Queridos filhos: isto é o que eu quero que se lembrem sobre sua mãe

De Mãe para Mãe - Psicologia - Relacionamentos - Somos todas iguais12/09/18 By: Renata Pires
(3) Comentários

 

Olá!

Semana passada recebi via e-mail, de alguma newsletter que me inscrevi, um texto que me fez parar para pensar. Afinal, como eu gostaria que meus filhos me vissem e se lembrassem sobre mim na vida adulta? Quais momentos ficarão para sempre na memória deles de forma positiva?

Pois a autora Wendy Wisner conseguiu traduzir em palavras os sentimentos da maioria de nós, mães.

Vale muito a leitura e a reflexão.

Espero que gostem!

Mil Bjsss

 

Queridos filhos: isto é o que eu quero que se lembrem sobre sua mãe - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

É fácil ter o sentimento de que estou estragando totalmente a tal da maternidade. Alguns dias estou tão cansada que não consigo elaborar pensamentos ou frases coerentes. Estou cansada demais para brincar com meus filhos. Minha paciência está à flor da pele. Estou certa de que, se alguém me pedir mais uma coisa, eu vou ter um ataque de nervos.

É como se eu passasse o dia todo dizendo aos meus filhos o que fazer: “Tome seu café da manhã!”, “Tire suas meias no chão!”, “Seja legal com seu irmão!”, “Pare de jogar papel higiênico na pia!”, Por favor, pelo amor de Deus, faça seu xixi dentro da privada!”.

No final do dia, eu me pergunto: “Estou dando aos meus filhos uma boa infância? Existem momentos suficientes de alegria? O que eles vão se lembrar sobre suas vidas, sobre a sua mãe? Será que eles vão me ver apenas como a pessoa que os alimentou, deu ordens e limpou suas cacas de nariz? Ou como alguém que trouxe felicidade, tinha ideias interessantes para compartilhar, foi divertida, atenciosa e gentil?”.

Tenho certeza de que eles vão se lembrar de tudo um pouco. É assim que eu me lembro da minha própria infância e dos meus pais. Lembro-me dos gritos, das lágrimas, das preocupações. Mas há certos momentos que ainda estão guardados como cristais, sempre belos para mim, momentos de pura felicidade e conexão. E espero dar alguns desses momentos para os meus filhos.

Eu quero que meus filhos me vejam como uma mãe, em primeiro lugar, mas também como uma mulher, como ser humano imperfeito e falho. E com muito para oferecer a eles: amor que transborda para fora de mim livremente e sem pretensão.

Eu sei que tenho um tempo antes da infância dos meus filhos virarem memórias distantes. E muitos anos ainda para que eu seja uma presença viva em suas vidas (assim espero com todas as minhas forças). Quando penso em nossas vidas agora, e o que eu quero que seja preservado para eles, é um pouco simples, coisas que eu não digo com palavras propriamente ditas, mas que eu espero que eles estejam “pegando” e arquivando em suas mentes.

 

Queridos filhos: isto é o que eu quero que se lembrem sobre sua mãe - Just Real Moms

 

Assim, meus filhos lindos, é isso que eu quero que vocês lembrem sobre sua mãe:

Eu quero que vocês se lembrem das noites que eu lhes disse repetidas vezes que estava cansada demais para fazer qualquer coisa divertida, mas, em seguida, às 7h da noite, em um sábado, nós jogamos nossos casacos sobre os nossos pijamas e fomos até a lanchonete, compramos coisas gostosas para comer e sentamos na varanda para sentir a magia da noite.

Eu quero que vocês se lembrem como eu carregava vocês como bebês quando estavam doentes, balançando vocês em meus braços, e cantando músicas que vocês gostavam de ouvir e se acalmavam, totalmente fora de tom, com um tom de voz baixo, até que adormecessem contra o meu coração batendo.

Eu quero que vocês se lembrem que não importa o quê, vocês sempre podem entrar no meu quarto! Se vocês tiveram um pesadelo, eu gostaria de segurar suas mãos até o sono chegar novamente.

Eu sei que vocês se lembrarão de como eu gritei, algumas vezes, sobre o que pareciam ser as coisas mais insignificantes. Mas também quero que vocês se lembrem de como eu sempre me desculpava por alguns gritos ou pelos motivos de algumas broncas desnecessárias.

Eu quero que vocês se lembrem das noites em que tivemos a sobra do almoço para o jantar, do macarrão feito em 5 minutos, ou do sanduíche improvisado. Espero que vocês se lembrem com carinho dessas noites e não como uma falha da minha parte para fornecer uma refeição equilibrada.

Quero que lembrem-se de mim como a mãe que sempre parou para olhar a lua e que curtiu muito um bom pôr do sol com vocês.

Eu quero que vocês se lembrem do meu colo macio, das pequenas rugas entre minha testa, do meu cabelo (muitas vezes sujo), e do meu pijama preferido. Tudo natural, saudável, tudo que irradiava a palavra MÃE.

Quero que se lembrem de mim como uma mulher comum, uma mulher corajosa, uma mulher que falou sua verdade para vocês e para os outros.

Eu quero que vocês saibam que tudo o que eu fiz, eu fiz por amor, mesmo as coisas que fiz errado.

Eu quero que vocês saibam que eu tentei. Eu tentei (e vou continuar tentando sempre) tanto, e tudo que eu mais quero é que vocês se sintam seguros e amados.

Eu sei que não posso criar as memórias que meus filhos terão. Mas quero ter atitudes para que construam suas infâncias e seus próprios destinos com momentos agradáveis. Mas, no entanto, uma mãe pode ter desejos, certo? Pois eu desejo que eu consiga fornecer oportunidades para a felicidade autêntica dos meus filhos. Desejo que o que eu vejo como meus próprios defeitos, meus filhos apenas se lembrem de como eu agia, que eu dava o meu melhor, amando-os incondicionalmente.

Desejo que meus filhos tenham lindas e alegres recordações de uma infância muito bem vivida.

 

Queridos filhos: isto é o que eu quero que se lembrem sobre sua mãe - Just Real Moms

 

Fonte: texto escrito por Wendy Wisner

Livre tradução: Just Real Moms

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:Queridos filhos: isto é o que eu quero que se lembrem sobre sua mãe
  1. eluidil fontes

    Lindo, profundo. Me encantei e comungo, bebo dessa fonte. Parabens por traduzir em palavras trajetória de vida de milhares de mães com tanta profundeza.

  2. Eloisa

    Lindo!!!!

  3. Edeluz Maria Taborda Ribas Alves

    Lindo.
    Outro dia vi um video de Rossandro Klinger e me identifiquei com ele quando um filho contrariado disse que não gostaria mais da mãe se fosse privado de um passeio.A resposta foi a que sempre dei,implicitamente: Não quero seu amor,quero seu respeito.

X Leia também: