Sinais de que seu filho deve ir ao oftalmologista

De Mãe para Mãe07/01/18 By: Ana Castelo Branco
(4) Comentários

 

Oi, moms!

O post de hoje teve colaboração da Hatsu, e traz um assunto que merece muita atenção: a saúde dos olhos.

Confiram as dicas e prestem atenção em seus pequenos!

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

O cuidado com a saúde ocular deve estar presente durante toda a vida, em especial na fase da juventude, período no qual certas irregularidades são corrigíveis rapidamente e em alguns casos sem operações cirúrgicas.

Logo na primeira semana de vida, seu filho recebe uma triagem neonatal popularmente conhecida como “Teste do Olhinho“, em que o médico diagnosticará doenças como: retinopatia, catarata congênita, glaucoma e traumas de parto.

 

saude_dos_olhos-just_real_moms

 

O período de maior desenvolvimento e adaptação do sistema ocular ocorre nos primeiros anos de vida, com isso é possível reverter casos de estrabismo, por exemplo, apenas tampando um dos olhos de maneira a exercitar o outro olho. Para isso, quanto mais rápido o diagnóstico de um oftalmologista, mais eficaz é o tratamento.

 

sinais_de_que_a_crianca_precisa_usar_oculos--just_real_moms

 

Caso seu filho tenha o costume de “serrilhar” os olhos e busca sempre se aproximar de objetos ou textos para ler, pode ser que esteja apresentando um quadro de miopia, quando existe a dificuldade para enxergar de longe, tornando os objetos “borrados”.

Já o costume de inclinar a cabeça enquanto lê textos mais extensos, muitas vezes, está ligado a um astigmatismo, que é compensando quando inclina-se a cabeça, tornando as letras mais nítidas.

Lembramos que é aconselhável para qualquer pessoa frequentar o oftalmologista anualmente.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:Sinais de que seu filho deve ir ao oftalmologista
  1. Mônica

    Oi Renata, sou monica mãe da moema e dos gêmeos João Pedro e Marina. Sou também oftalmologista e se preconiza o teste do olhinho ao nascimento e a cada seis meses até os dois anos de idade. Mesmo na criança assintomatica deve-se fazer consulta oftalmologica de rotina a partir dos três anos de idade pois mesmo graus altos podem não dar sintomas nas crianças. Adoro seus posts. Beijo.

  2. Karina

    Puxa vida ! Minha filha não aceita de jeito nenhum o uso do tampão … Alguma dica ? Já colocamos em bonecas, usamos junto com ela. Brincamos de pirata …,mas o uso diário é muito difícil . Ela tem 3 a e 9 meses .
    Ps.: adoro o blog !

  3. Camila

    Oi, sempre vejo seus posts e gosto muito, tenho uma filha de 8 meses, a Maya. Mas quanto ao uso do tampão, não sei se é o melhor a se fazer. Tenho 31 anos e quando eu tinha 4 anos comecei a usar tampão. Usei por uns 2 anos e acabei ficando com perda de 50% da visão do olho que ficava com o tampão. Não sei se teria coragem de fazer a minha filha usar.

  4. Lizandra Spatola

    Aprovado. Muito bom.

X Leia também: