As 10 coisas que você nunca deve dizer à mãe de uma criança com alguma síndrome ou deficiência

Cuidados especiais - De Mãe para Mãe15/10/18 By: Juliana Freire
(31) Comentários

 

Oi, moms,

Tudo bem?

Esses dias uma amiga me enviou um texto do portal família.com que achei muito interessante divulgar aqui no blog: As 10 coisas que você nunca deve dizer à mãe de uma criança com alguma síndrome ou deficiência. Temos que tomar muito cuidado com as palavras usadas para não magoar ou irritar a mãe em questão.

 

Captura de Tela 2015-08-23 às 23.28.26

 

Se você não quiser causar embaraço ou mágoa, evite dizer à mãe da criança coisas como:

 

1. “Coitadinho”

Nenhuma mãe quer que as pessoas sintam pena de seu filho especial. Ela quer que elas sintam carinho por ele, consideração.

 

2. “A ‘doença’ do seu filho”

Cuide bem dos termos que usar. Deficiência, esse é o termo correto. Usa-se, também, o termo Necessidades Especiais ou Criança Especial, jamais doente. A não ser que a criança esteja gripada, com problemas cardíacos, respiratórios ou com outra doença qualquer.

 

3. “Sinto muito”

Não precisa sentir muito. Muitas mães são gratas pelos filhos especiais que têm, e não precisam que alguém lamente por elas. Para muitas é um período de aprendizado e crescimento.

 

4. “Eu não saberia lidar com uma situação dessas”

Ainda que você queira demonstrar sua grande admiração pela garra dessa mãe, não diga isso. Saiba que se você tivesse um filho especial, você saberia lidar com ele, sim. Toda mãe tem potencial para dar tudo de si para melhorar a vida do seu filho.

 

5. “Ele parece tão normal”

As mães de pessoas com Síndrome de Down ou outra deficiência têm que lidar com os conceitos “normal” e “diferente” o tempo todo. Na verdade, na maioria das vezes são os outros que as lembram disso. No dia a dia é bem comum elas se esquecerem de que há diferença entre seus filhos.

Ao mesmo tempo, elas têm ciência das características físicas, motoras e intelectuais deles. Elas não querem que eles pareçam “normais”, elas só querem que eles sejam felizes do seu próprio jeito. Se pensarmos melhor, como definir o que é normal ou não?

 

6. “Nem percebi que ele tinha ‘alguma coisa'”

Você não precisa disfarçar. A maioria das mães não se ofende quando as pessoas percebem a deficiência do seu filho. Mas pode se ofender se elas mentem não terem percebido.

 

7. “Por que ele nasceu assim? De quem ele herdou a deficiência?”

É um campo perigoso de invadir. Muitas deficiências, em especial a Síndrome de Down, acontecem por acidente genético. Isso significa que qualquer casal poderá ter um filho deficiente. E ainda que houvesse uma herança genética, que diferença isso faz? É um assunto que poderá trazer à tona culpas das quais o pai ou a mãe estão tentando se livrar.

 

8. Usar  o nome “retardad…”

Para ofendê-la, você não precisará usar esse termo para se referir ao filho dela, basta usá-lo para se referir a qualquer pessoa, deficiente ou não. É um adjetivo bastante ofensivo para quem tem um filho com necessidades especiais. Jamais o use na frente dela. Na verdade, seria melhor se você o eliminasse do seu vocabulário.

 

9. “Você vai arriscar outro filho?”

Eu ouvi isso muitas vezes, quando dizia que gostaria de ter mais filhos. Um médico geneticista chegou ao cúmulo de me dizer que eu “não deveria” ter outro filho, pois haveria tanto por cento de chance de ele nascer com Síndrome de Down também. Eu questionei: “E daí? Vou amá-lo do mesmo jeito!” Ele disse com todas as letras que os médicos não querem mais crianças assim no mundo. Foi algo chocante de se ouvir.

Bom, eu tive mais dois filhos ditos “normais”, que foram uma bênção na vida do meu garotinho especial, e na minha.

 

10. Nada

Não dizer coisa alguma ou não fazer perguntas soa como se a presença da criança não fizesse qualquer diferença, como se ela fosse invisível. Aposto que nenhuma mãe se ofenderia com perguntas educadas ou comentários gentis sobre seu filho. Então, encontre algo positivo para falar e tudo estará bem.

 

Um conselho simples

Aja naturalmente. Sorria para a criança e sua mãe, pergunte seu nome. Olhe para a criança. Não tente desviar o olhar. É muito estranho ver uma pessoa se esforçando para não olhar para seu filho. Por outro lado, pior ainda é ver uma pessoa olhando-o fixamente, como se nunca tivesse visto uma pessoa deficiente antes. Tudo o que é feito naturalmente e de boa vontade tende a funcionar bem.

 

Fonte: www.familia.com.br

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentários:As 10 coisas que você nunca deve dizer à mãe de uma criança com alguma síndrome ou deficiência
  1. Avatar
    Tais Basso

    Texto perfeito!
    Sou deficiente auditiva e já imagino quantas frases minha mae escutou por minha causa…
    Beeeijos.

  2. Avatar
    Simone

    PERFEITO!!!
    Amei!!!
    Nunca li um texto assim.
    Parabéns!!!

  3. Avatar
    Ana Maria

    Tenho um filho com Necessidades Especiais , adorei o texto,porque me vi muitas vez em situações parecidas. Parabéns.

    • Avatar
      Lu

      Perfeito…sou mãe de um menino com síndrome de tourette, e olhando pra ele, não se diz…mas logo se percebe que algo é diferente!!!! E algumas reações, como, olhar de canto, cochichos, realmente irritam…acho muito melhor quando me perguntam o que ele tem, sem cara feia!!! Texto maravilhoso.

  4. Avatar
    Nadia Botter Gil de Souza

    Temos uma filha com a Sindrome do X fragil. Por incrivel que pareça ja ouvimos todos os 10 comentários nesses 38 anos de nossa filha Karina. Triste quando vem de parente, onde vc escuta ele é “esquisita”. Já ate acostumamos com os comentarios. Isto nos faz mais fortes.

    • Avatar
      Renata

      O que é ser “normal? ” Todos somos diferentes. Em questões físicas, intelectuais. Tenho um irmão com esquizofrenia e tb sinto os comentários maldosos, principalmente de familiares. Isso machuca. Infelizmente nem todos sabem conviver com as diferenças.

  5. Avatar
    Adriana

    E bem assim mesmo sonhem tem pra saber na prática

  6. Avatar
    melissa

    Sou epiletica desde os 5 anos e por causa da epilepcia tenho sindrome organica de personalidade …. Um tipo de bipolariedade . e ja vivi e ouvi muito do q foi descrito e a minha alma foi deveras machucada

  7. Avatar
    Rosineide

    Gostei! E exatamente isso!;

  8. Avatar
    Juciane

    Parabéns pêlo textos. Muita importante saber . Parabéns

  9. Avatar
    Luciana

    Esse texto e todo verdadeiro! Adorei.Meu nome luciana tenho 36 anos e tenho Lara de 7 anos e 10 meses ela tem a síndrome de cri- du- chat e já passei e ainda passo por descasos e infelizmente a sociedade em sua maioria e preconceituosa essa e a realidade! Amo minha pequena gigante com toda minha alma e tambem minha outra filha,livia de seis anos ” normal”que veio para comementar a minha alegria!!.

  10. Avatar
    Maria da Penha

    Tenho uma princesa com sintrome de Down, hoje ela tem 18 anos, meu diamante cor de rosa, esse texto mostra o que a gente passa no dia a dia, ainda bem que encontramos muitos pessoas que nos dizem coisas positivas. Gostei muito do texto.

  11. Avatar
    mariafilomenamachado

    as pessoas sempre fala essas palavras mais eu sou mais eu digo minha filha não e doente e sim o seu jeito de falar dou meia volta e saiu Bom dia

  12. Avatar
    Idalina Santos

    Adorei !!!! É isso mesmo, todos diferentes todos iguais sem preconceitos !!! <3 <3 <3

  13. Avatar
    Maria da conceiçaõ Tavares

    Oi gostei das dez coisas que você nunca deve dizer , mas para falar a verdade nâo sinto tristeza com as pessoas que muitas vezes não sabem expressar-se vejo que elas não tem pessoas especiais na familia ou se quer convivem com alguém assim , então, como posso cobra-las?tenho um filho especial aprendi e aprendo com ele muitas coisas eles são para nós presentes de um Deus que nunca abandona,para mim ele é um anjo bjssss!!

  14. Avatar
    Renata

    Achei muito bom o relato pq muitas vezes as pessoas proximas nao sabem como se comportar e acabam não intencionalmente, machucando com palavras. É possivel que a propria familia antes de ter essa vivencia e aprender a quebrar seus proprios paradigmas e preconceitos, tenha incorrido neste erro. Só não sei se concordo muito com o ultimo ponto: as vezes, na duvida, é melhor ficar calado. Eu propria ajo assim muitas vezes..

  15. Avatar
    Maria Isaura Feliciano Vieira

    Tenho um e é isso mesmo, explico as pessoas, pois como eu artes de passa pela situação, fazia do mesmo jeito.

  16. Avatar
    Ana Ferreira

    É tudo tão simples! Basta aceitar-mo-nos tal como somos e aos outros como são, e amar-mo-nos sem barreiras nem fronteiras cada um com suas capacidades e dificuldades.

  17. Avatar
    Vera

    Oi, Dea! Achei legal essa oportunidade de me aproximar de você e conversar: conhecêmo-nos há mais de 30 anos, fomos a tantas festas e encontros familiares mas nunca tive oportunidade de conversar ou dizer algo mais do que um cumprimento pois você era apenas a filha de pessoas/parentes e pouco ou nada tínhamos em comum. Sua pequena criou esse elo fazendo- me perceber que você tornou-se uma mulher, casou-se e ganhou de Deus a oportunidade e a bêncao de SER MÃE, de ser útil e feliz fazendo e criando uma vida, interferindo no seu progresso físico, intelectual, emocional, espiritual, da melhor maneira que puder, tenho certeza! E sei que poderá contar com todo empenho e colaboração do seu companheiro que me pareceu estar pronto e disposto, feliz e agradecido pela oportunidade de ter essa grande Realização de vida, esse desafio de construir uma Pessoa ! Desejo a vocês , de todo coração, saúde e vida longa, fé e perseverança para viverem muito e colherem juntos todas as alegrias de serem PAIS ! Quero saber notícias de vocês SEMPRE!, como páginas importantes de um livro muito querido que eu quero guardar .

  18. Avatar
    Mara Stadie

    Tenho um filho com sindrome de Donw, e já ouvi tds esses comentarios…então muito obrigado por postar essas dicas.

  19. Avatar
    paula braia

    sem duvida magoa muito…já ouvi tantas vezes

  20. Avatar
    Marli resende

    Sou mãe de um rapaz com Sindrome de DOWN de 38 anos é lindo faz tudo que qualquer pessoa faz só precisa de ser amado, orientado e respeitado como qualquer um de nós……. Ame e se sobrar tempo… Ame mais ainda!!!!!! Ele é um dos autores do filme “City DOWN a vida de um diferente”. todo gravado em Pelotas, pena que por uma equipe de MÁ FÉ.

  21. Avatar
    Carmita

    Tenho uma menina com trissomia e estas palavras são as mais certas!!!!!!

  22. Avatar
    Thais

    Perfeito .
    Passaei por situaçoes constrangedoras quando minha filha nasceu ela tem Sindrome de Whest. o nome dela é Leticia(minha vida)Em certa ocasiao um senhora m disse .”Tadinha.tao bonitinha com pobrema na cabeça.” De imediato disse -“Muito pior eh a Senhora com seu problema na lingua…..
    Totamente desnecessario

  23. Avatar
    Maria Dimê Gatti Ferreira

    Muito bom, tenho um filho Autista e sei bem como é triste ouvir tudo isso. Chegaram me dizer que eu sempre fui uma pessoa tão boa que não merecia ter um filho especial.

  24. Avatar
    francesca

    Com referência ao item 10. Só falar que não deve falar nada, não ajuda. Que tal dar um exemplo de como podemos fazer algum comentário sobre a condição da criança sem que os pais fiquem ofendido? É praticamente impossível. POdemos sim agir naturalmente como a presença da criança, mas não tocando no assunto, a não ser que os pais o façam. Mas aí a curiosidade de saber certas informações pode ofender. Complicado sobre como se tem que se comportar numa situação dessas. Principalmente, quem nunca passou por isso.

  25. Avatar
    Eliane Alves Oliveira

    Só quem ama de verdade uma criança, e pensa no melhor para ela,e deseja um futuro promissor, é que sabe valorizar o potência de cada uma dessas estrelinhas que “Jesus” colocou no mundo. As pessoas, ou crianças,especiais, estão dando um banho de sabedoria e esperteza nos julgados “normais”. Por isso, devemos enxergar o mundo dessas crianças, com sabedoria,educação e muito amor. Pois temos muito a aprender com elas e multiplicar todo esse carinho que recebemos das mesmas.

  26. Avatar
    Eliene

    Parabéns os dados são ótimos tenho um filho especial e gortaria que todos entendessem que é preciso respeito a todos. Obrigado

  27. Avatar
    Maria Helena Barreto

    Como nos fortalece e anima ouvir palavras para conscientizar aqueles que ainda não têm a percepção do que é ser desagradável, insensível, desumano… Parabéns!! Texto precioso.

  28. Avatar
    aldelina

    precisam divulgar isso para a sociedade tipo igrejas, associações, escolas, etc.

  29. Avatar
    Sara Holfter

    Muito bom esse post, foi importante eu saber disso. Obrigada!
    http://comoreconquistaroexmarido.com/

X Leia também: