Como incentivar as crianças a escovarem os dentes e tornar este momento divertido – por Dra. Lúcia Coutinho

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas22/03/20 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

 

Oi, moms!

Como vocês estão?

No post de hoje, a nossa querida colunista e odontopediatra, Dra. Lúcia Coutinho, vai mostrar algumas dicas (muito importantes!) para incentivar as crianças a escovarem os dentes – e ainda tornar este momento divertido!

A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que facilita muito para as mamães, afinal, é bem mais confiável levar os pequenos em alguém especializado no assunto, né? Então fica aí a dica para começar o ano bem!

Confiram esse post para lá de especial!

 


 

Como incentivar as crianças a escovarem os dentes e tornar este momento divertido 

 

Como incentivar as crianças a escovar os dentes e tornar este momento divertido - por Dra. Lúcia Coutinho

 

Seu filho chora, grita, sai correndo e até se esconde quando você diz: “Filho, vamos escovar os dentinhos”? Essa cena em casa é muito comum nos primeiros anos de vida, não é? Os motivos para tal comportamento são vários. Além da criança ainda não ter maturidade suficiente para entender a necessidade dos cuidados com a saúde bucal, dependendo da idade, ela pode se sentir incomodada de uma outra pessoa, no caso os pais e/ou cuidadores, tocar no interior da sua cavidade bucal, ou por querer realizar sozinha a escovação, não deixando que outra pessoa a ajude.

Cabe, então, aos pais conversarem com seus filhos e explicarem o porquê de isso ser importante e usar uma linguagem que eles possam compreender e assimilar facilmente. Além disso, o hábito da escovação dos dentes da criança em casa deverá ser incluído na sua rotina desde o aparecimentos dos seus primeiros dentinhos para que a criança já se familiarize com a escova de dentes, com o creme dental e com a manipulação da sua boca desde cedo. O exemplo dado pelos pais em casa também ajuda a criança a compreender que a escovação é necessária e que todos da família também escovam os seus dentes.

 

1

 

Para tornar este momento mais prazeroso, a escovação pode ser acompanhada de músicas cantadas pela pessoa que está realizando a escovação (pais ou cuidadores), fazer analogias dos movimentos da escova com objetos já identificados pela criança, como por exemplo, o barulho do trenzinho, a água da chuva e assim por diante. O ideal é que a mãe tenha duas escovas, sendo uma para que a criança possa realizar sozinha a escovação para criar o hábito, que é o que ela gosta de fazer, porém de uma forma ainda ineficiente.

A outra é para a mãe ou cuidadora que irá realmente fazer a escovação eficiente, podendo sempre a mãe reforçar que primeiro “o Pedrinho escova e depois a mamãe ajuda”. Isso muitas vezes faz com que a criança seja mais colaboradora. Fazer reforço positivo, dizendo e afirmando para a criança que ela sabe ajudar muito durante a escovação também pode ajudar no seu comportamento, tornando este momento mais agradável e divertido.

Levar a criança ao supermercado ou à farmácia para escolher a sua escova de dente e o creme dental com os personagens infantis que ela gosta, é uma boa forma de estimular a escovação. Porém, é importante que esta mãe já tenha passado em uma consulta com um odontopediatra e recebido orientações quanto ao tipo ideal da escova, que deve ser de acordo com a idade da criança, tipo de creme dental a ser prescrito e orientações quanto ao uso do fio dental.

Estas orientações dadas por um profissional especializado na odontologia infantil é muito importante para se criar um vínculo afetivo entre a mãe-criança-profissional, melhorando muitas vezes o comportamento da criança durante as consultas odontológicas e durante a escovação em casa, além de promover a saúde, buscando formar uma geração cárie zero.

Fazer analogias lúdicas com os personagens infantis também é uma forma de incentivar as crianças a querer ter o sorriso bonito igual ao personagem ao qual ela se espelha. Hoje já existem episódios de desenhos que falam sobre o hábito da escovação e colocá-las para assistir pode ser uma boa ideia. Falar do hálito fresquinho e do dente branquinho também pode incentivá-las a querer escovar os dentes e ter um sorriso bonito e saudável.

 

2

 

Evite falar que vai tirar bichinhos ou sujeiras dos dentes. Não devemos associar nossa boca com algo sujo e desagradável. Reforce que vai limpar os dentinhos para tirar os restinhos de alimentos que ficaram na boca depois das refeições. Falar do hálito fresquinho e do dente branquinho também pode incentivá-las a querer escovar os dentes e ter um sorriso bonito e saudável.

 


 

Dra. Lucia Coutinho

clinicacoutinho.com.br

Instagram

Facebook

image008

 

X Leia também: