Oito dicas para fazer uma festa junina em casa!

Datas comemorativas - Dicas - DIY - Festa13/06/18 By: Ana Lú Gerodetti
(1) Comentários

 

Olá, moms!

O post de hoje será dedicado ao tema que acompanha o mês de junho: festa junina! O clima caipira toma conta dos eventos, dando lugar à decoração xadrez e cheia de bandeirinhas que a gente tanto ama! Para ninguém ficar sem pular fogueira, fizemos um passo a passo de como fazer uma festa para lá de especial!

 


 

Antes de começar a organizar o evento, é importante colocar em um papel o nome de todos os convidados. Escrever nome por nome pode dar um pouquinho mais de trabalho, só que ninguém quer deixar alguém especial de fora, certo? Por isso é essencial planejar direitinho quem receberá um convite para a festa!

Depois de selecionar os convidados, vamos colocar a mão na massa, ou melhor, nas bandeirinhas, e começar a decorar!

1. Decoração

Escolha a decoração dentro do tema. Nas festas juninas, cores chamativas costumam ganhar mais destaque, dando espaço para usar e abusar do vermelho, azul, amarelo, rosa, laranja e muitas outras! Espalhe várias bandeirinhas pelo ambiente e forre as mesinhas com tecidos xadrez. Vasinhos com flores também são muito bem-vindos! Inspire-se em algumas decorações:

 

0
2
festa.jpg1
3
4
1

 

2. Comes e bebes

Assim como a decoração temática, a festa junina possui um cardápio específico. As pessoas costumam esperar o ano todo para se deliciarem nas mesas fartas de doces e salgados, por isso, lembre-se de servir bolos, bolo de milho, canjica, pamonha, paçoca, pé-de-moleque, curau, maçã do amor, arroz doce, pipoca, maria mole, milho cozido, pinhão, pão de queijo e o que mais gostar. As bebidas típicas de festa junina são quentão e vinho quente, então não se esqueça dele! Confira abaixo alguns pratos:

 

6
11
10
9
8
7

 

3. Diversão

As crianças também ficam encantadas com festas juninas, principalmente por causa dos jogos típicos da comemoração. Pesca, corrida de saco, bingo, jogo das argolas e tiro ao alvo são dicas bem fáceis de fazer em casa e muito atrativas para os pequenos!

Corrida de saco: os competidores entram dentro de saco e vão aos pulos até a linha de chegada. O primeiro a cruzar a linha vence.

 

12

 

Tiro ao alvo: coloque latas de alumínio empilhadas e, com uma bolinha (pode ser de tênis), as crianças precisam derrubar o maior número delas.

 

14

 

Pesca: você pode recortar cartolina em formato de peixinhos, fincá-los em uma caixa de areia e colar um clipe na ponta (boca). Amarre barbante em um pedaço de madeira e, na ponta, coloque um clipe aberto no formato de anzol.

 

brinks4

 

Bingo: compre um jogo do bingo em alguma loja de brinquedos e guarde prendas para a premiação final.

 

Bingo Cards - Background - Game Related

 

Jogo das argolas: coloque um pouco de areia dentro de garrafas pets vazias e posicione-as pelo chão, além disso, compre algumas argolas de plástico para as crianças acertarem o alvo.

 

13

 

4. Premiação

Já que acabamos de falar das brincadeiras, vamos ao tema “prendas”. Se nós, adultos, gostamos de ganhar presentes, imaginem as crianças? Opte por algo pequeno, como bonecas, carrinhos, bichinhos de pelúcia, lápis de cor, docinhos, caderninhos e o que mais a criatividade permitir. Ao final de cada brincadeira, deixe os objetos separados para a composição dos prêmios.

5. Fogueira 

A fogueira é essencial em qualquer festa junina. Se não puder fazer uma real (e não se esqueça da proteção para crianças!), inspire-se nas próximas fotos e faça uma falsa. Por mais que não aqueça, dá um tom incrível para o evento!

 

16

17

18

 

6. Caracterização

As roupas são uma das peças principais do “arraiá”! Para as meninas, opte por vestido xadrez, flores, muitas fitas e pintinhas no rosto. Os meninos podem usar chapéus de palha, camisa xadrez, jeans e o bigode/barba pintados à mão.

 

22

21

19

20

 

7. Ambiente

Se você não tem um sítio para fazer a festa, não se preocupe! Alguns dos itens que podem dar um tom mais caipira ao ambiente são: espantalho de palha, flores, fitas, balõezinhos, bandeirinhas e imagens de santos, como São João ou Santo Antônio.

 

p

ambiente2

ambiente3

espantalho1ambiente1

 

8. Música

A festa está quase pronta e nós não queremos deixá-la em silêncio, né? Sendo assim, separamos algumas sugestões de músicas que animarão os convidados sem deixar o clima junino de lado, é claro! Confira:

– “Capelinha de Melão” – João de Barros e Adalberto Ribeiro

– “O Balão Vai Subindo” – autor desconhecido

– “Pedro, Antônio e João” – Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

– “Pula a Fogueira” – João B. Filho

– “Olha Pro Céu Meu Amor” – José Fernandes e Luiz Gonzaga

– “Cai, Cai, Balão” – autor desconhecido

 

23

 

Agora, é só pegar a sua bota e o chapéu para curtir a festa com os pequenos!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Oito dicas para fazer uma festa junina em casa!
  1. Maria Lúcia Silva de Lima

    Amei o blog e as dicas.

X Leia também: