5 Dicas para ajudar os pequenos a dormirem durante o dia

De Mãe para Mãe - Dicas - Dicas dos especialistas - Dicas Práticas - Sono29/04/17 By: Renata Soifer Kraiser
(0) Comentários

Olá, moms!

O tema de hoje no blog pode ser muito útil para as mamães que têm dificuldades em fazer seu filho dormir durante o dia. Nossa colunista, Renata Soifer Kraiser, que também é psicóloga e autora do livro “O sono do seu bebê”, fala sobre a importância desse soninho. Além disso, listamos 5 dicas para ajudar as crianças a dormirem durante o dia!

Confiram!

 

___________________________________________________________________________________________

ajudar as criancasa dormirem durante o dia

Hoje vamos falar de um assunto muito comum nas rodas de mães que é o sono do dia dos nossos bebês.

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que para que o bebê durma bem à noite é preciso que ele fique bem cansado e durma pouco durante o dia. Mas será que isso é verdade?

Em primeiro lugar, quero explicar que existe um processo de amadurecimento do sistema nervoso dos bebês durante a primeira infância, ou seja, a arquitetura do sono de um bebê recém-nascido é diferente da arquitetura do sono de um bebê dos bebês maiores e ela vai se transformando tanto em relação ao número de horas como em relação a duração e distribuição do sono ao longo das 24h do dia.

Sendo assim, podemos esperar que um bebê recém-nascido passe um grande número de horas dormindo durante o dia e à noite também. Em geral eles acordam para mamar e voltam a dormir. Nesta fase é importante que o bebê seja exposto a luz durante o dia e que a noite o ambiente fique escurinho para que ele possa gradativamente ir distinguindo o dia da noite. Mas nós não devemos privar o bebê de horas de sono durante o dia.

Aos poucos, o bebê vai aprendendo que durante a noite temos mais silêncio e durante o dia existem os barulhos normais da casa e a presença de luz. Essa luz também ajuda o cérebro a cessar a produção de melatonina (hormônio indutor e mantenedor do sono) quando é dia e produzi-la quando é noite.

Mas afinal, se a gente impedir o bebê de dormir, é verdade que a exaustão vai fazê-lo dormir melhor à noite?

Esse é um grande equívoco e muito comum. Ao contrário do que se acredita, quanto mais cansado e estressado o bebê estiver, pior será o sono noturno dele, pois os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, estarão altos, fazendo com que o sono seja agitado e difícil.

Desta maneira, quanto mais descansado e relaxado o bebê estiver, melhor será o sono da noite. Deixe seu bebê descansar quando ele mostrar que precisa. Mesmo que seja no fim do dia. A noite dele será bem melhor e consequentemente a sua também.

Por final, listamos aqui as 5 dicas para ajudar a fazer os pequenos a dormirem durante o dia:

1 – Observe os sinais de sono: irritação sem motivo, olhos ou ao redor dos olhos vermelhos, coçar os olhos ou orelha, choro constante e sem explicação. Todos esses podem ser sinais de que seu bebê está com sono, leve-o para o berço assim que perceber que ele precisa dormir.

2 – Acostume o bebê a dormir em seu berço mesmo durante o dia. Não use o peito, a mamadeira, o carrinho, rede, balanço, música, TV ou qualquer outro indutor do sono. Você pode ajudar o bebê a relaxar, mas ele precisa aprender a conciliar o sono sozinho também durante o dia. Se esse for um hábito, será mais fácil para ele conciliar o sono durante a noite.

3 – Não acorde o bebê a não ser que ele tenha passado da hora de se alimentar (segundo a recomendação do seu pediatra). Os recém-nascidos não devem ficar mais de 4 horas sem mamar. Depois dos 6 meses, caso ele esteja saudável e ganhando peso satisfatoriamente, ele não precisa mais ser acordado. Após os 6 meses, com a introdução da alimentação sólida, comece a fazer uma rotina de alimentação com horários para o almoço e o jantar.

4 – Observe que o sono do dia muda durante toda a primeira infância. Os bebês menores costumam dormir após mamar. Aos poucos eles vão abandonando as sonecas picadas, para fazer apenas 1 soneca mais longa, em geral após o almoço.

5 – Se possível, mantenha a soneca de depois do almoço até os 5 anos de idade. Escolha para seu filho uma escola que respeite as necessidades de sono das crianças com um espaço exclusivo para esse momento, sem privá-las do sono em prol de outras atividades. Dormir durante o dia ajuda na formação do cérebro e da memória, além de melhorar o humor e a concentração.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas e que tenham gostado das dicas!

Beijos!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: