3 coisas importantes para aprender na maternidade antes de voltar para casa com o bebê

De Mãe para Mãe03/02/19 By: Juliana Freire
(2) Comentários

 

Oi, meninas,

Tudo bem?

Sempre que converso com minhas amigas que acabaram de ter bebê, é unanimidade todas dizerem que os primeiros dias com o recém-nascido em casa são super difíceis e muitas vezes traumáticos!

Sendo bem sincera com vocês, não fiquei traumatizada quando cheguei com meus filhos em casa! Lembro-me de uma super dica que minha cunhada deu para que eu aprendesse 3 coisas na maternidade antes de chegar em casa. Assim, ficaria um pouco mais segura para cuidar do meu bebê.

Essa dica é super simples e me ajudou bastante! Parecem óbvias, mas no tumulto da maternidade com visitas e novas emoções, muita mãe esquece de prestar atenção.

As 3 coisas importantes para aprender na maternidade antes de voltar para casa com o bebê são:

1) Amamentação

O início da amamentação não é fácil, muitas vezes dói, o bebê não faz a “pega” direito, e nós, mães, não sabemos qual é a melhor posição ou tempo de duração correto. Por isso, tente tirar todas as suas dúvidas com as enfermeiras da maternidade ou com seu obstetra antes de voltar para casa com o bebê. Peça ajuda, tire dúvidas e pergunte tudo o que quiser sobre o assunto se sentir um pouco mais segura antes de sair da maternidade.

 

amamentação

 

2) Dar banho no recém-nascido

É importante que as enfermeiras da maternidade façam uma demonstração de banho para que você aprenda todo o passo a passo. Lembro que filmei esse banho-demonstração para assistir novamente em casa, caso eu e meu marido ficássemos com alguma dúvida. Isso nos ajudou muuuuito, me lembro direitinho! O banho do recém-nascido tem um processo cuidadoso de lavar primeiro o rosto, passar algodão nos olhinhos e depois lavar o corpinho, temperatura adequada da água etc.

 

banho recém nascido

banho recém nascido

 

3) Trocar a fralda e cuidados com o umbigo do recém-nascido

Peça para trocar a fralda na maternidade. No início, você ainda fica insegura e treinar na frente da enfermeira pode ajudar. Além disso, o umbigo do recém-nascido precisa de alguns cuidados especiais nos primeiros dias até ele cair e cicatrizar. Preste bastante atenção em como as enfermeiras fazem essa limpeza e peça para elas fazerem na sua frente. O umbigo deve ser limpado várias vezes ao dia, com um cotonete e álcool 70%, e é importante que você pegue todas essas instruções com uma enfermeira profissional.

 

umbigo recém nascido

 

 

Dividam essas dicas com suas amigas grávidas para ajudá-las nos primeiros dias com seus bebês!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:3 coisas importantes para aprender na maternidade antes de voltar para casa com o bebê
  1. Maluzona

    Olá, gostaria de receber + informações sobre noticias de cuidados con recen-nascidos…

    • Ana

      Maluzona,
      Esta gravida, querida? Ou já teve seu bebê?
      Os 1os dias são super difíceis mesmo. Essas 3 dicas são infalíveis.
      Amamentação: não desista logo no começo! Seja determinada e insistente. Seu bebê possui uma reserva de energia para os 1os dias. Mesmo que ele chore de fome e ainda não tenha a “pega”, ele possui gordura acumulada das últimas semanas da gestação! Caso tenha muita dor ou pouca produção de leite, procure seu médico! Ele pode te receitar alguns estimulantes e dar dicas adequadas para você e seu bebê.
      Banho: acrescento ainda uma dica da minha mãe que ajudou muito: quando colocar o bebe na banheira, cubra-o com uma fralda. cubra as mãozinha e pezinhos. Ele sentirá mais seguro e remeterá sensação de estar boiando no útero!

      Limpeza do umbigo: boa dica essa de prestar atenção na orientação da enfermeira.

      E mais importante: tente manter seu coração tranquilo, pois a mãe só nasce mesmo quando nasce a criança. Todas passamos por isso e será um
      momento de transição que logo você nem se recordará!

      gde beijo!

X Leia também: