Programa Awake Kids 2017: um projeto feito para o autoconhecimento da família

De Mãe para Mãe - Psicologia - Somos todas iguais13/03/17 By: Ana Lú Gerodetti
(1) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bom?

Recentemente, fomos convidadas a conhecer o Projeto Awake e estamos encantadas com o que vimos!

Em 2017,  o “Programa Awake Kids 2017” contará com 8 encontros ao longo do ano, nos quais um grupo de especialistas incríveis – e muito qualificado – dará palestras para pais e mães pensarem em algumas questões da vida e autoconhecimento em relação aos pequenos.

Os encontros acontecerão em algumas quartas-feiras, das 12h30 às 14h, no Lounge One do Shopping JK.

Confiram os temas e palestrantes que farão parte desse projeto!

 


 

Programa Awake Kids 2017: um projeto feito para o auto conhecimento da família

 

15 de Março  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “Ser Mãe e Pai no século XXI” com a educadora, especialista em século XXI, Daniela de Rogatis

Tendo em vista as grandes transformações que vivemos neste início de século, vamos debater o significado de ser pai, de ser mãe, no mundo contemporâneo.

 

19 de Abril  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “Desafios da maternidade e paternidade” com a psicóloga Vera Iaconelli

Neste encontro discutiremos as dificuldades, mas também as oportunidades, a que são confrontados os sujeitos que se colocam diante da tarefa de criar filhos. Neste sentido, a parentalidade se revela como momento de crise é vista como crise e, portanto, como possível fonte de amadurecimento e renovação.

 

17 de Maio  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “7 princípios da Educação Financeira” com a educadora financeira Ana Paula Hornos

Em um momento em que a sociedade passa por uma grande transformação, temas como o consumo excessivo e a influência da mídia estão cada vez mais presentes no cotidiano. É muito frequente os pais enfrentarem o dilema do equilíbrio entre dar o melhor a seus filhos e ensiná-los a valorizarem o que têm. Afinal, como é possível educar os filhos para que eles aprendam a ter uma relação equilibrada com o dinheiro e posses e se tornem adultos com uma vida financeira saudável? O encontro apresenta conceitos sobre “o que” e “como” ensinar crianças e adolescentes a lidarem com o dinheiro.

 

07 de Junho  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “Limites pelo caminho da Educação Consciente” com a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria

Por que os castigos, gritos, tapas e o tão usado “Se você” não funcionam na educação atual? Como podemos colocar limites de forma consciente, eficiente, amorosa e firme? Como cuidar do nosso estado interno, evitar os embates e partir para uma relação construtiva com as crianças? Nesse encontro poderemos compreender nosso lugar de aprendiz nessa grande missão que é ensinar e aprender!

 

16 de Agosto  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs “Os desafios de ensinar as crianças a terem autonomia, no Brasil” com o doutor em psicologia Luiz Alberto Hanns

Nos EUA, Europa, Japão, o contexto favorece o desenvolvimento da autonomia. Além de ser um valor cultivado nas escolas e socialmente, a estrutura cotidiana naturalmente induz a que crianças e adolescentes sejam envolvidos em assumir diversas tarefas e responsabilidades. No Brasil, a insegurança nas ruas, a disponibilidade de funcionários domésticos e a tradição de se superproteger filhos e nossa dificuldade em frustrá-los, induz as crianças a atitudes de espera, de exigência e passividade. Nesta palestra se discutirá diversos modos como no dia a dia você pode promover, desde a primeira infância, a proatividade, prestatividade e autonomia das crianças

13 de Setembro  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “As dimensões de espaço e tempo na educação da criança” com a educadora Luiza Lameirão

O próprio corpo da criança é o primeiro território que ela conquista e o faz movimentando-se, interagindo, explorando. Toda a habilidade demanda um tempo de ação persistente que tornará o corpo flexível, leve e harmonioso. Será que toda criança, na atualidade, tem para si o tempo necessário para este importante desenvolvimento? O tempo da criança é o presente. Ela precisa de sossego para ativar-se.

 

04 de Outubro  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “Como despertar para a leitura e escolher bons livros infantis?” com a educadora Denise Guilherme

Quem nunca foi a uma livraria e ficou perdido diante de tantos títulos disponíveis para crianças? E ao se deparar com as capas repletas de cores e os mais variados temas pensou: como escolher bons livros para crianças? Para ajudar pais e educadores nessa tarefa tão importante, Denise Guilherme, idealizadora da Taba, vai conduzir um bate-papo sobre o maravilhoso universo do mundo dos livros para a infância e suas múltiplas possibilidades.

08 de Novembro  –  4ª feira, das 12:30 às 14:00hs – “Limites e Auto-estima: Desmistificando conceitos na formação da criança” com a educadora Daniela de Rogatis

 

Já deu para perceber que as palestras tratarão de temas super presentes no nosso cotidiano, né?

Todas elas serão feitas com uma equipe de profissionais muito capacitada – e vamos falar um pouco de cada um deles abaixo!

Daniela de Rogério, educadora, pesquisadora e consultora na área de Educação e Família. Certificada em Biologia Cultural com o Phd. Dr. Humberto Maturana, da Escuela Matriztica de Santiago, Chile. Participa dos projetos internacionais do 21h Century Skills for Child Education, das iniciativas de educação individualizada e tutoriais do All Kinds of Minds Institute, além de diversos eventos do Project Zero e do Future of Learning em Harvard, entre outros.

Vera Iaconelli, psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela USP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Forum do Campo Lacaniano SP, professora convidada do setor de Especialização em Psicologia Hospitalar da Maternidade São Luiz e do setor de Psicologia do HCOR, co-autora do livro: Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014, organizado por Pedro Ambra e Nelson da Silva Junior), autora do livro: Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função (Annablume, 2015), diretora do Instituto Gerar.

Ana Paula Hornos, educadora financeira, Mediadora de Conflitos e Coach, com trabalho orientado a ajudar famílias, empreendedores, executivos e jovens a alcançarem objetivos pessoais, profissionais, familiares; a solucionarem conflitos e a construírem uma vida financeira de sucesso. Graduada em engenharia pela USP, com MBA em finanças pelo Insper e especialização pela FGV e pelo International Institute for Management Development (Suíça), Mediadora de Conflitos certificada pela Escola Superior do Ministério Público, foi diretora de grandes grupos como o Pão de Açúcar e membro de conselhos de administração.

Daniella Freixo de Faria (06/58821) é Psicóloga Infantil formada e especializada em psicologia analítica pela PUC e em transpessoal pela Dep (Dinâmica Energética do psiquismo). Escreve artigos para veículos de comunicação, participa de inúmeros programas de TV, ministra palestras em escolas e empresas como Escola Nova Lourenço Castanho, Play Pen, Colégio Visconde de Porto Seguro, Kimberly Clark e Brinquedos Estrela e também aplica vivências que têm, como objetivo, oferecer uma atividade transformadora que é elaborada de acordo com a necessidade de cada escola.

Luiz Alberto Hans é doutor em psicologia, dá palestras sobre educação em escolas, na Casa do Saber e faz em consultório orientação de pais e terapia de casais. É autor de diversos livros, seu último “A Equação do Casamento — o que pode ou não mudar na sua relação (Companhia das Letras, selo Paralela) e para 2014 publicará sobre educação de crianças e adolescentes seu segundo livro com a Companhia das Letras.

Luiza Lameirão é pedagoga formada pela USP, foi professora de ensino infantil e fundamental no âmbito da Pedagogia Waldorf; atualmente é coordenadora no Centro de Formação de Professores Waldorf, em São Paulo; atua como consultora para escolas Waldorf em todo o Brasil. É representante brasileira no Fórum Internacional da Seção Pedagógica do Goetheanum, sede mundial da Antroposofia. É autora de Criança Brincando! Quem a Educa?, dirigido aos pais e educadores, e do livro Cheiro de Terra Molhada, dedicado ao público infantil.

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas, descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

Para conhecer mais sobre os palestrantes, acessem o site do Awake.


Se você quer fazer parte do Projeto Awake e participar dos encontros e palestras do “Programa Awake Kids 2017”, confiram aqui como se inscrever!

Nós estamos super ansiosas para quarta! Esperamos vocês lá!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também:

Você sabe o que é Ortorexia? Quais as consequências desse comportamento em seus filhos?

13/03/17Ver a matéria   >>