8 jogos para relaxar e criar crianças emocionalmente fortes

De Mãe para Mãe - Psicologia11/04/18 By: Ana Lú Gerodetti
(6) Comentários

Olá, meninas!

Tudo bem?

Nos dias de hoje, é muito comum vermos crianças estressadas, ansiosas etc. Vivemos cada vez mais buscando resultados imediatos e pensando cada vez menos na nossa saúde mental, o que é muito importante para termos uma qualidade de vida melhor.

Pensando neste assunto, procuramos algumas dicas de como exercitar nosso cérebro e aumentar a nossa capacidade de autocontrole mental. Encontramos 8 jogos de relaxamento no site A mente é maravilhosa, que podemos ser feitos por adultos e crianças.

Confiram quais são!


 

1. Soprar a vela

Este jogo consiste em aprender a respirar de maneira profunda, ou seja, tomando ar pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos poucos o ar enquanto sopramos a vela com intenção de apagá-la. Assim que a criança compreende as instruções, pedimos para ela se sentar em uma cadeira a dois metros da vela, que estará acesa em cima de uma mesa.

Ela não pode se levantar nem se inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Assim, aproximamos cerca de meio metro a cadeira da mesa. Iremos aproximar a cadeira de forma progressiva até que a criança consiga apagar a vela. Assim, teremos um jogo de uns 5 minutos em que a criança irá adquirir a habilidade de respirar fundo.

criancas tranquilas

 

2. O jogo do balão

A técnica do balão é um jogo maravilhoso que nos ajuda a fomentar o relaxamento através de uma respiração correta. O que vamos precisar? Apenas um espaço amplo e balões coloridos. O que devemos fazer? Encher um balão até ele explodir, depois encher outro e expulsar o ar lentamente manipulando a boca do balão.

Depois, pediremos para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões enquanto tomam ar. Em seguida, pediremos que elas expulsem o ar lentamente, como se fossem balões.

Depois de fazer isso, pediremos às crianças que nos contem situações nas quais se sentem como balões, situações em que elas não conseguem suportar ou tolerar algo. Então, pediremos que expliquem como resolveram isso, oferecendo alternativas se precisassem de ajuda para tomar consciência dessas situações.

 

3. O jogo da semente 

Com música relaxante de fundo e luz fraca, simbolizaremos o crescimento de uma árvore. Começaremos por colocar os joelhos no chão, inclinar a cabeça e estender os braços para a frente, como se fôssemos gatos se espreguiçando.

Somos uma semente que, ao som da música, vai crescendo e se transformando em uma árvore grande com belos galhos, que serão nossos braços estendidos para cima quando estivermos de pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de irem para a cama.

boas criancas

 

4. O conto da tartaruga 

O conto da tartaruga, desenvolvido por Schneider, é magnífico para fomentar habilidades de autocontrole. Trata-se da história de uma pequena tartaruga que se irritava por tudo e que perdia o controle com grande facilidade.

Um dia, depois de se sentir sozinha e isolada, ela se encontra com uma sábia tartaruga que lhe dá uma dica para se controlar quando estiver com raiva: entrar em sua carapaça, contar até se acalmar, frear seus pensamentos e relaxar.

Este conto é ideal para ser narrado a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. Para facilitar a implementação desta habilidade, podemos lhes dar uma etiqueta ou um pedaço de papel com uma tartaruga sempre que elas realizarem o exercício em uma situação de tensão.

 

5. O pote da calma

Chamamos “pote da calma” um frasco em que colocamos água, silicone líquido para dar densidade ao conteúdo e, por exemplo, purpurina. Podemos fabricá-lo com as crianças como um trabalho manual, e é ideal para que elas o contemplem tanto em momentos de tensão, como em momentos que podemos chamar de “zen“.

O simples ato de observar a purpurina se movendo lentamente lhes ajudará a se concentrar e a relaxar sua mente após momentos de grande ativação. Saiba como fazer o pote da calma aqui.

 

6. O jogo do soprador de bola gigante

Mais um recurso para se divertir e aprender a respirar fundo é o jogo do soprador. Consiste em que a criança mantenha a bola no ar por mais tempo possível. Divertido, não é? Este jogo é adorado pelas crianças e é muito funcional para favorecer o relaxamento.

emocional das criancas

 

7. Amassar papéis, apertar bolas, rabiscar

Rabiscar, amassar papéis ou apertar bolas macias como bolas antiestresse é outro jogo maravilhoso para ajudar as crianças a canalizar suas emoções negativas. Além disso, ao mesmo tempo favorecemos o desenvolvimento das habilidades motoras finas, já que lhes ajudamos a fortalecer os músculos das mãos.

 

8. Pintar mandalas

Pintar mandalas favorece não só o relaxamento e a reflexão, mas também a capacidade de concentração e a habilidade criativa. Em livrarias e na internet encontramos inúmeras alternativas adequadas para as crianças que elas irão adorar.

criancas emocionalmente fortes

 

Fonte: A mente é maravilhosa

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6 Comentários:8 jogos para relaxar e criar crianças emocionalmente fortes
  1. Roseli Elisabeth Arl Schnell Pizarro

    Amei , as dicas tenho muitas crianças agitadas.
    ´timo!!!

  2. FLAVIA

    ÓTIMAS DICAS.

  3. Camila

    Testei com o filho da minha prima de 6 anos. Peguei várias tampas de garrafas pets de cores diferentes pedi para ele primeiramente contar todas as brancas depois as azuis e assim por diante. Desta forma ele se acalmou e depois brincou de montar imagens como se fossem lego.

  4. Rita Antunes

    ótimo tenho os meus filhos tão agitados

  5. angela maria veiga de oliveira

    otimas dicas.parabens

  6. Ana Gaspar

    Gostei imenso. Obrigado.

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