Você sabe estimular a fala do seu filho?

De Mãe para Mãe05/08/17 By: Renata Pires
(12) Comentários

 

Oi, meninas!

 

Muitas mamães nos pedem informações de como estimular seus filhos e no post de hoje vou dar algumas dicas importantes que pesquisei para incentivar a fala dos pequenos!

 

Espero que ajude as mães cujos filhos estão nessa fase!

Mil Bjsss

 

 

bebe-10

 

 

………………………………………………………………………………………………………………………

 

O QUE FAZER:

 

 

bebe

 

 

1) Sempre preste atenção aos sons que o bebê faz!

Quando seu filho fizer um som com a boca, dê atenção a ele e tente fazê-lo repetir novamente o mesmo barulho!

 

2) Olhe-o enquanto ele fala!

Olhe sempre para seu filho quando ele estiver emitindo um som diferente, assim ele perceberá que está se comunicando com você.

 

3) Pronuncie bem!

Fale sempre corretamente com a criança e mostre como articular as palavras, de forma agradável, é claro.

 

4) “Force” a fala!

Se seu filho apontar para um objeto, por exemplo, não o atenda imediatamente e faça de conta que você não o entendeu. Peça a ele que diga o nome do que quer. Mas tudo com limite, claro!

 

5) Dê espaço!

Proporcione momentos em que a criança fale. Deixe-a contar histórias, representar, conversar sobre o dia no carro, contar uma piada etc.

 

6) Atribua significados!

Atribua significado àqueles sons específicos que ele diz repetidamente. Por exemplo, se ele diz com frequência o som “mo”, atribua a esse som o significado “mamãe”. Toda vez que ele pronunciar “mo”, atenda como se ele estivesse chamando por você: “Que foi? Chamou a mamãe? A mamãe tá aqui!”.

 

7) Associe imagem e fala em repetição!

Tente associar a imagem ao som. Por exemplo, mostre a figura de uma vaca, aponte e fale para ele “vaca” e repita diversas vezes durante o dia.

 

 

………………………………………………………………………………………………………………………

 

O QUE NÃO FAZER:

 

 

angry-baby

 

 

1) Não ignore seu bebê!

Se seu filho “falar” com você, não finja que não está ouvindo. Isso o desestimulará a falar.

 

2) Não deixe de responder aos seus sons!

Quando ele falar, responda! Assim, você o estimula a tentar se comunicar de forma correta.

 

4) Não fale errado!

Não use palavras no diminutivo nem em linguagem “tatibitate”. Por exemplo: em vez de “pepeta”, diga “chupeta”.

 

5) Não perca a paciência!

Fale com a criança, não por ela. Deixe-a terminar a frase no próprio tempo, mesmo que demore para completar a ideia.

 

6) Não corrija a pronúncia!

Se seu filho a chamar da “mamã”, não fale “não, não é mamã, é mamãe!”. O correto é falar, por exemplo, “Oi, filho, você está chamando a mamãe?”.

 

 

Fontes: Ensine seu bebê /  Espaço Materna

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários:Você sabe estimular a fala do seu filho?
  1. Maria Angela

    Seria interessante que ao ver um post , pudéssemos compartilhar por email com alguém.
    Fica a dica.

    • Renata

      Oi Maria Angela! Na parte de cima do post, tem um botão escrito “compartilhar”! Dá uma olhada e vê se aparece para você! Caso não consiga, basta copiar o link e colar no email ou Facebook! Espero ter ajudado!! Mil Bjss e obrigada

  2. Gabriella

    ameiiii

  3. Anna Candida

    Tenho 77 a. e leio muito, e é por tudo isso que li é que hoje temos uma neta que fala mais correto que muita criança da sua idade ,hoje com 5a. Coloca os singulares e plural como ninguem na sua idade.O nosso lema aqui em casa e na do meu filho unico é educar educar educar,em todos os sentidos,não ouvi nenhuma criança da sua idade,pedir por favor,comlicença
    Nós falamos corretamente desde o berço.Aqui no prédio é muito elogiada.Criei meu filho assim e nãop sou Vó estraga neto.bj obrigada

  4. Flávia Martins

    Amei o post! Realmente faz muito sentido:)

  5. monike

    Cheguei à conclusão q meu filho não fala pq não quer. Todas as dicas são as q eu mesma repasso… Ele se faz entender, entao ainda nao me preocupo. Ele fala a lingua dele, hihi. Mas estou curtindo as descobertas dele, e não paramos de estimulá-lo.

  6. Carol

    Estou no caminho certo então.. Graças a Deus…

  7. vanessa

    Muito bom. Adorei essas dicas.
    Meu filho tem quase três anos e não fala quase nada, fico bastante preocupada com isso. Não se entende nada do que ele fala.
    Acho que ele tem a lingua presa ” como falam”.
    A família paterna dele, eles tem a fala bastante complicada. Isso pode ser hereditário ou é questão de tempo mesmo? De ensinar?

  8. Irenildes gomes

    Gostei das dicas.Tenho um filho com Sindrome DWON e sempre que fala errado eu pronuncio a palavra correta so que estava errando ,pois falo nao é assim. Agora vou corrigir diferente.

  9. Liege

    Gostei muito do site. Facil de entender. Sabe o meu neto é muito teimoso e só quer fazer o que gosta. Ele tem 1 ano é 9 meses. O que devo fazer? Obrigada. Abraço

  10. Priscila Naun

    Nossa, me ajudou muito. Estou nesta fase com a minha filha e é um pouco difícil. Mas fiquei em duvida sobre a correção, pois, minha troca as palavras. Por exemplo quando ela faz coco, diz que é xixi. Neste caso devo corrigir?

  11. Cícera

    Meu filho tem 2 anos e 6 meses de idade, ele apenas fala “mamã, papa, cocô, dada”. Dada quer dizer Isadora irmã dele. Ele fala alguns sons diferente porem não dar para identificar o que ele quer dizer. Ainda usa fralda dia e noite. Eu gostaria de saber se até aqui é normal? Minha filha de 7 anos falou quase tudo muito novinha, com apenas 2 anos ela falava tudo claramente e deixou de usar fralda com 1 ano. Apesar de ouvir fala que é normal pra idade dele, eu ainda fico preocupada e ansiosa.

X Leia também: