Por que deveriamos deixar as crianças andarem descalças com mais frequência?

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento11/09/17 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

É muito comum que algumas mães fiquem receosas ao deixar as crianças andarem descalças por aí, mas vocês sabiam que isso pode fazer muito bem a elas?

Encontramos um texto super legal que explica o motivo pelo qual pisar no chão sem sapatos é algo positivo para os pequenos.

Confiram!

_______________________________________________________________________________

 

Por que deveriamos deixar as crianças andarem descalças com mais frequência?

 

Eu sempre achei que as cenas de verão mais bonitas continham uma criança com pés descalços na grama, na praia ou em qualquer lugar, na verdade. Os minúsculos pés descalços simbolizam a liberdade e a inocência, a delícia e a alegria de viver da infância.

Ao mesmo tempo, os sapatos para bebês e crianças são tão adoráveis! Há uma razão pela qual as pessoas costumavam adorar seus sapatinhos. Você já viu um par da Timberlands para crianças? Dolorosamente fofos.

No entanto, parece que os bebês e as crianças que estão descalços estão ganhando bastante por estarem assim. De acordo com as pessoas que estudam tais coisas, deixar as crianças ficar sem sapatos, sempre que possível, faz maravilhas para o desenvolvimento do pé e do cérebro!

Faz sentido quando você reflete sobre isso. Para a maior parte da história humana, os sapatos eram nada mais do que uma cobertura espessa, mas flexível, para manter os pés quentes e protegidos. Não há embasamento psicológico ou fisiológico para sapatos com qualquer tipo de melhorias ou até mesmo qualquer tipo de “suporte”. Nossos pés funcionam exatamente como eles deveriam funcionar para ajudar nossos corpos a se moverem sem a ajuda de solas elegantes.

Na verdade, usar sapatos o tempo todo, durante a infância, pode ser a causa de muitos problemas de pés que as pessoas precisam lidar ao longo dos anos. Alguns problemas ortopédicos foram associados ao uso inicial do calçados. Os pesquisadores determinam que os sapatos – especialmente os sapatos fechados – podem prejudicar o desenvolvimento de um arco saudável. Um estudo de 2008, em Gait & Posture, concluiu que todas as crianças deveriam usar calçados flexíveis em vez de sapatos tradicionais e outros estudos mostraram que os sapatos realmente podem fazer com que as crianças caminhem de forma errada.

Esta é uma boa notícia para os pais de crianças que preferem correr por aí descalças ou que constantemente tiram os sapatos em todos os lugares que vão. Não só não é ruim para eles, como também é claramente benéfico. Os seres humanos tiveram pés muito mais saudáveis ​​antes do advento dos sapatos, que mexeram com nossa caminhada natural e com o desenvolvimento normal do pé e do tornozelo. Quanto mais e mais frequentemente os pés andam descalços, melhor.

Estar sem sapatos é um conceito estranho para muitos de nós. Uma boa porcentagem dos seres humanos vive em lugares onde é muito frio para ficar sem sapatos durante o ano inteiro e o calçado é uma parte importante da nossa indústria da moda.

Mas, nesta área, é claro que precisamos deixar nossos filhos literalmente seguirem os passos de seus antepassados ​​primordiais. Alguns pais podem se sentir hesitantes em deixar seus filhos brincarem sem sapatos por medo de ferimentos. No entanto, quanto mais as crianças ficam descalças, mais densa fica a pele no fundo dos pés. A menos que você pense que o caminho a ser percorrido pode ter objetos perigosos (como cacos de vidros ou agulhas), deixar os pequenos brincarem descalços, principalmente em seu próprio quintal, é muito bom!

Para bebês e crianças em particular, explorar o mundo com os pés oferece estimulação sensorial, o que ajuda a desenvolver várias partes do cérebro. As vias neurológicas são construídas através de novas experiências. Os pés são uma das partes mais nervosas do corpo humano e, permitindo que as crianças sintam variações de textura e terreno em seus pés, ajuda na percepção dos arredores, auxilia no equilíbrio e na coordenação e desenvolve a força neuromuscular.

Então, se nossos filhos insistem em brincar como “homens das cavernas”, vamos deixar. Incentive-os, de verdade. Os pés podem ser lavados – está tudo bem. Podemos ajudar a criar aquelas lindas cenas de pequenos correndo por aí com seus pés descalços. Nossos filhos irão apreciar isso, assim como seus pés, e também aqueles que adoram ver as crianças em seu estado natural e adorável.

FONTE: Scarry Mommy

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também:

Tudo o que você precisa saber sobre a gripe influenza H1N1 - por Dr. Jairo Len

11/09/17Ver a matéria   >>