As 10 regras do método Nana, Nenê! Como fazer o filho dormir a noite toda?

De Mãe para Mãe30/09/13 By: Juliana Freire
(281) Comentários

 

Oi, meninas! Tudo bem?

 

Ser mãe é também “pagar a língua” o tempo todo, né?

 

Sempre fui completamente CONTRA a técnica do livro “Nana, Nenê”. Não me identifico com a ideia de deixar o bebê chorando no quarto sozinho. Além disso, o Olavinho, meu primeiro filho, não me deu o menor trabalho para dormir e desde muito cedo dormia a noite toda, então pensava que a maioria dos bebês devia ser assim.

 

E para a minha surpresa, a Ana Helena, minha segunda filha que já está com 7 meses, ainda acorda de 2 a 3 vezes por noite e é só dando de mamar que consigo fazê-la voltar a dormir! Estou me sentindo uma “zumbi” ambulante, muito cansada… Pela primeira vez estou considerando a ideia de aplicar o método Nana, Nenê! Ainda não comecei e não sei se vou ter coragem, mas estou lendo bastante sobre a técnica para entender melhor como funciona!

 

 

Captura de Tela 2013-09-29 às 22.50.09

 

 

Mas, afinal de contas, no que se baseia o Nana, Nenê? Basicamente, consiste em educar o hábito do sono, para que a criança adormeça sozinha e, assim, se ela despertar durante a noite saberá dormir novamente sem a ajuda de um adulto. Isso faz todo o sentido! Imagine se você sempre dorme na sua cama e de repente, quando acorda, percebe que está numa gaiola!!!! Acho que ia chorar também, né?

 

É essa mesma lógica que o livro mostra quando diz que devemos ensinar o bebê a dormir sozinho. Se ele dormir mamando ou no colo e acordar no meio da noite sem a mamadeira ou o peito… é claro: ele gritará!

 

Eu já ouvi falar muitas coisas a respeito do Nana, Nenê. Para algumas crianças funcionou muito bem; para outras, funcionou por um tempo e depois os problemas de sono voltaram; e para algumas, foi um completo desastre! Por conta disso ainda não estou 100% segura! Meu coração de mãe não permite deixar um filho chorando sozinho, mas pode ser que eu esteja errada!

 

Procurei fazer um resuminho e listei as 10 regras do livro “Nana, Nenê”, para ajudar aquelas mamães que estão pensando em iniciar esse processo.

 

 

Captura de Tela 2013-09-29 às 22.48.20

 

 

1) Seja firme, seja forte!

 

A regra nº 1 é estar segura do que se está fazendo. Confie e seja forte em seus propósitos!

 

 

2) Tudo começa com a rotina!

 

Rotina é tudo para um bebê. É o que deixa a criança segura porque assim ela sempre sabe o que virá a seguir. Por isso, desde cedo, estabeleça uma rotina para o seu bebê: hora de comer, hora das sonecas, hora de brincar, hora do banho e hora de dormir (já escrevi um post sobre isso AQUI).

 

 

3) Organizando a rotina!

 

O livro sugere que o banho seja dado no fim do dia, para relaxar e acalmar a criança, em seguida a mamadeira, uns minutinhos calmos com o papai ou a mamãe e hora de ir para a cama!

 

 

4) Crie um ritual!

 

Desenvolver um ritual em torno da ação de ir para a cama (pode ser cantar uma cançåo, contar uma história…) ajuda a criança a adormecer. E, o mais importante: a criança passará a associar o momento do sono à um momento agradável, que antecede a hora de ficar sozinha para dormir.

 

 

5) Deixe a criança sozinha!

 

Coloque a criança no berço, se afaste um pouco e fale com muita calma: “Agora você vai dormir no seu bercinho, durma bem, mamãe te ama, boa noite”. Os pais devem sair do quarto antes que a crianca adormeça. Explique que o papai e a mamãe vão esperar fora do quarto, dar boa noite e sair. É nessa hora que o desafio começa!

 

 

6) Em caso de choro…

 

Agora começa a história do “choro controlado”: os pais devem entrar no quarto a intervalos regulares, para dizer para a criança que estão por ali, dar confiança, e então sair novamente.

 

 

7) Controle a ansiedade para entrar no quarto!

 

Vejam na tabela abaixo os intervalos de tempos que o método sugere para que os pais voltem a entrar no quarto:

 

 

tabela

 

 

8) Os intervalos!

 

Estes tempos valem tanto para quando se põe a criança na cama pela primeira vez às 20h30, como para quando ela acorda no meio da noite. Eles vão aumentando progressivamente segundo as técnicas comportamentais de esgotamento, até a criança compreender que chorando não conseguirá nada e conciliar o sono sozinha. Os tempos também irão aumentando com o passar dos dias.

 

 

9) Caso o bebê acorde durante a noite: 

 

A presença da mãe durante a noite é importante quando o choro se torna mais intenso. Mas isso não significa retirar o bebê do berço e sim, ficar em pé ou sentar-se próximo a ele. Segundo a técnica, para acalmar o bebê durante essa fase de treinamento é permitido:

 

– Oferecer chupeta, afagar ou dar batidinhas de leve com a mão, com um brinquedinho ou com um cobertorzinho em sua barriguinha.

– Conversar com o bebê (bem baixinho) dizendo que a mamãe e o papai estão ali e que o amam.

– Mudar a criança de posição, ligar música no móbile, mostrar um brinquedo que ela goste muito.

 

 

10) E dá-lhe paciência!

 

E por último, todas as mamães devem ter muita paciência e persistência para aplicar o método!

 

 

E vocês, já aplicaram o Nana, Nenê? Deu certo? Seus filhos dormem bem? Têm dicas para o bom sono das crianças?

Beijos

 

Fonte: Fábrica de mamãe e Mães à obra

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

281 Comentários:As 10 regras do método Nana, Nenê! Como fazer o filho dormir a noite toda?
  1. Luciana

    Eu apliquei o método quando a minha filha tinha 1 ano e 1 mês. Esses últimos dois meses têm sido quase um sonho para mim. Coloco ela no berço às 20h30 e ela só acorda às 06h30. Antes, eu levantava pelo menos 3 vezes por noite para colocar a chupeta. (Ela já não mamava à noite desde os 4 meses.) A aplicação do método foi bem simples. Na verdade, acho que ela precisava disso mais do que eu. Ela chorou super pouco, mas claro que teve algumas noites mais complicadas, em que foi mais difícil, e aí é barra pesada mesmo. É difícil aguentar ouvir o filho chorando e “não fazer nada”. Uma dica que está no livro e que, para mim, foi o pulo do gato foi deixar várias chupetas no berço. Quando deito ela no berço, ela já cospe a chupeta que está na boca e pega outra. O troca-troca vira quase uma brincadeira. Fiz uma série de posts sobre o processo no meu blog. Dá uma olhada lá: http://www.osamoresdelulu.blogspot.com.br/2013/08/nanou.html
    Beijo e boa sorte.

  2. cLAUDIA mELO

    Meu filho até 11 meses de idade chorava (sem exagero) no minimo 10 vezes por noite… Era tão cansativo, eu exausta, o pai exausto. Até que resolvi levá-lo em um pediatra e falei: receita um calmante pra mim ou pra ele.. nós 2 juntos não sobreviveremos rsrs… Receitou pra ele 2 dias e nada da criança dormir.. até que me falaram desse livro… Gente minha vida mudou… primeira noite chorou primeira vez chorou segunda chorou terceira uns 40 min ai dormiu a noite toda… Acordei assustada no dia seguinte…. e dai em diante foi so uma questa de rotina… Funciona, mas funciona mesmo…. Muita paciência.. não é fácil, mas funciona…

    • Juliana

      Oi Claudia, muito bom saber das experiências positivas! Nossa acordar 10 vezes a noite é de deixar qualquer um louco! EStou sonhando por uma noite inteira de sono!Obrigada por dividir conosco sua opinião sobre o NAna, nenê! Mil beijos

    • Tassiane

      Cláudia, acredito em você! Meu filho tem um ano e quatro meses, e acorda muitas vezes também, acredito que umas dez vezes como você falou. Acho que vou aplicar o método, pous já dei calmante, chá, fiz de tudo e ele não dorme bem…

    • Maria

      Nossa, o pediatra receitou calmante para o bebe? E vc deu? Caramba tem gente que nao devia ser mae!

      • Hanna

        Julgar as pessoas é muito fácil,o difícil e acordar sem nenhum exagero 10 vezes por noite e no dia seguinte dar conta de casa, trabalho,2filhos (no meu caso) e tudo isso com muita mas muita disposição para ouvir certos tipos de comentários!! também já dei calmante para meu filho pois faz 1ano 3 meses e 13 dias que não sei o que dormir por 1hora seguida! Te entendo bem Tassiane, vou tentar esse método para ver se da certo!! Que DEUS nos ajude e nos de muita paciência para lhe dar com certos tipos de comentários!

  3. Larine

    Oi Ju!!!
    Não tenho coragem de aplicar esse método! Até precisaria, porque meu Pe já está com 02 aninhos e me dá um trabalhão para dormir (dorme muito tarde, acorda de madrugada…).
    Mas vê-lo chorar é um martírio para mim. rs
    Como vc, já ouvi o lado bom e o ruim dessa prática (algumas mães amam, outras odeiam). Tenho uma amiga psicóloga que abomina, dizendo que pode criar traumas irreversíveis…
    Sei não! rs
    Vocês poderiam pedir para a Dra. Carla Poppa dar um parecer sobre o assunto, quem sabe nos ajuda… Bjo!

    • Juliana

      Nossa LArine, que idéia excelente! Eu não tinha pensado nisso antes! Vou pedir agora mesmo para a Carla Poppa escrever um texto sobre isso, assim podemos nos sentir mais seguras em aplicar ou não! Obrigada querida! Um beijão

  4. Mirella

    Gostaria de saber a partir de quantos meses essa técnica pode ser aplicada.

    • Juliana

      OI Mirella, acho que vai de acordo com cada bebê, se está ganhando peso já pode parar de mamar no meio da noite, agora se ainda estiver magrinho deveria mamar mais! Vou ver se no livro diz alguma coisa sobre com qual idade começar. Se alguém souber essa informação, por favor escreva aqui para nós! Beijos

      • Fernando

        O livro recomenda que se inicie aos 3 meses. Antes disso o bebê não está com o hipotálamo desenvolvido o suficiente para aceitar o método.

  5. marcella

    Oi Ju, como mae de 2 entendo perfeitamente sua angustia. Com meu primeiro filho, de 3 anos, apliquei o metodo francês de educaçao pro sono, assim como o agora, com minha bebe de 8 meses. Os franceses acreditam que desde muito cedo deve-se dar uma pausa entre o choro do bebe e pega-lo ao colo. Isso nao significa deixa-lo chorar por horas, mas ao não pega-lo toda hora e de imediato você ensina seu bebe a esperar e permite ouvi-lo. É sono? É fome? Porque meu bebe chora? Bebes são inteligentes! Os pais, ao pegar o bebe a cada barulhinho que fazem tambem atrapalham o desenrolar do sono( quem nao rola, da aquelas pequenas acordadinhas a noite etc?) E assim, a gente mesmo vai acostumando os bebes com a necessidade e com a nossa presença de madrugada, na hora de dormir. Meu pediatra aqui em Brasilia sempre disse, nao acorde bebe para mamar. Ele vai acordar se tiver fome. Nunca um bebe recem nascido dormiu mais de 5 horas seguidas. depois q esse tempo inicial passa e o bebe se acostuma as mamadas e ao colo de madrugada, nao tem jeito. Ele vai sofrer um pouquinho parasprender a dormir! Agora, enquanto é bebe ou mais tarde. Tanto faz. O processo de desapegar, nosso e da criança terá que acontecer, eventualmente. Não concordo em deixar a criança chorando por horas no berço, mas isso nao vai acontecer, comece treinando durante o dia! Nas sonecas, nas brincadeiras. Depois, gradualmente a noite. Vc vai ver q funciona. Todos dizem pra mim que sou abençoada por ter bebes que dormem bem. É só por no berço/cama e tal. Nao eh isso! É um trabalho continuo de ensino. De aceitar que meus filhos sao pessoas que merecem ser bem educadas desde cedo para sua própria independência! Bem, é a minha filosofia! Desculpe a intromissao! e força!!

    • Juliana

      OI Marcella, amei seu comentário! Eu não conhecia esse método francês e vou me informar melhor sobre o assunto! Meu primeiro filho dorme suuuper bem, sozinho, e foi sem nenhum trauma! E queria fazer a mesma coisa com a minha bebezinha! Obrigada pela dica! Mil beijos

    • Jade Fonseca

      Minha irmã aplicou nas minhas duas sobrinhas e elas sempre dormiram mto bem.
      Eu estou meio sem coragem ainda.
      Alguém aqui já aplicou o método da encantadora de bebês. O PUPD ?
      Onde vc nao precisa deixar ele chorando sozinho. Vc ficá-la do lado pegando e recolocando ele no berço.
      Estou querendo aplicar este no meu filho de 11 meses. Ele dorme bem a noite mas só dorme sendo ninado e isso esta começando a cansar.
      Beijos

      • Juliana

        Oi Jade, essa técnica do PUPD é bem menos sofrida, tenho uma amiga que fez e adorou! Tava até pensando em começar tentando essa aí. Acho que vale a pena tentar. Beijos

        • Manu

          Eu não tivr coragem de aplicar esse método e estou atualmente aplicando o da Encantadora de bebês. Muito mais leve e sem traumas pra nenhuma das partes… Recomendo a leitura do livro, não só para aprender a colocar o bb para dormir mas por todas as dicas que ela dá sobre a linguagem corporal do bebê. Me ajudou demais a entender as necessidades do meu bb. Abraços

    • Cris

      Ola Marcela! Achei mto interessante o seu comentário e gostaria de saber um pouco mais sobre essa técnica francesa! Vc poderia ajudar? Bjos

      • Martha

        Oi Cris… Leia o livro Crianca Francesa não faz manha.
        É excelente e fala tudo sobre os métodos franceses de educação. Eu adorei!

  6. Isabel

    Olá, eu fiz o nana nenê com a minha primeira filha quando tinha 8 meses. Foi sofrido, mas em 2 dias ela já estava dormindo a noite toda, e dorme super bem até hoje (tem 7anos). Com a segunda foi bem mais fácil, e com menos de 6 meses já dormia muito bem (ainda mamava uma vez as 23h).
    Tem que ser firme mesmo, é sofrido mas vale muito a pena.
    Para mim não existe nada melhor do que as duas na cama as 20:30h e eu e meu marido temos o resto da noite para nós!
    Coragem!

    • Juliana

      Oi Isabel, nem me fale! Estou sonhando com isso! Tomara que eu consiga logo! Beijos e obrigada

  7. Caroline

    Oi,

    Sempre fiquei em duvida quanto a esse método, até que li o texto cujo link segue….

    http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2012/09/por-que-deixar-chorar-ate-que-se-durma.html?m=1

    Pra mim foi esclarecedor!

    Bjs

    • Juliana

      Oi Caroline, estou curiosa com esse texto. Vou ler agora mesmo. Obrigada pela dica. Beijos

  8. Louise

    Oi meninas!
    Eu também tenho uma bebe de 6 meses que ainda acorda a cada 3 horas para mamar e apesar de estar cansada nao gosto do método do Dr Estivil. Acho cruel com os bebes e acredito que um bebe só chora se precisa de algo e se precisa de um colinho de mamãe porque negar? Quando precisamos de um abraço do nosso marido nao gostaríamos que ele nos dissesse que esta nao é a hora e que é hora de dormir … Fique ai pedindo que eu estou aqui do lado de fora … Hunnn me parece malvado.. E é claro que depois de noites pedindo abraço e ele sempre negando a gente se acostuma que nao vai ter. Mas enfim, para muita gente funcionou super bem.
    Em oposição ao método do Dr Estivil esta o Dr. Carlos Gonzalez com o livro besame mucho. Vcs conhecem? Acho que super vale a pena! E para mim faz mais sentido! Beijos

    • Juliana

      Oi Louise, nunca ouvi sobre este livro, mas já gostei pelo título! Vou ver se acho para ler antes de aplicar qualquer método! Tks pela dica. Mil beijos

    • Anna Carolinne

      Concordo plenamente! E outra, a gente tem que pensar que nosso bebê cresce muito rápido… Num piscar de olhos nosso bebê não existe mais… :O Daí, quando ele tiver maiorzinho, vamos sentir saudades dele gorduxinho, fofinho e barulhento e vamos lembrar com carinho e saudades das noites em claro que passamos com ele… kkkkkkkk Claro que quando a pessoa tá com tpm e/ou muito cansada não dá para pensar assim, só pensamos numa boa noite de sono…kkkk Enfim, cada mãe acaba descobrindo a melhor forma de proceder! Beijos a todas.

    • Karina

      Adorei seu comentário!!!
      Penso da mesma forma!!
      Meu filho tem 1 ano e 8 meses e ainda acorda para mamar e pedir colo.
      Também sinto que ele pede colo ou chora por algum motivo e que precisa desse carinho.
      Realmente passa muito rápido….por esse motivo não vou negar isso à ele.

      • luciana

        Acho q há horários para dar carinho ao filho, o excesso em momentos errados vai acabar mimando a nao ajundando.

  9. Priscila

    Ola Juliana,
    Gosto muito do blog de vcs e hoje tomo a liberdade de colocar aqui minha experiencia! Eu, assim como vc, achava um absurdo deixar meu filho chorando no berco e nao fazer nada…mas depois lendo muito sobre o metodo nana nene resolvi que era hora de tentar! Estavamos todos exaustos de acordar 2-3 vezes toda noite e alem de tudo acostumamos meu filho a dormir sendo ninado no colo, entao tinha dias que ficava meia hora andando com ele pelo quarto ate ele dormir…um pesadelo 🙂 O que me levou a decidir pelo nana nene foi a grande evidencia que de fato funciona e que existem muitos estudos mostrando que nao deixa sequela nenhuma na crianca (se alguem te disser o contrario, peca pra te mostrarem um estudo cientifico embasando, nao conheco nenhum…) Alem disso faca a seguinte conta: sua filha chora todas as noites cerca de 15 mins (5 mins cada vez que acorda) e com o nana nene ela vai chorar alguns minutos (talvez ate 40 mins nos primeiros dias) mas depois nao vai chorar mais no meio da noite! Entao no fim das contas ela vai chorar muito menos!!! Comigo funcionou super bem, fizemos uma versao do metodo em que um dos pais fica sentado na cadeira perto do berco e vai colocando a cadeira cada vez mais longe ate nao ficar mais no quarto..No primeiro dia foram longos e sofridos 30 mins…Ja no terceiro dia nao precisamos mais da cadeira e meu filho (na epoca com quase 5 meses) dormiu sozinho e a unica que chorou fui eu: de orgulho do meu pequeno!!! E desde entao (agora tem 1 ano e 7) dorme sozinho, a noite toda…As vezes vejo pelo monitor de video ele cantando “nana nene” pra ele mesmo pra dormir e dai pega no sono, eh tao lindo!! Uma ultima coisa: se decidir que eh o melhor pra vc e sua filha, faca o mais rapido possivel pois criancas com mais de 1 ano tendem a dar mais trabalho, chegam ate a vomitar no berco pra chamar a atencao! Finalmente, siga seu coracao de mae, cada uma sabe onde seu calo aperta e o q eh melhor pra sua familia! Boa sorte e bons sonos

    • Juliana

      OI Pri, acho que todos os pontos que você colocou fazem muito sentido com relação à quantidade de choro!! Ai que lindo seu bebe cantando para ninar! Muito fofooo!
      Obrigada pelo comentário. mil beijos

    • Marina

      Juliana, bom dia!
      Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses. Ela ainda mama no peito e tem o hábito de dormir na minha cama, melhor dizendo tinha, pois ontem revirando alguns blogs sobre o assunto encontrei esse e li o seu comentário. Como a maioria das mamães, eu tinha muita dó de aplicar o método, porém domingo foi o fim, estou tão cansada.
      Com base no seu comentário ontem iniciei a minha batalha para ensinar a minha neném a dormir sozinha, mas adaptei o método, entrei várias vezes no quarto dela e pedi para ela ir dormir, que já estava tarde, que eu amava ela, mas era hora de dormir… Etc… Peguei ela no colo, acalmei e devolvi para o berço, sentei ao lado do berço e pedi para ela dormi, sem sucesso, ela chorava copiosamente, então pedi ao meu marido para ir no quarto dela e ele repetiu o mesmo processo que eu fiz.
      Ele saiu e eu voltei acalmei ela novamente, dei um pouco de peito. Então, ainda acordada deitei ela no berço e falei com muito carinho que era para ela dormir, ela ficou segurando na minha mão e adormeceu sozinha.
      Agora temos que repetir o procedimento o resto da semana. Todo o processo demorou 1 hora e 20 minutos.
      Ela acordou as 3 horas da manha e repeti o procedimento e ela dormiu o resto da noite.
      Para mim já foi um grande passo. Estou feliz, pois consegui dormir pelo menos um pouco essa noite.

  10. Carol

    Oi Juliana! Quando meu filho nasceu achei que iria sofrer mesmo até os 8,9 meses para ele dormir a noite inteira, achava que era “normal”.
    Até que no auge do desespero meu marido entrou no site de uma psicologa do sono infantil, que veja só a coincidência, era mulher do pediatra dele! Ela resolveu nossa vida e aplica o mesmo método do livro, junto com a técnica dos franceses.
    No meu caso foi bem simples porque meu bebe tinha dois meses e meio quando comecei a técnica, ele ia dormir as 11:00 e acordava as 06:00 para mamar, um sonho! A primeira noite eu achei que ele tinha morrido, tomei um susto hahahaha! Ele não chorou, não deu trabalho mesmo. Vai com fé que dá muito certo sim!!

    Bjos e boa sorte!

    • Juliana

      OI Carol, que bom saber das experiencias positivas! Vou me informar mais sobre essa técnica dos franceses! Obrigada Mil beijos

  11. Fernanda

    Eu fiz o Nana Nenê com o meu segundo filho e deu SUPER certo!!! Foram 3 dias de choro, mas eu estava tão cansada, que a primeira regra de ser firme foi super fácil. Eu realmente estava esgotada e precisava de qualquer coisa que fizesse meu filho dormir a noite inteira, já que a minha mais velha, que foi acostumada a dormir do meu lado (eu já tinha o nana nene na época dela, mas não tive coragem), ainda acordava durante a noite. Então dois acordando em intervalos de 1 hora cada, era demais!!!
    Eu acho que a melhor época de fazer é quando o bebê para de tomar mamadeira durante a noite. Naquela fase que vc tem certeza de que não vai dar nada a noite inteira, nem água. Isso no meu caso foi com 1 ano e 3 meses dele. Deu super certo, super recomendo, foi uma libertação pra todo mundo. Eu recebia pessoas em casa pra jantar e todo mundo ficava espantado de ver minhas crianças irem pra cama sozinhas. Além de ter acabado a fase em que meu marido queria jantar comigo ou conversar ou ver um filme e eu acabava dormindo com as crianças, de tão cansada! Nessa época eu só aparecia lá pela meia noite. rs.
    Além de tudo isso, eles pararam de acordar no meio da madrugada e isso me fez uma pessoa (mãe e esposa) muito mais feliz e descansada!!!!
    Super recomendo. Bjs

    • Juliana

      Oi Fe, imagino seu cansaço acordando de 1 em 1 hora! Vocês estão me convencendo a fazer a técnica pois as experiencias estão sendo positivas!Vamos ver quando vou começar! Beijos

  12. Mel

    Achei interessante esse método, porém como um bebê de 9 meses entenderà que a mãe está ali ao sair do quarto? será que não se sentirá abandonado ou que a mãe sumiu? E quando ele já senta no berço, não irá despertar de vez?pq tenho uma amiga que aplicou esse método com sua filha a deixando chorar e só piorou a filha dela não dorme aré hj e desperta de vez querendo brincar na madrugada .O meu filho acorda 3x tbm e gostaria de uma ajuda tbm para melhorar isso

    • Juliana

      Oi Mel, o meu medo é justamente esse, que minha bebê se sinta abandonada, por isso ainda não comecei. NA verdade estou esperando ela crescer mais um pouco para ver se a situação melhora… beijos

  13. Tatiana

    Também acho super doloroso a técnica de deixar o bebê chorar, mas não condeno! A criança precisa de rotina, esta rotina deve ser a de seus pais, sua casa, um livro pode orientar, mas não ditar o certo e o errado! No meu caso, depois de 4 meses acordando de hora em hora, pois meu filho queria peito sem estar com fome, comprei na madrugada o livro da encantadora de bebês va sedex 10..rs! Achei o livro muito rígido, porém com algumas técnicas aceitáveis, as apliquei somente na hora de dormir! Coloca no berço, acordou, pega no colo, acalma, volta para o berço…foram 3 dias assim, e hoje ele dorme mais 12h por noite (eu tenho que acordá-lo todas as manhãs), no meu caso adoro fazê-lo dormir no meu colo, agora com 1 ano e 5 meses ele reclama e pede pelo berço! Cada mãe sabe de suas necessidades e as de seu filho. Rotina, seja baseada em livro ou não é o segredo do negócio! Beijoss

  14. Carolina

    Oi Ju!

    Aqui em casa fiz um nana nene adaptado.
    Minha filha dormia a noite toda desde os 20 dias e eu achava que nunca mais teria problemas com sono. Quando ela tinha uns 9 meses, começou a acordar 1x a noite e eu, achando que era fase, comecei a dar leite para fazê-la dormir de novo. O negócio começou a piorar, e 3 meses depois ela acordava 4x e não queria dormir de novo. Caos total!!! Eu estava acabada e ela tb, ficou birrenta e mal humorada.

    Tentei o Nana Nene por 2 dias e foi terrível, ela vomitava no berço, fazia cocô, ficava muito desesperada e lógico, eu desistia!
    Conversei com o pediatra e ele me disse pra ir beeeem devagar que ia dar certo. Comecei diluindo o leite dela. Então quando ela acordava eu ainda pegava no colo, mas dava o leite cada vez mais aguado. Quando virou só água, ainda peguei ela no colo, mas por menos tempo a cada vez.

    Passei a não esperar ela dormir completamente para colocar no berço… comecei ficando de mão dada, depois ficava no quarto. Fui me afastando aos poucos.

    A primeira vez que a deixei sozinha, ela chorou um poquinho, mas foi aquele chorinho de manhã e não de desespero, voltei depois de 1 minuto e ela não chorou mais. No primeiro dia ela acordou 1x, fui no quarto, e ela acalmou sozinha. No dia seguinte, quando ela acordou na madrugada, esperei um pouquinho mais pra levantar e ela acabou dormindo sozinha! Desde então temos paz a noite! Eu voltei a ser gente e a Manu voltou a ser o bebê alegre que sempre foi.

    O método funciona sim! Mas acho que tem que ser adaptado com muito cuidado para cada criança. Se eu tivesses forçado a barra logo no começo, com certeza teria sido traumático para minha filha, afinal, não dava pra querer mudar tudo com ela de uma vez.
    Aqui em casa o processo demorou uns 20 dias. Foi cansativo, mas funcionou!

    Sente a sua bebê… faz o método direitinho uns dias, se funcionar sem tanto pânico, ótimo! Senão vai aos pouquinhos… vai ser menos doloroso pra vc e pra ela!

    Bjs e boa sorte!

    • Juliana

      OI Carol, amei suas dicas! Principalmente a parte de ficar de mão dadas e ir se afastando aso poucos sem sofrimento! Tem muito mais a ver comigo esse tipo de coisa! Muito Obrigada . Beijos

  15. Giselle

    Eu apliquei o método qdo meu filho tinha 4 meses e meio! No 1 dia foi horrível, ele chorou muito, no segundo dia tb, mas no terceiro ja foi so um resmungo e no quarto dia dormiu direto!!! Hoje ela ja tem 1 ano e 4 meses e dorme feito um anjo das 20:30 ate 8hrs da manha!!! Eu indico o método pra todo mundo, comigo funcionou muito, mudou minha vida… Antes meu filho acordava de 40 em 40 min, e eu simplesmente nao dormia.

    • Juliana

      Oi Giselle, que sonhoooo! Dormir das 20h30 as 8hs??? Eu chego lá rsrsrrsrsr beijos

      • elaine

        E no caso de o bb dormir no mesmo quarto?

  16. Tatiana

    Olá, sou mãe de gêmeos e gostaria de saber se alguém tem dicas de como adaptar o método para esta realidade… um deles dorme toda a noite e o outro é bem mais agitado, acorda chorando (berrando)… eu acabo levando para a minha cama para não acordar o maninho, mesmo sabendo que esse é o maior erro! Mas tenho medo que o calminho desaprenda a dormir se eu deixar o outro chorando, é uma luta, rsrsrs! Quem sabe a Renata que tbm tem gêmeos tem dicas, quem sabe um post sobre isso? Amo o blog!

    • Juliana

      Oi Tatiana, vou pedir para a RE te falar como ela fez. Beijos

    • paula

      eu passo pela mesma situação da Tatiana. Tenho gemeos de 1 ano e8 meses. ele dorme bem, ela acorda a noite pra ir pra minha cama, só dorme mamando.. to exausta. Mesmo na minha cama ela dorme e acorda varias vezes.

      • Juliana

        Oi Paula, passei muito por isso com a Ana Helena, mas agora que ela esta com 1 ano e meio ela ja dorme a noite toda… uma dica é dar uma mamada AS 11 hs da noite. Ajuda muito… bjs e boa sorte.

    • Maria Luzia

      Oi Tatiana!
      Li seu post e vivo a mesma situação…só que não encontrei a resposta da Renata…vc conseguiu? Me dê algumas dicas por favor! Obrigada

  17. Daniela

    Juliana, não li todos os posts acima das pessoas então não sei se alguém ja deu essa dica, mas acho que passei – bem recentemente, minha filha tem 9 meses – pelo mesmo problema que vc. Meu mais velho sempre dormiu lindamente bem e a segunda, depois que a enfermeira partiu resolveu acordar a noite toda (é, pq antes dormia pelo menos até 4 da manhã direto….) e só dormia de novo se eu dava de mamar. Foi aí que meu pediatra me deu a dica, disse que depois de 6 meses eles decididamente não precisam mais mamar a noite, então falou para alguém mais ir nas choradeiras dela no quarto para acalmá-la. Dar a chupeta e fazê-la voltar a dormir. Foram 4 noites infernais para meu marido, de coração apertado para mim que ficava no quarto, só na babá eletrônica vendo ela se esgoelar, mas funcionou. Em 4 noites ela estava dormindo a noite toda…. Fica a dica, tenta aí! Não precisa deixar chorar, só precisa que alguém mais que não tenha cheiro de leite e não esteja acostumada a alimentá-la acalme-a e faça-a voltar a dormir. Boa sorte de depois conta se deu certo!

    • Juliana

      Oi Dani, muito obrigada pela dica! Faz todo o sentido né? Acho que vou tentar essas outras alternativas antes de aplicar o nana,nene. Beijos

  18. Mariana

    Juliana, antes de mais nada, parabéns pelo blog! Amo! Comecei a ler ainda gravida.
    Minha filha tem 2 meses e logo que completou um mês usei o nana nenê para ela dormir a noite toda.
    Para mim o pior é chorar no berço. Não consigo agüentar! Por isso quando ela chora, conto até 10 evolução lá fazer um carinho, coloco a chupeta e vem dado certo. Ela dorme das 23:30 às 7:30hs.
    Bjs

    • Juliana

      OI MAriana, tudo bem? Eu já tentei algumas vezes deixar chorar um pouco no berço, mas não consigo passar de 3 minutos! Vamos ver se crio coragem! Que linda sua bebê dormindo a noite com apenas 2 meses.
      Beijos

  19. Paty Winter

    Oi Ju !!! Acho muito legal esse monte técnica que inventam, mas posso ser bem sincera ??? A melhor é a intuição de mãe…Com meus dois filhos foi diferente…o João quando era bebezinho, acordou durante um bom tempo, mas quando começou a ir para a escolinha com 11 meses, tinha um rotina de sono boa, a Rebeca acordava para mamar a noite, mas agora com 1 ano e 8 meses é raro, ela acorda mais quando cai a chupeta, antes eu ia correndo fazer o mamá, dai parei, comecei a apenas dar a chupeta e esperar um pouco e funcionou, na maioria das vezes é só isso, e na hora de dormir, antes ela dormia no colo, mas comecei a colocar a ela no berço acordada, mas sem ninguém me falar nada e começou a funcionar…noite passada ela tava bem agitada e demorou um pouco, mas dormiu…
    Beijos

    • Juliana

      Oi Paty, você tem razão, na época das nossas mães não devia ter nada disso né? As vezes é melhor seguirmos nossa intuição de mãe mesmo! Obrigada pelo comentário. Beijos

  20. Giorgia

    Juliana, tenho uma filha de 4 anos e mais uma a caminho…me pego pensando como será o soninho da Beatriz, tão maravilhoso qto foi o da Carolina? A verdade é que, enquanto minhas amigas colocavam os bebês super tarde na cama pra poderem dormir até mais tarde no outro dia, eu e meu marido já tínhamos uma rotina estabelecida pra ela desde muito pequena…no final do dia era um banho relaxante com o papai, mamar com a mamãe e depois de arrotar eu a colocava no bercinho e ficava ao lado dela “pendurada” na grade do bercinho fazendo carinho na testa dela e dizendo palavras de carinho como: ” A Carolina é calma, a Carolina é forte, a Carolina é corajosa, a Carolina é saudável, a Carolina é linda, a Carolina é muito amada…” um mantra, toda noite, a mesma música tocando bem baixinho, meia luz no quarto…meia hora, as vezes até mais. Saía toda doída, torta, mas feliz…com 3 meses ela dormia das 23:00 as 6:30h sem traumas nem choros…recebia amor, carinho e dormia o suficiente pra acordar com a corda toda. Eu tinha tempo pra mim, mas o dia começava cedo, me dedicava muito a ela e ela me “presenteava” com uma bela noite de sono. Vou fazer tudo isso com minha bebê que vai nascer em março, espero muito que dê super certo! Adapte as técnicas que vc já ouviu falar à sua realidade, a sua personalidade e a da sua filha, coração de mãe sempre sabe o que é melhor! Boa sorte!

    • Juliana

      OI Giorgia, que lindo esse mantra! Amei! Acho que vou te copiar! Tomara que de certo! Beijos e noa sorte com sua segundinha que está a caminho!
      beijos

  21. Glaucia

    Ola Ju!!
    Minha prima teve um filhinho que não dormiu até 1 ano e meio.Nessa fase ela já estava exausta e indicaram para ela o Nana Nene!! Elanaplicou a tecnica e em três dias o Gabriel estava dormindo 8 horas direto. Quando engravidei minha mãe me deu o livro. Li muito sobre o soninho das crianças a tecnica da encantadora de bebes, entre outros, mas o que mais eu e meu marido nos identificamos foi com o Nana Nene. Aplicamos a tecnica desde o primeiro dia de vida dela. Colocando uma rotininha. Mamada de três de dia( se ela estivesse dormindo eu acordava) e de noite eu nunca acordei-a para mamar, se ela acordasse eu dava a hora que fosse. Desde a 7 semana ela dorme 12 horas direto, o nosso pediatra diz que se ela tivesse fome ela acordaria e que não precisariamos nos preocupar com glicemia. Só de manhã era para dar mamá assim que ela acordasse. Deu super certo. Eu sempre fiz ritualzinho do sono dela bem cedo. Hoje com 1 ano e meio ela janta até as 19:00, brinca um pouquinho, toma banho as 20hs e antes das 20:30 ela está dormindo. O banho sempre é mais longo com muito brinquedos e beeem relaxante. Acendo só uma luz indireta no banheiro e coloco essencia no banho. Se ela estiver concestionada, coloco de eucalipto que é otimo e ela dorme melhor. No quarto tbem deixo a luz indireta para coloca-la na cama mas depoisnque deu boa noite e rezo com ela apago todas as luzes, dou mamáe ela dorme no breu total!! Sem medo nenhum. Muitas vezes vejo pela babá eletronica ela brincando e cantando deitadinha até adormecer.
    Não tenho certeza se foi o Nana Nene, mas aposto nessa tecnica. Minha pequena Manuela chegará em Março e farei tudo de novo com ela torcendo para que seja tranquila como a Gabriela!!
    Só aos 9 meses que ela teve uma fasezinha que queria mais colo, eu tbem não cinseguia deixar chorar mas eu entrava no quartinho dela, dizia que a mamãe e o papai estavam lá, que os piu-pius estavam dormindo, os au-aus, os priminhos dela e ela aceitava e dormia.
    Boa sorte para vocês e depois nos conte qual tecnica escolheu e como foi!!
    Beijos querida!!

  22. Tamara

    oi ju,

    td bem? adorei o post. aki em casa tive de fazer quando a Sofia fez 7 meses. Era tanto choro para ela dormir antes do nana nene, que pelo menos preferi deixar ela chorar tentando ensinar alguma coisa. No começo foi difícil, mas depois foi a melhor coisa do mundo!!!!!! Ela aprendeu a dormir sozinha e a nao chorar se acorda durante a noite. claro que as vezes ela tem pesadelo, ou tem alguma coisa incomodando e tenho trabalho com ela a noite uma vez ou outra, mas nossas noites melhoraram 90% depois que apliquei o método. Pretendo fazer com todos os meus filhos pois além de eficiente, achei muito bom para ela, ela aprendeu a dormir sozinha, a ficar bem sozinha, achei muito melhor para ela do que para mim. Educar não é fácil, foi dolorido no começo, mas como meu marido sempre diz “nao há crescimento sem dor”. Aqui em casa deu muito certo!!!!
    beijos e boa sorte

  23. Tamara

    ahh e o no livro sugerem o metodo a partir de 6 meses. eu tinha tentando uma vez quando ela tava com 4m e 3 semanas e foi um horror, ela ainda era mto pequena e nao entendia. com 7 meses deu super certo!!! ja tinha tentando tb varias vezes o PUPD da encantadora de bebes e nao adiantava nada, pelo contrario, soh piorava. enfim, pela minha experiencia, virei fa numero 1 do metodo nana nene!! bjs!!

  24. Juliana

    Ola! Aqui também está dificil. Minha bb tem 5 meses só dorme se for ninada e não chupa chupeta. Ai quando coloco no berço, acorda e tenho q ninar novamente, o que cada dia tem sido mais dificil porque ela tem 8,3kg! E também não consigo deixar chorando pq nessa idade tenho dúvidas se isso é eficaz.

    • Juliana

      Oi Juliana, te entendo muito! As coisas aqui em cassa estão começando a melhorar, estou indo aos poucos sem muito trauma e ela ja esta ficando no berço sozinha sem chorar! Boa sorte! Beijos

  25. Cissa

    Ola minha filha nao aceita ir acordada p o berço,tem quase 6 meses,nao sei mais o q fazer,ontem tentei este metodo e ela ficou muito nervosa e desisti..por outro lado me surgiram dúvidas q talvez voces possam me orientar,principalmente as q aplicaram e tiveram sucesso.
    Algumas mães disseram ,por exemplo, que Depois de uns 40mins chorando, o bebê dormiu e diminuiram os mins nos dias sucessivos, mas aplicaram as intervençoes no quarto após certo periodo ou realmente deixarm chorando esse tempo todo ate o bebe dormir?sem entrar no quarto?
    Outra duvida,precisa ser esse horario 20:30 sugerido pelo livro,existe alguma razão?ou podemos eleger o q melhor nos atende?pois minha filha dorme as 19:00.
    Obrigada pela orientaçao,irá me ajudar muito.

    • Luciana

      Cissa, minha primeira dica para você é: leia o livro! De cabo a rabo! Se precisar, releia! E faça um resumo. É importante que o criador do método possa te apresentar e convencer de que é seguro. Fora que o livro tem detalhes que não estão mencionados aqui e que eu, particularmente, acho muito importantes para o sucesso total e duradouro.

