Os filhos esquecerão…

De Mãe para Mãe - Somos todas iguais14/05/17 By: Renata Pires
(184) Comentários

 

Olá!

Semana passada recebi pelo WhatsApp, em grupo da escola dos meus filhos, um texto que me deixou extremamente emocionada. O autor era “desconhecido” e então tentei de todas as maneiras encontrá-lo na internet para dar os créditos, mas não o achei. Porém, quero muito compartilhar este lindo texto com vocês e, caso alguém seja a autora ou conheça quem foi, por favor, me informe para que possa dar os devidos créditos.

De qualquer maneira, vale muito a leitura e a reflexão.

Espero que gostem e que fiquem tocadas tanto quanto eu!

Mil Bjsss

PS: Hoje, após publicado esse post, o blog Seu Pediatra me deu a informação de que a autora é a italiana Silvana Santo, do blog Una Mamma Green! Obrigada pela informação!

 

de mae para filho

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

“O tempo, pouco a pouco, me liberará da extenuante fadiga de ter filhos pequenos, das noites sem dormir e dos dias sem repouso. Das mãos gordinhas que não param de me agarrar, que me escalam pelas costas, que me pegam, que me buscam sem cuidados, nem vacilos. Do peso que enche meus braços e curva minhas costas. Das vezes que me chamam e não permitem atrasos nem esperas.

O tempo me devolverá a folga aos domingos e as chamadas sem interrupções, o privilégio e o medo da solidão. Acelerará, talvez, o peso da responsabilidade que às vezes me aperta o diafragma. O tempo, certamente e inexoravelmente esfriará outra vez a minha cama, que agora está aquecida de corpos pequenos e respirações rápidas. Esvaziará os olhos de meus filhos, que agora transbordam de um amor poderoso e incontrolável. Tirará de seus lábios meu nome gritado e cantado, chorado e pronunciado cem mil vezes ao dia.

Cancelará, pouco a pouco, ou de repente, a confiança absoluta que nos faz um corpo único, com o mesmo cheiro, acostumados a mesclar nossos estados de ânimo, o espaço, o ar que respiramos.

Como um rio que escava seu leito, o tempo perigará a confiança que seus olhos têm em mim, como ser onipotente, capaz de parar o vento e acalmar o mar, consertar o inconsertável e curar o incurável. Deixarão de me pedir ajuda, porque já não acreditarão mais que em algum caso eu possa salvá-los. Pararão de me imitar, porque não desejarão parecer-se muito a mim. Deixarão de preferir minha companhia em comparação com os demais (e vejo, isto tem que acontecer!).

Se esfumaçarão as paixões, as birras e os ciúmes, o amor e o medo. Se apagarão os ecos das risadas e das canções, as sonecas e os “era uma vez”… Com o passar do tempo, meus filhos descobrirão que tenho muitos defeitos e se eu tiver sorte, me perdoarão por alguns deles.

Eles esquecerão, mas ainda assim eu não esquecerei. As cosquinhas e os “corre-corre”, os beijos nos olhos e os choros que de repente param com um abraço, as viagens e as brincadeiras, as caminhadas e a febre alta, as festas, as papinhas, as carícias enquanto adormecíamos lentamente.

Meus filhos esquecerão que os amamentei, que os balancei durante horas, que os levei nos braços e às vezes pelas mãos. Que dei de comer e consolei, que os levantei depois de cem caídas. Esquecerão que dormiram sobre meu peito de dia e de noite, que houve um dia que me necessitaram tanto, como o ar que respiram.

Esquecerão, porque é assim mesmo, porque isto é o que o tempo escolhe. E eu, eu terei que aprender a lembrar de tudo para eles, com ternura e sem arrependimentos, incondicionalmente. E que o tempo, astuto e indiferente, seja amável com estes pais que não querem esquecer.”

(Silvana Santo – Una Mamma Green)

 

filhos sobre a mae

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

184 Comentários:Os filhos esquecerão…
  1. MICHELE SILVA

    Lindo!

    • Aline Pereira

      Perfeito…estou passando por momentos de despedidas e são muito dificies, mas infelizmente necessários.

  2. Isabella Jacob

    Deu vontade de ter um milhão de filhos 🙂

  3. Fernanda

    ai gente
    não sei pq insisto em ler esses textos no intervalo no meu trabalho. Os olhos cheios de lágrimas. Como explico pros colegas?
    Lindo

  4. Vera Helena Pires

    Chorei

  5. Vitória

    LINDO!EMOCIONALMENTE DIRETO EM NOSSOS CORAÇÕES. O AUTOR PODE ATÉ SER DESCONHECIDO; TALVEZ SEJA PORQUE CADA PALAVRA SE ADEQUA A HISTÓRIA DE DEZENAS,CENTENAS E ATÉ MILHÕES DE PAIS.

  6. Clarinda

    Ciclo d
    a vida…..lindíssimo e bastante comovente .Adorei

  7. tsutomu koga

    Brilhante.
    É a descrição exata da vida com os filhos.
    Sinto saudade do calor que trocávamos quando estavam nos nossos braços.
    O tempo voa e como voa……..
    Hoje são marmanjos: p/êles é suficiente apenas um rápido abraço, mesmo em raros encontros, além do que os orientais como eu são mais contidos.
    Devemos contentar só por ter feito a nossa parte?
    Acho que a vida é assim.

  8. Ermê

    Muito lindo! Emocionou-me, mesmo eu não tendo filhos!

  9. MARIA LOVISI NICODEMO

    TEXTO LINDO,ME EMOCIONEI BASTANTE TAMBEM.

  10. Celia Benites

    maravilhoso

  11. eluidil fontes

    Tocante, verdadeiro, intenso a mais nobre das verdades vividas por nós mães, pais, avós, cuidadores afeiçoados por esses pequenos seres que por curto tempo prenchem nossas vidas com a delicia da infancia. As vezes cansativas entermeadas por afazeres da vida doméstica, porém profundamente gratificante. Felizes de nós que tivemos o privilegio de viver essa esperiencia maravilhosa com filhos, e mais tarde replisar com os netos.É um presente dos mais prazeirosos que podemos ter. Parabens Silvana pela sensibilidade do seu olhar e espressar essa vivencia com tamanha intensidade e amor. Chorei tambem Carol.

  12. Fatima Cavacas

    Lindo, maravilhosas palavras, Tao simples e verdadeiras.
    Agora, com a alegria de ter um neto no colo, não posso deixar de agradecer a vida, a sorte de ter tido dois filhos maravilhosos, que esqueceram mas eu continuo a lembrar.

  13. Daiana

    SENSACIONAL ESSE TEXTO,EM LAGRIMAS AQUI

  14. helena

    lindo!!!!!
    perfeito!!!!!!!

  15. helena

    lindo!!!

  16. Christiane

    Perfeito….dá mais vontade de beijar mais abraçar mais tudo muito muitos mais…porque passa…

  17. Bernadete Razera

    Linda mensagem! a vida tem dessas coisas, somos igual as aguas do rio, saindo do seu leito para se encontrar com o imenso mar, explora-lo para adquiri conhecimentos e depois renovar a vida e voltar para casa.

  18. Ana Paula

    Lindo!
    Com certeza …ficam as lembranças.

  19. Maria jose

    Lindo!
    É a descrição exata da vida com os filhos.
    Depois ficam as saudades desses tempos passados.

  20. Thereza

    Especial…;-)

  21. MADELAINE

    LINDO!!!LINDOOOOOO

  22. Helia

    Simplesmente maravilhoso e verdadeiro!!!!

  23. Maria da luz cl fernandes

    Emocionante! Eu passei por tudo isso,meus 5 filhos sao adultos.

  24. Manuela Reis

    MARAVILHOSO!

  25. Diva

    Caramba! Que forte! Violento! Ainda bem que sempre fui obstinada pela minha paixão pela arte e pela filosofia, mesmo assim tive um infarto meses depois que eles foram em bora. Então eles voltaram e cuidaram de mim como se fossem meus pais. E eu nasci novamente. Não se preocupe, tudo vai dar certo.

  26. maria conceição lima veloso

    Parabéns Silvana Santo pelo texto; maravilhoso; revejo-me em tudo; estou na fase de ter superado as ausências, mas o desejo dos reencontros é grande e quando acontece, muito feliz.
    Faz parte do ciclo da vida; é mesmo assim; não há como evitar!

  27. Ruth

    PERFEITO!!! Falou tudo o que já senti e sinto ainda, mesmo com filhos adultos me dando netos…o texto me levou a rever esses momentos tão especiais e que a gente demora para trazer à tona da consciência. Fui revivendo a cada parte da leitura. Obrigada,Silvana Santo!!!

  28. Armanda Veiga

    Emocionante, verdadeiro, triste, mas faz parte da vida!

  29. Manuela Moniz

    A vida é assim mesmo, eles esqueceram ou esquecerão, como nós também esquecemos. Mas o amor fica para sempre!

  30. Ana Maria

    Maravilhoso e realista ! Como já passei por estas fases todas, é mesmo a verdade da nossa vida !

  31. Cacilda Vinha

    Muito lindo, muito comovente, MUITO REAL.

  32. Elô Fontes

    Um exemplo do que a maioria das mães sentem em relação à maternidade consciente. Uma reflexão emocionante, um retrato do inconsciente gravado no coração e na alma de genitoras que com sabedoria viveram essa fase tão marcante e suave ao lado dos filhos.

  33. olga

    Cabe-nos a nós Mães lembrar-lhes essas coisas…

  34. Nubia Patricia Andrade de Azevedo Silva

    Estamos passando pelos que nossas Mães passaram por nós.

  35. Morgana

    Emocionante!!!!!!!!!!!!

  36. Kaia Viana

    Maravilhoso!!!!!!!!!!

  37. Ana Lucia

    Sem comentários ,não paro de chorar…

  38. Rosa C. G. Correia

    Tocou-me, sim! É lindo e é real. No entanto, permita-me que discorde um pouquinho. Tudo o que tão expressivamente descreve, eu concordo, no entanto, acho, que os nossos filhos mesmo depois de criarem asas e voarem – que aliás, é tudo quanto queremos – eles sempre veem colocar as suas dúvidas, partilhar as suas mágoas e anseios e perguntar-nos: – Porquê, mãe? Que posso fazer, mãe?
    E buscam o ombro amigo, a palavra que os conforta e acalma e o amor de mãe, incondicional, que sempre lhes aquece as suas vidas, o seu coração.

  39. Bárbara

    Maravilhoso!!!

  40. leandra

    nossa muito lindo esse texto , belas palavras, e verdadeiras , porque e bm assim mesmo que acontece , mt emocionante para nos mães que sabemos o tamanho do amor que sentimos por cada um deles nossos filhos amadosss , agradeço a DEUS por ter me abençoado por cada um deles , tenho 4 filhos amados e abençoados por DEUS obg senhor!!!

  41. FLÁVIA LIMA

    PERFEITO!

  42. DILZA BERGAMO FLORENTINO

    FOI MAIS OU MENOS ASSIM MESMO COMIGO TAMBEM===VI MEUS MENINOS SAIREM , A PORTA SE FECHAR E A SOLIDAO CHEGAR===NENHUM RUIDO, NENHUM BARULHINHO POR MAIS LEVE QUE FOSSE, E EU A OLHAR PARA O TETO VENDO A LUZ CADA VEZ MAIS FRACA A ME PERGUNTAR===QUE HORAS ELES VOLTARÃO????NAO SEI RESPONDO—TAMBEM ESTOU A ESPERA

  43. Sônai Costa

    Belo texto! Emocionante!

    • Elci

      Lindo, não tem como não se emocionar. Temos que aproveitar ao máximo com nossos filhos, passa muito rápido e depois só nos resta saudades.

  44. Gerusa

    Fantástico! Toda a Mãe com certeza se identifica com esse texto. Excelente, Renata. Grata por compartilhar.

    Bjus

  45. Elisabete Moraes

    Que texto lindo, sintetizou tudo que uma mãe dedicada faz incondicionalmente por amor aos filhos. Obrigada por compartilhar. bjs no coração

  46. Antonio Fontes

    Um texto simplesmente maravilhoso, escrito com paixão, que escava a memória.

  47. Ana Rita Godinho Pereira

    Fabuloso.

  48. Maria de Lurdes

    Os filhos (homens) até podem esquecer….
    As filhas também….. até que se tornem mães também….

    Texto belíssimo, que retrata na perfeição sentimentos de qualquer mãe…. e de muitos pais também!

  49. Sandra Aguiar

    Texto cheio de ternura, maravilhoso. Obrigada por compartilhar. 🙂

  50. Elaine

    Incrivelmente verdadeiro

  51. gisele

    Lindo

  52. Paula Miyasaka

    Lindo *-*

  53. Arlete Silva

    Lindo demais, impossível não se emocionar!!! <3

  54. Francisca Solfa

    Li, fiquei emocionada,passei por cirurgia faz menos de um mês,meu filho cuidou de mim como se eu fosse a filha dele, quando estava recuperada foi no dia das Mães,ele disse que não tinha comprado nenhum presente por falta de tempo, eu disse a ele que só a presença dele já era o presente. Que Deus te proteja sempre meu querido filho Eduardo.

  55. Odete de Almeida Souza

    Linda ! Já fui esquecida por duas filhas, não perdoa os meus erros, inconsciente , mas Deus é perfeito tem uma que me ama. e reconhece,
    Lindo texto!

  56. Geralda Miranda

    Texto Lindo, verdadeiro ! TER filhos e sentient Tudo isso e um muito Mais.

  57. nilza

    AFF! Tá falando pra mim? nossa que difícil!!

  58. Ernesto Bacarin

    Linda e verdadeira mensagem,faz a gente voltar no tempo com muita saudades

  59. Alaíde P. M. dos Santos

    Maravilhoso!!! Muito lindo e Verdadeiro. Neste momento não sei como estou conseguindo escrever, pois como eu, todas as Mães passaram, estão passando e passarão por tudo e muito mais!!!
    Só tenho a agradecer a Deus!!!.
    Por tudo! E a Vcs. Noras. Muito obrigada, e a Vcs!!! Filhos, Nós eu e teu Pai.Amamos vvcs!!!!
    Beijos!!! Mamãe e Vovôs Alaíde e Jaque/ Chorei!!!!

  60. rosa mostardinha

    BRILHANTE! É O SENTIMENTO DE MILHÕES DE PAIS.EFECTIVAMENTE OS FILHOS ESQUECERÃO.

  61. ilza

    Chorando muito…

  62. vera almeida

    emocionante .lindo.

  63. Maeli Santos

    Lindo, perfeito.

  64. joelma Alves

    pura verdade! maravilhoso!!!!!

  65. Cleia Pagels Barbosa

    Isabella Jacob, vc tem razão, se tivéssemos um milhão de filhos, talvez tivéssemos sempre um bebezinho em nossos braços.
    .Mas fazer o quê? O ciclo da vida é outro…Temos que ter sempre na mente as sábias palavras de Kalil Gibran “vossos filhos ñ são
    vossos filhos, são os filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma…”

  66. marilene

    Foi assim com os folhos, agora com os netos será que conseguirei com bisnetos,não o coração não deixará, mas foi tudo com muito amor, amor intenso.

  67. Liliana Reis

    Simplesmente maravilhoso! Obrigada pela partilha.

  68. Maria Cristina Gusmão

    Maravilhoso Texto ! Que sensibilidade ! Muito Bem Escrito ! Adorei ! É Bom para Nós Lembrarmos dos nossos Filhos !

  69. Angela

    Lindo demais e é na fase que me encontro, ainda bem que agora tenho a neta pra compensar. Angela

  70. LOURDES FLORES

    REALMENTE EMOCIONANTE E LINDO! TRADUZ TUDO QUE GOSTARÍAMOS DE DIZER AOS FILHOS E A MUNDO.

  71. Maza

    É tudo isto mesmo e hoje estou vivendo esta etapa na minha vida.

  72. Cleide Almeida

    Lindo mesmo!
    Tão verdadeiro que chega a doer!

  73. ivanir gomes faria

    Compreendo! Mas nao esqueco!

  74. CLAUDETE

    EU SÓ TENHO A AGRADECER A DEUS POR TER ME ESCOLHIDO A FAZER PARTE DESTE MUNDO O DE SER MÃE!!! HOJE OLHO MEUS FILHOS E ME EMOCIONO, QUE TUDO ISTO JÁ PASSOU PARA ELES, MAS EM MEU CORAÇÃO CONTINUA TODO MUITO VIVO… AMO OS DESDE DO MOMENTO QUE SOUBE QUE GANHARIA ESTÁ GRAÇA, A DÁDIVA DE SER MÃE! BJOS

  75. ZEZE MARIM

    LINDO…BEM ASSIM MESMO…QUANDO ELES DIZEM QUE SÃO COBRANÇAS…

  76. Lúcia Maria Vaz Peres

    Magnífico e verdadeiro!!!

  77. Lúcia Maria Vaz Peres

    Magnífico, verdadeiro.. Nos mostra que o ninho não pode aconchegar pra toda a vida, as que ele existirá na memória daqueles que ajudamos a crescer. E nós? Exercitamos o desapego…

  78. geni ge

    CREIO QUE, NÃO ESQUECERÃO, MAS TERÃO NECESSIDADES DIÁRIAS QUE OS LEVARÃO A ENVOLVER-SE NA CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS .

  79. Jose Das Merces Souza

    Deus do céu, que maravilha!

  80. MARIA CELDA QUEZADO MELO

    Lindo e emocionante. Chorei. Mas um choro de saudade calma e conformada ,porque sempre sobre que estava criando meus filhos nao pra mim , mas para o mundo. Que um dia eles voariam para enfrentar suas batalhas e realizar seus sonhos

  81. Cleide Mori da Silva

    verdadeiro e emocionante, as ma~es naõ esquecem jamais, porque a felicidade fez parte de todo esse caminhar junto aos seus filhos

  82. ALZIRA LEWIS DOEBBER

    Realmente , o texto é verdadeiro e maravilhoso. Nos faz pensar : temos que guardar os registros da infância dos nossos filhos, eles crescerão, e a nossa memória vai se tornar pequena. Parabéns.

  83. Eliane Rangel

    Simplesmente lindo!!!

  84. sidalia

    simplismente lindddooooo……

  85. janete

    Muito verdadeiro lindooo!

  86. Nair Alves

    Que Mae dedicada nao estará emocionada ao lêr texto, verdadeiro em todos parágrafos. Nao consegui conter as lágrimas..Parabéns autora sensível que, retratou relacão Mae, Filho, tao real..

  87. Cristina Krasukopf Francisco

    Lindo ! Verdadeiro………….real!!!!!!!!!!!!

  88. ROSANGELA MARIA GERBER

    Lindas palavras e simples, mas muito tocante e verdadeiras. chorei muito, mas ameiii.

  89. Anabela Pereira

    Mas uma coisa eu tenho a certeza, eles me amam e amarão para sempre!

  90. Ester

    Lindo Mesmo Amei Nós Emocionamos eu e Minha Mãe com a Leitura do Mesmo.

  91. Vitor Batista

    E existem aqueles que já não o(os) têm e que só restam as recordações e uma grande dor por tão cedo o (a) terem perdido.

  92. Nany pedrenho

    Arrebatador!!! Sniff sniff

  93. eliane

    lindo

  94. rosangela cunha Gabriel

    O que podemos fazer é desfrutarmos de cada momento no seu tempo e cada tempo em sua estação,não se esquecendo que não somos mães perfeitas,mas com a ajuda de DEUS vamos errar menos pois é ele quem conduz a vida, ainda que muitos não acreditam ou se quer valorizam a existência deste (SER) DEUS mentor de todas as coisas.

  95. rosangela cunha Gabriel

    A única maneira de não nos sentirmos que não fizemos a lição de casa direito é confiar que DEUS nos conduzirá no que devemos fazer (ELE) tem o poder de nos dirigir o caminho que devemos seguir com os nossos filhos, nós sozinhos jamais conseguiremos. Mas ele nos permite desfrutarmos destes momentos inesquecíveis com eles. DEUS seja louvado pela vida, que gera vida.

  96. CIDA CAMPOS

    É ISSO AÍ.NÓS OS CRIAMOS PARA DEIXA-LOS IR, MAS NUNCA ESQUECEREMOS DE UMA VIRGULA DO QUE FIZEMOS

  97. Claudete

    Como vc conseguiu expressar toda a emoção de ser mãe! !

  98. Sérgio

    Escapou uma lágrima. Fantástico, real, verdadeiro.

  99. MARIA LUCIA DE OLIVEIRA FONTENELE

    Lindo, pura verdade mas os filhos precisão voar.

  100. MARIA LUCIA DE OLIVEIRA FONTENELE

    lindo texto

  101. auxiliadora cambraia

    Texto muito bem escrito, onde se retrata a realidade.A ausência dos filhos, o bater de asas deles para longe de nós mães, é a realidade, ê o início de formação de uma nova família, onde os nossos ensinamentos irão prevalecer e outros serão acrescentados. É a vida que segue!!!!

  102. Simoni

    Um misto de dor e saudade, mais realmente oq está a nos esperar.

  103. Carla

    Texto lindo! A solução sabe qual é? Aproveitar TODOS os momentos com os nossos pequenos, principalmente os mais simples e inesperados. Envolvermo-nos a 200% em tudo o que eles gostam e estar presente para eles.
    E a verdade é que, eles não esquecerão não. Eu própria me lembro de muita coisa linda que passei com minha mãe quando era pequena. Crescemos, mas não esquecemos.

  104. helena maria pires da silva

    LINDO E VERDADEIRO…

  105. kay

    Muito lindo e verdadeiro!

  106. cris

    Real! É o ciclo da vida.

  107. Elizabeth

    Lindo! E verdadeiro, bom que agora tenho netinhos👵

  108. luciane

    Profundo e verdadeiro

  109. Elena A Carmo

    Muito lindo, como não ficar com os olhos cheios de lagrimas?

  110. FRANCISCA

    MARAVILHOSO DE LER DOLOROSO DE VIVER E ACEITAR ESTA REALIDADE.

  111. Jurema

    Simples, lindo, verdadeiro.

  112. Isabel Cristina

    Maravilhoso!!!

  113. Erci

    Jamais esqueceremos desse oxigênio materno:respirar filhos!!Esse é especial ,é só com o final da vida o deixaremos por não ter mais a função pulmonar!!

  114. Aparecida Tonon

    Tempo que não se esquece, que nos dá forças para viver e poder vê-lo feliz! É assim filho, sempre… não importa sua idade!!

  115. Cristina

    Muito bom. Ficaram as lágrimas nos olhos. Pois é simplesmente verdade. Um dia destes também vai passar por mim e hoje reclamo das noites mal dormidas e do cansaço que sinto mas daqui uns anos vou sentir muita falta disto tudo. Obrigado por este texto lindíssimo que me deixou reflectir como é maravilhoso ser Mãe. Obrigado Meu Deus por me teres me dado a Graça de ser Mãe e ter o meu filho muito amado♥

  116. jovenilde Pagliarini de Aquino

    SIMPLESMENTE………………………… ASSIM MESMO…………………….. ME EMOCIONEI ATÉ AS LÁGRIMAS OBRIGADO POR TÃO LINDO

  117. Bruna

    Muito lindo e emocionante! Chorei! Ainda que hoje seja extremamente cansativo, dói imaginar que crescerão e não se lembrarão disso tudo. Mas lembraremos por ele, com o coração cheio de uma amor infinito, que o tempo não muda, nem apaga!

  118. amélia correia vilela

    No meu caso ,a seguir às filhas,já foram os netos. Deixam um « ADORO-TE» e correm,todos correm para as suas vidas BOM SINAL. têm as suas vidas.seria menos bom se as não tivessem.Ficàmos do lado de cá, muitas vezes sós, mas sempre com eles.Eu nem preciso fotos, porque nunca os esqueço.Mas o tempo passa, e apesar da minha vida sempre ocupada,há um dia que a saudade vence, nós sabemos todos, muito bem, que sempre assim foi,é tudo normal e até desejável. CONFESSO a minha falência total, nunca pensei que fosse tão doloroso,eu era indispensável,ocupava tanto espaço e agora até cabia num grão de areia.CHOREI ,confesso:chorei

  119. HELENA VASCONCELOS

    MARAVILHOSO. CHOREI

  120. Claudia Santos

    Emocionante everdadeiro,! Lindo demais!

  121. Lina Cecchetti

    “Seus filhos não são vossos filhos, são filhos do mundo”. A verdade nua e crua mas que não nos deixam esquecer esses momentos tão nossos.

  122. Ligia

    Sou eu um dos filhos que esqueceu?

  123. Lenir

    É muito lindoooo!!!Não tem como não se emocionar.

  124. elaine mello

    Muito forte tudo isso….Sou uma tia que ajudei a cuidar dos meus sobrinhos, as vezes eu dizia, como vcs gostam de chamar “tia” incontáveis as vezes em algumas horas que eu ouvia, que saudade…..

  125. Rosalina

    Texto maravilhoso! E é assim mesmo, eles esquecem, assim como nós esquecemos esses detalhes da infância. Mas o amor que fica compensa toda a dor do esquecimento! C´est la vie!

  126. Ana Maria Melo

    Este texto comove porque é sentido. Quase consigo visualizar crianças a correr pela casa, a trepar para a cama dos pais aos fins de semana, à noite a pedir uma história na hora de aconchegar as mantas.
    Muito belo! Espero que toque outros também, não só mães mas pais e avós…

  127. jacyra poli

    Perfeito, lindo ,estou neste momento,tenho três filhos e já se foram da minha casa . O mais importante é que tenho a certeza que tudo isso valeu a pena Meus filhos se tornaram adultos responsáveis e felizes. Parabéns pra autora deste texto.

  128. MARIA IGNEZ

    lindo e verdadeiro texto

  129. Lucia Helena

    \Muito lindo ,Chorei e olha que hoje já sou vovó.

  130. Sónia Tristão

    Saudade e felicidade💖💖💖

  131. Goreti

    Lindo !!Ja passei por isto!Agora vó lembro com saudades deles pequeno!Filhos felizes país felizes!!Familia é muito bom!!

  132. Ângela Repolês

    E depois de alguns anos com algumas diferenças, veem os netos preencher de novo este vazio, e depois de algum tempo de novo, começam a afastar e a dor se torna mais forte, pois nosso tempo agora é bem menor.

  133. Jannê de Oliveira Campos

    Há muitas formas de Esquecer, porém ” parece fato,parece,mas é verdade patente, a gente nunca se esquece de quem não se esquece d’agente.”

  134. Aime

    Verdade pura e doida.

  135. Palmira

    Lindo!!!

  136. LUECI FURTADO DA SILVA

    Emocionante! O que sentimos é a síndrome do ninho vazio.

  137. Cristina

    Foi o texto mais lindo que ja li sobre a maternidade !!!!!

  138. Rosita Belinky

    Oi Renata, tudo bem? Obrigada por compartilhar!
    Quanto aos créditos… acho difícil, mesmo, você descobrir, pois certamente é uma tradução. Como tradutora, posso afirmar com 100% de certeza, pois só em inglês é que as pessoas esquecem “sobre” alguma coisa (forget about something) rsrsrs.
    De qualquer forma, é lindo e faz todo sentido 🙂
    Sempre penso no texto antes de perder a paciência!
    Beijos

  139. Rosane Machado Sanchez

    Lindo d+!

  140. Maria Martha augusto

    Perfeito…deixa muita saudades…

  141. Maria

    Lindo…
    Realista…
    Humano…

  142. Maria Teresa

    Texto perfeito e descreve muitíssimo bem o que a gente sente ao velos crescendo, tornando-se aquela pessoa com a qual a gente sonhei torna-los. E isso é maravilhosamente correto no decorrer da vida da gente pois essa é nossa missão, faze-los outros seres diferentes da gente mas carregando na alma e na mente todo o aprendizado e o Amor que receberam. Cada mãe que ve seu caminho cumprido, olhando para seus filhos, sente-se feliz e realizada apesar da fase difícil que é essa separação que não precisa e nem deve ser dramática..Eles voltam ..e vem completos com o que se tornaram e com aqueles abraços e beijos e carinhos guardados na mente e na alma!!

  143. neusa popinigis

    Ah, lindo demais. Gostaria de ter escrito isso. E mais tarde, semelhante processo acontece com os netos.

  144. Mercia

    Maravilhosoooo…!!!👏👏👏🌺💐

  145. Mercia

    Maravilhosooo!!!👏👏👏🌺💐

  146. loeci Rezes

    Lindo …lindo …lindo !!!!

  147. loeci Rezes

    Lindo ..muito verdadeiro !!!

  148. Cleusa Maria Teixeira

    MARAVILHOSO, GOSTARIA DE PODER TER ESTA LEMBRANÇA DE MINHA MÃE…
    FUI DEIXADA, HOJE MORO COM ELA, E SINTO MUITA A FALTA DE UM AFAGO, UM
    CARINHO, QUE ELA SE LEMBRA-SE QUE EU EXISTO, QUE ELA ME TEM COMO FILHA,
    TENHO MAIS DOIS IRMÃOS E UMA IRMA, MAS SOU EXCLUÍDA EM TUDO…NÃO PUDE TER
    FILHOS, CRIEI DOS OUTROS.
    ESTE TEXTO É FENOMENAL… TODAS AS MÃES, DEVERIAM LER.. QUEM SABE SE LEMBRARIA
    TEM OUTROS FILHOS….

  149. Lucia Botelho Forte

    Lindo…lindo…Amei toda verdade colocada com tanto carinho….É a realidade de todos nós que estamos tendo a GRAÇA de participar desta etapa na VIDA…Gostei quando falou das COBRANÇAS de nossos defeitos….Nunca havia pensado nisto..li e recoloquei em mim esta verdade…..aliaz é o que no momento estou passando….importante tudo isto..e mais ainda conservarmos o que de melhor conseguimos ter dado…….

  150. Fernanda Marques

    Muito bom e realista!Estas fases dos filhos passaram para os netos que tb já as passaram mas que revivi intensamente!

  151. sonia

    Perfeito.. Perfeito .. Tocaste direto em nossos corações!! Fez eu relembrar da casa onde tive meus tesouros , q hoje ja criaram asas e voaram!! Fecharam se o ciclos da vida .. Ser mãe é maravilhoso!!!!

  152. Alzenir de Vasconcelos

    Maravilhosa descrição da realidade vivida particularmente pelas mães,estou aqui chorando e decidida a dispensar o máximo de carinho, amor, atenção, etc,etc,etc, pelos meus netos.(Conforme a música “Trem Bala”…a gente é só passageiro…)Parabéns à autora.

  153. maria cristina pigozzi suarez

    Emocionante. é assim mesmo… Obrigada por partilhar. Forte abrço

  154. rejane Fanfa

    Lindo! Perfeito! Digno! Verdadeiro! Incomparável!Confortante!

  155. rejane Fanfa

    Lindo! Perfeito! Digno! Verdadeiro! Incomparável!Confortante! Eu não tinha comentado nada , como que não coloca meu comentário com essa desculpa?

  156. Azurita B. de Araujo

    Me comoveu.A vida é assim para todos.O amor de mãe é unico e incondicional. O que nos conforta são as doces lembranças.Não acredito que os filhos,um dia vão nos esquecer,mas si por acaso isso acontecer… nós não os esqueceremos.

  157. Cristina Reis

    Lindo, lindo. Mãe de filho único a entrar nos 14 anos… identifico-me com tudo o que está escrito… Mas a Vida é assim: segue o seu curso natural.
    parabéns pelo texto 🙂 Adorei!

  158. SUELY MULLER

    Linda reflexão. Tenho 65 anos e minha filha 41. Mesmo com o casamento dela nunca nos separamos. Agora tenho um neto de 11 anos, autista. É a minha vida, o meu amor. Então posso dizer que Deus foi muito generoso comigo porque ainda não me senti solitária e sei que tão cedo não sentirei saudades desse tempo de infância deles. Adorei o seu texto.

  159. Amelia Alves da Silveira

    Lindo. Emocionante! Graças a Deus que a maioria dos filhos reconhecem e nos compensam por todo carinho e amor que a eles dedicamos, e se tornam pais e mães seguindo nosso exemplo

  160. Jeanete Paes

    Perfeito… Parabéns pelo texto que tocou profundamente meu coração e minha memória. É assim que me sinto. Exatamente tudo isto. E aí bate a saudade … dos brinquedos espalhados pelo chão da sala, das fraldas sujas, das birras …
    Muita saudade ! Como minha casa ficou grande e vazia !!!

  161. Edite Fernandes da Silva

    Profundo e revelador de verdades incontestáveis, porque ser mãe, inevitavelmente passa por estas fases, além de muitas outras enquanto vivermos, porque os filhos crescem e esquecem este período, mas nós mães jamais esqueceremos. Fica empregnado em nosso DNA espiritual por todas as nossas vidas.

    • Doris

      Não sei o que dizer, estou a pensar sobre o que li!

  162. Carmen

    Já esqueci de como os filhos esquecem! Mas não sei como e se terei tempo de esquecer tudo e a mesma história com relação aos netos! Ah , Esses fizeram vidas em meu corpo e alma, fizeram florescer galhos secos e frutificar doçuras no campo infertil.Grata pela vida!

    • João Conceição

      Relembrei outros tempos. Adorei.

  163. LURDES

    LINDO

  164. liana

    Maravilhoso, verdadeiro ! Posso fazer minhas as palavras dela(e)…mas eles em parte lembrarão…quando tiverem filhos!

  165. Maria Aurora Pessegueiro

    Um texto muito bonito, emocionante, é real. Como eu amava voltar atrás no tempo, para sentir o amor ❤️,o aconchego dos seus braços e ouvir as palavras ternas dos meus queridos filhos. Hoje sinto o mesmo que muitos pais, tristeza porque o meu tempo passou ou está passando, os nossos filhos já não precisam de nós, já não sabemos nada, já seguem a sua vida, sem connosco comentarem ou pedirem uma opinião .Cresceram e desapegaram-se, são ,agora donos da sua vida, do seu destino. Os amigos valem tudo, mas até quando ?? A vida é assim e assim será por todos os tempos !!! Deus os encaminhe e ajude !!!

  166. zas

    em lágrimas te digo;que palavra perfeitas!

  167. Margarida ROCHA

    Muito Bom

  168. Rilza Muritiba Varjao

    Lamentável que eu não possa dizer que esse belo texto é uma mentira.
    Lamentável que eu tenha que lembrá-los do que com o tempo eu mesma estarei esquecendo.
    A dura verdade é que o tempo escolhe.

  169. Isabel Picado

    Lindo e verdadeiro demais!
    Tudo o fizemos anos a fio por nossos filhos faríamos hoje de novo.
    Se o vão lembrar e valorizar, não sei, porém valeu a pena.
    Como dizia Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena.

  170. Rita

    Exato, nunca li uma descrição tão bem detalhado como essa. Parabéns Silvana Santo pelas lindas palavras que tocaram meu coração ❤️ .

  171. Márcia Caetano

    Muito bom!!! Assim é a vida, mas que custa… custa!

  172. Maria de Lourdes Duarte

    Texto lindo, sensibilizou-me bastante. É mesmo assim eles tem que voar.

  173. Inah Urcioli

    Adorei ler o texto…todos os filhos….deveriam LER…..também….

  174. Maria La Salete Torres

    É mesmo verdade amamos tantos os Nossos Filhos são o nosso Viver e mais tarde eles Voam mas continua-mos a amá-los da mesma manaeira ou seja Eternamentte

    • Sandra Silva

      Já foi tudo dito sobre este verdadeiro texto real, contudo o que tenho a acrescentar é que a razão de me levantar todos os dias é pelas minhas duas filhas maravilhosas que Deus me concebeu e só…….

  175. Eliane G.Santiago

    muito lindo e verdadeiro,parabéns ao autor.

  176. Teresa CarvalhoCosta

    … sim tivemos de os deixar crescer … a Memória do Amor nos alimenta e os resultados nos compensam . Amar é o mote …

  177. Isabel Lopo

    O meu papel agora é de Avó.Gosto deles como se fossem filhos mas não são meus.o seu texto comoveu-me porque me relembrou tudo aquilo que passei e senti enquanto Mãe.Parabens pela escrita maravilhosa e por nos ter feito regressar durante alguns momentos aquele mundo q um dia foi o nosso.Continue a escrever,faz bem à nossa alma e a dos outros….

  178. Maria linhares

    Amei ?

  179. solange machado

    muito lindo e verdadeiro

X Leia também: