Precisamos respirar e deixar as crianças respirarem também

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento07/05/18 By: Ana Lú Gerodetti
(1) Comentários

 

Olá, mamães!

Como estão?

Navegando pela internet, achei um texto superinteressante do blog Pais que educam, no qual a autora fala sobre a rapidez do mundo atual e como ela afeta as crianças.

 

1

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Hoje, há um péssimo hábito de manter os pequenos ocupados o tempo inteiro. Muitas crianças têm atividades extra-curriculares todos os dias, sem que tenham um tempo para “descansar” durante a semana.

Tablets são usados como reforço para que elas não fiquem entediadas ou estejam sempre fazendo algo – mesmo que seja brincando em um aparelho eletrônico (lembram do texto sobre olhar o celular em frente a uma criança?). Em algumas casas, a televisão fica o dia inteiro ligada para entreter os pequenos, assim como pessoas disponíveis para ensiná-las qualquer coisa a qualquer hora do dia.

Será que isso é bom para as crianças? Elas estão tendo que crescer cada vez mais rápido, precisam, em diversos casos, aprender cada vez mais, só que não há uma pausa entre um aprendizado e outro para que absorvam as informações com clareza. São muitos estímulos externos e é difícil a assimilação total dos pequenos.

Alguns ensinamentos importantes também estão sendo deixados de lado, como a conversa e o diálogo “olho no olho”, que tem sido cada vez menor, já que os aparelhos eletrônicos ocupam espaço demais na vida deles.

Muitas crianças crescem sem conseguir se concentrar em apenas uma atividade – ou fazê-la sem a ajuda de alguém -, muitas estão cada vez mais impacientes e agitadas, porque a rotina delas precisa de um descanso.

Se nós, adultos, não aguentamos a quantidade de informações que nos transmitem por dia, imaginem as crianças? É preciso deixá-las um pouco entediadas/quietas, pois é nesse momento que aprendem o que lhes foi passado. É também nesse momento que entram em contato com elas mesmas e se conhecem melhor, estimulando os seus próprios pensamentos e concentração.

Precisamos respirar e deixar os pequenos respirarem também.

 

kids-and-smartphones-02

 

Fonte: Pais que educam

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Precisamos respirar e deixar as crianças respirarem também
  1. Scott

    Thank you for this post. Its very inspiring.

X Leia também:

"Sogra vs. Nora": afinal quem é a vítima ou a vilã? As 10 regras para melhorar o relacionamento!

07/05/18Ver a matéria   >>