Quarto Montessoriano: Saiba como fazer!

Decoração15/05/14 By: Renata Pires
(31) Comentários

Olá, mamães!

Vocês conhecem o método Montessori? Este é o nome dado para a pedagogia Montessoriana, criada por Maria Montessori, médica, educadora e primeira mulher italiana diplomada em medicina.

montessori24

Este método propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais adequado e produtivo. Na verdade, para ela, o quarto dos pequenos deve ser montado e estruturado de acordo com a ótica da criança e não a do adulto, de maneira que os pequenos circulem livremente no seu ambiente e explorem coisas que estão ao seu alcance. O ponto mais importante do método não é apenas seus materiais ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização destes para libertar a verdadeira natureza do indivíduo, de modo que esta possa ser observada e compreendida, promovendo o desenvolvimento da educação com base na evolução da criança, e não o contrário.

montessori26

Em um local rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável!

Apesar de achar uma pedagogia super interessante, não sei se funcionaria perfeitamente aqui em casa. Mas, neste post, mostrarei algumas regras e dicas para montar um quarto Montessoriano!

As mamães que se interessam por este método, vão adorar!!

montessori25

1) Cama baixinha

O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama bem baixinha, para que a criança tenha mais independência para se levantar e se deitar. Se o pequeno costuma rolar de noite, basta fazer uma proteção em torno do colchão com travesseiros ou almofadas.

montessori2

montessori1

2) Tudo ao alcance dos pequenos

Objetos, brinquedos, livros e fotos devem ser colocados na altura do olhar e ao alcance da criança.

montessori19

montessori4

montessori3

3) Decoração minimalista e segura

A decoração deve ser minimalista, apenas com mobiliário essencial para que a criança possa explorar tudo o que tem no quarto. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos.

montessori5

montessori21

montessori20

4) Miniaturas

Tudo deve ser bem pequeno e proporcional ao tamanho da criança.

montessori10

montessori9

5) Poucos objetos

Os pais que se interessam por este método devem ter em mente que o quarto precisa ser organizado e poucos objetos devem ser oferecidos por vez. Uma dica para cumprir a meta é fazer um rodízio dos brinquedos que ficam ao alcance da criança.

montessori11

montessori12

6) Livre escolha

Os poucos objetos disponíveis fazem com que a criança conquiste maior autonomia e livre escolha.

montessori13

montessori14

7) Espelho

No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede.

montessori27

montessori15

montessori16

8) Móbile

No início, o recém-nascido não consegue focar coisas que estão muito longe, por isso, o móbile deve estar a 30 cm do bebê. Além disso, no primeiro mês, o ideal é que o objeto seja preto e branco, com diferentes formas e padrões. Mais tarde, podem ser introduzidas outras cores.

montessori17

montessori18

Fontes: Bebe.Abril / Born to Rock / Lar Montessori

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentários:Quarto Montessoriano: Saiba como fazer!
  1. Fernanda

    Vale a pena acrescentar uma observação a respeito das camas próximas ao chão. Dependendo do tipo de piso, e eu digo isso me referindo sobretudo aos pisos cerâmico, a friagem para a criança. Vale a pena colocar um tapete embaixo da caminha ou algo similar que isole esta friagem, ou simplesmente adotar a solução de elevar a cama. Neste sentido, existem muitas camas que imitam brinquedos, com escorregador e outros acessórios infantis.

    • Renata

      Oi Fernanda! Obrigada por complementar o post! Mil Bjss

    • Kelly

      Mas, você pode ver que em todas as fotos, ou o piso é de madeira ou tem carpete e tapete. Acho que todos sabem (ou deveriam saber) que nesses pisos de cerâmica e afins se pega friagem, pois a umidade vai toda para o colchão! kk’

  2. Ingrid

    Adorei esse método Montessoriano. Para completar a decoração do quartinho da minha filha, coloquei um piso de vinil, branquinho e fofinho. Ficou ótimo!

    O nome é Revest Vinil e e eles atendem e dão preços por telefone.

    Bjs,

    Ingrid

    • Renata

      Oi Ingrid! Obrigada pela dica!!! Muito útil! Mil Bjss

  3. Edna Jorge Ribeiro

    Amei as ideias, e gostaria de receber novas publicações!
    Obrigada,
    Edna

  4. Kilvia Fernanda Lima

    nossa amei isso é incrivel.

  5. Dayane

    Olá, simplesmente estou apaixonada pelo método Montessoriano… com certeza vou fazer um quartinho assim para a minha bebê! Estou no 4º mês de gestação, mas já estou pirando em COMO fazer… o quartinho da bebê é bem pequeno, e não consegui definir como conseguirei colocar tudo o que é necessário e ainda assim deixar o quarto bem amplo para as atividades da bebê / criança… vi em um site gringo que para que o quarto fique completo deve contemplar os seguintes aspectos: 1) higiene (onde trocar o baby), 2) alimentação (onde amamentar), 3) espaço para dormir (colchão / cama baixinha), 3) movimentação e desenvolvimento. Tudo isso em um quartinho muuuito pequeno… Mas enfim, tenho certeza de que no fim tudo vai dar certo!! beijos e parabéns pelo ótimo post!

    • gabriela

      Amei. quanto a cama da para colocar um estrado em baixo para isolar do chão principalmente no inverno. ou tatame.

      • Renny Maltez

        Oi Gabriela

        Dá sim para colocar um apoio para o colchão…inclusive sugiro um tablado com gavetas para que a criança pegue e guarde seus objetos. bjim

  6. Dione

    Obrigada por esta dica, sei que estou no caminhão certo… Estou feliz por esta confirmação.

  7. Leticia

    oi, adorei esse método, mas tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vc pode me ajudar…
    Neste tipo de quarto, posso ter a poltrona de amamentar e cômoda do trocador? E oq fazer com o lixo de fraldas?
    Obrigada

  8. Renny Maltez

    Ótima matéria. Parabéns! Gostaria de sugerir outra opção de piso, além das idéias já sugeridas pela Fernanda e Ingrid. O piso laminado, que além de ser prático e resistente, trás aconchego ao quarto e pode ser utilizado por muitos anos. bjim meninas.

  9. Cecilia

    Olá. Adorei a ideia. Minha filha mais velha ja estuda em uma escola montessoriana. Estamos gostando do método. Queria saber se é daqui do Brasil aquele cama que tem estrutura de casa. Obrigada! E parabéns pelo blog! Mto legal!!!

  10. Walquíria Cavalari D'Avanzo

    Olá!
    Adorei tudo! Obrigada pelas informações =))
    estou montando um quarto montessoriano para minha filha. Já tem alguns itens, com o colchão no chão, tudo ao alcance da pequena. E agora quero colocar uma tenda. Aliás, a tia é quem quer presentear. Estou com dificuldade de achar no mercado. Será que vocês teriam uma dica de onde posso procurar, ou será que essas tendas são em geral confeccionadas em casa?
    Obrigada
    Wal

  11. EDILAMAR MAFRA

    NOSSA AMO ISSO CRIATIVIDADE PENA QUE PENSO EM FAZER MAS NÃO CONSIGO FAZER NADA PARABENS!

  12. Mariolinda

    Excelente o Quarto Montessoriano.Parabéns!!

  13. Lúbia Fábia S. Oliveira

    Gostaria de saber a partir de que mes posso modificar o quarto do meu bebê para montessoriano?

    • William

      Boa noite, o quarto do meu filho é piso frio, comprei uma cama normal e serrei os pés, ficou muito bacana, meu filho sobe e desce sem dificuldades.
      Gostaria da opinião de vocês quanto a instalação de televisor no quarto, é recomendado ou não?
      Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!

  14. Catarina Andresen

    Caras realizadoras,
    Penso que duas palavras para vocês dirão tudo: PARABÉNS e OBRIGADA!

  15. Débora

    Gostaria de receber informações de como montar um quarto Montessori e uma brinquedoteca

  16. Carol

    Olá , parabéns pelo conteúdo do texto , muito claro é ilustrativo . Mas ainda tenho uma dúvida , não observei quarta roupas e cômodas nos quartos , dentro de uma visão montessoriana guarda roupas e cômodas devem ficar em outro espaço fora do quarto ? Obrigada !!

  17. ALINE

    Olá! estou pesquisando para fazer o quarto da minha filha assim, mas fiquei com dúvida sobre os primeiros meses, quando eles acordam várias vezes e nós temos que ir atendê-los, como fica a coluna??? Pensei em usar o berço no começo e na sequencia colocá-la na cama baixa… alguma dica de idade para isso ou alguém ficou direto com a cama baixa???
    Obrigada

  18. Ana Carolina Castrillon

    Oii Ameeei o Post! Me interesso muito sobre o assunto! Uma dica de uma blogueira Flávia Calina onde mostra vários vídeos, ensina com a bebe dela Amo os videos! Beijos

  19. keilane

    Aprovado, olhar super pedag

  20. Fernando

    Boa tarde….estou montando o quarto montessoriano pra minha filhinha que esta chegando, mas estamos com duvidas sobre o espelho….fita dupla face prende bem? obrigado!

  21. MARIA REJANE ALCOFORADO MENEZES

    AMEI, BREVE VOU FAZER UM CANTINHO PARA MEU NETINHO DE UM ANO E SEIS MESES, PARA QUANDO ELE VIER DORMIR COMIGO.

  22. karine

    Olá sou Pedagoga e amo essa visão montessoriana adorei as dicas!!! parabéns…

  23. Fátima Rosa

    Adorei a ideia do quarto montessoriano…mudei para apartamento e resolvi fazer para minhas netas, como uma delas e alérgica ao invés de ser direto o colchão no chão, vou colocar um tapete emborrachado…

  24. Deijanete Lobo Esmera

    Meu Deus que coisa mais linda e real. Se muitos pais conhecessem esse método ficaria bem mais fácil organizar o quarto do seu bebê com mais liberdade e menos risco e preocupação para as mães e pais. Uma maneira bem criativa de deixar a criança se desenvolver. Parabéns! Eu amei!

X Leia também:
Como fazer luminária de nuvem! - Just Real Moms

DIY – Aprenda a fazer uma linda luminária-nuvem para o quarto do seu bebê!

15/05/14Ver a matéria   >>