  26. Marli

    Ola mamães,no começo realmente e muito sofrido o bebê chora de um lado e você do outro,mais pensa que é para o bem dele é importante a criança dormir acordar mais tranquila,quando acorda varias vezes a noite durante o dia ela também fica cansada e irritada chorosa,são no máximo 3 dias e ela acostuma e tudo fica tranquilo.

    Absss
    as todas

    Marli Arnaut

  27. Anahí

    Olá, tenho uma filha que completará 1 ano no próximo dia 12/11. Com 3 meses de vida, começou a dormir a noite inteira, sem a aplicação de nenhum método, simplesmente não quis mais mamar no seio e passou a dormir de 18:30h até 07h do outro dia, sem nenhuma acordada. parecia um sonho, até mesmo os pediatras diziam que eu e meu marido deveríamos ajoelhar e agradecer todos os dias. Bem, esse sonho virou pesadelo há uns 15 dias, quando ela desistiu de dormir a noite toda, e pior que isso, só quer dormir no colo. Apenas uma observação em relação ao sono, nós cometemos o erro de sempre fazê-la dormir no colo, isso foi assim desde o nascimento. No momento estamos passando uma fase horrorosa. Tentamos colocar colchão no chão, cama com proteção, berço novo, colchão novo…nada deu resultado. Ela quer passar a noite no colo e as sonecas do dia também. Já estou no meu limite, meu marido é super companheiro e super pai, procuramos falar a mesma língua e seguir os mesmos métodos. Há 3 dias resolvemos aplicar o método do Nana Nene e tem sido muito complicado porque não está dando certo e estamos entrando em desespero. Os pediatras dela já disseram que é pra deixar chorar, mas deixar por quantas horas, quantos dias? Ela chega a cochilar em pé no berço, mas não deita e se entrega ao sono. Fica mais de hora chorando e não dorme. Não sabemos mais o que fazer e nem como agir, só queremos que ela durma bem e nós também, porque com certeza isso terá como consequência, dias mais leves e mais alegres. Preciso de ajuda. Obrigada pela atenção. Anahí

  28. karla araújo

    oi juliana, recomendo vc ler o livro da encantadora de bebes (leia o rosa) antes de tentar esse método, assim vc pode pesar os 2 e adaptar à sua rotina!

  29. Fabrizio Ramacciato

    Começamos a tentar hj com a nossa princesa de 21 dias. Não desejo a ninguém o sentimento de ouvir o choro e se segurar. Mas sabemos que é para o bem da familia, e principalmente dela.
    Parabéns pelo blog e boa sorte aos Papais e Mamães!

    Fabrizio e Tatiana, pais da Melissa Mayumi de 21 dias!

    • Juliana

      Oi Fabrizio! Obrigada pela participação no blog! Vai nos mantendo informados se a técnica deu certo com vcs! tks

      • isa

        Meu Deus!!!! 21 dias PRECISA mamar a cada 2/3 horas… que absurdo essa galera que quer ter filho e nao tem nocao! Moro no Canada e os medicos aqui falam que ate os 3 meses o bebe precisa mamar a noite. 21 dias e aplicar o metodo… eh demais.

  30. Gabriela

    Meninas,,, minha bebe tem 6 semanas ( idade corrigida, pois ela foi prematura extrema! ) e, a cada dia, tm ficado mais acordada… A. Noite, a pediatra sugeriu de eu nao acorda-la em ate 5 horas, mas ela fica dormindo no maximo, 4 horas… Devo aplicar esta tecnica mesmo assim?!e, esta tecnica serve para o sono noturno ou e para aplica-la nas sone as do dia? Obrigada e estou adorando o site!

    • Juliana

      OI Gabriela tudo bem? Essa tecnica é exatamnte para o sono da noite! Conversa com sua pediatra pois talvez sua bebê ainda seja nova demais para aplicar a técnina. Boa sorte. beijos

  31. Marcella

    Interessante.. meu 1o filho nasceu na Holanda, e lá eles me guiaram em aplicar essa técnica (sem nomear por “Nana Nenê”). Realmente, tinham dias q eu chegava a chorar junto d tanta vontade d ir pegar meu filho no colo, mas o pai era mais firme e me fortalecia.. as vezes revezava com ele pra não ter q ouvir tanto o choro.. e não é q dentro d 1 semana meu filho já dormia a noite toda e adormecia sozinho??
    Ele com uns 8 meses chegava a impressionar as pessoas.. eu fazia o ritual td, colocava ele no berço e dava a mamadeira. Ele só dava uma resmungada qnd acabava de mamar, eu pegava a mamadeira, fazia um carinho na cabecinha dele e falava algo como “Muito bem.. mamou tudinho.. agora tá na hora de mimi.. boa noite meu anjo..”, e saia do quarto.
    Ele nem sempre dormia direto, mas só ficava um pouco acordadinho até o sono chegar..
    Agora to com a Manoela de 1 semana no colo.. se necessário, com certeza irei aplicar o mesmo! 😉

    • Juliana

      OI Marcela, que bom saber que deu certo e que o sofrimento de ouvir o filho chorar dura pouco! Comecei ontem a fazer com a Ana Helena e foi muuuuito dificil! Meu caso é igual ao seu, quero entrar para pegar no colo e meu marido me encoraja a não ir pois é mais forte! Muito dificil, espero que dure pouco!
      Beijos

  32. Erika

    Olá juliana estou no meio do processo , hj eh o quarto dia que stou aplicando o método tem sido muito sofrido mais to me mantendo firme…pois meu filho que esta agr com 8 meses acorda varias vezes na noite de uma em uma hora, querendo mamar na verdade me fazendo de chupeta, jah estou exausta e precisava tomar uma atitude pq tenho outro filho de 10 anos e meu marido que precisam da minha atenção tbm. No primeiro dia ele chorou 2 horas e 20 mints no segundo chorou uma hr e nos outros dia parei de contar mais ficou mais ou menos uma hr tbm, eu tbm adaptei o método ao meu bebe que eh duro na queda rsrs fico do lado dele cantando as vezes sento ele dou água converso um pouquinho as vezes ele se acalma com a agua depois de chorar muito e dorme…nao vou desitir qnd terminar esse sofrimento conto pra vcs se deu certo bjs boa sorte

    • Juliana

      OI Erika, e í como está o processo? Estou curisosa! Temos que ser persistente para que todos esse sofrimento e choro não seja em vão! Boa sorte! beijos

  33. Silvia Moron

    Ola meninas…..alguem me ajude….
    Minha filha esta com 1 mês e meio e acorda de hora em hora e não dorme de jeito nenhum. Não dorme no braço, não dorme no colo, na cama……nada…..eu e meu esposo já não comemos, mal temos tempo de tomar banho…..
    Eu comprei o livro e fiz a técnica. Na primeira vez dormiu em 15 min, depois foram 45 e nada……..babou, chorou, engasgou, teve soluço, tudo…foi terrível. A pediatra diz que ela e muito nova para a técnica……alguém tentou com bebe novinho…..me contem…
    Obrigada Silvia

    • Juliana

      Oi Silvia eu tbm acho ela muito novinha para a técnica, acho que não vai conseguir entender nada! Ela não dorme nem ninando no colo? Beijos

  34. Simone

    Oi, acho um pecado deixar bebe chorar…. É bom só pras mães q descansam, né??? Mas você jamais saberá se seu filho dormiu a noite toda. Se ele deixou de chorar é porque sabe que a mãe não o atenderá. É assim: não adianta chorar, não vou tirar você daí, durma sozinho. Um pecado imenso, acho desnaturado mesmo. Mãe, você dorme a noite toda, mas talvez seu bebê tenha acordado com fome, com frio, com medo, solitário e não chorou porque aprendeu que não adianta chorar. VIOLENTO isso!!! Sou mais fazer cama compartilhada, mesmo q isso impeça o casal de dormir junto, o que não impede de fazer sexo, como a grande maioria acredita. Afinal das contas, a casa é grande, tem sala, tem cadeira, tem sofá, tem cozinha, tem chão, tem banheiro, é só usar a imaginação, né??

    • Márcia

      Penso exatamente da mesma maneira. Procedo exatamente da mesma maneira.

  35. Ariele

    Olá Juliana, lí seu artigo e achei muito interessante, lí todos os posts também e acho que para a maioria deu certo, mas não sei se tenho coragem de aplicar, rs tenho um bebê de 1 ano e um mês e só volta a dormir se mamar no peito, e por esse tempo não sei o que é uma noite de sono, ele ainda acorda em torno de 4 vezes ou mais, parei de contar faz tempo rsrsrs, mas enfim ando tão exausta que estou quase comprando esse bendito livro. Tenho uma amiga que tem gêmeos e usou o livro e eles dormem desde 15 dias, parece um sonho, né? bom, como anda o seu processo? pra ver se me encoraja.Beijos.

    • Juliana

      OI Ariele, a minha bebê é ainda mama no peito e tem acordado 1 x a noite e só volta a dormir mamando. Mas ja esto conseguindo fazer ela dormir sozinha no berço no inicio da noite. A técnica é muuuuuito dificil, e não segui as regras a risca, fiz do meu jeito adaptado, se ela chora muito eu pego no colo sim e depois de 1 mes as coisas estão bem melhores. Faça o que seu coração mandar, não precisa seguir nada a risca. Mil beijos

  36. juliana

    ola juliana,tenho uma bb de 10 meses morro na regiao serrana do rio e por ser frio dorme comigo na cama e so dorme se for no colo ou mamando.queria saber si vc tem uma ideia de como tira essa mania nela ou si essa tecnica da certo?

    • Juliana

      Oi Juiana, se ela ja esta acostumada a dormir assim, não será uma tarefa facil, mas claro que tem solução. Essa técnica é muuuuuito dificil e se vc for fazer tem que estar muito segura. Hoje a Ana Helena esta começando a dormir melhor, mas fiz a técnica um pouco torta, por isso não foi muito rápida, está durando um mês. Beijos

  37. Luciana Mãe da Julia

    Minha Julia tem 2 meses, quase 3, mama uma vez por noite, quando vai dormir as 23 horas ela acorda as 04 da manha, e depois só as 07. Se vai dormir as 00:30 acorda as 06. só quando esta com dorzinha que acorda mais vezes, mas nao sei ainda se com 2 meses dá pra estabelecer regras com ela? Rotinas, pois ela precisa mamar e ganhar peso, porem nao mama de 3 em 3 horas, as vezes é menos as vezes mais, ela dorme bem de manha e de noite também. Queria uma ajuda pra saber se ja devo colocar essa rotina nela….de dormir a noite toda.
    Obrigada

  38. Juliana

    Para todas as mamães que estão pensando em aplicar o Nana Nenê, leiam esse texto, por favor: http://bibliografiadadoula.wordpress.com/2013/03/03/por-que-o-bebe-chora-quando-a-mae-sai-do-quarto-por-carlos-gonzalez/

  39. Monica

    Olá! precisei ler com cuidado 2 vezes o livro para entende-lo melhor… Tenho trigemeos, e tinha muitas questões em relação ao sono deles. Por exemplo, acordavam (os 3!!!) tres vezes de madrugada para mamar. Eu achava que se eles mamavam tudo é pq tinham fome, precisavam crescer…. e acabei mantendo o ritmo das tres mamadas por um bom tempo. Mas o que mais me incomodava era ter que faze-los dormir. Sempre me incomodou, achava errado. Acreditava que eles tinham que ir para o bercinho, ouvir uma historinha, ganhar um chameguinho e adormecer sozinhos…. E isto só consegui após aplicar o método. Foram dias (os 2 primeiros principalmente) dificeis. O meu menino fez tudo aquilo de ruim que é exemplificado no livro. Chorou desoladamente até vomitar por 2 vezes, etc… Mas em 5 exatos dias minha vida mudou. Incrivelmente os 3 passaram a dormir a noite toda e a pegar no sono sozinhos… Foi muito importante o método na nossa vida, na nossa saúde, física e mental. Eu recomendo!

  40. Karoline

    Achei muito legal ler todas essas experiências. Tenho um filho de 3 anos e outra menina de 7 meses, li o livro nana nené quando o mais velho tinha 9 mese, li muitos comentários, incluindo os mais loucos que possam imaginar. No final entendi que o livro, como qualquer outro tem uma lição. Que pra mim foi mostrar que somos nos pais que criamos hábitos em nossos filhos, sejam bons ou ruins, o livro nao se resume em “deixe seu filho chorando no berço que ele vai aprender a dormir sozinho” … Ele diz de várias maneiras que vc precisa ensinar seu filho desde cedo o hábito de dormir bem e sozinho. Em nenhum momento e dito que pra você nao olhar seu bebe, mas sim que você o faça entender que aquele é o momento de descansar e ele pode fazer isso sozinho.
    Enfim, cada mãe pode adaptar o nana nené do seu jeito, pegar algumas ideias que deram certo, mas no final o que vale e que seu bebe tenha um sono traquilo e que isso nao se torne um pesadelo para nenhuma mãe. Infelizmente, muitas mães buscam o caminho mais curto e acham que esse e o mais correto, educar de fato nunca será tarefa fácil !!!!
    Também acho muito bom, encantadora de bebês.
    Boa sorte!

    • Juliana

      Karol, amei seu depoimento! Disse tudo! Mil beijos

  41. Carla

    Meu filho tem 7 meses e estava acordando a cada 40 min. Eu e meu marido estávamos exaustos! Toda consulta da pediatra ela perguntava assim que entrávamos “E aí? Estão dormindo?” e a resposta sempre era negativa. Após muitas tentativas, ela me encaminhou para homeopatia.

    O médico prescreveu um remédio e pediu que eu lesse o “Nana, nenê”. Que maravilha!!! Estamos no 5º dia e meu filho está dormindo até 8 da manhã. Ele ainda corda por volta das 4:00, chora, mas consegue dormir sozinho.

    Tentei a técnica da Encantadora, mas não funcionou. Cada bebê é um bebê e cada família é uma família.

    O mais importante, no meu entender, é achar um método que não agrida aos pais e não agrida ao bebê. Não é fácil ouvir seu filho chorando, mas fica mais fácil a medida que os resultados aparecem.

    Finalmente eu e meu marido voltamos a dormir! E o nosso bebê também!

    • Juliana

      Oi CArla, que bom que vocês conseguiram! Ficar sem domrir é muito difícil e precisamos arranjar uma forma para ensinar nossos filhos a dormirem sozinhos! Beijos

      • Tatiana

        Ola Juliana
        Minha filha tem 6 meses e comecou a acordar varias vezes de madrugada, sendo q sempre dormiu bem. Nao chupa chupeta e ainda mama no peto, sendo q está comecando a alimentação complementar. Minha duvida eh se vale a pena aplicar o metodo logo agora q os dentinhos começam a nascer e justamente isso eh q pode estar causando aflição durante a noite. Pq ai ao inves de ajuda-la eu estaria virando as costas , sendo q dentinho nascendo deve incomodar mt ne?
        Alem disso tem os saltos de desenvolvimento q tb atrapalham o sono , alem da amgustia da separação q eh uma fase complicada. Me pergunto se por tudo isso valeria nessa etapa agora aplicar o metodo , ate pq será q o bebe entende agora aos 6 meses o sentido disso? Nao vai se sentir abandonado?
        Minha filha qd chora entra em desespero se fico parada ao lado sem pega-la no colo e tora-la do berço, nao entendo como a tjecnica funcionaria no meu caso….
        Sera q vc consegue responder as minhas duvidas?
        Bjs e obrigada

  42. karoline

    Juliana, obrigada! Seu blog é muito legal… parabéns!

    • Juliana

      Oi Karoline fico MUITO feliz que você goste do blog! Entra sempre tá? Beijos

  43. Josilene

    Oi Juliana, que horas vc dava a ultima mamada para colocava seus filhos recém nascido para dormir?

    • Juliana

      Oi Josi a ultima mamada sempre foi as 20 horas, e depois iam direto para o berço. bjs

  44. Raquel

    Ei Juliana, o meu filho tem 2 anos e 2 meses e já estava dormindo a noite toda! Mas agora voltou a tomar mamadeira a noite e só aceita leite, não pode ser suco! Ele acorda de 2 a 3 vezes por noite! E quando não dou a mamadeira ele faz aquela pirraça . O que acha que devo fazer?

  45. Claudia

    Oi.. meu bebe tem 3 meses e meio e acorda umas 10 vezes por noite….. não aguento mais
    Sera que desta idade ja posso tentar aplicar essa técnica
    estou pensando em aplicar a Encantadora de bebes, acho que é menos sofrido

    • Cristiane

      Claudia, pode sim. Comece a reparar também se seu bebe não está trocando o dia pela noite. Procure brincar durante o dia, espaçar mais os soninhos do dia, para “cansar” mais. Não que ele tenha que ficar sem dormir, pois o sono é fundamental para o crescimento. Mas repare se ele não está dormindo demais durante o dia. Feito isso, de um banho relaxante próximo da hora que você for colocá-lo para dormir. Aqui em casa não funciona colocar cedo, tipo 20h30, pois meu marido chega tarde, quer dar banho e ficar um pouco com a bebe. Então no meu caso o banho é por volta de 23h e ela dorme no final da mamada. Tem dormido 6h por noite direto. Ultimamente tenho colocado chupeta quando ela acorda resmungando e ela pega no sono de novo. Tenta isso… Quando resmungar, tenta a chupeta primeiro, sem pegar no colo. E lembre de brincar durante o dia. Espero que funcione. Minha bebe está com 2 meses. Beijos

  46. Raquel Neves

    Boa tarde,

    Acho que o meu caso é o mais complexo e encontro me em desespero e esgotamento. A minha filha desde que nasceu não dorme noites inteiras, tem 2 anos e 5 meses. Inicialmente teve de se provocar o coco do nascimento, depois sempre teve de ser estimulada e só perto dos 8 meses e com ajuda da medicina chinela, regularizou + ou- este problema, ela aos três meses ganhou o tique de me pentear e puxar cabelo, e ainda tinha de cantar ou meter música e dar festas na testa, cabeça e entre as sombrancelhas, tal se tem mantido e não quer nem bonecos, nem fralda, nada, já tentei de tudo, estou em casa com ela, sendo que está num centro de actividades as manhãs p eu poder fazer a vida em casa, sem conseguir descansar.
    Estou desesperada, o tique do cabelo é de 24 h e ela dorme comigo porque em média, penteia me 6 vezes por noite, se tirar o cabelo até lhe falta ar. Não sei o qu fazer mais e estou louca. Primeiro o tique do cabelo tinha de desaparecer com outro que já não sei pelo que substituir, depois fazer adormecer sozinha e a noite toda para a por na cama dela. O que faço????
    Será que existe solução sem grandes choros, pois com o cansaso que tenho não existe paciência para ouvir chorar.
    Obrigada caso me consigam ajudar!

  47. Renata

    Queridas mamaes,

    este metodo so funciona para crianças acima dos 3 anos pq va contra a fisiologia do sono e da amamentaçao!!!!. O proprio Dr. Estivil em uma entrevista para o jornal espanhol EL PAIS:

    Estas regras não podem ser aplicadas com crianças mais novas, devido à imaturidade do seu relógio biológico. Deve ser prática outros tipos de rotina , respeitando a amamentação sob demanda para ensinar esse relógio biológico a sintonizar-se com o meio ambiente e, assim, atingir os seis meses com uma boa noite de sono cerca de onze horas e três sonecas durante o dia: um após o primeiro pequeno-almoço, um depois do almoço e um depois do lanche.

    Link da entrevista em espanhol : http://www.elpais.com/edigitales/entrevista.html?id=9446

    CUIDADO COM OS TRAUMAS CRIADOS POR ESSE METODO!!!!!

    • Fernando

      Você entendeu a entrevista errada. O Dr. Estivill diz que a técnica pode ser usada para bebês a partir de três MESES (e não anos). Além disso, ele cita que o livro possui centenas de referências científicas dando respaldo ao método.

      Você pode traduzir a página do espanhol para o português (google faz isso).

  48. Débora Castilho Pereira

    Oi Ju, sendo sincera parei na primeira etapa do metodo nana nene !! Antes do meu filho nascer eu culpava a mãe acreditava que ela que não conseguiu impor um limite para criança e achava certo ver a criança chorar no berço. Mas quando meu filho nasceu isso caiu por terra…tudo mudou e mudou muito… Acredito que o unico meio de comunicação para a criança é o choro…poxa seu filho fica mais de 12 horas com vc ali abraçadinho.. cantando …e de repente ele se ve em um quarto escuro e sem você por perto…imagina se fosse ao contrario .. eu sou a favor do METODO AMOR E CARINHO acho q impor nossos limites tem hora ..( nao fazer bater no amiguinho …e assim vai ) mas deixar o bebe chorar não não para mim não…e eu espero para q você também nao seja…O pediatra do Enzo me disse que ele acostumou a acordar para me ver …e sabia que eu iria dar mamar para ele… mas se ele jantou bem ..nao tem necessidade de amamentar de madrugada … a nao ser pelo vinculo mae e filho … deu certo comigo qndo eu comecei a dar chá para ele ..e ele nao gosta e acabava dormindo. E outra coisa.. muitas maes não gostam mas sou super a favor da cama compartilhada…acho uma delicia ter ele por perto …e qndo ele acordava ele sabia q eu estava ali e se sentia seguro…
    Minha dica é…. Não faça esse metodo… conte historia antes de dormir .. cante uma canção .. faça uma massagem… e deite com sua filha …de amor e carinho ela tem somente 7 meses e te quer ao lado dela pq ela se sente segura quando esta com vc…ela ainda nao sabe o que é certo e errado..pense nisso ….

    • Juliana

      OI querida, AMEI seu comentário! Me ajudou muito! Obrigadão! Beijos

  49. kelly

    Eu tenho uma filha de 4messes mãe sofre, mas como minha propria mãe me disse
    Desde o primeiro mes ela me disse que criianca tem que ter rotina tem que ter horarios
    No primeiro mes e meio minha filha deu trabalho pra dormir
    mas acredito que a maioria dos recem nascidos passam por isso (se não todos)
    Entao eu comecei a notar que a gi dormia quando tinha acabado de mamar,
    estava com a fralda seca , e Tambem quando acabara de tomar banho e so
    dorme no berço com a luz apagada, (se eu falar mt perto do berço dela e muito
    Provavel ela acordar) o importante e estabelecer um horário gi dorme das9:00 ate umas 8,7)
    E no começo quando eu colocava ela pra dormir ela com uns3minutos
    chorava , entao eu a pegava no colo ate ela se acalmar e colocava no berço.
    Nao adianta deixar seu bebe se for recem nascido chorar isso so ira piorar
    aprenda o jeitinho que seu bebe gosta de dormir , se tem alguma coisa que o
    deixa capminho pra dormir ! Bomfica a minha dica bbjs

  50. Nathalie

    Meu bebê está com quase três meses e de uns dez dias pra cá estou ficando louca….pois ele acorda
    A cada duas horas…percebi que nao está com fome, pois mama 5 mim minutos e já para, só acorda para ter este contato comigo….não sei o que fazer….ele só dorme se estiver balançando no carrinho…depois que dorme coloco ele no berço….mas essas acordadas a cada duas horas está me matando…o que faço?

    • Giana

      Natiele estou passando pela mesma situação… meu bebe tem quase trez meses e em algumas noites ele acorda duas ou trez vezes, mama cinco minutinhos e volta a dormir, porém, outras noites ele chega a acordar umas sete vezes e tenho que ficar mais ou menos uns 40 minutos fazendo-o dormir novamente… estou ficando louca e bem estressada… literalmente virei um zumbi pois durante o dia ele tbm chora bastante e sou sozinha meu marido so chega a noite… mas acho ele mto novinho para aplicar o método, além disso moro em um condomínio e ele mtas vezes chega a berrar mto alto, fico com receio pelos meus vizinhos… não esta sendo fácil.

  51. Luana

    Tenho uma filha de 2 meses -muito estressada, nervosa e que grita qd chora- que com 1 mês de idade dorme das 23h às 6 ou 7h, sem aplicar nenhum metodo. Mamava no peito mas agora so leite artificial. Dorme bem de dia, mama fica um tempinho acordada – meia hora a uma hora – e chora sinalizando sono. Essas sonecas ela so quer no bebe conforto, qd ninamos leva mais de hora pra dormir, acabava que ja estava perto da outra mamada.. Nao sei o que fazer, me ajudem!!!
    Em compensacao, hj foi a terceira noite que aplico o nana nenem, primeira noite chorou 40min, ontem 1:40, hoje 30min, espero q amanha seja uma paz!!!

    • Juliana

      OI Luana, como foi a ultima noite? Ele dormiu? Vai nos avisando. Boa sorte beijos

  52. Dayanne

    Adorei o resumo mas tenho uma duvida:
    Deixa chorar 1 minuto, entra, deixa 3, entra ..
    Pergunta é: quando entra no quarto, fica qto tempo? Faz e fala o que ?
    Obrigada

    • Juliana

      OI Dayanne, você entra no quarto, conversa com ele, faz carinho, mas dizem para não tirar do berço. Acho que pode ficar o tempo que achar necessário para ele se acalmar! Eu particlarmente não sigo 100% as regras pois acho que podemos adaptar para um formato que nos deixa com o coração mais tranquilo! boa sorte beijos

  53. Jaísa

    Olá, tenho um bebê de um mês e meio que estava acordando a cada 2h e as vezes a cada uma hora e meia por noite! Essa noite passada tentei estabelecer uma rotina para o momento de dormir dele, dou banho, coloco para mamar, depois meu esposo põe para arrotar dando tapinhas nas costas dele e fazendo o som ssshhhhh, de modo que ele fica sonolento e ainda acordado a gente coloca no berço e o faz dormir! Então ele dormiu melhor, mas não a noite toda….foi dormir as 19h e acordou as 23h e as 03 da manhã! Qd posso fazer o método nana nenê pra que ele possa dormir a noite inteira?

  54. Rafael Henrique

    Eu e minha esposa começamos ontem a aplicar o método. A Sofia, 10 meses, acorda toda noite, de duas a três vezes. Ontem acordou 00:40 e 4:30. Na primeira vez, dei mamadeira (via de regra, ela mama no peito, mas está em processo de desmame. Na segunda acordada, deixei chorar supervisionando ela da porta do quarto por quase uma hora. Mas ela não chorava o tempo, havia momentos de silêncio e o choro então voltava. O problema é que ela não deita de novo, fica em pé segurando no berço e até roendo as grades como uma ratinha. Vamos ver como será hoje…

  55. Sandrine

    Eu discordo da técnica e nao acho que vc “ensina” a dormir, vc o
    mostra pro seu filho que nao adianta chorar. Jamais faria isso com meu bebê.

  56. Sandrine

    Inclusive existe um manifesto internacional contra esse livro… vejo o depoimento de todas as mães que o motivo de querer aplicar a técnica e pelo desgaste da mãe, nao vejo um estudo dizendo o pq aplicar pelo bebe… o que eu fiz e me deu muito descanso foi a aplicação da cama compartilhada. O Baby mama e vc pode ateh dormir enquanto isso… se tiver medo de se mexer a noite tem mães que colocam um colchão no chão… eu adoro!

    • isa

      Oiiii moro no Canada e aqui os pediatras sao totalmente contra a cama compartilhada, pkr ser perigoso pro bebe… tem um indice alto de sufocamento acredita? Entao acho perigoso. Mas cada mae faz o que for melhor pra si e consequentemente isso eh melhor pro seu filho. So digo algo… como mae de um de 7 anos e outro de 7 meses (que acorda tipo 5/6x a noite)… tudo passa… tudo passara …zzzzzzzzzzz

      • Sandrine

        1) Basta colocar um moisés ao lado da sua cama
        2) existem bercinhos protetores para posicionar em cima da cama
        3) O índice de sufocamento com os protetores e as quedas do berço é bem maior.
        4) Em minha experiência salvei meu bebê 3 vezes, pois sufocou durante a noite e eu o acudi.

        As mães querem o melhor para seus filhos sempre, disso tenho certeza contudo, nem sempre fazemos o que é melhor não. Isso é algo que dizemos para não entrar em conflito com as mães e a tradução dessa frase é: “O filho é seu, você que sabe”.

        Quando não fazemos o melhor por nossos filhos pode ser por teimosia, pressão familiar ou instrução de pediatras e livros como o Nana Nenê que leva as mães a acreditarem que estão fazendo o melhor para a independência de seus filhos e traz a solução para a privação de sono, quando na verdade ensina a criança que não adianta chorar, pois não será atendida. Estamos ensinando que nem sempre estaremos lá, ou seja, estamos ensinando insegurança.

        Não dormir realmente transforma o ser humano, acredito que muitas mães não fariam isso se não estivessem realmente exaustas. Muitas mães entram com a fórmula pq o bebê passa a dormir a noite inteira. Mas dormem pq estão estufados com o LA que é muito pesado…

        Sobre dormir confesso que pensei em aplicar a técnica, pois meu filho acordava a cada 1 hora! Eu parecia um zumbi e estava esgotada… então tentei uma vez para nunca mais causar tamanho sofrimento ao meu bebê. Não faz parte de nossos instintos e nem de nenhum mamífero ouvir seu bebê chorar e não atender… quantas vezes eu o tirei do berço e era um arrotinho preso?!!! Se eu não o tivesse pego ele ficaria com o mal estar chorando e chorando… é muito CRUEL!

        Mais tarde descobrimos que meu filho tinha refluxo e por isso depois de mamar chorava tanto, quando se deitava sentia uma queimação terrível! Acho que falta as mamães se sacrificarem um pouquinho mais pensando que seu bebê não entende pq foi deixado num berço sozinho sem o seu calor, sem o seu cheiro.

        • Juliana

          OI Sandrine muito obrigada pelo depoimento e por comprtilhar sua experiencia conosco! Mil beijos

  57. Angelica

    Esse método é doentio e cruel. O bebe tem zero de racionalidade e esse método cruelmente desperta sentimentos como submissão e desamparo. Um verdadeiro horror.

    • anita

      Acho que antes de falar com tanto sentimento de raiva… vc deveria ler mais sobre o assunto. Segundo o pediatra e alguns livros, nos adultos tambem acordamos diversas vezes a noite… mas nao lembramos. Esse metodo esta ensinando a crianca a aprender a voltar a dormir. Isso faz com que tanto ela, quanto os pais fiquem bem de dia tambem. Qualquer mae de bebe com mais de 6 meses que ainda acorda 4/5/6… x a noite, nao tem pique e energia pra crianca durante o dia. Se vc veio ate esse topico, eh pq estava procurando por isso. Seu filho/a tem mais raciocinio do que vc… ele eh mais inteligente do que vc pensa… nao subestime a inteligencia de uma crianca.

      • San

        “O risco de mortalidade associado à cama compartilhada é inferior ao risco de morte súbita do lactente quando este dorme sozinho em seu quarto. Em outras palavras: dormir sozinho em seu quarto aumenta as chances da morte súbita do recém nascido, pelo simples fato que qualquer alteração com o bebê demora muito mais para ser percebida, diminuindo também as chances de socorro.

        O risco de sufocamento do bebê que dorme com os pais é tão grande quanto o risco de sufocamento da criança que dorme sozinha com travesseiro, cobertor, protetor de berço e mais um monte de adereços que podem contribuir para isso.

        Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade da California conclui que, na população investigada, a prática do co-sleeping melhora a qualidade do sono dos bebês, diminui o número de vezes que acordam à noite e, mais importante, diminui os riscos de morte pela síndrome da morte súbita do recém-nascido, ao contrário do que o senso comum, reforçado pelo alarmismo médico, acredita.

        Embora a matéria cite um estudo americano para dizer que 515 crianças pequenas morreram ao dividir a cama com os pais, outros grandes estudos mostram que, das centenas de crianças que morrem durante o sono, em todo o mundo, mais de 70% dormiam SOZINHAS… Dormir junto, portanto, não parece ter sido a causa dessas 515 crianças mortas…

        Cama compartilhada nem novidade só é novidade e tema para discussões e polêmicas, onde tudo é motivo para se buscar os pontos negativos, para se incentivar a polêmica, para que a política do medo tome conta, para gerar inseguranç, talvez como uma forma de controle social, com grandes especialistas dando seus conselhos salvadores sobre assuntos que dizem respeito somente aos pais.

        Na maior parte do mundo as pessoas dormem em camas compartilhadas desde que o mundo é mundo.

        Eu não sou especialista nisso. Sou especialista em outras coisas. E espero que assim continue. Porque quanto menos especialista formos em um assunto, mais abertos a outras possibilidades estaremos.”

        • Juliana

          San AMEI seu depoimento! Obrigada por dividir essas informações conosco!! Fiqeui com vontade de pegar meus filhos agora para virem dormir comigo rsrsrsrs!!!Amo dormir com eles! Bjs

    • Sandrine

      concordo…

  58. Danilo

    O método privilegia o sono da mãe em detrimento do bem estar do bebê. O método “funcionar” não é sinônimo que ele seja bom para o bebê e para a mãe. Se você pretende mesmo aplicar este método que não possui nenhuma base científica, procure exemplo de algum mamífero que abandone sua cria durante a noite toda, independente dos chamados do filhote. Você não vai encontrar. O método funciona, pois o bebê não tem retorno quando chora, da mesma maneira que bebês órfãos também choram menos por seu choro não ser atendido. Crianças expostas a estas condições desenvolvem a “Síndrome do Berço vazio”. Pergunte mais sobre isso para um psicólogo ou psquiatra infantil. Pense bem se vc quer criar seu filho com um órfão de pais vivos.

    P.S. Eu sou pai de um bebê de dois meses e sei o tamanho do trabalho que é criar uma criança

    • Juliana

      OI Danilo, muito obrigada pela participãção no blog!

  59. Luciana

    Sim, o Nana Nenê é polêmico. Não gosta? Não aplique! Não fique dizendo que o filho da fulana vai morrer porque ele dorme sozinho. Ou que os pais são egoístas porque querem que o filho durma a noite toda.

    Quer dormir junto? Ótimo, aproveite esse momento de chamego com seu filho. E aproveite seu sono também. Quer aplicar o Nana, Nenê (o que é diferente de deixar o bebê abandonado no quarto chorando sem consolo), ótimo! Durma bem! Ensine seu bebê a dormir!

    AND STOP THE MOMMY WAR!!!

    Cada um na sua, às vezes sem nada em comum. E convivamos em paz, cada um cuidando do seu filho da melhor maneira que pode, da sua maneira!

  60. andressa

    ola !! me chamo andressa tenho uma bebe d 8 meses e 21 dias ela dorme comigo e é muito rebelde pra dormir, ela quer brincar e vai até a 1 hora da manhã acordada.. oq eu faço ??

  61. San

    Primeiro Andressa, muita paciência!
    Segundo vc pode iniciar criando uma rotina diária e o ritual da soneca que são duas coisas super importantes para reduzir a ansiedade da sua bebê.

    Ela sabendo qual é a próxima atividade vai aos poucos colaborando e se preparando pra elas.
    Falando mais especificamente sore a rotina do sono eu gosto de dar 3 sinais pro meu filho: banho, mama e canção de ninar. Você precisa ver o que funciona mais com o seu bebê e nao mudar o ritual só pq falhou os primeiros dias… se vc perceber que o banho eh uma farra então de o banho a tarde e nao a noite, então escolha outra atividade pro ritual… pode ser uma massagem, oração, beijo de boa noite… nao pode durar muuuito tbm algo entre 5 e 10 minutos.
    Hoje meu Baby está tão acostumado que a canção de ninar dá sono mesmo durante o dia! rsrsrs

    algumas dicas: durante o período de adaptação ou seja, enquanto sua filha quiser brincar loucamente depois da aplicação do ritual fique com ela ou deitada com ela ou no berço, no caso do berço se ela soh estiver brincando deixe ela lah e sente num local onde ela pode te ver, mas nao converse com ela, se chorar pegue no colo acalme e ponha no berço novamente quando achar que ela nao vai chorar.
    Para as outras opções (ninar no colo ou deitaa na cama) basta nao conversar com ela, se se sentir bem feche seus olhos para que ela entenda que eh hora de dormir.

    Faz isso religiosamente no mesmo horario com o bebe bem alimentado.
    Outra coisa importante é que as atividades que precedem o horário de dormir nao devem ser estimulantes, ou seja, nada de TV depois das 18h nem brincadeiras super animadas.. talvez brincar no chiqueirinho por exemplo ou talvez leitura de um livro seja mais adequado.

    O mais importante é definir qual será o ritual e aplica-lo sempre na mesma ordem e no mesmo horario tds os dias.
    Com meu filho nem precisa ser no mesmo horario nem no mesmo local, faço ele dormir com a canção de ninar no colo em qualquer lugar, ateh no mercado ou num barzinho… e na cama tbm, mas cada criança tem um ritmo e como a sua pequena tem mto pique a noite pode ser que distrações extras apenas prejudiquem.

    Ah seria legal vc tentar esperar ateh ela entender antes de voltar a sua vida social normal no fim de semana. A quebrada rotina pode retardar o processo.

    Espero ter te ajudado!

  62. Adriana

    olá boa noite tenho um menino de 6 meses. nunca dormiu a noite toda, gostaria de aplicar este método, gostaria de ajuda poorrrrrr favor. ele vai dormir umas 20;30 mama no peito, acorda umas 5 vezes a noite mama no peito deitado na cama, e é levado para o berço, na maioria das vezes ele chora quer conversar, e não dorme a noite toda. se vc contraria ele chora mt . me ajudem por favor estou muito cansada e estressada.

  63. jhenifer

    Gente eu estou em uma situação pior , a minha filha acabou de fazer 10 meses e dorme comigo na minha cama á noite toda é colocar ela no berço e ela acorda ,e a noite ela mama no peito de 5 á 10 vezes por noite, ela come bem comida e mama durante o dia bem mais se ela não dormir mamando e dormindo comigo ela faz um escândalo ,mais eu sei q nem eu nem ela dorme bem fica muito cansativo para nós duas , já troquei o berço dela por um chiqueirinho porque achei q ela acordava porque prendia as perninhas no berço mas nem isso adiantou, e meu esposo fala pra deixar ela na cama porque fica com dó ,eu também fico ,mas ela está crescendo e ela precisa ter o cantinho dela e eu mais tempo sozinha com meu marido, pra começar está tudo errado a 1}minha cama está no quarto dela (não tenho outra opção pois meu quarto está ocupado com outras coisas) 2} ela dorme na minha cama 3} ela dorme mamando 4} ela chupeta o meu peito ,resumindo não sei nem por onde começar mais só sei que eu não consigo e nem meu marido quer este método nana nênê.DICAS POR FAVOR !!!!!

  64. Kelly Santiago

    Pessoal tenho um filho de dois anos que acorda berrando toda madrugada e só dorme de novo se eu for na cama dele. Agora esta começando a pedir para mamar de novo qdo acorda. Ele sempre foi ruim para dormir mas agora com a irmazinha de seis meses esta pior.
    Estou muito cansada. Sera que daria certo aplicar a tecnica do nana nene ja nessa idade?
    Ele é do tipo que vomita qdo chora muito. Nao sei o que fazer. Nem como fazer. Qquer ajuda, conselho é bem vindo.
    Grata
    Kelly

    • Juliana

      Oi Kelly, acho que nesta idade deve ser mais dificil. Quem sabe conversando com calma, ou dando agua no lugar do leite?? Essa é apenas minha opinião, o ideal seria procurar um especialista. beijos

  65. Angelica

    Lindo para os pais, péssimo para a criança.
    O método é cruel. A criança pode ter sentimentos que ela o viamente não entende, como medo, angústia, etc, e não será acolhida devidamente. Uma única noite sofrendo pode trazer danos para o resto da vida.
    Tenho 3 filhos e sou veementemente contra.

    • Juliana

      OI Angélica, Tudo bem? Sem duvida esse método é muito polêmico, mas aprendi a não julgar os pais que o aplicam. Obrigada por participar do blog Beijos

    • cláudio gelain

      Método cruel e desumano. Tem algo de desinformação também. Acordar á noite e procurar proteção trouxe a humanidade até os dias de hoje. Não fosse assim nossa espécie teria sido exterminada pelos predadores de dentes afiados. O método é simplista e não ´prediz o futuro das crianças, “abandonadas” quando instintivamente mais precisavam dos pais. Quem não suporta ficar com sono, por um curto espaço de tempo, não pode ser médico (plantonista), guarda noturno, piloto, nem pais.

      • Juliana

        Oi Claudio obrigada pela informação e comentário! É muito importante termos um espaço para a opinião e debate de todos.

  66. talita

    Meu bb tem 7 meses e acorda a cada três horas!! Já não aguento mais e vou comprar esse livro para ckmecar com esse método! ! Será q há alguma diferença no caso de bb q ainda mama??!! E meu filho dorme muitas vezes cedo… isso é um problema!!!!! E parabéns pelo blog Ju!! :**

  67. eleandro costa

    bom dia !
    a dias que não durmo, estou tentando aplicar o me todo + a minha filha ja ficou chorando + de sete horas em seguida, nao sei o que fazer, qual é o tempo maximo que a criança fica chorando ?

    • Juliana

      Oi Elandro, tudo bem? Acho 7 horas muita coisa… Sugiro parar um pouco e recomeçar outro dia para não traumatiza-la. Obrigada

  68. Bruna

    Minha filha tem 4 meses e acorda de uma em uma hora , socorro kkkk estou super cansanda mais tenho medo de aplicar esse método , oque eu faço ? Já nem durmo mais com meu marido , fico no quarto dela pq a noite inteira ela chora querendo mamar de novo pra durmir ;(

  69. Bruna

    Minha filha tem 4 meses e acorda de uma em uma hora pra mamar , mais tenho dó de aplicar esse método , já nem durmo mais com meu marido pois a hora que volto pro meu quarto ela volta a chorar, mais acho que vou tentar esse método pois já estou muitooooo cansada…

  70. Bianca Risco

    Oi Mamae, tudo bem?
    Eu li este livro váaaarias vezes antes de minha bebê nascer….e, como não conhecia ninguém que tivesse praticado (e funcionado) essa teoria, disse para mim mesma que não faria isso de maneira alguma…deixar minha bebê chorando??Neeem pensar….Enfim , a pequena chegou ao mundo e, como todo bebê, mamava de hora em hora, dia e noite…fui completamente tolerante, até que, quando ela completou 2 meses, recebi em minha casa uma visita de um casal com filho, que tinham aplicado esta teoria…me contaram como foi o processo, para que eu me preparasse e confirmaram: foi um sucesso!Bom, em acordo com meu marido, decidimos tentar essa técnica em casa. Fizemos o processo todo numa segunda feira. A bebezinha e a mamae aqui choraram por 1h40m até que ela pegasse no sono. Fomos fazendo isso ao longo da semana e, na sexta feira, ela levou apenas 15 minutos para dormir sozinha, em seu quartinho. Finalmente, no sábado, coloquei ela no berço e , em menos de 2 minutos, lá estava ela..apagadinha..uma graça. Daí em diante, todos os dias foram assim aqui em casa, dou de mamar, canto uma música/conto uma historia com ela já no berço, dou vários beijinhos, faço um cafuné (este processo todo leva 10 min no máximo) , dou boa noite e saio do quarto. Mesmo que ela não durma logo de cara, nunca mais chorou e pega no sono sozinha, inclusive se acorda de madrugada. Por experiencia propria eu digo, a técnica funciona. Basta saber o quanto os pais são tolerantes a essa ação, que é radical. Boa sorte! Bjs

  71. camila

    oiiii Ju meu Bebe tem 4 meses ate q ele dorme bem ,não sou muito de pegar ele no colo ,sempre quando vamos dormir na hora de ir para o Berço tenho que ninar ele no colo ate ai tudo bem o meu problema e que ele ta com uma mania de acordar de madrugada super afim de conversar rs ai olho pra ele ja vem com o sorrisão fico muito confusa ate fecho os olhos e finjo q to dormindo mais ele nao dorme fica mais de uma hora acordado ai não sei o q fazer ….bjos

  72. Mari Visconti

    Oiiieee ! Primeiro parabens pelo blog! Parabens. Ter blog nao é facil principalmente no começo como o meu rs… fico feliz em saber ao menos que, com preserverança, dá certo. Você é um exemplo. Fiz um post sobre quando o Théo começou a adormecer no berço. Tive coragem, e sim! esse é realmente o primeiro passo. Nunca usei a tabela, mas vou começar, pois fico no quarto ate ele dormir e preciso me livrar desse habito ruim. Obrigada e feliz em poder falar com vc e obter uma resposta. Muitas maes de blogs nao respondem rs… Bjosssss e qdo tiver um tempinho entra no meu. Aceito dicas e sugestoes! Por favor! Mari
    http://www.clubedafraldinha.com

  73. Gisele

    Minha filha de 8 meses tb não dorme a noite inteira , mas ainda não tive coragem de deixar chorar … Mas estou pensando sobre o assunto tb …

    • Fernanda

      Oi meninas, estava lendo os comentarios, e resolvi falar tbem, então tenho 2 filhod 1 menino de 7 anos e 1 menina de 2 anos e 6 meses, a minha filha ainda dorme no berço no quarto dela, sempre dormiu sozinha, sem ajuda, só tomava a mamadeira e diziamos boa noite e pronto, dormia quase sempre a noite toda, as vezes acordava por causa da chupeta mas as vezes ela mesma se virava de madrugada, no entanto o meu filho de 7, sempre dormiu numa cama ao lado da minha e claro dormia a noite toda e qdo ela nasceu e mudamos de casa, uma casa c 3 quartos e colocamos ele no quarto dele ele não dorme a noite toda
      Precisa q eu deite ao lado dele ate q ele adormeça, e qdo não faço isso ele chora alto ate q eu vá ate o quarto dele, e acabo indo pq ele pode acordar a irmã, ha algum tempo ela tem me dado trabalho pra dormir pq acho q ela vê o irmão chorando ou me chamando….ja tentamos deixar ele sozinho reclamando ate adormecer, mas ele consegue ficar acordado por hrs e hrs madrugada a dentro…e tem um outro detalhe, sofremos um acidente de carro, e ele passou por 3 internações em hospitais, uti, então ele ficou mais medroso e eu fico com remorso, pena de deixa-lo acordado chorando, sem contar o cansasso, e tem a culpa de fixar c ele e deixar a outra menor sozinha, sera q os metodos de bb funciona com ele? Ou existe um pra idade dele?

  74. Rodolfo Vasconcelos

    Funciona. Boa sorte.

  75. Juliana Machado

    Tenho um bebê de 2 anos q dorme sozinho no berço…ainda não a noite toda ,mas sobe e dorme sozinho no berço.Ja a minha filha de 5 anos acorda de 3 a 4 x por noite e vai até a minha cama,pedindo para fazer ela dormir…sento ao lado e espero,ela chega a ficar mais de uma hora acordada com medo que eu saia dali e numa dessas eu não durmo…estou levando-a na homeopatia,mas não sei mais o q fazer…algu pode me ajudar?

  76. maikeli luiza

    Minha filha tem dez meses,ja tentei aplicar o metodo porem nao deu certo,pois o papai dela viajou e entao eu nao conseguia dormir sozinha pensei que poderia aplicar novamente depois. Mas akabou que nao deu certo tbm,e ela e muito insistente e ainda mama no peito nao sei oq fazer alguem pode me ajudar

  77. João

    Bom eu so tenho 9 anos e queria saber como eu faço para não acordar no meio da noite *tenho medo pela noite quando não tem luz* pff não fique me xingando pf chau galera flw.

    • Ildeny

      Olá Juliana meu Pedro Lucas completa seus 5 meses depois de amanhã(dia 13/06), e ainda acorda a noite para mamar e costuma dormir depois das 22h. Ele dorme a tardinha até umas 20h. Para aplicar a técnica Nana nenê,tenho que colocar o berço no quarto dele, pois ainda está no meu quarto, preciso comprar um Aparelho de ar condicionado, aqui é muito quente. Vou tentar, pois ele dorme no meu colo e depois coloco no berço, e também no madrugada quando ele acorda pra mamar dou mamar deitada, isso tem dificultado também a independência dele. Amei seu artigo…bjo

  78. pamela

    Minha filha tem 7 meses acorda demais a noite se soube uma soluçao me ajude

    • Aline

      A minha bebe de 2 meses adormece amamentando, então a coloco no berço e ela dorme. Só que durante a noite ela acorda chorando, vou até ao quarto dela, coloco a chupeta e ela volta a dormir, mas ela faz isso a cada 1 hora. Será que esse método me ajudaria?

      • Luciana

        Aline, meu bebe está tb com 2 meses e sempre dorme quando mama. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

  79. Tricia

    São 02:20 da.manhã, meu filho.de 1ano ja acordou umas 3 vezes e eu perdio sono. Agora ele.dorme…mas.eu to o bagaço da laranja e o pai idem. Li teu post. Vamos tentar esse metodo. Vizinhos, desculpem o chororo de noite srrsrsrsrsr.

    Seja o que Deus quiser. #forcanaperuca

  80. dayene

    nao sei mais oq fazer meu filho tem 1 ano e meio eu NAUM tenho
    mais leite no seio secou tudooo mas mesmo assim ele faz ele de chupeta a noite inteiraaa pra
    dormir o pior e que nao posso nem me mexer tenho que ficar com o peito
    na boca dele a noite inteira e mesmo depois que dorme um pouco acorda chorando querendo ele de novo pra dormir e de novo e de novooo nao aguento mais estou exaustaaaa ele nao
    chupa bico nem nada nao e fome pq ele bebe leite no copinho dele come de
    tudo ele ja ta grande e quando deixo ele chorando pra ver se ele dorme
    no berço ninguem aguenta chora a noite inteira e nao dorme
    eu moro no memso quintal da casa da minha mae meu pai so que em casa separada com meu marido e meu filho entao se ele chora minha mae vem logo correndo pegar e luxar ele seja de dia ou ate mesmo as meia noite

    oq eu
    faço fico triste tbm de deixar ele chorando me parte o coraçao e meu filho eu amo ele de mais ???me ajudem

  81. patricia barcelos

    Usei o metodo c meu filho há 10 anos atrás… foi dificil deixar chorar, mas em 4 ou 5 dias dormiu a noite toda. Achamos sensacional!!! Agora to lendo o livro de mesmo titulo do outro autor Gary ezzo emto gostando muito! Acho q um livro complementa o outro… agora tenho uma bebê c 6 meses e comecei a introduzir os principios do livro mesclando um pouco do bommsenso de mãe e do momento q estamos passando…. ja começamos a ter resultado…

    • Juliana

      Oi Patricia, obrigada por dividir com a gente sua experiencia. Mil beijos

  82. neia

    Genteeeee to feliz de maisssss to no 3 dia do metodo e ta dando super certi,p quem estava acordando quase de meia em meia hora ,e muitad das vezes permanecendo acordada sem poder coloca-lo no berco pq o mesmo acordava no mesmo instante,ta sendo um sonho,pois ja faziam mais de mes q n dormia direito,comigo pelo menos no momento ta dando muito certo o metodo me ajudou muiiiiiiiiito

    • Juliana

      Oi Neia, que ótima notícia, é muito bom vermos comentários e experiencias positivas aqui… Depois nos conte se deu certo mesmo. beijos

  83. Priscila

    Esse método é cruel…o bebe até 6 meses se sente acolhido e protegido no colo da mae e, depois disso aos poucos, ele vai deixando o colo…e se acorda a noite pra mamar pode ser fome ok!! ja fiz o teste,e é óbvio que ele depois de um tempo vai parar de chorar, mas vai dormir com fome 🙁 é cruel demais..Cada criança é de um jeito, pra que deixar o bebe chorando? Mas facil nao querer ter tido bebe certo?!Nosso coração de mae pode nos indicar oque fazer, nós saberemos sem ajuda de livros como educa-los sem que eles SOFRAM….!

  84. Priscila

    Não curto esse método, faço o que sinto no meu coração, não deixo meu filho chorando no berço nem a pau. Pois minha felicidade é vê-lo feliz…e tem outras maneiras sem deixá-lo triste chorando, e sem deixá-lo sentir desprotegido…nao sei pq muitos recorrem aeste método muito triste!Parabens pra quem deu certo!

    • Liza

      Olá, tudo bem meninas? Eu e meu marido aplicamos o método com nossa filha quando ela fez 4 meses. Deu super certo! Em 3 dias ela dormia sozinha e a noite toda! Somente quando doente, com o nariz entupido que mudávamos a estratégia, indo até ela para colocar a chupeta ou lavar o nariz com soro fisiológico. Porém agora estamos com um problema, ela está super dependente da chupeta e quando acorda quer que recoloquemos em sua boca. E como já se senta, fica em pé no berço e não sabe deitar sozinha, está complicado para aplicar o método nana nenê. Como fazer se ela não aprendeu a se deitar sozinha? Uma coisa é deixá-la chorar quando ela permanecia deitada, inevitavelmente ela adormecia, mas agora ela acorda, rapidamente senta e levanta. Por favor, precisamos de ajuda!

  85. Veronica

    Meu bebe tem 7 meses, dorme das 20:00hs ate as 7:00hs. Mesmo se ele acorda antes da 7 fica no berco brincando ate as 7. Acredito que a rotina sempre me ajudou muito. Meu bebe sempre teve rotina, tbm comecei a amamenta-lo de 4 em 4 horas desde dos 3 meses. Mesmo quando estamos viajando mantenho a rotina dele, ou pelo menos tento.

    Bjs! 🙂

  86. Jade

    Apliquei o método com meu filho quando parei de amamentar aos 11 meses, deixei no berço chorou só três dias dias, depois já adormeceu sozinho, hoje dá a hora de dormir eu só falo : vai pro seu bercinho, a gente ora e conta uma história e ele dorme sozinho. Uma benção, indico o método.

  87. Marina

    Alguém já aplicou essa técnica com crianças maiores? Meu filho tem 3 anos e não dorme bem a noite, fica sempre querendo ir para a minha cama. Sempre que acorda e percebe que já fui embora do quarto dele chora, me chama e vai me procurar. Estou desesperada, há 03 anos não durmo, já tentei homeopatia, sempre teve rotina desde cedo, para tudo, vai dormir na hora ceta, mas na madrugada acho que se sente inseguro e não quer dormir sozinho. Acordo 3-5 vezes por noite.

    • Flavia

      Após ler vários comentários aqui, tomei coragem de implementar o método. Minha filha tem 7 meses e dorme bem, só acorda 1 vez de madrugada, o problema é ela conseguir pegar no sono. Ela é muito agitada, os primeiros dentesznasceram aos 5 meses, engatinha desde os 6, e com tanta novidade ela luta contra o sono por 2 horas até cair em prantos. Hoje será meu quinto dia no “treinamento” do sono e já estamos tendo muito sucesso. Quero registrar que os 2 primeiros dias foram de puro desespero, é terrível ouvir sua filha chorar e você longe esperando, fiquei contando os segundos para dar logo o tempo pra ir lá acalmá-la. Segurei meu sofrimento, meu marido me ajudou com firmeza, e dei continuidade. No terceiro dia o choro dela já era mais um resmungo, no quarto dia (ontem) foi choro zero e ela só acordou hoje às 8h, nada de madrugada.
      Sim, precisamos esperar um tempo quando o chorinho/resmungo da madrugada vem, pois na sua maioria são so alguns segundos e depois caem no sono.
      Percebi tb que cada um deve adaptar à melhor aceitação do seu filho. Eu em todas as ocasiões que ia ao quarto, fundados os X minutos, cantava um pouco e passava a mão nas costas pra acalmar. Tem dado certo!!!
      Continuarei com essa técnica, funciona sim e nós mães após o segundo dia aprendemos a aceitar o choro com foco no bem estar da família.
      Ah, só pra constar: nos 2 primeiros dias foram 40 minutos de choro constante…enfim, mantenha-se firme pois vai passar!!!!
      Sucesso a vocês!!!

  88. niedja

    Amei as dicas , vou comecar a por em pratica.

    • Larissa

      Estou passando por isso…meu bebe tem 9 meses e esta cada dia pior ele dorme as 20h dou o ultimo mama as 11;00 11;30 por ai mais tem acordado muitas vezes na noite,ja teve dias que acordei umas 8x uma hora era a chupeta que cai,outra ele chora e fica em pé no bercinho dai só deito ele novamente e ja dorme de novo,mais essa noite ele acordou as 4;00am e chorou constantemente sem parar,dei mama e nada,deixei chorar,mais ia la e fazia carinho,ele se jogava e chorava muitoooo 🙁 e agora ta acordando as 5;30 da manha com esse horario novo e ja quer levantar pra brincar…eu e meu marido estamos um zumbi,ja chorei um monte pq estou exausta…nao sei mais o que fazer…será mesmo que essa tecnica de deixar chorar melhora mesmo? pq ele dorme no nosso quarto mais no bercinho dele,será que o erro é isso??? 🙁

      • Eliane

        Oi Larissa!
        Funciona sim!
        Estou no terceiro dia e meu filho já está quase dormindo sozinho toda a noite.
        Força!

  89. Eliane

    Oi Juliana, adorei as dicas!
    Meu filho tem 8 meses e ainda acorda muitas vezes à noite.
    Comecei a técnica e estou no 3• dia.
    Tenho uma dúvida, como devemos fazer nas sonecas durante o dia? É a mesma coisa?
    Obrigada!

    • erica

      “Meu coração de mãe não permite deixar um filho chorando sozinho” (você está certa), – Nunca deixei o Davi chorando no berço para ele aprender a dormir sozinho ou para não perturbar meu sono. Quem tem filho assume a responsabilidade sobre aquela vida, não acho que um bebe ou criança que fique chorando sozinho em um quarto escuro tenha uma saúde psicológica boa… A criança vai começar a chorar baixinho no quarto por causa dos pais rígidos… aff… nem gosto de pensar!! Quando eles choram… eles precisam de amor,afinal… quem de nós choramos atoa???

  90. Amanda

    Eu apliquei o metodo da “pausa”, do livro Crianças Francesas nao fazem manha e meu bebe dorme a noite inteira desde 1 mês. Achei muito mais eficaz que o nana nenê…a

  91. Tati

    Acho apenas que antes de técnicas precisamos entender que cada bebê é único. Minha filha, por exemplo é bem sensível aos picos de crescimento e saltos de desenvolvimento. Nesses dias ela acorda muito. Tem necessidade de mamar mais… Enfim a técnica não prevê fome, sede, dente, angustia da separação. É só lembrar que é uma fase que temos que estar disponíveis e que vai passar.

  92. Nivea

    Apliquei a técnica nana nene com minha filha e ela
    Dorme a noite toda desde os 5 meses, já está
    Com 11 meses e dorme as 20hs e acorda somente
    As 6hs da manhã.
    Super indico o metodo

  93. Samara

    eu apliquei e deu muito certo durante duas semanas mas depois voltou a chorar muito que deu até dor no ouvido de tanto gritar. Pois pediatra disse para não fazer mais isso e ele voltou nova,ente a só dormir mamando. Mama toda vez antes de dormir e acorda apenas para tomar mamadeira 5:30 da manhã … Resumindo não tive sucesso cada bebê tem sua maneira

  94. Kelly

    Da mesma forma que existem artigos que falam super mal de deixar o bebê chorar, existem vários que falam bem. Inclusive, o estudo mais famoso que diz que as crianças sofrem mesmo quando param de chorar é falho e já foi amplamente criticado pelo meio acadêmico(resumindo: ele foi feito em um laboratório e acho que é obvio que o bebê passou a noite inteira estressado por ter que dormir em um laboratório, até eu ficaria). Inclusive, estudos mais completos, já apontaram que deixar o bebê chorando no berço não causa absolutamente dano algum a ele. Aconselho qualquer pessoa quer pense em tentar, que leia os dois lados. Acho que em casos como esse, somente o seu coração de mãe pode lhe guiar. Eu fiz, deu super certo e além de minhas filhas serem saudáveis, felizes e independentes, aprendi a distinguir todos os chorinhos super bem.
    http://healthland.time.com/2012/09/10/its-o-k-to-let-babies-cry-it-out-at-bedtime/
    http://www.cnn.com/2013/01/24/health/child-sleep-debate-enayati/

  95. luana

    Minha filha dormir muito tarde o quer eu fasso pra ela dormir cedo todo dia ela dormir uma ou duas hora da maducada.

  96. Angelica

    Engraçado, nunca tinha ouvido falar deste método mas ensinei meu filho a dormir quase da mesma forma. Sempre coloco ele pra dormir no berço e fico do lado observando, no começo ele olhava pra ver se eu estava lá e dormia de novo, se eu não estivesse ele chorava.Agora quando ele chora eu demoro um pouco e ele acaba dormindo de novo. Ele ainda não dorme uma noite inteira mas cerca de 7hs seguidas. Às vezes acorda e fica brincando sozinho no berço e eu acordo com o barulho do chocoalho kkkk u

    • Sarah

      Olá, Angélica.
      No livro ele dá um conselho de ouro pra essa situação.
      Ele nos ensina a não acostumar o bebê a dormir com a nossa presença. Nao deixar o bebê adormecer segurando ao seu dedo, por exemplo. Acontece que os bebê “acordam” várias vezes durante a noite. É um estado de vigília que nos adultos dura em torno de 3 segundos, mas nos bebês, duram mais. Nesse momento em que ele acordam e percebem que o ambiente está da mesma maneira de quando eles adormeceram, eles voltam a dormir sozinhos. Mas se está faltando alguma coisa, eles vão notar e aí vem o choro.
      Eis a dica: ao invés do seu dedo, ou sua mão tocando as costas do bebê, acostume Ele a dormir com um objeto , pois o objeto poderá ficar no berço todo o tempo que ele estiver dormindo, já a sua mão, seu dedo, os embalos e etc, não.
      Pode ser um brinquedinho, um paninho, uma chupeta, um urso de pelúcia, enfim. Alguma coisa que estará lá no momento em que ele der essa acordada a noite.
      Pro meu filho foi um paninho. Eu colocava em suas mãozinhas, ele o pegava e o colocava sobre seu rosto e adormecia. Fiz isso desde o primeiro dia do processo nana nenê e deu super certo.
      Beijinhos

  97. Carolina R

    Apliquei o método nos meus dois filhos. Não foi fácil, mas não me arrependo nem um pouco pois coloco os dois na cama as 20h e eles só acordam na manhã seguinte… Vale muito a pena!!!

  98. Carol

    Olá sou mãe de uma linda menina de 2,4 anos e não ela não dorme bem! Isso mesmo desde o nascimento, cada fase achávamos uma desculpa, mas não era isso as fases passavam e a criança continuava com seu perfil: não dormir a noite toda! Ouvi muitas teorias e muitos julgamentos de como eu prejudicava a Rafa… Enfim eu, como toda mãe, me sentia a pior! Até que dentro de mim uma voz tomou conta, Carol você não acredita nisso, deixar a Rafa chorar até dormir? Eu não sou assim, eu tenho medos ainda é quero colo imagina minha filha, outra fico longe dela o dia inteiro vou continuar nosso momento juntas para dormir, sabe ela cresce rápido demais e já perdi tanto… Perdi mesmo e sinto falta de tirar um bebê do berço procurando meu colo, agora é uma menininha que vem correndo atrás de mim na madrugada e cada vez menos (exceto quando está doente) frequente, sim a vida toma seu curso manual, tudo corre e fica cada vez mais gostoso! Minha filha me ensinou não existe teoria e sim escolhas baseadas naquilo que nos deixam mais felizes e confortáveis sem sofrimento!

  99. Letícia

    Oi, meu bb tem 4 meses, acorda geralmente 3/4 vezes na noite! A pediatra disse que preciso tirar as mamadas da madrugada, já q ele mama o suficiente antes do dormir, e que ele acorda pra chupetar o peito, já que não pegou chupeta… Enfim, ela me ensinou a pegar ele assim q ele acordar.. Não dar o peito mas ninar.. Ainda não tentei, pq se ele chorar mt, minha sogra vai achar q estou fazendo covardia ( pq não é ela q acorda a noite toda ). Mas, essa técnica do nana neném serve pra bb de 4 meses??? Beijinhos

  100. irineuda

    Meu Deus!durante a noite é horrível aquí en casa.Letícia da muito trabalho pra dormir.Ela acorda várias vezes durante a noite.

  101. Danielle

    Oi Ju, usei algumas dicas do Nana Nene mas o que realmente deu certo comigo foi o método do livro 12 horas de sono em 12 semanas. Super recomendo. Minha princesa começou a dormir de 10 a 12 horas seguidas com 4 meses. Bjo.

  102. Queit

    Qdo a Laura tinha 7 meses acordava cerca de 3x a noite e era uma rotina extenuante todo o processo de faze-la dormir, mas apesar disto eu achava que ia melhorar aos poucos e apesar de passar o dia como um zumbi no trabalho ainda nao estava desesperada, mas foi ai que recebi a notícia que iria viajar a trabalho por cerca de 20 dias, ops ! como delegar aquela missao para meu marido e familia? E como seria isto para ela ? Afinal era um encontro marcado entre nos duas. Bom encaramos o nana nenem e depois de 7 dias ela estava dormindo a noite toda. Foi duro nos 2 primeiros dias mas superamos, é importante todos os envolvidos entenderem o metodo e terem em mente o objetivo maior, que é toda a família poder ter una boa noite de sono.
    Super aconselho.
    Durmam com os anjinhos 😉

    • Jennifer

      Tenho uma menina de 2 anos, desde RN dormiu a noite toda, aos 4 meses passou por uma fase de acordar durante a noite, mais não era fome era desespero, me aconselharam esse método e… Deixei ela chorando sozinha entrava no quarto pra ela ver q eu estava ali, resultado ela passou 3hrs em choro e eu e meu marido desesperados, toda suadinha, demos um banho nela e dormiu no meu colo, o que consegui com isso??? Um bb com medo de berço, adaptamos uma cama pra ela no quarto dela, a faço dormir na caminha, levanto e ela passa toda noite sem trabalho, hj tem 2 anos, mais imaginem tirar um bebe do berço com 6 meses, pegou tanto medo de berço q na primeira noite na caminha nem a fiz dormir, devemos cuidar nem todos bbs sao iguais 🙂 boa sorte pras mamães comigo não funcionou hehehe

  103. Desirée Telles

    Eu tenho amigas que usaram o método e deu muito certo, por isso fiz questão de ler o livro ainda quando estava gravida. Deixando um pouco de lado a polêmica de deixar chorando ou não para bebês ou crianças maiores, achei que o livro traz informações bastante úteis e importantes para os recém nascidos. As dicas sobre como educar o sono desde que eles nascem e sobre como criar uma rotina de 24 horas para o bebê distinguir dia e noite foi muito importante para mim, me passou muita segurança e recomendo muito para todas as grávidas. Depois que eles crescem e se não dormem, aí aplicar a Tecnica de deixar chorar é outra história. Eu acho que ela faz todo o sentido, pensando racionalmente, mas ainda não tive coragem de aplicar com meu bebê que está com 6 meses. Isso porque ele não me da tanto trabalho de noite a esse ponto, ainda. Mas acho que valeu muito a pena a leitura. O livro não fala apenas sobre deixar chorar, fala muito sobre atitudes de segurança que podemos passar aos nossos filhos, e isso me ajudou bastante! Recomendo!

  104. Isabele

    Depois de ler muito o livro decidi fazer o nana nenê! Meu filho acordava de 8 a 10 vezes por noite o que me deixava irritada e muito sonolenta durante o dia.
    Resolvi fazer e fui firme. Não foi fácil!
    Na primeira noite coloquei ele já com 10 meses no berço, ele chorou quase 40 minutos… Um choro desesperador!!!!!! Chegava a soluçar. Mas eu continuei firme mesmo chorando do lado de fora do quartinho dele. Nessa primeira noite meu cansaço emocional tomou conta de mim e eu dormi a noite inteira de um jeito que eu não dormia há meses. Acredito que ele tenha acordado mas eu não escutei. Desse modo nem de madrugada eu P ajudei.
    Na segunda noite ele chorou 15 minutos e dormiu a noite inteirinha.
    Na terceira noite, depois de 10 minutinhos já estava dormindo.
    Na quarta noite pareceu milagre… Coloquei ele na cama, dei beijo e ele virou e dormiu.
    Por alguns dias ele não queria chegar perto do berço, mas aos poucos o “medo” foi passando.
    Foi perfeito!
    Tive que refazer a técnica algumas vezes, como quando retornamos de uma viagem ou após uma gripe, mas foi bem mais simples.
    Hoje meu filhote tem 3 anos e dorme super bem desde os 10 meses. Não sei o que é acordar a noite!!!!!! Foi a melhor coisa para nossas vidas!!!! Criança que dorme bem fica mais tranquila durante o dia…. E pais que dormem bem também tem muito mais paciência e tranquilidade para lidar com a criança. Indico!!!!!! Mas se eu puder dar um conselho para quando for fazer é: esteja bem decidida e seja forte. Se estiver em dúvida o método dificilmente dará certo.
    Boa sorte!!!
    Um grande abraço

  105. Cris

    Ola! Apliquei a técnica do nana nenê qdo minha bebe ainda era pequena, foram 3 noites…depois disso ela passou a dormir as 12 horas, das 20h às 8h! Meu marido era contra, então esperei ele viajar e fiz tudo sozinha. Da uma dorzinha no coração, mas fui firme, pois pensei que isso tb era bom pra ela, não tem nada como dormir a noite toda até para um bebê!
    Beijos!

  106. Mariana

    Eu apliquei a regra, tive sorte que o meu bebe tem 5 meses o Joao nunca chorou muito, ele reclamava, brigava um pouco com o sono, mas agora esta super habituado, ele toma o banho por volta das 19:30 ai faço uma massagem com o óleo hora do sono da Johnson e Johnson, ele ja fica super calmo bem tranquilo, ai dou o mama e leio algum dos livrinhos dele… ele ja fica bem sonolento, no começo não ficava mas agora já esta super habituado, ai coloco no berço ainda acordado, as vezes ele dorme rápido as vezes briga mais com o sono, mas é ótimo, ele tem dormido 10 horas seguidas, e eu também! Pra mim valeu muito a pena

  107. Michelle Moreno

    O meu bebê está com 3 meses e desde o primeiro mês já iniciei uma rotina com ele, deixei ele dormindo no meu quarto somente na primeira semana depois o coloquei no berço dele em seu quarto como minha casa é pequena qualquer barulho que ele faz ouço do meu quarto deixo as portas abertas, então ele já está acostumado a ficar sozinho e são raras as vezes que ele acorda, geralmente quando está com gases só por isso, mas no geral ele dorme direto, agora que completou 3 meses ele tem dormido de 23h e vai até as 9h, quando ele acorda de noite pego ele em silêncio deixo ele mamar dou carinho e assim que ele adormece tiro ele e coloco novamente no berço fico olhando ele pq as vezes ele dá aquela olhadinha sonolenta e em seguida adormece. De manhã quando acorda chorando vou até ele e converso com ele, viro ele de lado, passo mão nas costas dele, aperto as perninhas e os bracinhos, ele adora na hora que esta espreguiçando, aí sim pego ele e ele mama. Vamos ver se ele continuará assim, tomara.

  108. Monica França

    Olá! Tenho uma filha de 7 meses e ela sempre deu muito trabalho pra dormir. Mãe de primeira viagem, inexperiente, coloquei nela alguns vícios, como o de dormir sugando – peito ou chupeta. Até os 6 meses ela acordava 1 ou 2 vezes e mamava bem, depois dormia. O pediatra falava q era importante dar mamá já que podia ser fome. Agora aos 7 meses, ela acorda a cada duas horas, só dorme se for no peito e mama uns 5 minutos. Ou seja, não é fome. Ela simplesmente não sabe dormir de outro jeito. Me sinto culpada pq fui eu q a ensinei assim, em troca de algumas horinhas de sono. Também não tenho coragem de deixar chorando, fico muito mal, me sinto um monstro. Mas agora q ela está crescendo me preocupo com hábitos tao errados e “dependentes” de sono, já que isso pode durar ainda por alguns anos.
    Acredito que a melhor sugestão é a ajuda do marido durante alguns dias, para que a criança desassocie o ato de mamar com o de voltar a dormir. Estou esperando as férias do meu marido pra fazermos, já que tenho dó dele passar a noite em claro e depois ir trabalhar.
    Tenho um blog pra te indicar que falam sobre isso:
    http://www.vidadegestante.com.br
    Nesse ela conta em detalhes os métodos que uma consultora do sono ensinou.
    Vou tentar seguir esta semana.
    Que Deus nos ajude!
    Bjos.

  109. Sonia Maria

    Olá minha bebe tem 1 ano e 8 meses e ainda dorme no berço mas no meu quarto, tem dia que ela acorda umas 3 vezes na noite mas por causa do sonambulismo,será que esse método do nana nenê ainda vai funcionar com ela.

  110. Ana Paula Simoes

    Nossa…. achei interessante os comentarios. A minha filha está com 1 ano e 2 meses, acorda em media 8 a 10 vezes durante a noite. Isso porque ela toma remedio para dormir, porque ela simplesmente nao dorme bem. Mesmo com o remedio (ela ja tomou 3 tipos diferentes), ela não dorme. Eu estou um caquinho… Ja fiz todos esses procedimentos, e continuo fazendo, mas nao dorme. Na verdade eu estou desesperada já, porque to tão cansada, mas tão cansada, durmo em média 4 horas por noite, isso vem a 1 ano e 2 meses….
    Não sei mais o que fazer…. Ja benzi, já levei pro padre da catedral, ja dei floral, ja demos remedio de tarja presta (receitado pela neuropediatra), imaginem que ja fiz de tudo, e nada dá certo!!!!

    SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Ligia Mucio de Mattos

      nossa eu imagino o que vc ta passando!

    • Michelle

      Meninas, esse método só funciona e somente pode ser aplicado à noite? Posso usá-lo para a soneca da tarde?
      Obrigada.

  111. Ligia Mucio de Mattos

    A minha filha tem um ano e meio e nunca dorme certo. ela tem momentos em que dorme que é uma beleza, mas de tempos em tempo ela dorme bem cedo 4 ate 5 da manha. é dificil estabelecer uma rotina e muito mais de cumprir. ela já fez exame, ja tentou tomar remedio pra dormir (sob supervisão medica), ja acordei ela cedo pra fazer ela dormir cedo, nada adiantou. minha mae disse que eu fiz isso tb, e só parei COM 4 ANOS! agora minha filha não sei como vai ser, mas nada ta dando certo. e parece que depois de certas visitas é que as coisas desandam mais ainda.

  112. lucilene

    Meu bb tem um ano e quatro meses desde os 8 meses dorme sozinho noberco nunca deu trabalho a noite quando recem nascido dei muitos banhos de alface acalma demais…boa sorte as mamaes de plantao

  113. Tâmara

    Meus bebes dormem sozinhos desde q saíram da maternidade… Não precisei usar essa técnica… Eu só não Nino na hora de dormir desde q nasceram. Agora, eles não dormem a noite toda, acordam 2vrzes na madrugada.

    • Bráulio

      gratidão pelos detalhes colocados aqui! estou praticando com meu pequeno de 8 meses e ele tem reagido bem rápido. na primeira vez ficou chorando 40minutos, na segunda 10minutos e na terceira ainda menos, além de aprender a brincar sozinho no berço! a mãe ainda está relutante, mas logo que os resultados começarem a vir acredito que a situação vai mudar…
      o pequeno só dorme com muito embalo e dificuldade. e quando saía do colo para o berço, frequentemente acordava e precisava ser novamente embalado…
      relutei total ao método, e foi errando muito que aprendi que ele é necessário!

  114. Sarah

    Olá.
    Adorei o post. Eu já li o livro, e devo dizer que você conseguiu resumir de maneira simples e bem esclarecedora.
    Logo quando meu filho nasceu, minha sogra o condicionou a
    Dormir no colo, balançando.
    Ela foi embora, e pensem como passei minhas noites dos 4 meses
    Seguintes. Ele adormecia nos meus braços, e no segundo em que eu o colocava no berço, ele despertava, como se ali estivesse cheio de espinhos.
    Quando contei para a pediatra sobre isso, ela recomendou que eu lesse o livro, e me alertou sobre como os bebês mais fofos e pequeninos podem manipular uma família inteira a fazer suas vontades. Apesar do tom de brincadeira no comentário, eu concordei com ela após pensar mais “a fundo”. Nossos pequenos têm toda convicção de que nós fazemos tudo pra não vê-los tristes e chorando.
    Enfim.. Li o livro, e para mim foi maravilhoso. Graças a Deus eu não tive uma experiência traumática. Ele já tinha uma rotina, então acho que por isso foi mais fácil. Logo no primeiro dia ele conseguiu adormecer sozinho. Não sem chorar antes, é claro. Mas em 15 minutos ele já estava dormindo. Dai pra frente foi só alegria.
    Quando lia, também pensava que não conseguiria deixá-lo chorar, mas aí eu lembrava que era para o bem estar de ambos. É muitao importante para os bebês e crianças um sono de qualidade, e é muito importante que os pais tenham disposição e paciência na educação de seus filhos. Uma noite mal dormida não proporciona nem um e nem o outro.
    Criei coragem e segui as orientações, agora eu e meu filho dormimos a noite toda.

  115. Lua

    Nem sabia que isso era 1 tecnica em si… Mas desde o dia q meu filho nasceu (hj ele esta com quase 6 anos), eu ensinei ele a dormir sozinho sempre q possivel (as vezes q ele não dormisse mamando) eu o colocava no berço acordado no quarto dele, e saia… Com isso foram raras as noites q ele chorava a não ser por fome msm, com 1 mes ele começou a dormir a noite toda e algumas noites q ele acordava ele nem chorava, ele resmungava e eu ia ate ele e dava a chupeta e logo ele se aconchegava no berço e adormecia, qdo aprendeu a achar a chupeta sozinho no berço ele mesmo pegava a chupeta e voltava a dormir.

  116. Cristiane

    A minha história é um pouco parecida com a sua. Minha primeira filha dormiu a noite inteira e no berço dela desde sempre. Já a segunda… Já está com um ano e meio e ainda acorda no meio da noite. E pra voltar a dormir, só depois de ter mamado… Mas o problema não é que ela não saiba dormir sozinha: na maioria das vezes em que a coloco no berço, ela ainda está acordada e fica lá numa boa até dormir… Mas no meio da noite acho que dá saudade do peitinho hehehe (e eu só dou peito mesmo antes da soneca da tarde, na hora de dormir e quando acorda no meio da noite)

  117. mariane

    Tive muito problema com o sono do meu filho, mas continuo absolutamente contra o “nana nenem”. Li o livro mas não tive coragem, ainda bem! Li um outro livro: ” Soluções para noites sem choro” que respeita muito mais o ser humano. Super indico esse livro!

  118. Flavia

    Meu filho hoje tem 8 anos, apliquei o método quando ele ainda não tinha 1 ano.
    Não me arrependo nem um pouco, pelo contrário, super indico e acredito que funciona quando você decide que é o melhor a se fazer. Você precisa acreditar que é o melhor para todos, a criança e a família. Além de ter o apoio dos que convivem com o bebê.
    Resumindo, você precisa fazer exatamente como está no livro. Não adianta fazer diferente e depois dizer que não funciona.
    E na hora que a criança chorar, seja forte e esteja segura, é passageiro, é pelo bem do seu filho.
    Você vai se surpreender!
    Ninguém acreditava que eu me despedia do meu filho, dava boa noite e ainda fechava a porta do quarto, e ele só acordava no outro dia pela manhã cheio de energia!
    Há escolhas duras na vida, passamos por momentos difíceis, mas depois vem a paz! Como é bom!

  119. Gabriela

    Já apliquei e em 3 dias meu filho dormiu sozinho. NÃO EU NÃO DEIXEI ELE CHORAR. Ia de minuto em minuto e foi muito tranquilo. Fiz com 1 ano e 7 meses. Com a minha pequena de 4 meses acho cedo e prefiro continuar no modo zumbi!

  120. Elaine

    O livro “além do nana nene” é a mesma coisa, porque usei uma técnica diferente.

  121. Vanessa Tomasini

    Eu usei e aprovei. Na primeira noite chorou 42 min, mas dormiu das 21:30 as 06:30 hs direto!
    No segundo dia chorou 5 min e depois de 15 min adormeceu sozinho. Ele tinha 11 meses.
    Hj nao chora e todos os dias eh a mesma rotina:janta, banho e berco.
    Sou psicologa especialista em psiquiatria e nao causa nenhum dano a crianca chorar de forma controlada.
    Fiz uma mudança no metodo… para mim ficar fora do quarto com ele chorando era muito complicado. Coloquei uma cadeira e fiquei ao lado do berco conversando com ele e explicando q seria melhor p nos.
    Hj ainda fico com ele ate adormecer. .. é im momento nosso!

  122. Mônica

    Oiii… meninas tenho trigêmeos de seis anos e um bebê de 8 meses. Nunca sofri com minhas noites de sono, só nos 3 primeiros meses devido as mamadas. Apliquei um método meu. Adaptei-me devido a quantidade de bebês rsrsrsrs. Eu começava as 6 da noite com os banhos, depois vinham as mamadas e depois ficava eu e o papai com eles na cama até que todos adormeciam, inclusive o papai rsrsrsrs. Aí colocava eles nos bercos. E já dormiam a noite toda. Sempre dei a chupeta. Às vezes quando acordavam só colocava a chupeta na boca d novo e mudava eles de posição.
    A mesma coisa faço com meu bebê agora. Banho, leite e sono.
    Hj os trigêmeos vão pras suas camas sozinhos depois do jantar. Eu deixo cada um na sua, pedem a bênção, oramos e apago as luzes. Mesmo q eles não durmam logo permanecem nas suas camas até…. que o dia amanhece.
    Pra mim o segredo é disciplina e rotina.

  123. Glaucy

    Me interessei muito. Aqui tudo fica desregulado com as visitas dos avós. Será que consigo com minha filha? El tem 6 anos.

  124. rafaela

    Sim, aqui em casa seguimos o livro desde maternidade, em casa só demos continuidade, Vicente meu bebê, passou a dormir a noite todo com exatas 8semanas de vida, lembro como se fosse hj. Confesso q teve um dia w meu esposo e eu contamos ate 10 algumas vezes qdo estavamos prestes a ir pega lo apos últimos 5 minutos o Vicente adormeu antes…para nossa alegria não precisamoa quebrar as regras e mantivermos a rotina ate os dias de hoje, qdo Vicente encontra se c 2anos e meio. Com 1 ano e 5 meses passou a dormir em sua própria cama, aboliu o berço. Só felicidade… Só uma coisa q acho q varia de BB para BB ele passou a mamar de madrugada as vezes.. Mas mesmo qdo pede mama, ele mama e já adormece. Eu gostei mto do livro aqui em casa deu super certo.
    E já li tbm o “alem do nana nenê”.. Indico para pais de 1 viagem como eu e meu esposo.

  125. rafaela

    Acho importante ressaltar que o livro todo não bases se em dormir a noite toda e sim em ter rotina para td com isso dormira sozinho sem ser embalado ou acompanhado, qdo VC faz exatamente o q o livro diz VC consegue todos os resultados, é uma questão de ler, aplicar e ser agraciado com sua forca e coragem!
    Meu filho nunca adormeu no colo, nunca!! Sempre adormeceu no berço, seja durante o dia ou noite.

  126. Wanessa

    Meu bebê está com 9 meses…ate o quarto mês ele dormia bem..4h..5h seguidas.
    Mas depois só foi decaindo…tem noites que acorda de 2 em 2h. Trabalhava longe 80 km de casa..acordava as 5h pra trabalhar…imaginem meu desgaste. Nao dormia neh…e eu só queria voltar para aquelas 4h..5h seguidas de sono que seria maravilhoso! Kkk
    Hj ele aprendeu a sentar..ficar de pé no berço e acorda demais. Já pensei sim em arcar umas técnicas malucas…iinclusive essa do choro controlado..mmas não consigo.
    Realmente tem momentos q queremos que eles sejam perfeitos. .durmam a noite toda…precisamos descansar!
    Mas é eles? Conseguem se comunicar somente pelo choro…e vá. Os cortar o único canal de comunicação? Claro q o método funciona, ele faz o bebê aprender que mesmo chorando não vai conseguir oq precisa pois a mãe ou outra pessoa não váo responder.
    Até o momento sigo cansada…tentando outras formas pra ele estender o sono…mas segura q estou seguindo meu coração.
    Leiam o texto. .http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2012/09/por-que-deixar-chorar-ate-que-se-durma.html?m=1

  127. luana

    Meninas preciso de ajuda meu bebê tem 6 meses mais ele ainda acorda pelo menos 2 vezes a noite,e só volta a dormir se ele mamar Acho que vou aplicar o método.

  128. Fernanda

    Olá! Muito obrigada meninas os depoimentos me ajudaram a conseguir resistir a primeira noite, que foi ontem, foram 23 minutos até ele dormir. Hoje foram só três minutinhos e já caiu no sono. Leonardo tem oito meses e meio, já havia tentado a técnica francesa mas não deu certo. O jeito foi deixá- lo sozinho. Eu o acostumei dormir comigo e então ele ficava no peito a noite toda, se tirasse o peito em vinte minutos ele acordava. Eu acordava travada de dor nas costas e sem paciência por não dormir direito. Hoje o nosso dia foi ótimo, mamãe e bebê descansados…bjos.

  129. Carla Kahn

    Eu fiz a técnica qdo a Júlia tinha 1 ano e
    2 meses.
    Na primeira noite ela chorou por 40 minutos, na segunda noite ela chorou por 20 minutos, na terceira por 5 minutos e na quarta, deitou e dormiu sozinha sem chorar….
    Depois de 1 ano, ela voltou a querer que a gente ficasse lá, dai reaplicamos a técnica, mas foi muito mais tranquilo… E assim seguimos…

  130. Ana Luisa

    fiz a reeducação do sono com minha filha aos seis meses e digo que foi a melhor coisa que fiz. O método é impressionante. O 1o dia é o mais difícil, ela chorou por uma hora e meia. Mas depois dormiu 7 horas consecutivas. 2o dia chorou 40 min com mtas pausas, no 3o dormiu a noite toda. O importante é colocar o bebê sonolento no berço. E ensiná-lo a achar a chupeta sozinho. Eu coloco várias chupetas no berço, se ela acorda, procura a chupeta e volta a dormir. Até as sonecas do dia estão melhores. Vale muito a pena!!!

  131. Vanessa

    Aqui fiz com meus gemeos desde 4 meses e dormiram a noite toda! Vale muito a pena, a criança que tem rotina é mais segura, dorme bem e come bem. Fora que os pais ficam mais descansados para poder cuidar dos filhos.

  132. Susana

    Eu apliquei. Minha primeira filha. Funcionou. Porém, um alerta: em bebês de até 4 meses é complicado Pq não adianta querer dizer q da p ter rotina c bebe muito novinho.. Faz cocô a cada minuto.. É muito sensível! Eu iniciei o método quando minha filha estava com quatro pra cinco meses pelo fato de estar impraticável fazer ela dormir.. Só dormia no peito é hora q colocasse ela no berco ela gritava! Então eu estava ficando toda travada.. Costas, pescoço e ombro de doar horas c ela no colo!!!! Das 20:00 às 23h.. Dai apliquei o método. Hoje, ela está c 1 ano e três meses e dorme sozinha no berco. À noite toda. Quando acorda volta a dormir!

  133. Fernanda

    Eu usei o método do livro “12 horas de sono com 12 semanas de vida” e deu certo…

  134. Lindsey

    Eu não sou a favor desse método. Li mto a esse respeito qndo Heitor nasceu e acordava de 5 a 6 vezes na noite. Eu sempre soube que não seria capaz de deixar meu BB chorando sozinho. Li em uma matéria recente que dessa forma a criança dorme por cansaço, e fica frustrado, se sente abandonado e desprotegido. E que essa criança tem uma probabilidade maior de se tornar um adulto com complexo de inferioridade, com dificuldade de confiar em algum e mais vulnerável a depressão. Eu acho que faz muito sentido e fiquei feliz por nunca ter tentado esse método. É só um BB indefeso, precisa se sentir confortável e seguro. A medida que for crescendo, ele vai dormir mais por si só. Foi uma fase difícil, meu Heitor ainda acorda as vezes. Mas prefiro assim, ao natural, sem forçar!!!

  135. Camila Sahium

    meu filho tem apenas 2 meses.
    alguem sabe me dizer qndo posso começar a “educar” o soninho fele ?

  136. Camila

    Olá! O que vcs acham que estressa ou sequela mais um
    bebe: várias noites de sono mal dormidas ou apenas algumas com chorinhos durante o ensino do método?! Não tenho dúvida que a primeira opção eh a pior! Pior pra criança, pior pros pais, pior pra família! Uma boa noite de sono eh essencial pra eles! Essa história de sequelas pelo choro eh bobagem. Claro que não se deve deixar a criança chorar por hrs, somente alguns mins… Não acredito q uma criança bem amada, cuidada que recebe atenção e carinho o dia todo desenvolva sequelas de abandono por isso… 😉

    • C. Moraes

      Vcs. querem um boneco e nao um filho! Bebe nao é robo!

  137. Pamela de Liz Ferreira

    Adorei as dicas! Minha dificuldade é a noite, meu filho Mateus acorda duas vezes por noite com um choro manhoso. Ele está com um ano e quatro meses. Vocês tem mais dicas pra me ajudar?

  138. Jaqueline

    Mamães preciso de um auxilio. Como eu posso aplicar esse método para o meus filhos dormirem.
    Obs: Gêmeos com 1 ano e 4 meses. Dormem no mesmo quarto não dormem no berço, eu apliquei o método montessoriano.

  139. Renata

    EU apliquei qd minha filha tinha 8 meses, foram somente dos dias, e então ela passou a dormir a noite toda. Nunca mais acordou, hoje ela tem 9 anos…

  140. Léia

    para minha filha foi um sucesso… tirei c 20 dias e agora vou tentar c meu filho q ja esta c 2 meses… confesso q estou temerosa……

  141. juliana

    Eu morro de dó. Sempre, desde que a minha nasceu, eu dou uma esparrinha antes de pegar qdo chora a noite, e isso realmente é bom, pq de fato ensina a dormir de novo sozinha. Ela dorme a noite toda desde que tinha 1 mês. Mas agora tá com um aninho, e tá com aquela ansiedade da separação então reluta ao máximo para dormir, e acorda algumas vezes no começo da noite chorando, querendo colo. Eu demoro um pouquinho mas se continua eu pego e embalo… Sei que mal não faz deixar chorando, mas pra que deixar o bebê triste? Sei lá, já fico toda encanada achando que vai crescer insegura, achar que não a amo! rsrsrs
    Mãe de primeira viagem. Por enquanto a esperinha funcionou, vamos ver! rsrsrs
    Boa sorte a todas! realmente não é fácil!

    • Maressa

      Olá mamães! Estou querendo aplicar esse método mas estou meio sem esperança pois meu filho já tem 2 anos e meio… Será que vai funcionar? Só li comentários a respeito de crianças mais novas… Estou desesperada e sou um zumbi de mau humor, nem eu me aguento mais de tanto cansaço

  142. Michelle

    depois de 1 mês passei meu bebe pro quarto dele… É claro , encostado com o meu … Primeiras noites eu dormia no mesmo quarto .. Depois eu li que era pra deixar chorar se tivesse tudo ok (mamado , sem cólicas, limpinho ) em fim .. O tal do choro é mesmo o de dependência , dá dó pq eles são tão pequenininhos, mas não sei se eh o caso de algumas de vcs , mas eu mãe empresária tenho que trabalhar .. E tenho que descansar.. Em fim foi uma benção .. Chorou 2 dias apenas .. Chorei junto !!! Mas depois ele acostumou-se a rotina , como eh meu costume dormir tarde .. Meu trabalho vai até 10 da noite , então lá por meia noite dava o peito e mais um suplemento.. Ele dormia até as 8 ou 9 da manhã .. Acordávamos juntos… Isso faz 8 anos meu filho é super independente e querido.. Calmo e sem birras.. Hj estou grávida de nove meses e vou tentar fazer o mesmo com a Victoria que esta pra nascer!! O importante eh dar muito amor e carinho para que eles não tenham dúvida do nosso amor por eles .. Mas tem que ensinar rotinas e costumes .. Isso ninguém nasce sabendo neh.. Outro ponto de vista sobre país que não conseguem dar rotinas para os bebês .. Eles se atrapalham no próprio relacionamento homem e mulher .. No trabalho .. Acabam se estressando demasiadamente pela falta de descanso.. E isso acaba refletindo para o bebê Tbm .. Então minha conclusão eh que nossos filhos que tem que se adaptar a nós e não nos a eles .. Sou muito feliz seguindo esse pensamento.. Não esquecendo de sempre deixá-los bem seguros do amor que sentimos por eles .. Beijos meninas

  143. Maria Luzia Menezes do Amaral

    Sempre que posso leio as dicas, sou avó e me interesso por tudo que auxilie no acompanhamento da vida de minha netinha. É sempre bom aprender, afinal não somos donas da verdade só porque somos avós. Obrigada pelas dicas.

  144. Pamela Cristina

    oi, eu nao sei se teria coragem de fazer isso com o meu bebe, apesar que ele esta com 3 mesea e dorme sozinho e a noite toda, no inicio eu deitava junto ao lado dele e ele dormia (na minha cama) logo eu comecei a deixa-lo sozinho e hj faço o ritual do sono deito ele no berço e ele dorme sozinho. A unica coisa e que ele tem um ursinho e ele dorme com o urso perto do rosto, mas no tenho o menor problema, vc ja tentou dar a ela o “mama dos somhos”? e uma mamadeira que vc da sempre as 11h mesmo que o bebe nao acorde, depois que comecei a fazer isso o Miguel parou de acordar de madrugada para mamar!!!

  145. Rosana

    Fiz isso minha vida toda sem nunca ter ouvido falar desse livro! Três filhos (28, 23 e 15), e crio uma neta de 7 meses…

  146. Marcela

    Gurias pelo amor de Deus, tentei uma vez o nana nenê mas não deu certo, será que é pq ele ainda maMa no peito, não pegou bico? Já coloquei ele no quartinho, que divide com o irmão mais velho. Ele tem 11 meses, e desde que nasceu não sei o que é dormir mais que 2 horas seguidas, ele acorda não sei quantas vezes. Devo tentar de novo? Aguardo ansiosa alguma ajuda, obrigada

  147. Mariana

    Boa noite!
    Quase não acredito nos relatos que li! Deixar um filho chorando sozinho? Se sentindo só é abandonado? Mamães tenham coragem???? Devo ter o dom da maternidade! Meu filho tem 5 meses e acorda de 2 a 3 vezes a noite, sendo que dorme das 21h às 8h. Não me sinto extremamente cansada, afinal não me custa nada ir até ele e oferecer o peito. Na verdade, sinto um prazer enorme em ter estes momentos com ele, somente eu e ele, mesmo que seja de madrugadas! Mães, vamos ter mais amor ao ser que procriaram e se importar menos em ter uma noite inteira com o maridão!!!!!

  148. lais

    Eu li o livro com bastante atenção, meu marido tb. Temos um bebê de 2 meses e aplicamos o método com 15 dias de vida.
    Ele não dorme a noite toda, mas sabe dormir sozinho, dorme das 20h as 4h e depois mama de 4h em 4h.
    O ritual só sono é seguido a risca, todo dia na mesma hora, shantala, banho ofurô, mamada,15 minutos com os pais e o colocamos no berço e ele dorme.
    Foi difícil no começo, mas valeu muito! Demorou 8 dias para o resultado aparecer!

  149. Priscila

    Dê uma mamadeira de leite ou mingau (depende da idade) antes dele dormir, ele só vai acordar de manhã. Meu filho está com 2 anos e desde que o médico liberou ele para outros alimentos (por volta dos 6 meses) que faço isso, quanto mais tarde der a mamadeira, melhor. Se acordar mesmo assim, é melhor pegar o bebê, não dá para deixar ele chorando né? Se ele não está com fome, então, com certeza, ele precisa de atenção, dengo, carinho, beijinho, cuidados… Espero ter ajudado. Abraços!

  150. Bruna

    Aqui em casa super funcionou com o meu primeiro filho (o segundo ainda só tem 2 meses). Mas eu comecei cedo, e sempre nas sonecas diurnas… Com 4 meses eu usei o método durante o dia, deixa do ele chorar pra aprender a dormir sozinho. Acordava de madrugada e eu amamentava Pq ele ainda tinha necessidade… Com 6 meses e meio, ele já sabendo dormir sozinho, um dia parou sozinho de acordar de madrugada, Pq já sabia dormir sozinho e não acordava mais com fome Pq já comia o suficiente de dia (quando passou a comer comida!)
    Acho o método muito válido. E não me arrependo… Desde os 6 meses e meio que meu filho não acorda mais de madrugada e certamente farei com o segundo! Al das nossas costas agradecerem!

    • Kamila

      Logo esse “trabalhão” de acordar de madrugada faz tanta falta… o tempo voa. Na minha primeira filha eu li esse livro e tentei aplicar e me si tô Muito culpada até hoje… falta de experiência… Agora com a minha segunda bebê eu aproveito cada segundinho ao lado dela, mesmo que esse momento seja de madrugada … às vezes eu pego dou um cheirinho e falo “mamãe tá aqui” e ela já se acalma. É muito gostoso e passa rápido demais. .. logo nem vão querer nosso colo.

  151. Verónica Reyes Oliveira

    Meu filho hoje tem 10 anos, li o livro porque com 5 meses ele começou a ter dificuldades para dormir. Quando ele completou 7 meses não tive dúvidas e usei o método. Chorou por 1 hora no primeiro dia, no segundo dia chorou 30 minutos e no terceiro dia ele nem chorou. Percebi que o método era eficiente porque no terceiro dia 1 hora depois que ele havia dormido sem querer derrubei uma tampa de panela no apartamento e ele nem resmungou. Com 1 ano de idade ele precisou ficar internado por 3 dias e também não mudou a rotina do sono dele. Até hoje ele mantem a rotina dele de tomar banho as 18:00h, jantar e as 20:00 dormir e só acorda no dia seguinte. Ainda me lembro da sensação de felicidade quando ele dormiu a noite inteira (e eu também, lógico) A dica mais importante é SER FIRME. Já indiquei este livro para 3 pessoas e funcionou, não eram bebês e sim crianção enter 3 e 5 anos de idade… Acredito que os pais devem encontrar o equilibrio para fazer dar certo porque não nada pior do que não dormir bem e no dia seguinte ter que trabalhar como se nada tivesse acontecido

    • Luciene

      Boa tarde, primeiramente adoro seus posts 🙂
      Tenho duas filhas uma de 3 anos e outra de 2 anos.
      Li o livro , apliquei o método, sou regrada quanto a horários ( acordar, levantar, banho, alimentação,etc) mas, comigo não funcionou…
      Todas as noites é uma loucura acordam muito durante a noite… não sei explicar o que acontece… enfim vamos enfrente , bjs e boa sorte a outras mães 🙂

  152. Roseane

    Eu li sobre o método Nana nenê, e até quis usar com o meu primeiro filho que acordava de duas em duas horas a noite, mas tenho um marido muito estressado que não suportava o choro do bebê, hoje meu filho tem 4 anos, não dorme no quarto dele, tem pavor de ficar sozinho, com muita luta consegui que ele saisse da nossa cama e dormisse na dele, porém no quarto conosco. Gostaria muito de ter tentado, mas não tive apoio do meu marido. Agora estou grávida novamente e já imaginando se vamos ter q passar por tudo novamente e se vamos ter que arrumar mais um cantinho pra outra cama no nosso quarto.

  153. Karina

    Desculpe, mas como uma mãe em sã consciência vai deixar de consolar o filho que está chorando??? Qual o problema de fazê-lo domir novamente amamentando ou embalando ele novamente??? Ai depois passa essa época e a mãe vai lamentar que podia ter ninado mais, podia ter amamentado mais, etc! O tempo de aproveitar eles pequenos no aconchego do nosso colo é tão curto!!!! Pq privar eles disso, nosso colo é onde eles encontram segurança, amor, afeto, onde é construído toda uma relação de mãe e filho… As crianças de hoje precisam de amor sem limites, sem determinar tempo pra isso!!! Com certeza serão muito mais seguros tendo a certeza de que não importa o momento, receberão carinho e amor!!! Sou contra esse método Nana Neném.

    • Maiara

      Concordo em partes com vc Karina, acho que quando somos mãe, queremos e devemos nos doar ao máximo aos nossos filhos. Mas no meus caso, tenho uma filho de 1 ano e 8 meses que acorda diversas vezes a noite e que muitas vezes demora horas para voltar a dormir. Já tentei de tuuuuddoooo, tem rotina, já ninei no colo, direto no berço, chá de camomila, floral entre outros…e nada resolve. Essa ultima noite, foi um terror acordou 2hrs e só foi dormir as 5hrs. Imagine para uma mãe que tem que trabalhar as 7hrs. Então as vezes recorremos aquilo que antes julgávamos “errado” ou que nunca faríamos. Hoje achei esse post enquanto buscava ajuda para tentar solucionar o meu caso. E eu estou pensando seriamente em aplicar esse método. Claro que devagar. Acho q ainda assim não tenho coragem de deixar meu Pedrinho chorando 40min – 60min mas acho q de forma gradativa dá…. As mamãe peço ajuda, com essa idade ainda dá para aplicar o método ou é contra indicado? Preciso de ajuda pois essa situação já está interferindo no meu casamento, trabalho e até mesmo no restante do tempo que tenho para ficar com meu filho.

      beijos para todas!

  154. Maria failace

    Eu nunca coloquei meus filhos p/dormir no colo,eu sempre insentivei eles a dormirem sózinhos no berço,eles nunca me deram trabalho nem cansaço e graças a Deus eu nunca passei noites acordada me senti um zumbi,mamães sigam esses conselhos eles dão super certo.

  155. Milady

    Meu filho tem 10 meses. Minha luta é retirar o vício do peito. Eu o acostumei dormir chupando o peito, agora o mal costume de acordar na madrugada para chupetar está forte. Preciso aplicar esse método c urgência! Vou iniciar imediatamente! Obrigada

  156. Leticia

    Excelente! Já havia lido o livro é colocando alguns itens (mamar – permanecer acordada – soneca) mas minhas noites de sono ainda eram péssimas. Com minha bebê com 3 meses e eu extremamente cansada, reuni forças pra colocar a Tabela de Tempos em prática com o apoio do maridão. Já na primeira noite notei diferença, na segunda melhor ainda, após o terceiro dia até as sonecas do dia ficaram melhores e mais regulares. Hoje estamos no sexto dia, o desafio ainda continua mas já dormimos muito melhor (bebê, mamãe e papai) e consigui voltar a fazer atividades corriqueiras do dia-a-dia. Até jantar em paz com meu marido! …. Tudo graças ao Método Nana, nenê!

  157. Cláudia

    Absurdo dos absurdos. É muito sofrido para os dois, bebê e mamãe! Digo isso não só como psicóloga (e no consultório desancoselho todos os pais, já que essa é minha visão profissional), mas como mãe!

    No meu site fiz um post sobre, explicando o porque não é legal. à quem interessar:http://www.pequenosnotaveis.com.br/reajo-logo-existo/nao-deixe-o-bebe-chorar/

    Se for para indicar um método indico da americana Elizabeth Langley. Bjao!!

  158. Jaqueline

    Ola. Vi o post dessa materia no face e me chamou a atenção pois convivo com essa batalha todas as noites. No meu caso é em dose dupla, pois sou mãe de gemeos, dois meninos, peço a dica do que faço para conseguir aplicar o método. Pois eles dormem no mesmo quarto, berços proximos, e ja estao com dois anos e ainda acordam varias vezes a noite, um deles acaba sempre vindo dormir comigo e com meu marido. Confesso que isso me angustia, me incomoda. Alguem pode me ajudar???

  159. Naiara

    Oi, a minha filha tem 1 ano e 4 meses, ainda mama no peito. Ela não toma nenhum tipo de leite. Ela acorda de 2 a 3x pra mamar, dlorme ente 20 e 21h esse não é nosso problema. Não estou zumbi nem nada. Rsrs meu problema é que já está atrapalhando nossa intimidade quanto casal. Gostaria de aplicar o método mas não tenho coragem aknda.

  160. Jackie

    Boa tarde!
    Quantos meses podemos implementar o método? Eu tenho uma neném de 1 mês e às vezes eu sinto que ela já sabe e às vezes fico com dó por ser tão novinha.
    Sugestões?

  161. Natalie

    Parece ser interessante! mas tambem bem cansativo! Meu filho tem 2 meses e dorme comigo na cama, so dorme qdo mama e eu ja tentei colocar ele no berCo e nada! Num vejo a hora de poder dormir a noite toda e descansar! sera que pode aplicar esse metodo com nenem de quase 3 meses? preciso comprar esse livro urgente! bjus :*

    • Lucélia Jacques

      Meu filho tinha refluxo e só fui descobrir aos 8 meses, pois a antiga pediatra dizia que ele chorava por manha e me sugeriu deixá-lo chorar até dormir. Estava tão exausta em acordar 8 vezes por noite, dormir de 40 em 40 min, que uma bela noite resolvi tentar (sem saber que era refluxo). Meu bebê, com uns 5 meses, chorou incessantemente por umas 2h seguidas, e eu junto. Um dia resolvi buscar ajuda com uma pediatra homeopata, na intenção de que ela receitasse um calmante, essa médica então pediu uma ecografia pra investigar o refluxo e acertou na mosca. Troquei de médica e decidi que nunca mais deixaria meu filho chorando. Sei que cada caso é um caso, pra algumas família funciona e pra outras não, mas o meu sentimento de culpa fala mais alto, de ter deixado ele chorar, com dor. Ele está com dois anos e dorme metade do tempo no berço dele e a outra metade junto conosco. Li o A encantadora de bebês, até tentei o PUPD, mas meu marido não ajudou muito e acabei desistindo e me apaixonei pela filosofia da criação com apego, como sugerida no Besame mucho do Dr. Gonzales. Entendo que é necessário dormir, claro, afinal estou há dois anos sem saber o que é isso. Mas como outras mães aqui falaram, eles crescem rápido e depois não vão mais querer esse aconchego na nossa cama. Eu agora acordo 1 vez pra dar mamadeira na madrugada e fico feliz com isso, porque sei que na verdade ele criou o hábito de acordar, afinal, foram 8 meses acordando várias vezes na mesma noite.

  162. Marinês

    Eu tenho um filho de 9 anos e desde a maternidade apliquei nele o Nana Nene. Com 30 dias de vida ele já dormia a noite toda. Agora acabei de ganhar uma filha, que está com 2 meses. E ela agora começou a dormir a noite toda, também com o método Nana Nene. Quando o método é aplicado desde sempre, o processo é muito tranquilo e natural. Nunca precisei deixar nenhum dos meus filhos chorando no berço. Isso não é necessário quando vc aplica a rotina desde o nascimento, criando uma rotina saudável de horários. Recomendo a todo mundo esse livro. É ótimo e nada traumático.

  163. Tatyana

    Eunsou completamente contra a técnica. Vai contra tudo que acredito. Eu tenho um bebê de 1 ano e 9 meses que mama no peito e ainda acorda de 1 a 2xs por noite. A minha experiência: trabalho em período integral, amamento ao seio sem complementos, cuido da casa, um pouco de mim e me adaptei a rotina diferente da que eu estava acostumada. Quando escolhi ser mãe eu já me convenci que algumas coisas mudariam e com maior prazer perco algumas horas de sono pra garantir a tranquilidade, segurança e estabilidade emocional do meu filho. Ele e uma criança super inteligente, segura, carinhosa e independente. Eu prego e sigo os preceitos da criação com apego, e índico leitura para todas que não conhece. Agora uma opinião mais pessoal, não entendo essa prática com bebês. Biologicamente, os bebês carecem do contato com a mãe. Nos não deixamos um adulto chorando sozinho sem consolo, pq fazer isso com nossos bebês? Em troca de mais descanso? Vale a pena? E a o vínculo? O sentir-se amparado? A ajuda na superação dos saltos de crescimento? São muitas questões a ponderar. Beijos para todas!

  164. Vanessa

    Apliquei o nana neném na questão da rotina e das mamadas, nos meus dois filhos! Eles nunca tiveram problemas para dormir e tenho certeza de que a rotina foi o que fez a diferenca

    • Nice

      Eu apliquei no meu primeiro filho a partir do primeiro e mês e funcionou perfeitamente em todos os aspectos. Agora estou gravida novamente e muito convicta de tentar aplicar novamente. Vejo muitas amigas que não criaram uma rotina fixa terem trabalho até hoje com filhos mais velhos quanto ao sono e alimentação.

  165. Flávia

    Atenção Mamães!
    Antes de colocar qualquer tipo de técnica em pratica, leiam se a técnica é cientificamente testada, você pode estar afetando o desenvolvimento do seu bebê.
    Deixo aqui minha contribuição que acredito ser de grande importância, pois tem referências e estudos que embasam.
    Segue um link para leitura e sanar qualquer dúvida dessa técnica radical.
    http://guiadobebe.uol.com.br/a-natureza-do-sono-do-bebe/

    Sigam seu coração e cuide com Amor!

  166. [email protected]

    Eu faço isso tudo não adianta os meus são gêmeos vivo estremamente cansada bjs

  167. Felipe

    A alimentação do seu bebe também é importante para um soninho bom. A partir dos quatro meses novos alimentos podem ser introduzidos ao ‪#‎bebê‬ se não for possível apenas amamentá-lo. Clique no link e aprenda 6 receitas de ‪#‎papinhas‬ nutritivas para bebês: http://goo.gl/tnc1zd

    Veja o tópico ‪#‎ficaadica‬ e aproveite esse momento com seu bebe. Abraços.

  168. Marcela

    Ai, acho terrível! Eu acredito que dormir a noite inteira é uma questão de cansaço!
    Minha filha tem 2 anos. Quando está exausta dorme que é uma belezq, sozinha, do nada, sem se mexer até o outro dia.
    O problema é que não temos fôlego para cansar eles todos os dias.
    Nos dias comuns, sem extravagâncias, não posso comsiderar que seja um terror dormir.
    Ela dorme na cama comigo e com o pai, mama de madrugada ou não.
    Tem dias que ela mesma pede para dormir no qiarto dela.
    Agora mesmo estou aqui, srm conseguir sair, com ela dormindo pesadão nas minhas pernas.
    Daqui a um tempo, tenho certeza que ela vai querer dormir aqui todos os dias e, depois, sem mim.
    Acho que nós não respeitamos os nossos filhos.
    E deixá-los chorar no quarto sem dar atenção, para mim, é falta de respeito.
    Se eu estivesse com medo, me sentindo sozinha e sen compreender com clareza o que está acontecendo, eu ficaria ansiosa, irritada e só dormiria por extremo cansaço. Imaginem eles…

  169. pauladulcimar

    oi boa tarde legal

  170. gabriella

    Mamães, vocês não vão acreditar como é fácil fazer com que os filhos durmam a noite toda com esse método. Testado e Aprovado!
    Clique para saber mais -> http://www.maesabetudo.com.br/fada-do-sono/

  171. Renata

    Vi que o texto é antigo, mas acontece que estou passando por esse dilema agora. Meu filho tem um ano e um mês e acorda de seis a dez vezes à noite! O excesso de cansaço às vezes me tira do sério. É muito frustrante quando finalmente estamos começando a pegar no sono e o filho chora do berço. Percebi que eu estava ficando muito nervosa e às vezes até elevava a voz. Depois, a culpa vinha implacável. Cheguei a um ponto crítico de que alguma coisa tem que ser feita. Vou optar por uma consultoria do sono e vou considerar a metodologia mais tranquila para nossa família, para que ele durma feliz e crie uma relação saudável com a hora de dormir.

  172. MARCIA REJANE

    Amei as dicas, pois logo vou ser mamãe se Deus permitir.

  173. Thays

    Sou gestante, mas sempre tive em mente que criança tem que ter uma rotina. Quando falo isso para a família e amigos alguns me criticam por pensar que a criança vai sofrer, que não vai se desenvolver…
    Vejo relatos de pais que aplicaram a técnica e adoraram, recomendaram o livro e estão super bem. A chegada de um filho deve ser prazerosa, mas não vamos ignorar que uma mãe que acorda 10x por noite, se sinta feliz e realizada, sem em nenhum momento pensar: que vida estressante!
    Por isso, vou aplicar essa técnica quando o bebê nascer, assim não só ele criará uma rotina, mas toda a família, afinal tbm vou aprender a ser mãe!

  174. KARINE FERNANDES SOARES DA SILVA

    bom dia, comecamos essa tecnica ontem a minha duvida é o seguinte quando o bebe acordar chorando espero o tempo exato na tabela e depois vou la e assim que ele acalmar saio ou espero ele dormir pra sair? outra questao é toda vez que ele acordar a tabela do dia reinicio ela ou vou direto pra esperas seguintes? a ultima é ele dorme 2 a 3 sonos durante o dia e o da noite.. uso as tecnicas em todas as dormidas ou durante o dia normal e a noite sim apenas uso a tecnica?

  175. Julio Alves

    Metodo Nana Nene???
    Na verdade é um metodo de exposição gradual, super utilizado desde os anos 60, sempre mudam os termos e nao referenciam as fontes

  176. Cristiane Oliveira

    Certa vez deixei meu menino chorar até adormecer, sozinho, entre suspiros e soluços. Senti-me mal, meu coração me dizia que aquilo não poderia estar certo. Algo que não fez bem para ele nem para mim, só podia estar errado.
    Com aproximadamente 5 meses, ele queria colo e afago para dormir.
    Perguntei-me: Porque não dar a ele meu colo? Meu afago? Ele não precisará disto a vida toda! E uma fase que ira passar… é realmente passou!! Sou mais da linha da “criação com apego”. Não sou adepta a cama compartilhada não mas, meu filho fica na minha cama, entre eu e meu marido, até pegar no sono e, esta hora do dia é mágica. Ficamos conversando um pouco, nos abraçando, nos caminhando…. Ele dorme em 10 minutinho e então colocamos ele em sua caminha. Ta tudo certo para mim!! Não vejo problemas nisto. As vezes ele acorda a noite, me chama…tem dias que fico ao lado da cama dele e ele adormece… Outros dias coloco ele no meio de nos dois, ele adormece e volto ele para sua cama… Sem problemas, sem stress!
    Algumas pessoas me perguntam: E a vida do casal? Bom, a vida do casal não precisa ocorrer única e exclusivamente após as 22:00 horas da noite, no quarto e na cama do casal. A vida do casal pode ocorrer no meio da tarde de domingo, na hora da soneca da criança, na cozinha, no sofá da sala, no banheiro, no corredor, no quintal kkkk. Se a vida do casal ocorre apenas no quarto/na cama/ a noite, não é a criança que esta atrapalhando nada, a vida do casal já esta condenada pela rotina sem criatividade, sem graça, sem vontade.
    Concordo que tem que ter rotina, mas, cada casa tem sua rotina. Eu que trabalho o dia todo, ficando o dia inteiro longe do meu filho, não abro mão de nossa rotina de ficar alguns minutos com ele, no colo ou no meio de minha casa, para ganhar todo aquele amor que ele queria me dar durante o dia e, para dar todo amor acumulado em mim nas intermináveis horas longe dele. Não aceito ninguém me falar que isto é errado. Não é!! Para mim é o mais correto a fazer. Também não me sinto no direito de julgar ninguém que faz diferente de mim, cada casa, cada mãe, cada família encontrará o seu caminho. Não existe regras, o que dá certo para uns, poderá ser horrível para outros. Sigam seus instintos e seus corações. São Fases, difíceis mas que quando passam deixam saudades.

  177. Luana Souza

    Adorei, excelente artigo, estão de parabéns!

    http://bumbumnanucaja.com/

  178. José Antonio Sintra

    Olá… eu não conheço o Nana Nenê – estou vendo esse teu Post agora e por acaso. Mas, me responda, o Nana Nenê tem alguma sugestão para quando o bebê muda de cor e perde o ar de tanto gritar… minha esposa tem duas: o colo e o peito consecutivamente -uma sugestão não funciona sem a outra. Hoje ele esta mais “light”; esta com dois aninhos, tiramos o peito a coisa de dois meses e há duas semanas, cortamos a fralda; a fralda esta sendo consequência dele já estar dominando suas vontades, mas o peito… eu tive que desenvolver uma estratégia interessante para que ele não se interessasse mais pelo peito… deu 90% certo sem muito estresse; praticamente ele não pede/procura o peito, o que ele fazia a cada 15 minutos!

  179. KARINA DINIZ

    Olá!!

    Deu certo sim. E fizemos sem querer ou seguir a risca.
    A gente dava o banho, brincava um pouco na cama com ele e depois vinha a mamadeira com as luzes apagadas… Tinha dias que ele já acabava sonolento na mamadeira e ao colocar no berço acabava de dormir sozinho. Os dias que ficava mais nervoso eu colocava uns videos pra assistir e logo ele mesmo já virava pro canto e dormia. Hoje ele com um ano e onze meses gosta de dormir abraçado com um ursinho que tem ou com carrinho, cada dia pega um…
    Lembra sempre de apagar completamente as luzes do teto quando for dar a mamadeira. Para iluminar um pouco a visão e não ficar perigoso, coloque uma luz bem baixinha no chão. Pode ser até o celular mesmo, no brilho mais fraco.

  180. anne

    Deu certo?e quando a criança chora por mais de 2 horas seguidas?

    • Fernanda

      Olá, vi essa postagem por acaso comecei com o método do nana nene sem nem ao menos conhecer!
      Meu bb tem 9 meses e chora demais, praticamente o dia inteiro querendo colo, não dorme no berço, grita e berra de um jeito enlouquecedor!
      Pois passei a deixa-lo chorar sozinho no berço e ir em intervalos regulares, até q não vou mais, ele se cansa, e vai parando…e dorme a noite toda…tem 4 dias que tô nessa vida, mas até ele dormir parece q eu e meu marido vamos enlouquecer mesmo…Acho Q estou mais traumatizada c o choro estridente dele, do que ele com a nova situação…ele passava 2 h chorando sem parar, hj ele dormiu em menos de 10 minutos! Tenho 4 filhos, nenhum dos 3 me deu trabalho pra nada, mas este último bateu o recorde!

  181. kelly Reginy

    Oi, eu era contra o método até não aguentar mais, acordava mas de 15 vezes na noite, meu primeiro filho não tive problemas mas agora com minha filha é um problema já estava começando a ficar com depressão quando a noite chegava eu ficava frustada por saber que não iria dormir. Então pesquisei e resolvi começar o método. Confesso que não é fácil mas no primeiro dia ela já dormiu a noite toda estou no terceiro e tá dando super certo vou continuar com o método. Para as mães que estão na mesma situação vale a pena começar pois vai ser bom tanto para o bebê como para mãe.

  182. guilherme

    esse blog me ajudou muito, eu apliquei algumas regras desse site e peguei outras desse site aqui
    eepurl.com/ghSiAf
    recomendo os dois

X Leia também: