimidinho de permaganato quando esta com a alergia atacada. Funciona.

    • Avatar
      Dagma

      Amigas meu bebê tem quatro mês está atacada dr passou polaramine e a trok e um charope , mas já tem uma semana e nada de melhorar e saindo mas pernas nos braços no tronco .vcs podem me ajudar

      • Avatar
        SARAH

        Polaramine não é o mais indicado para alergias da pele, o mais indicado é o hixizine pode comprar, tbem é anti alérgico

  4. Avatar
    Carolina

    Apareceu atrás da orelhas da minha BB, tenho passado óleo Johnson, será melhor mudar p hidratante??

  5. Avatar
    Fernanda Siqueira

    Meu filho apresentou as lesões principalmente no rosto a partir do 3o.mês. A pediatra demorou muito para diagnosticar, e quando o fez, já estava com 5 meses, e com lesões muito fortes, passando medicamentos, hidratantes, cremes que não ajudaram. Levamos na dermatologista, que mudou os cremes e também não resolveu. Troquei de pediatra que passou outros medicamentos, e nada. Por fim, quando fez 1 ano e 1 mês, levei-o em um Alergologista que foi a salvação, sendo que em menos de 1 semana de tratamento meu filho já estava muito bem.
    Na primeira semana de tratamento usamos o Allegra, e creme manipulado Tacrolimus em dosagem especifica para o rosto e resto do corpo nas lesões. O Tacrolimus é praticamente o mesmo que o Elidel, porém o médico passou especifico, pois o Elidel não resolveu o caso dele quando a pediatra passou no inicio quando ele tinha 5 meses. Esses medicamentos precisam que o Dr. avalie o estado de seus filhos para que usem neles. Recomendo um Alergolosita para avaliação.
    O Alergologista também passou, o sabonete Kalima (Theraskin) no banho, e hidratante Hydraporin (mantecorp) – após banho passar o hidratante e só depois enxugar a pele tocando suavemente sobre a pele – o Dr. frisou muito que o hidratante se passa antes de secar a pele. Besuntar o filhote…rsss
    Depois de 1 semana com os cremes, as lesões sumiram, e mantivemos o hidratante e sabonete até hoje que ele está com 2 anos e 1 mês. O Tacrolimus usamos somente quando aparece alguma lesão, porém usamos somente 4x depois da semana de ouro. O princípio de tudo sempre é manter hidratada a pele. Todas as recomendações do post são fundamentais.
    Hoje estou muito feliz pois conseguimos vencer e mantemos essa rotina do sabonete e hidratante. Ele está com 2 anos e 1 mês e sem nenhuma lesão na pele faz uns 10 meses.

  6. Avatar
    Karin Fernanda Santos

    Meu neto está tendo essa dermatite e estamos tratando com muito hidratante, a dermatite dele é dessa que só fica vermelha as bochechas e as dobrinhas coça muito a cabeça os olhos.O ÚNICO LUGAR QUE FICOU ASSIM MEIO QUE NO (VIVO) FOI ATRÁS DAS ORELHAS. ESTAMOS USANDO DXAMETASONA CREME E XAROPE TAMBÉM …

  7. Avatar
    Karin Fernanda Santos

    Esqueci de dizer que o hidrdatante que estamos usando chama se HIDRAKIDS…e que o xarope que segundo a pediatra dele é bom para alergia é HISTAMIM mas descobri que xarope de DEXAMETASONA é bom para dermatite.

  8. Avatar
    Leticia Guardiano

    Depois de testar vários hidratantes “potentes” como o Fisiogel e um da Mustela, o que realmente resolveu foi a linha Restoraderm da Cetaphil. Tem o sabonete e o hidratante e eles são bastante eficientes paga o problema. Nos Estados Unidos, a Cetaphil Restoraderm lançou uma versão chamada “Eczema” (outro termo utilizado para este problema da dermatite atopica que é ainda melhor.
    O único “problema” é o preço; no Brasil custam em torno de 100 reais e nos EUA, $12.

  9. Avatar
    Lurdes

    Oi bem assim MSM essa alergia

  10. Avatar
    Sicleide

    Meu filho de um ano , está a tres dias com a pele avermelhada, braço rosto pernas o corpo inteiro e fica aspero, mas nao coça, falam que é o calor, mas na dúvida levarei ao médico.

X Leia também: