As 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Educação - Psicologia - Relacionamentos28/11/18 By: Juliana Freire
(35) Comentários

 

Oi, meninas! Tudo bem?

 

Li uma matéria muito interessante no site itodas que me fez repensar em algumas atitudes que tenho com meus filhos! Acho que nós, mães, queremos tanto acertar na educação de nossos filhos e acabamos cometendo alguns erros que nem percebemos! E, muitas vezes, uma palavra dita em hora errada ou uma promessa não cumprida pode ter bastante impacto na educação deles!

 

Vejam que interessante a matéria sobre as 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

 

 

Captura de Tela 2013-08-11 às 22.10.33

 

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Os pais são os exemplos dos filhos e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da personalidade e identidade social da criança. Por isso, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, existem algumas coisas que jamais devem ser ditas às crianças ou faladas na frente delas. Veja quais são:

 

1. Não rotule seu filho de “pestinha”, “chato”, “lerdo” ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

 

2. Não diga apenas “sim”. Os “nãos” e “porquês” fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

 

3. Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

 

4. Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando-a, assim, a lidar com suas emoções.

 

5. Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

 

6. Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

 

7. Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

 

8. Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

 

9. Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

 

10. Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

 

 

Captura de Tela 2013-08-11 às 22.11.06

 

 

Fonte: itodas

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Comentários:As 10 coisas que não se deve falar para as crianças!
  1. Virgínia

    Ju (desculpa a intimidade, mas o blog já é meu amigo e vocês meninas) após a ressaca do dia dos pais, um ótimo e indispensável texto pra voltar à realidade.
    Esse já imprimi e vou afixar no meu espelho!
    Beijo Ju,!

    • Juliana

      OI Vi, que bom que você gostou! Achei essas dicas muito interessantes para tomarmos alguns cuidados com nossas atitudes e palavras!Beijos

  2. Juliana

    Oi Ju, adorei as ótimas dicas! As vezes escorregamos e nem percebemos certos erros, que parecem ser pequenos, mas podem causar danos maiores né. Super bjo

    • Juliana

      Isso mesmo Ju! Essas dicas são boas para policiarmos nossas atitudes! beijos

  3. Karina Sartori

    Oi Ju,
    Adorei e queria passar para o Ze ler, tem como mandar o link desse texto pra ele????

    • Juliana

      OI Ka, é só vc copiar o caminho do site com a pagina no post e enviar!Se vc quiser eu posso mandar, me passa o email dele. Mil beijos

  4. Juliana

    Muito legal este post e abordagem viu Ju. As vezes escorregamos em certas coisas que pensamos ser “bobas”, mas que no fundo pode causar algum dano as nossas crianças! Adorei, super bjo

  5. Renata

    Olá meninas!!!! Vejo o site de vocês quase que diariamente, acho vi todos os posts…., amo amo amo. E acreditem, ainda não tenho filhos, mas estamos nos programando para liberar no final do ano. Não vejo a hora…, enquanto isso, vou lendo e aprendendo com vocês aqui. Beijão e parabéns

    • Juliana

      Nossa Re, que máximo! Uma leitora que ainda não é mamãe mas se interessa pelo assunto! Amei saber que vc entra todos os dias! Muito obrigada pelo carinho! Mil beijos

  6. Djalma

    Brilhante texto justamente pela simplicidade, objetividade e obviedade. Os melhores textos são sempre aqueles que escancaram o óbvio (muitas vezes não percebido) na nossa cara…..

  7. grazi

    Oi meninas! Também não sou mamãe ainda e já virei fã do blog! Com simplicidade e elegância vocês abordam os mais diversos temas sobre a maternidade e nos envolvem de uma forma muito gostosa! Parabéns mesmo. Me sinto acarinhada com seus textos!! Quando eu for mãe (2014 ou 2015) já terei umaboa ” bagagem” lendo voces e suas leitoras!! Beijão!

  8. solange

    Perfeito!!! Agora tenho certeza que criei minhas filhas muito bem.

  9. Bettina Barros

    Gostei muito, vou me policiar com essas dez dicas muito importantes. Avisa quando tiver algo novo, obrigada.

    • Juliana

      Obrigada, Bettina!
      Bjs

  10. marlene

    adorei essas regras básicas!

    • Juliana

      Oi Marlene obrigada pela participação aqui no blog. beijos

  11. auricelia

    São muito importantes essas atitudes porque ajudam muito os pais e de já parabenizo à(às) pessoa(as) que teve essa iniciativa,porque são de pessoas que constroem que precisamos.MUITOOO OBRIGADOOO!!!

  12. Noemi

    conheço uma mãe e tias que dizem,se vc não mudar vou te levar pro conselho tutelar,vou te deixar lá.OBS:a criança só tem 5 anos e ela só é sapeca e fala pros outros o que ouve em casa,não é um absurdo?

  13. anizia

    Muito boas as dicas

  14. Pedro Rodrigues

    Muito bom aprendi bastante

  15. laine

    Adorei muito bom o texto…..

  16. penelope

    Maravilhosas dicas! Segui esta cartilha e hoje a minha filha tem 14 anos e vejo os frutos de te-la educado conforme com mandamentos. Dizem que criança não vem com receita, mas podemos ouvir conselhos dos que já viveram e estudaram o comportamento infantil. Muito bom!

    • Gilaine

      Adorei as dicas, continuarei lendo as demais matérias.

  17. loyane

    Adorei as dicas,me espelhei em tudo isso
    Obrigada mesmo

  18. Gisele

    Muito importante essas palavras,gostei muito e vou anexar!

  19. Gisele

    Gostei muito,e muito importante essas palavras,vou anexar!

  20. roseli f. carv. feher

    Gostei e achei interessante a materia parabens a equipe

  21. Tatiana Barbosa Martins

    Tenho dois filhos homens de 06 e de 5 aveze nao sei lidar direito com eles. ..Trabalho muito. ..e isso me deixa longe deles as vezes
    ..e quando estou em casa. ..quanse não tenho tempo. .porquê vou cuidar dos afazeres domésticos. …ok faço me ajuda

  22. daniela bonon

    sempre é tempo!

  23. florinda

    Gostei e gostaria de seguir voces.

  24. Daniela

    Ameiiiii

  25. mari

    concordo plenamente

  26. gabi

    Há poder nas nossas palavras podemos abençoar ou amaldiçoar as pessoas palavras , palavras podem machucar mais que um tapa minha mãe falava para mim que eu tinha sido feita de porra estragada !!!!!!!! vc acha que eu amo ela hoje ???

  27. jia

    excelente…

X Leia também: